O dissídio de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215210 no cargo de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 8.135,74
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
564 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Macaé - RJ
R$ 8.715,60
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
323 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante Atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços da seção de máquinas de embarcações, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, navegação, termodinâmica, mecânica, eletrônica, máquinas, motores, turbinas, equipamentos auxiliares e sistemas elétricos marítimos, dentre outros das ciências náuticas e afins Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.
Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho, administra manutenção e material e conduz equipamentos Executa atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante
O Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços na seção de máquinas, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, fiscalizando-os e executando os trabalhos de sua competência Observa as orientações do órgão técnico do armador relativas ao serviço de sua seção.
Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento.
Pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.
Estabelece rotinas de manutenção planejadas e cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.
Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.
Distribui e fiscaliza as quantidades do material retirado dos paióis para o serviço diário, bem como seu recolhimento Responsabiliza-se pelo material que ficar sob sua guarda, assinando a respectiva cautela, e responde pela falta deste material.
Consulta diário de bordo.
Comunica, ao chefe de máquinas, qualquer ocorrência e anormalidade que se verificar na seção de máquinas, quanto ao pessoal, aos equipamentos e ao material, fazendo o registro no diário de máquinas Reporta condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais aos superiores Supervisiona máquinas no convés.
Fornece informações técnicas de equipamento avariado, repara equipamentos na seção de máquinas e no convés e gerencia problemas emergenciais Sugere melhorias em equipamentos Acompanha serviços de docagem em estaleiros.
Conduz equipamentos da seção de máquinas, verificando condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controlando sistema de vapor, sistemas hidráulicos, sistemas de ar condicionado e frigorífico, e controlando níveis de óleo e combustível Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos.
Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Fiscaliza, diariamente, sondagens dos níveis dos tanques de água, óleo e lastro Mantém tanques do navio inertizados.
Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.
Controla utilização de gases industriais Realiza o serviço de quarto, na qualidade de oficial de quarto de máquinas, quando a lotação da embarcação assim o exigir Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga.
Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos.
Treina os estagiários e os praticantes (aspirantes a oficial), quando embarcados, de acordo com o programa de treinamento e familiarização de bordo Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata os efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases.
Funções do Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante
O profissional Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante deve gerenciar tripulantes, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, realizar serviços em terra, conduzir equipamentos da seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, gerenciar sistemas de manutenção, treinar tripulantes, acompanhar desempenho do navio, coordenar fluxos de comunicação.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante
Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante deve estabelecer rotinas de manutenção planejadas, identificar necessidades de contratação, testar sistema de partida principal e auxiliar, zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes, demonstrar solidariedade, contatar fornecedores para compra de materiais, segregar resíduos sólidos e líquidos, tomar decisões, preparar máquinas de amarração e desamarração, trabalhar em equipe, fazer cumprir disciplina, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, manter hierarquia da embarcação, verificar sistema de comunicação, exercer liderança, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, gerenciar problemas emergenciais, extinguir fontes poluidoras, coordenar atuação das agências e representantes, tratar efluentes, participar do planejamento da logística de transporte, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, executar sondagens dos níveis dos tanques, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, sugerir ações de controle ambiental, efetuar cambação de óleo combustível do motor, consultar escrituração de diário de bordo, controlar pressão e temperatura dos sistemas, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, demonstrar capacidade de observação, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, controlar processos de dessalinização da água, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, garantir a utilização de epi´s, demonstrar criatividade, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, testar sistema de governo do navio, simular exercícios de incêndio da embarcação, supervisionar máquinas no convés, analisar relatórios técnicos, ter flexibilidade profissional, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, agir com dinamismo, controlar sistemas hidráulicos do navio, supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos, expressar-se oralmente, suportar privação familiar e social, fornecer dados técnicos para equipamento avariado, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, participar da previsão orçamentária, simular exercícios de emergência de controle ambiental, assegurar disciplina, auditar navio, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, controlar sistema de vapor do navio, elaborar relatórios técnicos, controlar níveis de óleo e combustível, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, operar controle de velocidade do navio, dominar informática, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, administrar conflitos, possuir equilíbrio emocional, contatar prestadores de serviços, acompanhar docagem de navios, participar de decisão sobre velocidade do navio, controlar utilização de gases industriais, simular exercícios de colisão, inspecionar navios, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, participar das negociações de obras junto a estaleiros, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, demonstrar capacidade didática, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, demonstrar iniciativa, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, manter tanques do navio inertizados, dominar línguas estrangeiras, estabelecer cronograma de trabalho, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, ambientar tripulantes e visitantes, acompanhar vistorias de navios, disponibilizar sistema de partida do motor, coordenar compra de combustível, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, demonstrar motivação, realizar cursos de aperfeiçoamento, manter atualizada escrituração de diários de bordo, distribuir serviços na praça de máquinas, realizar teste de pressão de carga e descarga, demonstrar coragem, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, avaliar desempenho de tripulantes, realizar cursos de aperfeiçoamentos, registrar atividades da embarcação, ter ética profissional, reportar problemas emergenciais a superiores, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, organizar equipes de trabalho, raciocinar logicamente, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos, aumentar capacidade de geração de energia, vistoriar quantidades de óleo combustível, simular exercícios de abandono de embarcação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de máquinas da marinha mercante que ficou em 5.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de máquinas da marinha mercante 2024
O salário de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 587 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de máquinas da marinha mercante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 7.832,18 | 8.135,74 | 11.481,39 | 38,35 | 5.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. |
Dissídio de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 7.584,11 | 7.878,05 | 11.117,74 | 37,10 | 4.10% |
Macaé, RJ | 43 | 8.390,41 | 8.715,60 | 12.299,72 | 40,92 | 7.90% |
Niterói, RJ | 43 | 7.545,48 | 7.837,93 | 11.061,12 | 36,78 | 8.00% |
São João da Barra, RJ | 40 | 7.492,96 | 7.783,36 | 10.984,11 | 38,92 | 5.60% |
Guapimirim, RJ | 44 | 7.284,67 | 7.567,00 | 10.678,78 | 34,40 | 5.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Primeiro Oficial de Máquinas da Marinha Mercante no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 7.890,60 | 8.196,42 | 11.567,03 | 6.20% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 10.443,88 | 10.848,66 | 15.309,95 | 4.70% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 6.883,32 | 7.150,10 | 10.090,44 | 5.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.642,86 | 4.822,80 | 6.806,08 | 5.70% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 9.863,49 | 10.245,77 | 14.459,13 | 6.30% | |
Transporte marítimo de longo curso - carga | 4.006,13 | 4.161,40 | 5.872,69 | 6.80% | |
Transporte dutoviário | 5.702,99 | 5.924,02 | 8.360,16 | 4.80% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 8.792,00 | 9.132,75 | 12.888,41 | 6.50% | |
Escafandria e mergulho | 7.284,67 | 7.567,00 | 10.678,78 | 5.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 6.813,95 | 7.078,03 | 9.988,73 | 4.80% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 7.025,49 | 7.297,78 | 10.298,84 | 6.00% | |
Navegação de apoio portuário | 7.149,89 | 7.426,99 | 10.481,20 | 4.80% | |
Operações de terminais | 4.910,26 | 5.100,57 | 7.198,07 | 7.40% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 3.947,02 | 4.100,00 | 5.786,04 | 5.20% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.569,16 | 5.785,00 | 8.163,97 | 8.10% | |
Construção de edifícios | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 4.30% | |
Compra e venda de imóveis próprios | 2.010,09 | 2.088,00 | 2.946,65 | 5.30% | |
Atividades de estudos geológicos | 1.826,22 | 1.897,00 | 2.677,10 | 7.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |