O dissídio de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 919110 no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações).
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 2.233,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.860 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campo Novo do Parecis - MT
R$ 3.694,47
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.040 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) lubrifica veículos automotores (exceto embarcações) – incluindo motor, sistemas, partes móveis da carroceria e outros equipamentos, utilizando ferramentas e métodos específicos, para evitar desgastes excessivos de equipamentos e peças e garantir o melhor rendimento dos veículos Monitora o desempenho dos veículos, no que se refere às condições gerais dos sistemas de lubrificação.
Conserva as ferramentas, os equipamentos e os materiais utilizados no processo Atua de modo a colaborar para a redução de riscos e impactos socioambientais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações)
O Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) prepara o processo de lubrificação de veículos automotores, interpretando gráficos e desenhos técnicos, sinalizando os pontos de lubrificação e avaliando as condições dos veículos Seleciona material de limpeza e ferramentas.
Seleciona o tipo de lubrificante, de acordo com a especificação para cada veículo.
Pode aplicar lubrificantes convencionais, lubrificantes renováveis, lubrificantes de alta durabilidade e lubrificantes sólidos, dentre outros materiais para lubrificação Verifica a disponibilidade do veículo para lubrificação.
Requisita o lubrificante necessário para o serviço Suspende o veículo a uma altura determinada, colocando-o sobre elevador hidráulico ou equipamento análogo e operando os comandos do elevador, para facilitar os trabalhos de lubrificação.
Realiza a lubrificação, utilizando ferramentas e métodos específicos, a fim de evitar desgastes excessivos e garantir o melhor rendimento do veículo.
Verifica o nível e a viscosidade do óleo do cárter, da caixa de mudanças, do diferencial e demais reservatórios de óleo, retirando bujões de descarga e utilizando ferramentas apropriadas, para efetuar a complementação ou troca de óleo, conforme o caso Enche de óleo lubrificante o cárter do motor e outros elementos, obedecendo aos níveis adequados e utilizando sondas-níveis.
Lubrifica acessórios do motor, valendo-se de utensílios e lubrificantes específicos, para tornar mais eficiente o funcionamento desses componentes.
Lubrifica as dobradiças, fechaduras e outras ferragens da carroceria, injetando óleo através de engraxadeiras especiais, para eliminar ruídos e prolongar a duração dessas peças Lubrifica a caixa de direção, as articulações dos sistemas de direção, do freio e outros elementos, servindo-se de graxa, engraxadeiras sob pressão, almotolias e outros equipamentos, para completar a lubrificação geral Retira excessos de lubrificantes e libera o veículo lubrificado.
Preenche relatório de lubrificação e registro diário de ocorrências Registra as quantidades e tipos de lubrificantes aplicados e a quilometragem percorrida, organizando fichas e mapas de controle, para possibilitar o cálculo dos serviços prestados Monitora o desempenho de veículos automotores, no que se refere à lubrificação, realizando inspeção e identificando anomalias.
Examina características do lubrificante Retira amostras para análise.
Verifica ocorrência de impurezas no lubrificante retirado dos veículos Comunica problemas à chefia imediata Retira e limpa os filtros que protegem os diferentes sistemas do motor, utilizando ferramentas comuns, jatos de água ou ar sob pressão, para assegurar a qualidade da lubrificação.
Conserva ferramentas, equipamentos e materiais para lubrificação, limpando recipientes, ferramentas e o local de armazenamento de lubrificantes Identifica recipientes de acordo com a utilização do lubrificante Providencia armazenamento de ferramentas.
Realiza pequenos reparos e regulagens em ferramentas e no equipamento de lubrificação Utiliza ferramentas padronizadas Preserva o meio ambiente, encaminhando lubrificante usado para reciclagem e notificando não conformidades relacionadas à questão ambiental.
Realiza medidas corretivas – em relação a, por exemplo, vazamento de lubrificantes, de acordo com técnicas e métodos específicos, a fim de garantir a preservação ambiental Trabalha com segurança, obedecendo a normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, solicitando bloqueio de veículos a serem lubrificados e obedecendo a sinais de parada de veículos Armazena produto em local ventilado Utiliza Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) Respeita normas de segurança da empresa.
.
Funções do Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações)
O profissional Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) deve demonstrar competências pessoais, monitorar desempenho de máquinas e equipamentos, conservar ferramentas e materiais para lubrificação, lubrificar máquinas e equipamentos, preservar meio ambiente, colaborar na elaboração do plano de lubrificação, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Lubrificadores profissionais nessa família CBO, exercem o cargo na agricultura e serviços relacionados, no setor de vendas, manutenção e reparação de veículos e no transporte aquaviário como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, com supervisão ocasional. Atuam em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos e no horário diurno ou noturno. No desenvolvimento de algumas atividades, trabalham sob pressão e em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações)
Um Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações) deve utilizar lubrificantes evitando poluição, tomar iniciativa frente a situações imprevistas, definir formas de aplicação de lubrificantes, informar não-conformidades por escrito, encaminhar lubrificante usado para reciclagem, avaliar a situação atual da máquina e equipamento, listar máquinas e equipamentos a serem lubrificados, utilizar epi e epc, providenciar armazenamento de ferramentas, comunicar-se com eficiência, identificar anomalias em máquinas e equipamentos, comunicar problemas à chefia imediata, verificar a disponibilidade da máquina e equipamento para lubrificação, consultar técnico de segurança do trabalho, identificar recipientes de acordo com a utilização do lubrificante, obedecer sinais de parada de máquinas e equipamentos, retirar excessos de lubrificantes, limpar recipientes e ferramentas, definir periodicidade de lubrificação de máquinas e equipamentos, utilizar ferramentas padronizadas, identificar recipiente com lubrificante usado, realizar cálculos numéricos, raciocinar com lógica, solicitar bloqueio de máquinas e equipamentos a serem lubrificados, respeitar normas de segurança da empresa, armazenar produto em local ventilado, interpretar gráficos, verificar características do lubrificante de máquinas e equipamentos, requisitar o lubrificante necessário para serviço, trabalhar com ética, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, zelar pela apresentação pessoal, preencher registro de ocorrências diariamente, proceder medidas corretivas (exemplo: vazamento de lubrificantes), interpretar desenho da máquina, trabalhar em equipe, realizar inspeção preventiva (tavo) das máquinas e equipamentos, limpar local de armazenamento de lubrificantes, consultar instruções do fabricante de máquinas e equipamentos, selecionar material de limpeza e ferramentas para lubrificação, sinalizar os pontos de lubrificação das máquinas e equipamentos, dar provas de coordenação motora, consultar especificações de lubrificantes, realizar pequenos reparos em ferramentas, definir pontos de lubrificação, preencher relatório de lubrificação, definir condições de máquinas e equipamentos (parada ou em movimento) para execução do serviço, definir tipo e quantidade de lubrificante por ponto de aplicação, obedecer normas de ergonomia para transportar recipientes com lubrificantes, verificar ocorrência de impurezas no lubrificante retirado de máquinas e equipamentos, liberar a máquina e equipamento lubrificados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Lubrificadores que ficou em 6.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Lubrificadores 2024
O salário de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) mostrado aqui é resultado do levantamento de 15281 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Lubrificadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Lubrificador Naval
- Ajudante de Lubrificação (indústria)
- Lubrificador Industrial
- Mecânico Lubrificador Industrial
- Mecânico Lubrificador de Manutenção Industrial
- Lubrificador de Máquinas de Terraplenagem
- Lubrificador de Automóveis
- Mecânico Lubrificador (embarcações)
- Engraxador de Máquinas
- Auxiliar de Lubrificador de Veículos
Valor do salário na CCT 2024 de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 1.913,11 | 1.987,25 | 2.804,47 | 9,08 | 7.70% |
Minas Gerais | 43h | 1.816,10 | 1.886,49 | 2.662,27 | 8,69 | 6.20% |
Mato Grosso | 44h | 2.149,70 | 2.233,02 | 3.151,30 | 10,23 | 6.10% |
Paraná | 44h | 1.752,25 | 1.820,17 | 2.568,67 | 8,30 | 7.50% |
Santa Catarina | 44h | 1.817,00 | 1.887,42 | 2.663,58 | 8,64 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.672,02 | 1.736,82 | 2.451,05 | 7,92 | 7.50% |
Goiás | 44h | 1.828,05 | 1.898,90 | 2.679,79 | 8,71 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 43h | 1.683,89 | 1.749,15 | 2.468,46 | 8,10 | 5.40% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.027,83 | 2.106,42 | 2.972,65 | 9,64 | 6.70% |
Bahia | 44h | 1.930,38 | 2.005,19 | 2.829,79 | 9,18 | 8.00% |
Pará | 43h | 1.853,76 | 1.925,61 | 2.717,47 | 8,92 | 4.60% |
Rondônia | 42h | 1.594,83 | 1.656,65 | 2.337,91 | 7,97 | 6.50% |
Espírito Santo | 43h | 1.692,29 | 1.757,88 | 2.480,77 | 8,11 | 4.30% |
Ceará | 43h | 1.646,19 | 1.709,99 | 2.413,19 | 7,89 | 7.00% |
Maranhão | 44h | 1.797,16 | 1.866,81 | 2.634,50 | 8,53 | 4.70% |
Pernambuco | 43h | 1.611,95 | 1.674,43 | 2.363,00 | 7,87 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.579,47 | 1.640,69 | 2.315,39 | 7,48 | 5.60% |
Distrito Federal | 43h | 1.620,87 | 1.683,69 | 2.376,08 | 7,79 | 5.20% |
Amazonas | 43h | 1.626,33 | 1.689,36 | 2.384,08 | 7,80 | 6.10% |
Piauí | 44h | 1.791,21 | 1.860,64 | 2.625,79 | 8,54 | 5.10% |
Tocantins | 43h | 1.936,94 | 2.012,01 | 2.839,41 | 9,38 | 6.30% |
Paraíba | 44h | 1.798,58 | 1.868,29 | 2.636,59 | 8,57 | 5.50% |
Alagoas | 43h | 1.651,24 | 1.715,24 | 2.420,60 | 7,94 | 6.30% |
Sergipe | 43h | 1.442,86 | 1.498,78 | 2.115,12 | 6,91 | 4.80% |
Amapá | 44h | 1.712,75 | 1.779,13 | 2.510,76 | 8,15 | 7.90% |
Roraima | 44h | 1.770,24 | 1.838,85 | 2.595,04 | 8,40 | 6.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações). |
Dissídio de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 1.898,94 | 1.972,53 | 2.783,70 | 8,98 | 7.30% |
Curitiba, PR | 44 | 1.774,61 | 1.843,39 | 2.601,45 | 8,40 | 6.80% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 1.706,17 | 1.772,30 | 2.501,12 | 8,18 | 4.90% |
Contagem, MG | 42 | 1.670,88 | 1.735,63 | 2.449,38 | 8,18 | 8.10% |
Guarulhos, SP | 44 | 1.893,24 | 1.966,62 | 2.775,35 | 8,95 | 6.40% |
Goiânia, GO | 43 | 1.804,18 | 1.874,11 | 2.644,80 | 8,63 | 4.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 1.714,63 | 1.781,08 | 2.513,52 | 8,28 | 8.10% |
Barueri, SP | 43 | 2.144,01 | 2.227,10 | 3.142,96 | 10,44 | 4.10% |
