O dissídio de Diretor de Compliance 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122725 no cargo de Diretor de Compliance.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 30.498,05
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
172 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 26.999,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
144 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Consultoria em Gestão Empresarial
R$ 34.917,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral
13 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de compliance Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades pertinentes aos processos adotados para assegurar a conformidade frente a normas e legislações, em instituições financeiras públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Identifica situações adversas à instituição e cria instrumentos de avaliação de riscos Adapta produtos e serviços financeiros às mudanças legais, assegurando o cumprimento de normas e procedimentos Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações.
O que faz um Diretor de Compliance
O Diretor de compliance estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações que visam a assegurar a conformidade da instituição frente a normas, legislações, procedimentos, conduta ética, padrões, leis e regulamentos nacionais e internacionais, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição.
Avalia e classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle.
Acompanha processos que comprovam a conformidade às leis e normas de órgãos regulamentadores e faz cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição Participa da implementação de programas de “compliance”, de mitigação de riscos e de governança em privacidade.
Identifica principais áreas de risco para orientação, visando à sua mitigação Recomenda e monitora ações de controle e monitoramento para cada área da instituição.
Assegura eficiência dos controles e segregação de funções e adequa políticas de controles globais às políticas locais.
Zela pela preservação da reputação da instituição em seu mercado de atuação Define políticas de alçadas e estabelece regras para formalização e documentação de crédito e segregação de funções.
Define políticas de controles internos.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão Manifesta-se em decisões sobre políticas de créditos e investimentos.
Opina acerca de informações sobre movimentações suspeitas Homologa novos produtos e rotinas operacionais Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Analisa relatórios de tendências, elabora planos preventivos de riscos e estabelece estratégias de segurança e controle de riscos Adapta produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, avaliando seus riscos.
Treina e orienta equipes responsáveis pelos processos adotados para assegurar a conformidade frente a normas e legislações, avaliando seu desempenho Assessora gerentes com informações sobre riscos e entrevista candidatos a postos de gerência Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Conduz procedimentos para cumprimento das exigências legais, atendendo a órgãos reguladores e aos princípios de negócios, considerando relacionamento com clientes, acionistas, empregados e a sociedade Divulga metas, estratégias, políticas, procedimentos e decisões dos comitês.
Conduz reuniões e consulta meios de comunicação Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos que visam ao cumprimento das legislações, normas e procedimentos da instituição e gestão de seus recursos, com base em diversos cenários.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do Diretor de compliance
O profissional Diretor de Compliance deve assegurar conformidade da instituição frente a normas, demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, controlar operações financeiras, definir políticas e diretrizes, comunicar-se, estabelecer estratégias operacionais, participar de comitês de decisão, desenvolver produtos e serviços.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de compliance
Um Diretor de compliance deve demonstrar criatividade, monitorar avaliação de riscos, assegurar segregação de funções, demonstrar poder de persuasão, monitorar implantação de mecanismos de controle, consultar meios de comunicação, identificar conflitos de interesses, criar instrumentos de avaliação de riscos, homologar novos produtos, identificar principais áreas de risco, cumprir normas e legislação, colaborar na definição de políticas de controles internos, opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas, demonstrar fluência verbal, preparar relatórios, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, antecipar-se às tendências de mercado, ministrar palestras, treinar equipes, adequar políticas de controles globais às políticas locais, demonstrar sensibilidade a riscos, identificar situações adversas à instituição, definir políticas de alçadas para agências, demonstrar disciplina, assegurar eficiência dos controles, orientar mitigação de riscos, adaptar-se a situações adversas, exercer liderança, demonstrar habilidade interpessoal, demonstrar comprometimento, demonstrar agilidade, tomar decisões, representar a instituição em fóruns, sugerir mecanismos de controle, estabelecer regras de segregação de funções, divulgar decisões dos comitês, estabelecer regras para formalização e documentação de crédito, monitorar ações de controle de cada área, divulgar metas, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, orientar equipes, demonstrar segurança, elaborar planos preventivos de riscos, transferir pessoal, promover pessoal, analisar relatórios de tendências, demonstrar habilidade de negociação, classificar níveis de riscos, participar de seminários e eventos, homologar rotinas operacionais, entrevistar candidatos à gerência, demonstrar transparência nas ações, conduzir reuniões, avaliar desempenho, recomendar ações de controle e monitoramento para cada área, avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Compliance ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Compliance e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 6.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Compliance em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Compliance ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025
O salário de Diretor de Compliance mostrado aqui é resultado do levantamento de 253 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Compliance com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Diretor de Crédito Rural
- Diretor de Mercado de Capitais
- Diretor Regional em Operações de Intermediação Financeira
- Diretor de Crédito Imobiliário
- Diretor de Câmbio e Comércio Exterior
- Diretor de Leasing
- Diretor de Riscos de Mercado
- Diretor de Produtos Bancários
- Diretor de Plataforma em Operações de Intermediação Financeira
- Diretor de Recuperação de Créditos em Operações de Intermediação Financeira