O dissídio de Gerente de Mercado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142320 no cargo de Gerente de Mercado.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 9.700,12

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

24.388 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 3.306,09

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

10.957 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Limpeza em Prédios e em Domicílios

R$ 41.136,35

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

6.108 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de vendas Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.

Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.

Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Gerente de Mercado

O Gerente de vendas planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.

Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.

Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.

Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.

Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.

Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .

Funções do Gerente de vendas

O profissional Gerente de Mercado deve coordenar atividades de negócios e relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de vendas

Um Gerente de vendas deve dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, trabalhar em equipe, cobrar resultados da equipe, identificar necessidade de recursos, estabelecer política comercial, planejar campanhas publicitárias, estabelecer metas e indicadores de desempenho, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de organização, elaborar orçamentos, atender a auditoria interna e externa, realizar campanhas de vendas, implementar serviços de atendimento a clientes, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de negociação, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, criar programas e ações de fidelização de clientes, analisar tendências do mercado, demonstrar criatividade, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar flexibilidade, gerenciar remanejamentos, examinar currículos, saber ouvir, pensar estrategicamente, autorizar pagamentos, listar atividades de cargos / funções, realizar ações para ampliação de participação no mercado, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, captar recursos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, coordenar serviços de atendimento a clientes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, identificar necessidade de contratação de pessoal, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, delegar atribuições, elaborar relatórios, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, representar empresa publicamente, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar visão sistêmica, planejar campanhas de vendas, negociar com clientes, tomar decisões, otimizar custos e recursos, entrevistar candidatos, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar habilidades comunicativas, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), gerenciar equipes, agir com empatia, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), formular plano de incentivos, avaliar nível de satisfação da equipe, monitorar contratos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, administrar orçamentos, liderar pessoas, avaliar desempenho, revisar planos, definir perfis profissionais, dimensionar equipe, pesquisar mercado, negociar condições e prioridades de projetos, gerir nível de satisfação do cliente, gerir lucratividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Mercado ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Mercado e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 6.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Mercado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Mercado ficou em 9.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025

O salário de Gerente de Mercado mostrado aqui é resultado do levantamento de 63.241 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Mercado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Mercado CBO 142320 salário