O dissídio de Diretor de Compliance 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 122725 no cargo de Diretor de Compliance.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 40.920,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

166 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 30.818,20

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

146 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de compliance Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades pertinentes aos processos adotados para assegurar a conformidade frente a normas e legislações, em instituições financeiras públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.

Identifica situações adversas à instituição e cria instrumentos de avaliação de riscos Adapta produtos e serviços financeiros às mudanças legais, assegurando o cumprimento de normas e procedimentos Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações.

O que faz um Diretor de Compliance

O Diretor de compliance estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações que visam a assegurar a conformidade da instituição frente a normas, legislações, procedimentos, conduta ética, padrões, leis e regulamentos nacionais e internacionais, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição.

Avalia e classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle.

Acompanha processos que comprovam a conformidade às leis e normas de órgãos regulamentadores e faz cumprir regulamentos internos e externos impostos às atividades da instituição Participa da implementação de programas de “compliance”, de mitigação de riscos e de governança em privacidade.

Identifica principais áreas de risco para orientação, visando à sua mitigação Recomenda e monitora ações de controle e monitoramento para cada área da instituição.

Assegura eficiência dos controles e segregação de funções e adequa políticas de controles globais às políticas locais.

Zela pela preservação da reputação da instituição em seu mercado de atuação Define políticas de alçadas e estabelece regras para formalização e documentação de crédito e segregação de funções.

Define políticas de controles internos.

Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão Manifesta-se em decisões sobre políticas de créditos e investimentos.

Opina acerca de informações sobre movimentações suspeitas Homologa novos produtos e rotinas operacionais Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.

Analisa relatórios de tendências, elabora planos preventivos de riscos e estabelece estratégias de segurança e controle de riscos Adapta produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, avaliando seus riscos.

Treina e orienta equipes responsáveis pelos processos adotados para assegurar a conformidade frente a normas e legislações, avaliando seu desempenho Assessora gerentes com informações sobre riscos e entrevista candidatos a postos de gerência Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Conduz procedimentos para cumprimento das exigências legais, atendendo a órgãos reguladores e aos princípios de negócios, considerando relacionamento com clientes, acionistas, empregados e a sociedade Divulga metas, estratégias, políticas, procedimentos e decisões dos comitês.

Conduz reuniões e consulta meios de comunicação Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos que visam ao cumprimento das legislações, normas e procedimentos da instituição e gestão de seus recursos, com base em diversos cenários.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Funções do Diretor de compliance

O profissional Diretor de Compliance deve comunicar-se, assegurar conformidade da instituição frente a normas, estabelecer estratégias operacionais, desenvolver produtos e serviços, definir políticas e diretrizes, participar de comitês de decisão, demonstrar competências pessoais, controlar operações financeiras, dirigir equipes.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de compliance

Um Diretor de compliance deve criar instrumentos de avaliação de riscos, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, demonstrar fluência verbal, estabelecer regras de segregação de funções, avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços, demonstrar sensibilidade a riscos, demonstrar criatividade, recomendar ações de controle e monitoramento para cada área, avaliar desempenho, conduzir reuniões, orientar equipes, promover pessoal, demonstrar poder de persuasão, homologar rotinas operacionais, opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas, entrevistar candidatos à gerência, demonstrar habilidade de negociação, ministrar palestras, homologar novos produtos, monitorar ações de controle de cada área, tomar decisões, participar de seminários e eventos, adaptar-se a situações adversas, demonstrar habilidade interpessoal, monitorar implantação de mecanismos de controle, colaborar na definição de políticas de controles internos, adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, divulgar metas, consultar meios de comunicação, sugerir mecanismos de controle, transferir pessoal, representar a instituição em fóruns, monitorar avaliação de riscos, classificar níveis de riscos, demonstrar agilidade, identificar conflitos de interesses, demonstrar transparência nas ações, demonstrar disciplina, orientar mitigação de riscos, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, elaborar planos preventivos de riscos, estabelecer regras para formalização e documentação de crédito, cumprir normas e legislação, identificar situações adversas à instituição, exercer liderança, analisar relatórios de tendências, assegurar segregação de funções, treinar equipes, definir políticas de alçadas para agências, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, divulgar decisões dos comitês, identificar principais áreas de risco, preparar relatórios, assegurar eficiência dos controles, demonstrar comprometimento, antecipar-se às tendências de mercado, demonstrar segurança, adequar políticas de controles globais às políticas locais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Compliance ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Compliance e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 7.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Compliance em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Compliance ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024

O salário de Diretor de Compliance mostrado aqui é resultado do levantamento de 247 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Compliance com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Compliance CBO 122725 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Compliance em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Compliance por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 28.011,81 29.097,46 41.063,21 137,71 7.70%
Rio de Janeiro 42h 21.625,39 22.463,53 31.701,21 106,13 6.90%
Paraná 43h 11.134,85 11.566,40 16.322,85 53,71 8.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Compliance.

Dissídio de Diretor de Compliance por cidade

Quanto ganha um Diretor de Compliance nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Compliance na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 29.668,35 30.818,20 43.491,57 146,06 5.00%
Rio de Janeiro, RJ 42 24.084,08 25.017,51 35.305,46 118,24 4.80%
Curitiba, PR 43 11.821,45 12.279,62 17.329,36 57,22 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Compliance. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Compliance no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Holdings de instituições não-financeiras 23.761,23 24.682,14 34.832,18 4.40%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 24.682,38 25.639,00 36.182,53 5.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 24.798,80 25.759,93 36.353,18 8.30%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 24.075,00 25.008,08 35.292,15 6.40%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 25.170,03 26.145,55 36.897,38 7.90%
Planos de saúde 10.794,88 11.213,26 15.824,48 5.90%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 21.765,62 22.609,19 31.906,76 6.90%
Outras sociedades de participação, exceto holdings 11.394,52 11.836,14 16.703,52 4.30%
Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão 25.570,62 26.561,67 37.484,62 8.30%
Atividades de apoio à gestão de saúde 12.513,42 12.998,40 18.343,73 6.80%
Distribuidoras de títulos e valores mobiliários 24.112,09 25.046,60 35.346,51 6.30%
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 38.676,22 40.175,20 56.696,45 8.10%
Administração de cartões de crédito 17.912,18 18.606,40 26.257,91 8.00%
Manutenção e reparação de aparelhos e instrumentos de medida, teste e controle 2.141,98 2.225,00 3.139,99 5.70%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 23.282,63 24.185,00 34.130,60 6.50%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 39.547,99 41.080,75 57.974,39 4.90%
Exploração de jogos de azar e apostas 21.659,78 22.499,25 31.751,62 5.40%
Seguros não-vida 32.740,75 34.009,69 47.995,49 7.50%
Serviços de comunicação multimídia - scm 21.368,57 22.196,75 31.324,72 4.60%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 50.899,29 52.872,00 74.614,55 5.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.