O dissídio de Mecânico de Manutenção Aeronáutica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 725605 no cargo de Mecânico de Manutenção Aeronáutica.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 5.395,92
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
696 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araguari - MG
R$ 1.699,80
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São José dos Campos - SP
314 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Manutenção e Reparação de Aeronaves
R$ 5.478,89
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Fabricação de Turbinas, Motores e Outros Componentes e Peças para Aeronaves
302 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Montador de estruturas de aeronaves monta estruturas de aeronaves – tais como peças da cabine, seções da fuselagem, carenagem, componentes da asa, dentre outras partes estruturais, interpretando desenhos de projeto, procedimentos de fabricação e montagem e outros documentos técnicos Confecciona componentes estruturais, aplicando técnicas de fabricação mecânica.
Monta sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos Instala sistemas hidráulicos, pneumáticos, de ar-condicionado, de pressurização e de oxigênio, sistemas motopropulsor, de hélice e rotor, e sistema de comando de voo Realiza ensaios diversificados com os elementos da estrutura das aeronaves.
Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico de Manutenção Aeronáutica
O Montador de estruturas de aeronaves planeja o trabalho, interpretando desenhos de projeto, procedimentos de fabricação e montagem e outros documentos técnicos, conforme tipo e modelo de aeronave Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas às suas estruturas, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Confecciona componentes da estrutura da aeronave – tais como peças para asas e outros subconjuntos, suportes do motor, superfícies de comando de voo, entre outros, aplicando técnicas de fabricação mecânica.
Examina dimensões e estado das peças, valendo-se de instrumentos de medição para detectar possíveis defeitos e comprovar a exatidão de seus ajustes ou, quando necessário, realizar ajustes Coloca ou recebe peças na área de trabalho, de acordo com o sistema de produção, utilizando sistemas de informação e observando a ordem em que as peças serão montadas, para facilitar a montagem.
Monta estruturas de aeronaves, guiando-se pelas coordenadas de projeto e aplicando conhecimentos de processos de montagem mecânica, para posicionar as partes e armar os conjuntos Monta peças da cabine, peças das portas, seções da fuselagem, superfícies de comando de voo, carenagem, componentes da asa e outras partes da estrutura.
Monta o interior da aeronave e as portas na estrutura.
Faz a junção das estruturas, executando sua metalização para eliminar energia estática Instala asas e suportes para equipamentos.
Prepara superfícies externas para instalação de acessórios.
Aplica selagem e vedação na estrutura Monta sistemas elétricos e equipamentos eletrônicos, aplicando conhecimentos de montagem e instalação eletroeletrônicas e garantindo o aterramento das instalações Monta cablagem e painéis elétricos.
Instala instrumentos de rádio navegação e de controle Instala sistemas hidráulicos, montando reservatório e tubulações do sistema e montando bombas, válvulas e elementos filtrantes Descontamina, abastece e pressuriza o sistema e regula seus atuadores.
Instala componentes de controle de voo e atuadores, ajustando tensionamento de cabos, regulando batentes, balanceando comando, regulando sistema de compensadores e lubrificando componentes, para compor o sistema de comando de voo da aeronave Instala elementos do sistema de oxigênio, como reservatório, mangueiras, manômetros, sensores, entre outros.
Efetua limpeza do sistema e o reabastece, quando necessário Instala componentes, conjuntos e subsistemas dos sistemas pneumáticos, de ar-condicionado e de pressurização, aplicando técnicas de montagem mecânica e procedimentos de instalação, conforme especificações Efetua limpeza e abastecimento do sistema de ar-condicionado e regula sistemas pneumáticos e de pressurização.
Instala sistema motopropulsor e unidade auxiliar de partida, fixando berço do motor e pré-equipando o motor da aeronave Instala motor, liga seus comandos e conecta sistemas de combustível e lubrificação Instala sistema de arrefecimento, conecta sistema hidráulico e instala sistemas de detecção e extinção de fogo e de exaustão de gases.
Instala sistemas de hélice e rotor da aeronave, realizando montagem das partes Executa regulagem do governador da hélice e lubrificação de seus mancais Efetua balanceamento das hélices.
Realiza ensaios em sistemas, componentes, motores e outras partes da estrutura da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, para garantir o atendimento de requisitos técnicos e de segurança Mantém área de trabalho limpa e organizada Trabalha comprometido com segurança de voo e das pessoas, assegurando a integridade de componentes, conectores e outros elementos durante a fase de montagem, e seguindo recomendações ergonômicas aplicadas a processos de fabricação e manutenção de aeronaves Cumpre procedimentos de prevenção e combate a incêndios Usa equipamentos de proteção individual e coletiva.
Faz descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Funções do Montador de estruturas de aeronaves
O profissional Mecânico de Manutenção Aeronáutica deve instalar sistemas pneumáticos, de ar condicionado e pressurização, instalar sistema de oxigênio, instalar sistema motopropulsor e unidade auxiliar de partida, demonstrar competências pessoais, montar estrutura da aeronave, ensaiar sistemas da aeronave, fabricar componentes da estrutura da aeronave, ler e interpretar documentação técnica, instalar sistemas de hélice e rotor na aeronave, montar sistema elétrico e equipamentos eletrônicos, trabalhar comprometido com a segurança de voo e das pessoas, instalar sistema de comando de voo, instalar sistemas hidráulicos.
Condições de trabalho da profissão
Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves os profissionais dessas ocupações são empregados assalariados, com registro em carteira que se organizam em equipe, sob supervisão permanente de profissionais de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e, ou abertos, em turnos diurnos ou noturnos. Atuam principalmente em indústrias de transporte aéreo. Podem executar algumas atividades que os submetem a pressões e posições desconfortáveis ou exposições a material tóxico, ruídos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais que completaram o curso técnico de nível médio em mecânica, preferencialmente nas áreas de montagem de sistemas e estruturas de aeronaves. É a prática profissional superior a três anos após formado que os qualificam para o pleno exercício na área.
Atividades exercidas por um Montador de estruturas de aeronaves
Um Montador de estruturas de aeronaves deve ensaiar componentes do sistema elétrico, ensaiar motor da aeronave, participar de treinamentos de atualização profissional, reabastecer sistema de oxigênio, montar pás do rotor principal, instalar instrumentos de controle do motopropulsor, verificar condições gerais dos equipamentos eletrônicos, prevenir contaminação dos diversos sistemas da aeronave, calibrar bússolas magnéticas e elétricas, montar seções da fuselagem, montar hélices, efetuar calibração do 'adf' quanto a erro quadrantal, garantir o aterramento na fixação dos componentes, relacionar-se adequadamente com toda a equipe de trabalho, instalar sistema de detecção e extinção de fogo, consultar sistematicamente a documentação técnica durante o serviço, lacrar componentes instalados, regular governador de hélices, lubrificar mancais, regular batentes de comando, abastecer sistema de ar condicionado, montar governador de hélices, atuar de maneira organizada, instalar equipamentos anemo-barométricos, conectar sistema de combustível, ensaiar sistema de comando de voo, isolar área na execução de ensaios de sistemas pressurizados, cumprir as normas de trabalho definidas pela empresa, ajustar tensionamento de cabos de comando, montar sensores de temperatura, montar filtros e secadores, montar portas na estrutura, instalar manômetros e válvulas reguladoras, montar árvores de transmissão, prestar informações para revisão da documentação técnica, instalar suportes para equipamentos, interpretar procedimentos de fabricação e montagem, obedecer normas de segurança - realização de ensaios de radar e sinais de alta frequência de rádio, descontaminar sistema hidráulico, montar bombas principais e de emergência, instalar válvulas de pressurização, montar conjunto de condensador e evaporador, instalar sensores de despressurização, montar reservatório do sistema, instalar sistema pneumático do motor, interpretar ordens de serviço, montagem e fabricação, montar carenagem, fabricar peças para montagem da asa, instalar sistema de arrefecimento, prevenir explosões por meio de destanqueamento do sistema de combustível, pré-equipar o motor da aeronave, ensaiar o sistema de ar condicionado, ensaiar sistema de combustível, ensaiar sistema de oxigênio, instalar sistema de exaustão de gases de combustão, sugerir melhorias nos processos de montagem e fabricação, utilizar ferramentas específicas para as operações de montagem, instalar componentes de controle de voo, agir com profissionalismo, responsabilidade e transparência, zelar pela segurança de voo durante o processo de construção da aeronave, socializar conhecimentos, montar tubulações do sistema de ar condicionado, controlar condições de montagem e isolamento da cablagem, ler e interpretar textos técnicos em idioma estrangeiro, instalar máscaras por oxigênio, aplicar procedimentos conforme normas técnicas, verificar condições gerais dos componentes elétricos, instalar spinners, aplicar selagem e vedação na estrutura, montar conjunto de transmissão principal, fabricar superfícies de comando de voo da aeronave, instalar reservatório de pressão, instalar válvulas de sangria, buscar autodesenvolvimento, montar válvulas reguladoras, realizar a junção das estruturas, regular o sistema pneumático e de pressurização, montar superfícies de comando de voo, instalar motor, proteger tubulações contra a entrada de corpos estranhos, instalar mangueiras de ligação, regular atuadores do sistema, liderar e ser liderado no trabalho em equipe, participar nas ações definidas pela cipa e comissão de segurança, ensaiar vedação da aeronave, metalizar junções da estrutura eliminando energia estática, cumprir instruções de segurança na área de movimentação de aeronaves 'fod', montar transmissão traseira da aeronave, interpretar desenhos de projeto, identificar possíveis irregularidades nas peças, fabricar peças de materiais compósitos, montar elementos filtrantes, pressurizar o sistema, regular sistema de compensadores, instalar equipamentos eletrônicos, disponibilizar equipamentos de combate a incêndio nas áreas de trabalho, lubrificar componentes do sistema, efetuar pesagem e balanceamento da superfície de comando, operar equipamentos de combate a incêndios, montar tubulações do sistema, montar peças das portas, ligar comandos do motor, trabalhar comprometido com a qualidade, montar interior da aeronave, montar suportes de fixação dos sistemas de comando, utilizar epi's e ou epc's especificados por área e tipo de serviço, abastecer o sistema, promover a limpeza e organização da área de trabalho, fabricar suporte do motor, instalar asas na fuselagem, balancear spinners, ensaiar componentes do sistema eletrônico, manter a ética profissional, balancear hélices, montar peças da cabine da aeronave, montar compressor do sistema de ar condicionado, instalar instrumentos de rádio navegação, montar painéis elétricos, assegurar a integridade dos conectores durante a fase de montagem, instalar sistema de descongelamento, ensaiar sistema de piloto automático, instalar instrumentos de controle de voo, instalar atuadores do sistema do piloto atomático, montar cablagem da aeronave, ensaiar sistema hidráulicos, receber treinamento e habilitação para a função, montar pás do rotor de cauda, montar cabeça do rotor principal, ensaiar componentes instalados no sistema motopropulsor, ensaiar sistema de trem de pouso, atender aos procedimentos de segurança no manuseio de inflamáveis, interpretar esquemas elétricos de montagem, efetuar limpeza do sistema de ar condicionado, instalar berço do motor, ensaiar o sistema pneumático e de pressurização, instalar bombas de vácuo, instalar sistema anticongelamento, balancear comandos de voo, conectar sistema de lubrificação, instalar canopi, atender normas de limpeza no interior da aeronave, conectar sistema hidráulico, ensaiar instrumentos pós-montagem, efetuar limpeza do sistema, manter a integridade dos componentes durante manuseio e transporte, fabricar peças primárias para montagem dos subconjuntos, cumprir normas de segurança em situações de testes operacionais, utilizar equipamentos adequados na limpeza dos ambientes, montar conjunto do mastro, seguir normas de trabalho estabelecidas, ativar capacidade de acumulação de carga de baterias, preparar superfícies externas para instalação dos acessórios, estabelecer o centro de gravidade da aeronave, comunicar discrepâncias nas características técnicas dos componentes, montar componentes da asa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Manutenção Aeronáutica ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção Aeronáutica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção Aeronáutica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Manutenção Aeronáutica ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves 2025
O salário de Mecânico de Manutenção Aeronáutica mostrado aqui é resultado do levantamento de 768 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Montadores de sistemas e estruturas de aeronaves que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção Aeronáutica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: