O dissídio de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215210 no cargo de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 7.640,71

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

574 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Macaé - RJ

R$ 8.195,08

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

308 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante Atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços da seção de máquinas de embarcações, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, navegação, termodinâmica, mecânica, eletrônica, máquinas, motores, turbinas, equipamentos auxiliares e sistemas elétricos marítimos, dentre outros das ciências náuticas e afins Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho, administra manutenção e material e conduz equipamentos Executa atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante

O Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços na seção de máquinas, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, fiscalizando-os e executando os trabalhos de sua competência Observa as orientações do órgão técnico do armador relativas ao serviço de sua seção.

Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece rotinas de manutenção planejadas e cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Distribui e fiscaliza as quantidades do material retirado dos paióis para o serviço diário, bem como seu recolhimento Responsabiliza-se pelo material que ficar sob sua guarda, assinando a respectiva cautela, e responde pela falta deste material.

Consulta diário de bordo.

Comunica, ao chefe de máquinas, qualquer ocorrência e anormalidade que se verificar na seção de máquinas, quanto ao pessoal, aos equipamentos e ao material, fazendo o registro no diário de máquinas Reporta condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais aos superiores Supervisiona máquinas no convés.

Fornece informações técnicas de equipamento avariado, repara equipamentos na seção de máquinas e no convés e gerencia problemas emergenciais Sugere melhorias em equipamentos Acompanha serviços de docagem em estaleiros.

Conduz equipamentos da seção de máquinas, verificando condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controlando sistema de vapor, sistemas hidráulicos, sistemas de ar condicionado e frigorífico, e controlando níveis de óleo e combustível Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos.

Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Fiscaliza, diariamente, sondagens dos níveis dos tanques de água, óleo e lastro Mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza o serviço de quarto, na qualidade de oficial de quarto de máquinas, quando a lotação da embarcação assim o exigir Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga.

Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos.

Treina os estagiários e os praticantes (aspirantes a oficial), quando embarcados, de acordo com o programa de treinamento e familiarização de bordo Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata os efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases.

Funções do Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

O profissional Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante deve gerenciar tripulantes, acompanhar desempenho do navio, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, coordenar fluxos de comunicação, demonstrar competências pessoais, gerenciar sistemas de manutenção, treinar tripulantes, conduzir equipamentos da seção de máquinas, realizar serviços em terra.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante deve contatar prestadores de serviços, demonstrar motivação, avaliar desempenho de tripulantes, extinguir fontes poluidoras, demonstrar capacidade didática, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, simular exercícios de emergência de controle ambiental, participar de decisão sobre velocidade do navio, demonstrar coragem, elaborar relatórios técnicos, analisar relatórios técnicos, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, acompanhar docagem de navios, expressar-se oralmente, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, possuir equilíbrio emocional, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, estabelecer rotinas de manutenção planejadas, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, efetuar cambação de óleo combustível do motor, segregar resíduos sólidos e líquidos, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, controlar níveis de óleo e combustível, ter flexibilidade profissional, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, controlar processos de dessalinização da água, administrar conflitos, sugerir ações de controle ambiental, simular exercícios de incêndio da embarcação, preparar máquinas de amarração e desamarração, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, estabelecer cronograma de trabalho, executar sondagens dos níveis dos tanques, manter atualizada escrituração de diários de bordo, demonstrar criatividade, garantir a utilização de epi´s, consultar escrituração de diário de bordo, assegurar disciplina, gerenciar problemas emergenciais, testar sistema de partida principal e auxiliar, fornecer dados técnicos para equipamento avariado, demonstrar iniciativa, coordenar compra de combustível, demonstrar capacidade de observação, testar sistema de governo do navio, vistoriar quantidades de óleo combustível, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, raciocinar logicamente, dominar informática, coordenar atuação das agências e representantes, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, simular exercícios de abandono de embarcação, fazer cumprir disciplina, controlar sistemas hidráulicos do navio, auditar navio, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, distribuir serviços na praça de máquinas, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, reportar problemas emergenciais a superiores, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, trabalhar em equipe, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, exercer liderança, dominar línguas estrangeiras, tratar efluentes, controlar pressão e temperatura dos sistemas, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, realizar teste de pressão de carga e descarga, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, realizar cursos de aperfeiçoamento, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, operar controle de velocidade do navio, tomar decisões, verificar sistema de comunicação, ambientar tripulantes e visitantes, inspecionar navios, identificar necessidades de contratação, manter tanques do navio inertizados, manter hierarquia da embarcação, participar da previsão orçamentária, simular exercícios de colisão, suportar privação familiar e social, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, controlar sistema de vapor do navio, participar do planejamento da logística de transporte, registrar atividades da embarcação, controlar utilização de gases industriais, agir com dinamismo, disponibilizar sistema de partida do motor, supervisionar máquinas no convés, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, contatar fornecedores para compra de materiais, realizar cursos de aperfeiçoamentos, organizar equipes de trabalho, ter ética profissional, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, demonstrar solidariedade, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, participar das negociações de obras junto a estaleiros, aumentar capacidade de geração de energia, acompanhar vistorias de navios, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de máquinas da marinha mercante que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de máquinas da marinha mercante 2024

O salário de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 603 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de máquinas da marinha mercante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante CBO 215210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 7.355,62 7.640,71 10.782,79 36,10 8.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante.

Dissídio de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante por cidade

Quanto ganha um Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 7.087,73 7.362,43 10.390,08 34,69 7.10%
Macaé, RJ 43 7.889,31 8.195,08 11.565,14 38,43 6.10%
Niterói, RJ 41 6.886,29 7.153,18 10.094,78 34,70 5.60%
São João da Barra, RJ 40 7.192,61 7.471,38 10.543,83 37,36 8.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Navegação de apoio marítimo 7.272,52 7.554,38 10.660,97 8.30%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 10.658,21 11.071,29 15.624,14 4.70%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 7.612,35 7.907,38 11.159,13 8.20%
Locação de mão-de-obra temporária 5.524,23 5.738,33 8.098,10 5.00%
Atividades de agenciamento marítimo 6.330,65 6.576,01 9.280,27 7.10%
Transporte marítimo de longo curso - carga 3.594,56 3.733,88 5.269,36 6.30%
Transporte dutoviário 5.665,09 5.884,65 8.304,60 7.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 6.412,31 6.660,84 9.399,97 7.80%
Operador de transporte multimodal - otm 8.426,42 8.753,00 12.352,50 4.90%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 6.702,76 6.962,54 9.825,74 4.40%
Navegação de apoio portuário 7.177,53 7.455,71 10.521,73 5.90%
Escafandria e mergulho 6.798,33 7.061,82 9.965,85 5.80%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 1.270,75 1.320,00 1.862,82 8.30%
Operações de terminais 4.771,15 4.956,07 6.994,15 4.10%
Compra e venda de imóveis próprios 2.010,21 2.088,12 2.946,82 6.20%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.947,02 4.100,00 5.786,04 6.60%
Holdings de instituições não-financeiras 3.133,55 3.255,00 4.593,55 5.30%
Incorporação de empreendimentos imobiliários 4.468,80 4.642,00 6.550,93 6.80%
Construção de edifícios 2.406,72 2.500,00 3.528,08 4.40%
Atividades de estudos geológicos 1.826,22 1.897,00 2.677,10 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.