O dissídio de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 991205 no cargo de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 2.251,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

369 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Vazante - MG

R$ 2.153,39

Cidade que mais contrata

Capivari - SP

77 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mantenedor de equipamentos de parques de diversões e similares realiza serviços de manutenção de equipamentos de parques de diversões e similares, executando inspeção, reparação ou reforma, a fim de manter, restabelecer plenas condições de operação ou reconstituir formas originais dos equipamentos Pode introduzir melhorias nos equipamentos.

Monta equipamentos, aprontando-os para uso Planeja o trabalho, de acordo com ordens de serviço ou cronograma de manutenção Organiza ferramental.

Orienta equipes e treina operadores de equipamentos Elabora relatórios e exerce outras atividades técnico-administrativas de suporte aos serviços de manutenção Atua de modo a garantir a segurança na operação dos equipamentos de parque de diversões e similares.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões

O Mantenedor de equipamentos de parques de diversões e similares planeja o trabalho, de acordo com ordens de serviço ou seguindo cronogramas de atividades Consulta desenhos técnicos e manuais dos equipamentos de parques de diversões e similares.

Utiliza sistemas de informação de apoio aos serviços de manutenção.

Organiza o ferramental, valendo-se de procedimentos de controle, de modo a garantir disponibilidade das ferramentas para os serviços de manutenção Mantém atualizada a lista do ferramental.

Executa a limpeza do ferramental, verifica seu estado geral, e, quando necessário, realiza a sua manutenção Seleciona ferramentas de acordo com as demandas de serviços.

Inspeciona equipamentos de parques de diversões e similares, utilizando ferramentas, instrumentos e procedimentos de testes e aplicando rotinas de inspeção, tendo em vista assegurar a integridade dos equipamentos ou programar serviços de manutenção em função dos resultados da inspeção.

Verifica ocorrências do turno anterior, examina estado geral dos equipamentos, checa nivelamento de cada equipamento, e testa sistemas de segurança Inspeciona estruturas e testa funcionamento dos equipamentos.

Inspeciona componentes dos sistemas mecânicos, bem como inspeciona os sistemas hidráulicos e pneumáticos dos equipamentos.

Verifica lubrificação Testa sensores e dispositivos de comando e de controle, dentre outros componentes de sistemas elétricos e eletrônicos Pode utilizar sistemas computadorizados de supervisão, para apoio às atividades de inspeção de equipamentos.

Assina liberação dos equipamentos Repara equipamentos de parques de diversões e similares, aplicando técnicas de diagnóstico de defeitos e utilizando ferramental apropriado, a fim de restabelecer plenas condições de operação dos equipamentos Constata avarias, analisa motivos de quebras e estipula cronograma de reparos.

Faz especificação de peças para requisição ao setor de estoque e substitui peças danificadas Regula peças e adapta componentes.

Lubrifica e limpa equipamentos Analisa desempenho dos equipamentos após reparos Monta equipamentos de parque de diversões e similares, aplicando técnicas de montagem mecânica, a fim de aprontá-los para uso.

Detalha mão de obra necessária e faz especificação de equipamentos de apoio Monta e ergue a estrutura do equipamento, de acordo com especificações de “design” e de projetos Nivela o equipamento.

Executa a montagem dos acessórios e instala pontos elétricos Pode colaborar nos procedimentos de testes dos equipamentos após montagem, com ênfase no aspecto da segurança, inclusive no que se refere à capacidade de carga, aos diversificados tipos de movimentos e aos limites de velocidade Reforma equipamentos, aplicando procedimentos específicos, para reconstituir a forma original e/ou introduzir melhorias nos equipamentos.

Define equipamentos passíveis de reforma Lista peças para reforma Orça peças e serviços Confere peças e componentes requisitados Desmonta equipamentos e executa a limpeza das partes aproveitáveis, para dar início à reforma.

Remonta o equipamento, colocando novas peças e componentes em suas posições e realizando os ajustes necessários Pinta os equipamentos para completar o processo de reforma Acompanha serviços terceirizados de manutenção, selecionando empresas ou serviços, negociando prazos de entrega, solicitando garantias e efetivando a contratação dos serviços Remove e encaminha equipamentos ou peças para manutenção externa Confere qualidade do serviço executado Exerce atividades técnico-administrativas, aplicando conhecimentos específicos, para dar suporte organizativo aos serviços de manutenção Registra ocorrências Solicita ensaios estruturais e laudos Solicita compra e realiza cotação de preços de peças Analisa orçamentos Elabora relatórios Orienta equipes e treina operadores de equipamentos Trabalha com segurança, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Isola e desobstrui áreas para execução dos serviços de manutenção Realiza procedimentos de resgate de visitantes.

Funções do Mantenedor de equipamentos de parques de diversões e similares

O profissional Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões deve reparar equipamentos de parques de diversões, exercer atividades técnico-administrativas, organizar ferramental, acompanhar serviços terceirizados, trabalhar com segurança, reformar equipamentos, inspecionar equipamentos de parques de diversões, demonstrar competências pessoais, montar equipamentos.

Condições de trabalho da profissão

Mantenedores de equipamentos de parques de diversões e similares atuam nas atividades recreativas, culturais e desportivas. O trabalho é presencial, realizado em equipe e com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é a céu aberto, durante o dia ou a noite. No desenvolvimento de algumas atividades, trabalham em grandes alturas e podem permanecer expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mantenedor de equipamentos de parques de diversões e similares

Um Mantenedor de equipamentos de parques de diversões e similares deve identificar situações de risco, orientar equipes, listar ferramental, demonstrar organização, definir escalas de trabalho, desmontar equipamentos, examinar estado geral dos equipamentos, realizar procedimentos de resgate de visitantes, testar sistema elétrico, providenciar remoção dos equipamentos, orçar peças e serviços, treinar operadores de equipamento, analisar orçamentos, ajustar peças, participar de cursos especiais, requisitar peças ao estoque, estipular cronograma de reparos, atribuir escala de prioridades às reformas, contornar situações adversas, analisar desempenho dos equipamentos após reparo, analisar pendências, verificar ocorrências do turno anterior, regular peças, trabalhar em equipe, adaptar componentes, cotar preços de peças, checar lubrificação, limpar ferramental, preparar equipamentos para remoção, substituir peças danificadas, consultar manuais técnicos, realizar manutenção do ferramental, negociar prazos de entrega, encaminhar equipamentos ou peças para manutenção, testar ar do sistema eletrônico, solicitar ensaios estruturais, solicitar garantias, realizar exames de saúde periódicos, preencher formulários, inspecionar sistema hidráulico, demonstrar polivalência, demonstrar precisão de controle, comprar ferramentas, isolar área, demonstrar calma, desobstruir área para execução do serviço, solicitar laudos, testar sistemas de segurança, programar cronograma de reformas, registrar ocorrências, inspecionar sistema pneumático, assinar liberação dos equipamentos, elaborar relatórios, checar ordens de serviço, definir necessidade de reforma, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de observação, controlar ferramental, seguir normas técnicas de segurança, demonstrar senso de análise, inspecionar componentes do sistema mecânico, encaminhar documentos ao superior, demonstrar discernimento, demonstrar destreza manual, especificar mão-de-obra para montagem, montar acessórios do equipamento, solicitar compra de ferramental, analisar motivos de quebra, conferir peças e componentes requisitados, inspecionar estrutura dos equipamentos, solicitar compra de peças, atualizar-se, limpar equipamentos, verificar estado geral das ferramentas, constatar avarias, usar epi, lubrificar equipamentos, testar funcionamento dos equipamentos, conferir qualidade do serviço executado, pintar equipamentos, obedecer sinalização, checar nivelamento do equipamento, selecionar empresas ou serviços, participar de cursos de primeiros socorros, erguer estrutura do equipamento, definir itens passíveis de reforma, contratar serviços terceirizados, selecionar ferramental, nivelar equipamento, especificar equipamentos de apoio para montagem, listar peças para reforma, instalar pontos elétricos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mantenedores de equipamentos de parques de diversões e similares que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mantenedores de equipamentos de parques de diversões e similares 2025

O salário de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões mostrado aqui é resultado do levantamento de 1120 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mantenedores de equipamentos de parques de diversões e similares que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões CBO 991205 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 44h 1.681,78 1.746,96 2.465,36 7,97 7.50%
Minas Gerais 44h 1.797,84 1.867,52 2.635,50 8,57 6.20%
Rio de Janeiro 40h 1.609,11 1.671,48 2.358,84 8,31 5.40%
Rio Grande do Sul 43h 1.836,04 1.907,20 2.691,49 8,79 8.30%
Goiás 44h 1.539,81 1.599,48 2.257,24 7,29 7.30%
Paraná 44h 1.695,20 1.760,90 2.485,04 8,06 4.40%
Amazonas 43h 1.379,00 1.432,44 2.021,50 6,65 8.10%
Santa Catarina 41h 2.004,41 2.082,10 2.938,32 10,21 6.30%
Sergipe 36h 1.362,88 1.415,70 1.997,88 7,86 4.60%
Piauí 44h 1.400,53 1.454,81 2.053,07 6,61 6.00%
Ceará 44h 1.452,25 1.508,53 2.128,89 6,86 7.70%
Pará 43h 1.475,48 1.532,67 2.162,95 7,14 4.60%
Pernambuco 44h 1.767,58 1.836,08 2.591,14 8,41 6.20%
Roraima 37h 1.925,38 2.000,00 2.822,46 10,89 6.30%
Mato Grosso 40h 1.472,91 1.530,00 2.159,18 7,57 5.60%
Espírito Santo 43h 1.986,51 2.063,50 2.912,07 9,55 5.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões.

Dissídio de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Capivari, SP 44 1.549,01 1.609,05 2.270,73 7,31 7.80%
São Paulo, SP 43 1.725,32 1.792,19 2.529,19 8,24 5.10%
Aparecida de Goiânia, GO 44 1.440,24 1.496,06 2.111,28 6,80 7.10%
Vazante, MG 44 2.073,04 2.153,39 3.038,92 9,79 4.80%
Angra dos Reis, RJ 38 1.559,30 1.619,74 2.285,82 8,55 4.20%
Poços de Caldas, MG 44 1.468,65 1.525,57 2.152,93 6,93 6.10%
Belo Horizonte, MG 43 1.974,96 2.051,50 2.895,14 9,55 6.50%
Manaus, AM 43 1.379,00 1.432,44 2.021,50 6,65 6.60%
São Bernardo do Campo, SP 44 1.727,68 1.794,64 2.532,64 8,16 7.70%
Ribeirão Preto, SP 44 1.505,25 1.563,59 2.206,58 7,11 7.60%
Rio de Janeiro, RJ 41 1.740,24 1.807,69 2.551,06 8,74 5.00%
São João de Meriti, RJ 44 1.682,24 1.747,44 2.466,04 7,94 6.40%
Itabaiana, SE 37 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7,65 5.70%
Colombo, PR 44 1.650,12 1.714,08 2.418,96 7,79 4.40%
Corinto, MG 44 1.386,50 1.440,24 2.032,51 6,55 6.00%
Suzano, SP 44 1.433,41 1.488,96 2.101,27 6,77 5.70%
Praia Grande, SP 44 1.390,58 1.444,48 2.038,49 6,57 4.60%
Teresina, PI 44 1.400,53 1.454,81 2.053,07 6,61 6.60%
Porto Alegre, RS 44 1.461,40 1.518,04 2.142,31 6,90 5.40%
Canela, RS 44 2.886,69 2.998,57 4.231,67 13,63 6.60%
Itaboraí, RJ 43 1.501,04 1.559,21 2.200,41 7,19 4.20%
Curitiba, PR 44 1.666,19 1.730,77 2.442,51 7,87 7.10%
Olímpia, SP 44 1.922,81 1.997,33 2.818,70 9,08 5.40%
Caxias do Sul, RS 44 1.434,41 1.490,00 2.102,73 6,77 8.00%
Bauru, SP 44 1.626,65 1.689,69 2.384,54 7,68 6.70%
Ubatuba, SP 44 1.513,11 1.571,75 2.218,10 7,14 6.30%
Ituverava, SP 44 1.796,94 1.866,58 2.634,18 8,48 6.20%
Santa Maria, RS 44 1.881,62 1.954,55 2.758,31 8,88 8.20%
Cuiabá, MT 40 1.472,91 1.530,00 2.159,18 7,57 6.20%
Florianópolis, SC 39 2.141,79 2.224,80 3.139,70 11,29 7.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Parques de Diversões no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Parques de diversão e parques temáticos 1.547,33 1.607,30 2.268,27 5.30%
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente 1.627,26 1.690,33 2.385,45 5.70%
Produção e promoção de eventos esportivos 1.767,03 1.835,51 2.590,33 7.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.602,50 1.664,61 2.349,15 8.30%
Instalação e manutenção elétrica 1.828,12 1.898,97 2.679,89 7.30%
Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção 1.949,76 2.025,32 2.858,20 4.80%
Comércio varejista de plantas e flores naturais 1.591,93 1.653,63 2.333,65 6.50%
Fabricação de outros brinquedos e jogos recreativos 1.744,46 1.812,07 2.557,24 4.80%
Geração de energia elétrica 1.900,60 1.974,27 2.786,14 4.60%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.011,06 2.089,00 2.948,06 8.00%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 3.012,25 3.129,00 4.415,74 5.70%
Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos 1.752,83 1.820,77 2.569,52 5.50%
Clubes sociais, esportivos e similares 1.625,28 1.688,27 2.382,54 4.90%
Lojas de variedades, exceto lojas de departamentos ou magazines 1.654,07 1.718,18 2.424,75 7.10%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas 1.935,10 2.010,10 2.836,71 5.70%
Locação de mão-de-obra temporária 1.732,84 1.800,00 2.540,21 4.20%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.080,27 2.160,90 3.049,53 4.10%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, municipal 1.925,38 2.000,00 2.822,46 7.10%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.162,68 2.246,50 3.170,33 8.10%
Restaurantes e similares 2.089,68 2.170,67 3.063,31 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.