Osasco, SP | 44 | 1.907,13 | 1.981,05 | 2.795,71 | 9,00 | 8.10% |
Rondonópolis, MT | 44 | 1.837,93 | 1.909,16 | 2.694,27 | 8,74 | 8.10% |
Maringá, PR | 44 | 1.711,58 | 1.777,91 | 2.509,04 | 8,09 | 8.20% |
Fortaleza, CE | 43 | 1.603,26 | 1.665,40 | 2.350,26 | 7,74 | 5.40% |
Brasília, DF | 43 | 1.620,87 | 1.683,69 | 2.376,08 | 7,79 | 5.60% |
Joinville, SC | 44 | 1.825,41 | 1.896,16 | 2.675,91 | 8,62 | 5.50% |
Pontal, SP | 44 | 1.741,33 | 1.808,81 | 2.552,65 | 8,22 | 6.80% |
Santo André, SP | 44 | 1.866,80 | 1.939,16 | 2.736,60 | 8,81 | 8.10% |
Porto Alegre, RS | 43 | 1.763,91 | 1.832,27 | 2.585,76 | 8,48 | 6.10% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.018,37 | 2.096,60 | 2.958,79 | 9,68 | 7.70% |
Manaus, AM | 44 | 1.615,32 | 1.677,93 | 2.367,95 | 7,71 | 7.90% |
Campo Grande, MS | 43 | 1.885,46 | 1.958,53 | 2.763,94 | 9,04 | 7.40% |
Campo Novo do Parecis, MT | 44 | 3.556,62 | 3.694,47 | 5.213,74 | 16,79 | 6.30% |
Passo Fundo, RS | 44 | 1.613,02 | 1.675,53 | 2.364,56 | 7,62 | 5.60% |
Criciúma, SC | 44 | 1.818,72 | 1.889,21 | 2.666,10 | 8,68 | 5.10% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 1.693,16 | 1.758,79 | 2.482,05 | 8,03 | 4.10% |
São Jose, SC | 44 | 1.827,29 | 1.898,11 | 2.678,67 | 8,64 | 4.90% |
Sapezal, MT | 44 | 2.211,98 | 2.297,71 | 3.242,60 | 10,48 | 5.40% |
Piracicaba, SP | 44 | 1.959,75 | 2.035,70 | 2.872,84 | 9,25 | 5.00% |
Uberlândia, MG | 44 | 1.520,74 | 1.579,68 | 2.229,29 | 7,22 | 7.50% |
Serra, ES | 44 | 1.864,13 | 1.936,38 | 2.732,68 | 8,89 | 7.00% |
Cascavel, PR | 44 | 1.815,31 | 1.885,67 | 2.661,11 | 8,59 | 4.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Lubrificador de Veículos Automotores (exceto Embarcações) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores | 1.541,99 | 1.601,75 | 2.260,44 | 5.40% | |
Comércio varejista de lubrificantes | 1.700,27 | 1.766,17 | 2.492,47 | 8.10% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.807,10 | 1.877,14 | 2.649,08 | 6.90% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.199,93 | 2.285,19 | 3.224,93 | 6.50% | |
Fabricação de açúcar em bruto | 1.860,22 | 1.932,32 | 2.726,95 | 5.40% | |
Cultivo de soja | 2.341,39 | 2.432,14 | 3.432,30 | 5.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.744,43 | 1.812,04 | 2.557,21 | 4.10% | |
Fabricação de álcool | 1.913,25 | 1.987,41 | 2.804,69 | 6.40% | |
Obras de terraplenagem | 2.126,22 | 2.208,62 | 3.116,88 | 7.60% | |
Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores | 1.621,41 | 1.684,25 | 2.376,86 | 5.00% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.728,86 | 1.795,86 | 2.534,37 | 8.20% | |
Cultivo de cana-de-açúcar | 1.974,71 | 2.051,24 | 2.894,78 | 7.80% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.610,45 | 1.672,86 | 2.360,80 | 7.80% | |
Serviços de preparação do terreno | 2.259,88 | 2.347,46 | 3.312,81 | 7.10% | |
Construção de edifícios | 2.069,70 | 2.149,92 | 3.034,03 | 7.90% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 2.138,64 | 2.221,53 | 3.135,08 | 4.70% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 1.761,76 | 1.830,04 | 2.582,61 | 6.10% | |
Comércio atacadista de lubrificantes | 1.946,86 | 2.022,31 | 2.853,95 | 6.20% | |
Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência | 1.500,79 | 1.558,96 | 2.200,05 | 4.60% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 2.201,36 | 2.286,68 | 3.227,03 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |