O dissídio de Vice-presidente de Vendas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123305 no cargo de Vice-presidente de Vendas.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 35.970,54

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.701 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 8.817,50

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.770 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Outros Produtos Químicos e Petroquímicos

R$ 58.092,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

265 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor comercial Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.

Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica

O que faz um Vice-presidente de Vendas

O Diretor comercial estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.

Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.

Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.

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Funções do Diretor comercial

O profissional Vice-presidente de Vendas deve definir plano de marketing e vendas, demonstrar competências pessoais, gerir qualidade da venda, participar na definição de políticas de recursos humanos, atuar na definição do planejamento estratégico, comunicar-se, executar plano de marketing e vendas.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Diretor comercial

Um Diretor comercial deve definir perfil de qualificação do pessoal, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, orientar planejamento da produção, transformar dados em informação, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, zelar pela apresentação pessoal, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, definir plano de investimento com grupo gestor, promover campanhas internas de conscientização, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, tomar decisões, trabalhar em equipe, avaliar nível de satisfação da equipe, redigir relatórios, analisar plano de marketing e vendas, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, mostrar coerência, delegar responsabilidades, implementar planos de marketing e vendas, validar métodos, minimizar rupturas de vendas, instituir metodologia de trabalho, dimensionar recursos, revisar plano de marketing e vendas, fazer exposições na mídia, estimular processo de comunicação, contribuir na elaboração de descrição de cargos, mostrar criatividade, avaliar resultados (negócios e processos), demonstrar capacidade de liderança, elaborar plano de contingência, disseminar informações ao público de interesse da empresa, focalizar na busca de resultados, definir metas e padrões de qualidade, expor ideias em público, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, dialogar com públicos de interesse da empresa, aprovar normas e instruções, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, avaliar desempenho da equipe, manipular tendência de mercado, aprovar contratação de terceiros, trabalhar com responsabilidade social, gerir pós-venda, trabalhar com ética, administrar conflitos, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, motivar equipe, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, utilizar tecnologia da informação, fazer cumprir política comercial da empresa, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), mostrar versatilidade, promover inovação, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), promover treinamento e desenvolvimento da equipe, implantar novas metodologias de trabalho, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), monitorar rentabilidade de produtos e clientes, aproveitar oportunidades, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), atuar na definição de linhas de produto, demonstrar visão de futuro, promover rastreabilidade do produto, realizar ações preventivas e corretivas, prospectar formadores de opinião, gerenciar custos e prazos logísticos, mostrar otimismo, demonstrar respeito a chefes e subordinados, avaliar exequibilidade de projetos, analisar viabilidade econômica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Vice-presidente de Vendas ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente de Vendas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente de Vendas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vice-presidente de Vendas ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2025

O salário de Vice-presidente de Vendas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.517 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente de Vendas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Vice-presidente de Vendas CBO 123305 salário