O dissídio de Técnico de Máquinas (a Explosão) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 919205 no cargo de Técnico de Máquinas (a Explosão).

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 2.960,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.889 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barrinha - SP

R$ 3.993,85

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

680 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares realiza a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos de pequeno porte, tais como cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares Prepara o ambiente para manutenção, avalia as condições de máquinas e equipamentos e elabora a proposta comercial de serviços.

Aplica técnicas e procedimentos específicos, para assegurar a qualidade dos serviços prestados Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Máquinas (a Explosão)

O Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares prepara e organiza o ambiente para manutenção de cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e outros equipamentos ou máquinas similares de pequeno porte, especificando local para armazenamento de equipamentos, ferramentas e peças e determinando local apropriado para limpeza das peças Observa a sequência de operações – avaliação do serviço a ser realizado, orçamento, conserto e liberação, para uma melhor organização dos trabalhos.

Avalia as condições de máquinas e equipamentos recebidos, levantando informações sobre sua utilização, obtendo descrições de problemas dos clientes e/ou usuários e realizando a inspeção de manutenção.

Identifica vazamentos de fluidos e observa excesso de óleo no escapamento Verifica o desgaste e o acúmulo de óleo em velas de ignição.

Inspeciona visualmente a existência de impurezas em combustíveis Testa dispositivos elétricos.

Mede a compressão de motores.

Identifica ruídos anormais Testa e inspeciona os motores para determinar defeitos, para localizar peças avariadas e para verificar seu desempenho, usando instrumentos de diagnóstico.

Desmonta máquinas e equipamentos, identificando peças com problemas – quebradas e/ou com desgastes – e relacionando causas de defeitos.

Desmonta motores, usando ferramentas manuais, e examina as peças em busca de defeitos Lava peças, máquinas e equipamentos, utilizando materiais e equipamentos específicos, para permitir sua avaliação Lista peças para substituição, prepara estimativas de custos para reparos e elabora o orçamento para realização dos serviços.

Conserta cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e outras máquinas e equipamentos similares de pequeno porte, manuseando corretamente as ferramentas de trabalho Monta máquinas, equipamentos e acessórios, conforme especificações do fabricante Realiza a montagem e o ajuste de carburadores.

Repara ou substitui peças defeituosas - tais como magnetos, bombas de água, engrenagens, pistões e carburadores -, usando ferramentas manuais Ajusta os pontos dos motores, os distribuidores e o espaçamento da folga de velas de ignição, utilizando calibradores de folga e outros instrumentos e ferramentas.

Remove os motores de máquinas e equipamentos Parafusa os motores nos suportes de reparo Repara e realiza a manutenção de motores, a gasolina e elétricos.

Substitui motores, quando necessário Realiza teste de estanqueidade, seguindo procedimentos técnicos, para detecção de vazamento de ar Afia componentes de corte, lubrifica transmissão e realiza a regulagem de máquinas e equipamentos.

Executa a manutenção de rotina – de cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares, como limpeza, lubrificação de peças e ajustes Realiza serviços de manutenção com qualidade, assegurando reposição de peças originais, entregando máquinas e equipamentos nos prazos definidos e estabelecendo prazo de garantia de serviços de manutenção Fornece, ao cliente e/ou usuário, dados para controle e programação da manutenção.

Pode mostrar ao cliente e/ou usuário como fazer pequenos reparos em máquinas e equipamentos Mantém registros dos reparos feitos, do tempo gasto e das peças usadas em cada reparo Conserva o local de trabalho limpo e organizado Realiza manutenção de primeiro nível, limpando e retificando ferramentas e equipamentos utilizados nos serviços de manutenção Controla estoques de peças, para reposição.

Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais Trabalha conforme normas de segurança, utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI) e acondicionando materiais inflamáveis em locais ventilados e isolados Identifica atos e situações inseguras Inspeciona itens de segurança para testes em máquinas e equipamentos.

Funções do Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares

O profissional Técnico de Máquinas (a Explosão) deve demonstrar competências pessoais, preparar o ambiente para manutenção de máquinas pequenas, avaliar condições de máquinas e equipamentos recebidos, elaborar propostas de serviços, consertar máquinas e equipamentos, realizar serviços de manutenção com qualidade, trabalhar conforme normas de segurança.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares atuam na manutenção de máquinas agrícolas e da pecuária ou segmentos similares, como empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, abertos ou em veículos e no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a ação de materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares

Um Mecânico de manutenção de máquinas cortadoras de grama, roçadeiras, motosserras e similares deve determinar local apropriado para limpeza das peças, lavar peças, máquinas e equipamentos, relacionar causas de defeitos., retirar impurezas de ferramentas, interagir com a equipe de trabalho buscando a satisfação do cliente, retificar ferramentas, demonstrar iniciativa na identificação e resolução dos defeitos, manusear corretamente as ferramentas de trabalho, identificar peças com problemas (quebradas e ou com desgastes), realizar testes de estanqueidade (vazamento de ar), lubrificar transmissão, testar dispositivos elétricos, realizar as atividades com determinação, montar carburadores, observar sequência de operações: orçamento, conserto e liberação, medir compressão de motores, organizar local de trabalho, identificar ruídos anormais, elaborar orçamentos, inspecionar itens de segurança para testes em máquinas e equipamentos, requisitar peças para reposição, desenvolver atividades de manutenção com responsabilidade, observar excesso de óleo no escapamento, listar peças para substituição, agir com autocontrole em situações imprevistas e desfavoráveis, entregar máquinas e equipamentos em prazos estabelecidos, raciocinar logicamente na montagem e desmontagem das máquinas e equipamentos, verificar acúmulo de óleo em velas de ignição, assegurar reposição de peças originais, montar máquinas, equipamentos e acessórios conforme especificações do fabricante, afiar componentes de corte, desmontar máquinas e equipamentos, identificar resíduos da manutenção realizada, levantar informações sobre a utilização de máquinas e equipamentos, regular máquinas e equipamentos, utilizar equipamentos de proteção individual, atualizar-se profissionalmente, identificar atos e situações inseguras, acondicionar resíduos conforme normas vigentes, controlar estoques de peças para reposição, verificar o desgaste de velas de ignição, ajustar carburadores, inspecionar visualmente a existência de impurezas em combustíveis, fornecer ao usuário dados para controle e programação da manutenção, estabelecer prazo de garantia de serviços de manutenção, identificar vazamentos de fluidos, especificar local para armazenamento de equipamentos, ferramentas e peças, trabalhar com dinamismo, comunicar-se de maneira clara e objetiva com seus interlocutores, acondicionar materiais inflamáveis em locais ventilados e isolados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico de Máquinas (a Explosão) ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Máquinas (a Explosão) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares que ficou em 6.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Máquinas (a Explosão) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico de Máquinas (a Explosão) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares 2024

O salário de Técnico de Máquinas (a Explosão) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10697 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de manutenção de roçadeiras, motosserras e similares que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Máquinas (a Explosão) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Máquinas (a Explosão) CBO 919205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico de Máquinas (a Explosão) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico de Máquinas (a Explosão) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.311,32 2.400,90 3.388,23 11,00 6.70%
Minas Gerais 43h 2.072,03 2.152,33 3.037,43 9,93 7.80%
Santa Catarina 44h 2.237,19 2.323,90 3.279,56 10,60 6.80%
Rio de Janeiro 43h 2.064,17 2.144,17 3.025,91 9,99 5.70%
Goiás 44h 1.837,27 1.908,47 2.693,30 8,72 4.30%
Paraná 44h 2.111,45 2.193,28 3.095,23 9,99 5.70%
Mato Grosso 44h 2.059,26 2.139,07 3.018,72 9,73 6.60%
Bahia 43h 1.984,08 2.060,98 2.908,52 9,49 7.20%
Rio Grande do Sul 44h 2.210,27 2.295,94 3.240,09 10,44 4.40%
Pará 44h 2.010,65 2.088,58 2.947,46 9,60 5.70%
Espírito Santo 42h 2.241,51 2.328,39 3.285,89 10,97 7.70%
Mato Grosso do Sul 44h 2.147,35 2.230,57 3.147,85 10,16 6.60%
Amazonas 43h 2.849,88 2.960,33 4.177,71 13,65 5.00%
Maranhão 43h 2.022,39 2.100,77 2.964,68 9,67 6.50%
Pernambuco 43h 1.857,55 1.929,54 2.723,02 8,88 4.30%
Rondônia 44h 1.660,63 1.724,99 2.434,36 7,87 6.30%
Ceará 44h 1.867,10 1.939,46 2.737,03 8,82 7.30%
Sergipe 44h 1.856,29 1.928,24 2.721,19 8,80 4.20%
Rio Grande do Norte 44h 1.931,74 2.006,60 2.831,78 9,14 5.20%
Paraíba 44h 1.567,23 1.627,97 2.297,44 7,40 4.70%
Acre 44h 1.415,20 1.470,05 2.074,58 6,68 4.30%
Tocantins 44h 2.010,48 2.088,40 2.947,21 9,53 4.70%
Piauí 44h 1.505,39 1.563,74 2.206,79 7,15 4.40%
Alagoas 44h 1.827,09 1.897,90 2.678,37 8,72 7.70%
Distrito Federal 44h 2.065,58 2.145,64 3.027,99 9,77 5.30%
Amapá 44h 1.480,95 1.538,35 2.170,96 6,99 4.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico de Máquinas (a Explosão).

