O dissídio de Gerente de Comunicação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142310 no cargo de Gerente de Comunicação.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 13.119,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.026 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Osasco - SP
R$ 17.112,52
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.530 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de comunicação Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente de Comunicação
O Gerente de comunicação planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.
Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.
Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.
Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.
Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.
Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.
Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do Gerente de comunicação
O profissional Gerente de Comunicação deve assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, gerenciar recursos humanos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de comunicação
Um Gerente de comunicação deve relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de organização, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, identificar necessidade de recursos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, tomar decisões, revisar planos, identificar necessidade de contratação de pessoal, realizar ações para ampliação de participação no mercado, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, cobrar resultados da equipe, pensar estrategicamente, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, estabelecer metas e indicadores de desempenho, recomendar doações e/ou patrocínios, demonstrar capacidade de síntese, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, pesquisar mercado, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, avaliar nível de satisfação da equipe, criar programas e ações de fidelização de clientes, analisar tendências do mercado, implementar campanhas institucionais e publicitárias, liderar pessoas, demonstrar capacidade de negociação, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), planejar racionalização do uso de recursos, elaborar relatórios, gerenciar remanejamentos, planejar campanhas de vendas, contratar serviços de terceiros, examinar currículos, negociar condições e prioridades de projetos, formular plano de incentivos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar visão sistêmica, monitorar a execução de serviços de terceiros, monitorar metas e indicadores de desempenho, delegar atribuições, demonstrar flexibilidade, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), entrevistar candidatos, captar recursos, otimizar custos e recursos, monitorar contratos, listar atividades de cargos / funções, gerir nível de satisfação do cliente, elaborar orçamentos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, agir com empatia, administrar orçamentos, acompanhar atuação da concorrência, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar desempenho, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, dimensionar equipe, coordenar serviços de atendimento a clientes, implementar serviços de atendimento a clientes, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, demonstrar criatividade, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de abstração, atender a auditoria interna e externa, representar empresa publicamente, saber ouvir, gerenciar equipes, trabalhar em equipe, demonstrar habilidades comunicativas, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), definir perfis profissionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Comunicação ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Comunicação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 7.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Comunicação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Comunicação ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Gerente de Comunicação mostrado aqui é resultado do levantamento de 3943 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Comunicação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Comunicação em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 11.918,53 | 12.380,46 | 17.471,68 | 59,31 | 5.90% |
Minas Gerais | 42h | 5.730,43 | 5.952,53 | 8.400,38 | 28,51 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 41h | 10.217,10 | 10.613,09 | 14.977,51 | 51,32 | 5.30% |
Paraná | 42h | 6.916,23 | 7.184,28 | 10.138,68 | 33,82 | 8.30% |
Rio Grande do Sul | 42h | 6.852,53 | 7.118,11 | 10.045,29 | 34,28 | 7.60% |
Ceará | 42h | 5.008,08 | 5.202,18 | 7.341,48 | 24,63 | 5.60% |
Bahia | 40h | 5.502,64 | 5.715,91 | 8.066,46 | 28,43 | 4.50% |
Santa Catarina | 42h | 6.205,91 | 6.446,43 | 9.097,40 | 30,56 | 7.10% |
Distrito Federal | 41h | 12.010,26 | 12.475,75 | 17.606,15 | 60,79 | 5.40% |
Espírito Santo | 42h | 6.336,56 | 6.582,15 | 9.288,93 | 31,41 | 4.60% |
Goiás | 43h | 5.466,20 | 5.678,06 | 8.013,05 | 26,57 | 5.30% |
