O dissídio de Analista de Inteligência de Mercado 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142335 no cargo de Analista de Inteligência de Mercado.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.069,17

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

34.004 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 6.941,76

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

21.509 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Analista de pesquisa de mercado Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Analista de Inteligência de Mercado

O Analista de pesquisa de mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

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Funções do Analista de pesquisa de mercado

O profissional Analista de Inteligência de Mercado deve elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado

Um Analista de pesquisa de mercado deve agir com empatia, revisar planos, avaliar alternativas de soluções, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar visão sistêmica, elaborar relatórios, recomendar doações e/ou patrocínios, detectar expectativas e necessidades, demonstrar capacidade de organização, demonstrar flexibilidade, pensar estrategicamente, identificar necessidade de recursos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, liderar pessoas, saber ouvir, analisar contexto, demonstrar capacidade de abstração, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, contratar serviços de terceiros, demonstrar criatividade, negociar com partes interessadas, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar recomendações de ações e soluções, analisar fatores econômico-financeiros, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, acompanhar atuação da concorrência, monitorar metas e indicadores de desempenho, participar da elaboração de projetos educacionais, monitorar mídias, analisar demanda do cliente, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, analisar tendências do mercado, demonstrar habilidades comunicativas, monitorar a execução de serviços de terceiros, pesquisar mercado, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Analista de Inteligência de Mercado ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Inteligência de Mercado e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Inteligência de Mercado em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Inteligência de Mercado ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024

O salário de Analista de Inteligência de Mercado mostrado aqui é resultado do levantamento de 66622 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Inteligência de Mercado com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Inteligência de Mercado CBO 142335 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Inteligência de Mercado em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Analista de Inteligência de Mercado por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 4.880,04 5.069,17 7.153,77 23,89 7.40%
Minas Gerais 43h 3.373,69 3.504,44 4.945,57 16,39 6.30%
Paraná 43h 3.497,46 3.633,01 5.127,01 16,89 5.50%
Santa Catarina 43h 3.412,32 3.544,57 5.002,21 16,47 7.90%
Rio de Janeiro 42h 4.496,07 4.670,32 6.590,90 22,15 5.30%
Rio Grande do Sul 43h 3.517,43 3.653,76 5.156,29 17,06 6.60%
Goiás 44h 2.956,18 3.070,75 4.333,53 14,10 5.50%
Ceará 44h 3.135,70 3.257,23 4.596,69 14,95 4.40%
Pernambuco 43h 2.781,45 2.889,25 4.077,39 13,40 8.10%
Distrito Federal 43h 4.145,40 4.306,07 6.076,85 20,22 6.70%
Bahia 43h 2.834,40 2.944,25 4.155,02 13,61 5.20%
Espírito Santo 43h 3.121,81 3.242,80 4.576,34 15,22 4.90%
Mato Grosso 43h 3.876,82 4.027,07 5.683,12 18,80 6.50%
Pará 43h 2.592,26 2.692,73 3.800,06 12,45 4.70%
Mato Grosso do Sul 44h 2.741,71 2.847,97 4.019,15 13,09 6.30%
Amazonas 43h 2.818,28 2.927,51 4.131,39 13,52 4.30%
Rio Grande do Norte 43h 2.370,60 2.462,48 3.475,13 11,41 4.20%
Paraíba 43h 2.199,11 2.284,34 3.223,73 10,56 7.40%
Alagoas 43h 3.035,17 3.152,80 4.449,33 14,80 7.70%
Maranhão 43h 2.625,64 2.727,40 3.848,99 12,54 7.40%
Rondônia 43h 2.182,75 2.267,35 3.199,75 10,52 6.90%
Sergipe 43h 2.703,42 2.808,19 3.963,01 13,22 5.50%
Piauí 43h 2.574,90 2.674,69 3.774,61 12,30 7.00%
Tocantins 44h 2.833,91 2.943,75 4.154,31 13,45 7.70%
Amapá 43h 1.924,72 1.999,31 2.821,49 9,21 5.50%
Roraima 43h 2.992,25 3.108,22 4.386,41 14,62 6.40%
Acre 43h 2.523,06 2.620,85 3.698,62 12,08 7.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Inteligência de Mercado.

Dissídio de Analista de Inteligência de Mercado por cidade

Quanto ganha um Analista de Inteligência de Mercado nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Analista de Inteligência de Mercado na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.379,37 5.587,86 7.885,76 26,49 4.70%
Rio de Janeiro, RJ 42 4.875,65 5.064,62 7.147,34 24,11 6.30%
Belo Horizonte, MG 42 3.851,08 4.000,34 5.645,40 18,83 5.50%
Curitiba, PR 43 4.024,79 4.180,78 5.900,04 19,65 4.60%
Barueri, SP 42 5.129,43 5.328,23 7.519,35 25,24 6.00%
Porto Alegre, RS 42 4.109,81 4.269,09 6.024,67 20,13 5.70%
Brasília, DF 43 4.145,40 4.306,07 6.076,85 20,22 5.30%
Goiânia, GO 44 2.966,11 3.081,07 4.348,10 14,16 7.00%
Campinas, SP 43 4.351,66 4.520,32 6.379,21 21,19 7.10%
Fortaleza, CE 43 3.168,11 3.290,89 4.644,21 15,14 7.10%
Florianópolis, SC 42 4.118,19 4.277,80 6.036,96 20,46 4.60%
Recife, PE 43 2.849,32 2.959,76 4.176,90 13,77 6.60%
Osasco, SP 42 6.682,75 6.941,76 9.796,41 33,28 8.30%
Joinville, SC 43 3.720,62 3.864,82 5.454,15 17,84 4.80%
Maringá, PR 43 2.866,22 2.977,30 4.201,66 13,69 4.30%
Ribeirão Preto, SP 43 3.492,47 3.627,83 5.119,70 16,81 6.60%
Londrina, PR 44 2.808,03 2.916,87 4.116,37 13,39 6.80%
Guarulhos, SP 43 3.696,47 3.839,73 5.418,75 17,69 8.00%
Blumenau, SC 43 3.503,46 3.639,24 5.135,81 16,86 4.80%
São Bernardo do Campo, SP 43 3.826,63 3.974,94 5.609,55 18,42 4.60%
Salvador, BA 43 3.111,46 3.232,05 4.561,17 14,93 6.40%
Uberlândia, MG 43 3.379,57 3.510,56 4.954,20 16,40 8.10%
Caxias do Sul, RS 43 3.085,32 3.204,90 4.522,84 14,89 6.00%
Sorocaba, SP 43 3.570,84 3.709,23 5.234,58 17,15 5.00%
São José do Rio Preto, SP 43 2.853,31 2.963,90 4.182,74 13,64 7.00%
Jundiaí, SP 43 4.340,38 4.508,60 6.362,67 21,11 5.00%
Manaus, AM 43 2.825,97 2.935,49 4.142,65 13,56 6.80%
Itajaí, SC 44 3.228,06 3.353,17 4.732,10 15,36 7.70%
Santo André, SP 43 3.657,22 3.798,97 5.361,21 17,50 6.90%
Vitoria, ES 42 3.143,01 3.264,82 4.607,42 15,63 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Inteligência de Mercado. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Analista de Inteligência de Mercado no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.525,73 4.701,13 6.634,38 5.60%
Agências de publicidade 3.437,82 3.571,06 5.039,59 8.30%
Locação de mão-de-obra temporária 5.150,57 5.350,19 7.550,35 8.20%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.792,90 4.978,66 7.026,03 5.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 4.647,38 4.827,50 6.812,71 4.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.211,11 4.374,32 6.173,17 6.10%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.253,35 5.456,96 7.701,02 4.60%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.836,81 5.024,27 7.090,40 6.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.819,86 2.929,15 4.133,70 7.60%
Marketing direto 2.650,64 2.753,37 3.885,64 5.20%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 7.857,56 8.162,10 11.518,60 6.20%
Consultoria em tecnologia da informação 4.823,39 5.010,33 7.070,73 4.10%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.968,24 3.083,28 4.351,22 6.70%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.984,33 3.100,00 4.374,81 4.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 3.976,80 4.130,93 5.829,69 7.70%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 4.594,92 4.773,01 6.735,81 5.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.140,11 5.339,32 7.535,01 6.20%
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 4.809,76 4.996,17 7.050,75 5.10%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 3.548,00 3.685,51 5.201,10 8.10%
Holdings de instituições não-financeiras 5.155,47 5.355,28 7.557,53 7.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.