Dissídio de Técnico de Máquinas (a Explosão) por cidade

Quanto ganha um Técnico de Máquinas (a Explosão) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico de Máquinas (a Explosão) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.242,97 2.329,90 3.288,03 10,78 5.50%
Anápolis, GO 44 1.450,77 1.507,00 2.126,73 6,85 6.30%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.040,35 2.119,43 2.991,00 9,88 4.70%
Lençóis Paulista, SP 44 2.479,68 2.575,79 3.635,03 11,71 4.40%
Manaus, AM 43 2.897,83 3.010,14 4.248,00 13,90 6.80%
Aracaju, SE 44 1.904,93 1.978,76 2.792,49 9,01 6.70%
Fortaleza, CE 44 1.806,78 1.876,80 2.648,60 8,53 7.90%
Aracruz, ES 41 2.958,78 3.073,46 4.337,36 14,86 5.00%
Curitiba, PR 44 2.232,98 2.319,52 3.273,38 10,61 6.70%
Uberlândia, MG 44 1.886,46 1.959,58 2.765,41 8,93 5.00%
Concordia, SC 44 2.498,32 2.595,15 3.662,35 11,80 5.90%
Blumenau, SC 44 1.570,27 1.631,13 2.301,90 7,45 7.60%
Belo Horizonte, MG 43 2.234,00 2.320,58 3.274,88 10,85 4.20%
Campinas, SP 44 2.592,19 2.692,66 3.799,96 12,24 4.90%
Goiânia, GO 44 1.774,11 1.842,87 2.600,71 8,42 5.70%
Itaúna, MG 44 2.769,91 2.877,26 4.060,47 13,18 6.90%
Duque de Caxias, RJ 43 1.969,75 2.046,09 2.887,51 9,41 5.80%
Salvador, BA 44 1.912,52 1.986,64 2.803,61 9,04 4.50%
Campo Grande, MS 44 2.386,69 2.479,19 3.498,70 11,32 6.50%
Piracicaba, SP 44 3.026,99 3.144,31 4.437,34 14,29 6.50%
Araguari, MG 44 1.633,50 1.696,81 2.394,59 7,77 6.70%
São José dos Campos, SP 44 2.181,01 2.265,54 3.197,20 10,31 6.70%
Palhoça, SC 44 2.514,80 2.612,27 3.686,51 11,88 6.40%
Uberaba, MG 43 1.561,27 1.621,78 2.288,70 7,47 8.10%
Açailândia, MA 44 2.480,17 2.576,30 3.635,75 11,73 5.40%
São José do Rio Preto, SP 44 2.598,62 2.699,34 3.809,39 12,27 8.00%
Contagem, MG 44 2.206,82 2.292,35 3.235,04 10,47 8.10%
Barueri, SP 44 2.016,73 2.094,89 2.956,37 9,52 4.30%
São Sebastiao, SP 41 1.576,11 1.637,19 2.310,45 8,00 7.00%
Guarulhos, SP 44 2.416,08 2.509,72 3.541,79 11,41 6.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico de Máquinas (a Explosão). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico de Máquinas (a Explosão) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.961,61 2.037,63 2.875,57 7.90%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.868,65 1.941,08 2.739,31 6.80%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 1.796,93 1.866,57 2.634,16 5.20%
Obras de montagem industrial 2.897,19 3.009,48 4.247,07 4.20%
Serviços de engenharia 1.690,71 1.756,24 2.478,46 6.60%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 2.515,54 2.613,04 3.687,59 4.20%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 2.561,46 2.660,73 3.754,91 6.20%
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente 1.476,96 1.534,21 2.165,12 6.10%
Comércio varejista de ferragens e ferramentas 2.059,83 2.139,66 3.019,55 7.30%
Construção de edifícios 2.075,89 2.156,35 3.043,11 7.90%
Locação de mão-de-obra temporária 2.444,84 2.539,60 3.583,96 5.80%
Coleta de resíduos não-perigosos 1.840,22 1.911,54 2.697,62 7.90%
Comércio varejista de outros produtos 1.909,58 1.983,59 2.799,30 8.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.424,40 2.518,36 3.553,99 7.20%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.429,07 2.523,21 3.560,83 7.50%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 1.891,61 1.964,92 2.772,96 4.50%
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 2.147,76 2.231,00 3.148,45 5.50%
Construção de rodovias e ferrovias 2.334,07 2.424,53 3.421,58 7.80%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.749,87 1.817,69 2.565,19 6.10%
Instalação e manutenção elétrica 2.420,65 2.514,47 3.548,50 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.