Pernambuco | 43h | 5.057,32 | 5.253,33 | 7.413,65 | 24,48 | 5.90% |
Pará | 44h | 6.095,75 | 6.332,00 | 8.935,91 | 28,92 | 5.20% |
Mato Grosso | 44h | 12.629,52 | 13.119,00 | 18.513,93 | 60,13 | 5.10% |
Maranhão | 42h | 3.620,67 | 3.761,00 | 5.307,64 | 17,99 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 7.485,20 | 7.775,30 | 10.972,74 | 36,45 | 7.60% |
Paraíba | 41h | 5.477,86 | 5.690,17 | 8.030,14 | 27,56 | 5.40% |
Alagoas | 42h | 5.224,17 | 5.426,64 | 7.658,24 | 25,78 | 7.90% |
Rio Grande do Norte | 42h | 3.873,14 | 4.023,25 | 5.677,73 | 19,39 | 5.60% |
Amazonas | 41h | 5.010,85 | 5.205,06 | 7.345,53 | 25,19 | 5.60% |
Sergipe | 40h | 2.991,96 | 3.107,92 | 4.385,99 | 15,66 | 4.90% |
Amapá | 44h | 2.181,46 | 2.266,01 | 3.197,86 | 10,39 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Comunicação. |
Dissídio de Gerente de Comunicação por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 12.592,69 | 13.080,75 | 18.459,95 | 63,03 | 4.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 11.501,11 | 11.946,86 | 16.859,77 | 58,59 | 4.80% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 6.687,31 | 6.946,49 | 9.803,10 | 33,42 | 4.20% |
Brasília, DF | 41 | 12.010,26 | 12.475,75 | 17.606,15 | 60,79 | 6.00% |
Barueri, SP | 42 | 11.966,53 | 12.430,31 | 17.542,03 | 58,61 | 5.30% |
Curitiba, PR | 42 | 7.791,28 | 8.093,24 | 11.421,43 | 38,71 | 8.30% |
Fortaleza, CE | 42 | 4.357,51 | 4.526,39 | 6.387,78 | 21,54 | 5.70% |
Porto Alegre, RS | 41 | 7.580,99 | 7.874,81 | 11.113,17 | 38,60 | 7.50% |
Salvador, BA | 42 | 5.692,31 | 5.912,93 | 8.344,50 | 28,31 | 6.40% |
Campinas, SP | 42 | 10.042,75 | 10.431,98 | 14.721,92 | 49,95 | 5.20% |
Vitoria, ES | 42 | 7.695,94 | 7.994,21 | 11.281,67 | 37,86 | 7.90% |
Niterói, RJ | 43 | 6.494,55 | 6.746,26 | 9.520,53 | 31,22 | 5.70% |
Goiânia, GO | 42 | 6.465,57 | 6.716,16 | 9.478,04 | 31,64 | 8.20% |
Recife, PE | 43 | 5.512,66 | 5.726,32 | 8.081,15 | 26,54 | 6.20% |
Florianópolis, SC | 41 | 6.169,49 | 6.408,60 | 9.044,01 | 31,45 | 7.00% |
Guarulhos, SP | 43 | 7.566,24 | 7.859,48 | 11.091,54 | 36,56 | 5.00% |
Uberlândia, MG | 42 | 3.295,23 | 3.422,95 | 4.830,57 | 16,42 | 8.10% |
Osasco, SP | 43 | 16.474,03 | 17.112,52 | 24.149,70 | 79,67 | 4.20% |
Nova Lima, MG | 42 | 7.129,60 | 7.405,92 | 10.451,45 | 35,35 | 4.90% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 5.481,86 | 5.694,32 | 8.035,99 | 26,52 | 7.30% |
Belém, PA | 44 | 6.292,90 | 6.536,79 | 9.224,91 | 30,00 | 4.50% |
Sorocaba, SP | 43 | 10.345,32 | 10.746,28 | 15.165,47 | 50,11 | 7.70% |
Cuiabá, MT | 44 | 18.750,07 | 19.476,76 | 27.486,19 | 89,01 | 5.40% |
Natal, RN | 41 | 3.250,46 | 3.376,44 | 4.764,93 | 16,42 | 6.30% |
Manaus, AM | 41 | 5.010,85 | 5.205,06 | 7.345,53 | 25,19 | 7.70% |
Londrina, PR | 42 | 2.806,17 | 2.914,93 | 4.113,64 | 14,04 | 7.80% |
Lagoa da Prata, MG | 44 | 1.662,11 | 1.726,53 | 2.436,54 | 7,85 | 4.70% |
São José dos Campos, SP | 42 | 9.408,54 | 9.773,19 | 13.792,22 | 46,25 | 4.10% |
Aparecida de Goiânia, GO | 43 | 1.730,85 | 1.797,93 | 2.537,30 | 8,32 | 6.50% |
Limeira, SP | 42 | 9.006,37 | 9.355,43 | 13.202,66 | 44,25 | 7.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Comunicação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Comunicação no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 8.495,03 | 8.824,27 | 12.453,08 | 4.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.429,95 | 7.717,91 | 10.891,75 | 5.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 11.077,52 | 11.506,86 | 16.238,82 | 5.20% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 6.599,10 | 6.854,86 | 9.673,78 | 5.80% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 11.624,76 | 12.075,30 | 17.041,03 | 6.30% | |
Atividades de teleatendimento | 1.999,61 | 2.077,11 | 2.931,28 | 6.50% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 12.863,84 | 13.362,40 | 18.857,42 | 4.20% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 8.119,34 | 8.434,02 | 11.902,35 | 5.90% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 12.515,21 | 13.000,26 | 18.346,36 | 7.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.378,69 | 8.703,43 | 12.282,54 | 6.40% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 18.026,12 | 18.724,76 | 26.424,95 | 4.10% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 10.250,43 | 10.647,71 | 15.026,37 | 4.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 16.022,84 | 16.643,84 | 23.488,29 | 7.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 12.245,52 | 12.720,12 | 17.951,02 | 5.50% | |
Comércio atacadista de equipamentos de informática | 15.143,62 | 15.730,54 | 22.199,41 | 6.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 11.770,65 | 12.226,85 | 17.254,89 | 6.30% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 16.649,21 | 17.294,48 | 24.406,49 | 7.70% | |
Hotéis | 4.743,80 | 4.927,65 | 6.954,05 | 4.50% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 11.137,76 | 11.569,43 | 16.327,13 | 5.50% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 9.426,49 | 9.791,83 | 13.818,53 | 7.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |