O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.706,95

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.173 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Monte Aprazível - SP

R$ 4.524,51

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.860 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk

O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.

Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.

Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.

Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.

Isola a área onde está o veículo avariado.

Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.

Vistoria as condições do veículo a ser removido.

Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.

Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.

Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.

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Funções do Motorista operacional de guincho

O profissional Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk deve vistoriar cargas transportadas, demonstrar competências pessoais, guinchar e destombar veículos, trabalhar com segurança, transportar cargas, operar equipamentos, definir rotas, comunicar-se em tempo real, realizar inspeções e reparos no veículo, prestar socorro, verificar documentos do veículo e da carga.

Condições de trabalho da profissão

Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho

Um Motorista operacional de guincho deve acionar o giroflex em situações de perigo, amarrar carga, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, propor itinerários, demonstrar determinação, carregar veículo com peso limite estabelecido, remover veículos pesados em sistema de lança, inspecionar parte mecânica, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, inspecionar parte elétrica, manusear carga com segurança, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, remover caminhão pela traseira, inspecionar a lataria, isolar área de descarga, com cones, comunicar-se por rádio, comunicar-se via satélite (sistema gps), guinchar veículos articulados tombados, operar guincho médio-plataforma hidráulica, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, inspecionar pneus, propor mudanças operacionais, demonstrar senso de responsabilidade, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), prestar serviços com qualidade, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, limpar a pista com caminhão-pipa, conferir mercadorias, identificar irregularidades na superfície, preservar local de acidente com vítimas, destombar caminhão e ônibus, destombar caminhão betoneira e cebolão, guinchar veículos engavetados por acidente, respeitar os limites da sua força física, cumprir leis de trânsito, definir pontos de abastecimento, selecionar veículo por tipo de carga, planejar itinerário, demonstrar capacidade de resistência física, enviar mensagem de desvio de rota à central, guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), operar equipamentos de combate a incêndio, identificar ruídos estranhos do veículo, operar guincho pesado, com munk, comunicar a chegada à central, conferir roteiro, verificar limite máximo de carga do veículo, comunicar a chegada e saída do cliente à central, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, guinchar veículo com cardã quebrado, desenvolver dirigibilidade para carga viva, inspecionar equipamentos do guincho, realizar manutenção corretiva, dominar funcionamento da máquina, realizar manutenção preventiva, trajar-se adequadamente, inspecionar ferramentas obrigatórias, operar guincho leve-plataforma hidráulica, definir tempo de permanência na direção do veículo, destombar caminhão frigorífico, gerenciar autonomia do veículo, dominar noções básicas de mecânica, observar posicionamento de carga suspensa, inspecionar água e óleo, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, montar relatório de avarias no veículo, anotar informações no diário de bordo, dominar noções básicas de condução econômica, participar de treinamentos, remover veículos médios em plataforma, retirar usuário do local de risco, guinchar caminhões com freios travados, preservar integridade da carga, definir preço de remoção, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, dominar noções básicas de primeiros socorros, obter informações precisas sobre o local do acidente, contatar seguradora, demonstrar coerência, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, desligar bateria do veículo acidentado, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, destombar veículos com cargas inflamáveis, comunicar a saída à central, demonstrar rapidez de reflexos, patolar o guincho no terreno, verificar cabos de aço, guinchar veículo com uso de munk, montar relatório de sinistros, desobstruir vias públicas e rodovias, guinchar caminhões e ônibus, prestar serviços para a concessionária, posicionar veículo para carga e descarga, sinalizar local de acidente, ter consciência dos limites da máquina, realizar pequenos reparos no veículo, remover carro acidentado, identificar avarias na mercadoria, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2024

O salário de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk mostrado aqui é resultado do levantamento de 45001 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk CBO 782515 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.605,95 2.706,95 3.820,13 12,50 6.60%
Minas Gerais 44h 2.391,87 2.484,57 3.506,30 11,41 6.80%
Paraná 44h 2.434,35 2.528,70 3.568,58 11,54 6.60%
Bahia 43h 2.272,87 2.360,95 3.331,85 10,99 7.70%
Rio Grande do Sul 44h 2.274,66 2.362,82 3.334,48 10,80 6.50%
Santa Catarina 44h 2.522,56 2.620,33 3.697,88 11,95 4.20%
Rio de Janeiro 43h 2.273,99 2.362,12 3.333,50 11,01 6.30%
Mato Grosso 44h 2.594,49 2.695,05 3.803,33 12,33 6.30%
Goiás 44h 2.276,34 2.364,57 3.336,95 10,81 5.20%
Pará 43h 2.577,97 2.677,88 3.779,11 12,34 4.20%
Ceará 44h 2.401,45 2.494,53 3.520,35 11,40 8.20%
Mato Grosso do Sul 44h 2.294,78 2.383,72 3.363,98 10,95 5.40%
Espírito Santo 43h 2.429,96 2.524,13 3.562,13 11,62 4.10%
Maranhão 43h 2.266,71 2.354,56 3.322,83 10,83 6.20%
Pernambuco 44h 2.303,27 2.392,54 3.376,42 10,99 6.70%
Rio Grande do Norte 43h 2.323,46 2.413,51 3.406,02 11,17 7.20%
Alagoas 44h 1.983,02 2.059,87 2.906,96 9,45 5.20%
Piauí 44h 2.166,99 2.250,98 3.176,65 10,30 4.80%
Rondônia 44h 2.234,18 2.320,77 3.275,14 10,58 6.40%
Paraíba 43h 2.106,77 2.188,42 3.088,36 10,11 7.80%
Amazonas 43h 2.242,62 2.329,53 3.287,51 10,77 7.00%
Tocantins 44h 2.183,81 2.268,45 3.201,31 10,38 5.70%
Sergipe 42h 1.958,81 2.034,73 2.871,47 9,65 5.80%
Distrito Federal 44h 2.236,08 2.322,75 3.277,93 10,65 5.30%
Roraima 44h 2.181,54 2.266,09 3.197,97 10,32 8.10%
Acre 44h 2.177,04 2.261,42 3.191,38 10,28 8.30%
Amapá 44h 2.325,33 2.415,45 3.408,76 11,05 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk.

Dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk por cidade

Quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.567,01 2.666,50 3.763,04 12,27 7.10%
Belo Horizonte, MG 43 2.294,91 2.383,86 3.364,17 10,99 6.00%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.333,67 2.424,11 3.420,98 11,29 5.20%
Curitiba, PR 44 2.367,96 2.459,74 3.471,26 11,27 6.80%
Ribeirão Preto, SP 42 2.454,52 2.549,65 3.598,15 12,11 5.30%
Fortaleza, CE 44 2.514,43 2.611,88 3.685,96 11,95 5.50%
Ourinhos, SP 43 2.213,97 2.299,78 3.245,51 10,60 4.50%
Salvador, BA 44 2.273,51 2.361,63 3.332,80 10,81 7.90%
Parauapebas, PA 43 2.774,05 2.881,56 4.066,55 13,35 7.30%
São Luís, MA 44 2.257,87 2.345,38 3.309,87 10,75 7.50%
Serra, ES 44 2.466,32 2.561,91 3.615,44 11,74 6.20%
Goiânia, GO 44 2.246,56 2.333,63 3.293,30 10,68 6.40%
Contagem, MG 43 2.380,62 2.472,88 3.489,81 11,51 7.80%
Porto Alegre, RS 43 2.006,08 2.083,83 2.940,77 9,73 7.60%
Aparecida de Goiânia, GO 44 2.257,96 2.345,47 3.310,00 10,69 7.50%
Campo Grande, MS 43 2.122,02 2.204,26 3.110,72 10,21 7.50%
Cuiabá, MT 43 2.260,35 2.347,95 3.313,50 10,88 5.50%
Mariana, MG 44 2.536,83 2.635,15 3.718,81 11,98 6.60%
Barueri, SP 43 2.784,91 2.892,85 4.082,48 13,52 5.00%
Maceió, AL 44 1.898,91 1.972,50 2.783,65 9,05 4.40%
Brasília, DF 44 2.236,08 2.322,75 3.277,93 10,65 4.70%
São Jose, SC 44 2.505,89 2.603,01 3.673,44 11,85 6.00%
Recife, PE 43 2.224,75 2.310,97 3.261,31 10,66 4.90%
Manaus, AM 43 2.198,30 2.283,50 3.222,54 10,58 4.10%
Nova Lima, MG 43 2.771,26 2.878,67 4.062,46 13,26 6.60%
Sinop, MT 44 2.788,96 2.897,05 4.088,41 13,18 4.50%
Belém, PA 43 2.375,08 2.467,14 3.481,69 11,44 6.50%
Três Lagoas, MS 43 2.496,55 2.593,31 3.659,75 11,94 7.00%
Uberlândia, MG 44 1.985,81 2.062,78 2.911,05 9,40 4.60%
Cotia, SP 40 2.249,51 2.336,69 3.297,61 11,81 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Motorista de Caminhão-guincho Pesado Com Munk no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de reboque de veículos 2.101,19 2.182,63 3.080,19 7.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.388,94 2.481,53 3.502,01 4.80%
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica 2.387,53 2.480,06 3.499,94 5.40%
Serviços de operação e fornecimento de equipamentos para transporte e elevação de cargas e pessoas para uso em obras 2.556,77 2.655,87 3.748,04 5.50%
Construção de edifícios 2.642,02 2.744,41 3.873,00 6.60%
Serviços de engenharia 2.502,58 2.599,57 3.668,60 5.90%
Instalação e manutenção elétrica 2.173,09 2.257,31 3.185,58 6.40%
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados 2.028,69 2.107,31 2.973,90 5.50%
Construção de rodovias e ferrovias 2.663,68 2.766,91 3.904,75 4.60%
Obras de montagem industrial 2.957,00 3.071,60 4.334,73 6.80%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.312,52 2.402,15 3.389,99 7.40%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 2.589,35 2.689,70 3.795,79 4.20%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.457,55 2.552,80 3.602,59 7.90%
Carga e descarga 2.634,57 2.736,68 3.862,08 8.30%
Fabricação de estruturas pré-moldadas de concreto armado, em série e sob encomenda 2.551,83 2.650,73 3.740,79 4.40%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 2.674,34 2.777,99 3.920,38 4.10%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.459,19 2.554,50 3.604,99 7.00%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 3.247,81 3.373,69 4.761,05 6.30%
Fabricação de estruturas metálicas 2.704,29 2.809,10 3.964,28 5.10%
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica 2.125,73 2.208,12 3.116,17 6.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.