O dissídio de Vice-presidente de Marketing 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123310 no cargo de Vice-presidente de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 33.881,04
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
739 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 38.648,10
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
538 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de marketing Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.
Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.
Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
O que faz um Vice-presidente de Marketing
O Diretor de marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing.
Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.
Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.
Funções do Diretor de marketing
O profissional Vice-presidente de Marketing deve comunicar-se, gerir qualidade da venda, atuar na definição do planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, participar na definição de políticas de recursos humanos, executar plano de marketing e vendas, definir plano de marketing e vendas.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor de marketing
Um Diretor de marketing deve promover campanhas internas de conscientização, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), dimensionar recursos, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, atuar na definição de linhas de produto, disseminar plano de marketing, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, demonstrar visão de futuro, avaliar resultados (negócios e processos), instituir metodologia de trabalho, estimular processo de comunicação, redigir relatórios, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, dialogar com públicos de interesse da empresa, avaliar exequibilidade de projetos, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), manipular tendência de mercado, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, gerir pós-venda, trabalhar com ética, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, promover inovação, minimizar rupturas de vendas, implantar novas metodologias de trabalho, elaborar plano de contingência, fazer exposições na mídia, definir metas e padrões de qualidade, realizar pesquisas (top of mind), implementar planos de marketing e vendas, mostrar criatividade, avaliar nível de satisfação da equipe, trabalhar em equipe, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, realizar ações preventivas e corretivas, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, analisar plano de marketing e vendas, promover rastreabilidade do produto, administrar conflitos, motivar equipe, focalizar na busca de resultados, validar métodos, mostrar coerência, disseminar informações ao público de interesse da empresa, revisar plano de marketing e vendas, avaliar desempenho da equipe, prospectar formadores de opinião, contribuir na elaboração de descrição de cargos, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), mostrar otimismo, aprovar contratação de terceiros, aproveitar oportunidades, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, transformar dados em informação, definir perfil de qualificação do pessoal, monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores, orientar planejamento da produção, zelar pela apresentação pessoal, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), analisar viabilidade econômica, aprovar normas e instruções, gerenciar custos e prazos logísticos, definir plano de investimento com grupo gestor, trabalhar com responsabilidade social, tomar decisões, delegar responsabilidades, mostrar versatilidade, utilizar tecnologia da informação, demonstrar capacidade de liderança, expor ideias em público, demonstrar respeito a chefes e subordinados.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Vice-presidente de Marketing ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 3.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente de Marketing em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Vice-presidente de Marketing ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2024
O salário de Vice-presidente de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 1291 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente de Marketing com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Vice-presidente de Marketing em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 32.616,91 | 33.881,04 | 47.813,94 | 159,93 | 6.30% |
Paraná | 43h | 8.550,00 | 8.881,38 | 12.533,67 | 41,42 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 43h | 24.369,98 | 25.314,49 | 35.724,57 | 118,21 | 5.40% |
Minas Gerais | 42h | 10.434,16 | 10.838,56 | 15.295,70 | 51,45 | 8.10% |
Santa Catarina | 43h | 11.276,69 | 11.713,74 | 16.530,78 | 54,48 | 7.10% |
Rio Grande do Sul | 40h | 14.380,42 | 14.937,76 | 21.080,62 | 74,10 | 5.30% |
Goiás | 43h | 6.631,42 | 6.888,43 | 9.721,16 | 31,94 | 6.70% |
Ceará | 43h | 13.062,52 | 13.568,79 | 19.148,68 | 63,37 | 8.20% |
Pernambuco | 43h | 7.680,37 | 7.978,04 | 11.258,85 | 36,80 | 6.20% |
Bahia | 43h | 4.129,15 | 4.289,19 | 6.053,03 | 19,86 | 4.40% |
Paraíba | 42h | 6.035,67 | 6.269,60 | 8.847,85 | 29,53 | 4.60% |
Pará | 43h | 3.209,33 | 3.333,71 | 4.704,64 | 15,45 | 6.70% |
Distrito Federal | 42h | 7.707,05 | 8.005,75 | 11.297,95 | 37,82 | 5.40% |
Maranhão | 44h | 4.985,94 | 5.179,18 | 7.309,02 | 23,74 | 5.40% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 3.226,58 | 3.351,64 | 4.729,93 | 15,23 | 7.50% |
Rondônia | 42h | 1.675,08 | 1.740,00 | 2.455,54 | 8,33 | 5.70% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.973,36 | 3.088,60 | 4.358,72 | 14,04 | 5.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Vice-presidente de Marketing. |
Dissídio de Vice-presidente de Marketing por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 37.206,11 | 38.648,10 | 54.541,36 | 183,15 | 8.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 26.304,01 | 27.323,48 | 38.559,71 | 127,66 | 8.20% |
Barueri, SP | 43 | 34.743,15 | 36.089,69 | 50.930,85 | 169,67 | 8.20% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 13.757,54 | 14.290,74 | 20.167,52 | 67,99 | 6.40% |
Curitiba, PR | 43 | 13.810,81 | 14.346,08 | 20.245,62 | 66,91 | 7.90% |
Goiânia, GO | 43 | 5.009,80 | 5.203,96 | 7.343,98 | 24,09 | 7.40% |
Porto Alegre, RS | 42 | 19.377,12 | 20.128,12 | 28.405,41 | 95,85 | 5.20% |
Maringá, PR | 42 | 4.456,00 | 4.628,71 | 6.532,17 | 21,86 | 8.20% |
Campinas, SP | 43 | 30.675,99 | 31.864,90 | 44.968,70 | 148,44 | 8.00% |
Brasília, DF | 42 | 7.707,05 | 8.005,75 | 11.297,95 | 37,82 | 7.10% |
Florianópolis, SC | 43 | 19.930,55 | 20.703,00 | 29.216,69 | 97,05 | 5.30% |
Foz do Iguaçu, PR | 44 | 1.532,28 | 1.591,67 | 2.246,21 | 7,29 | 4.10% |
Fortaleza, CE | 43 | 13.083,47 | 13.590,55 | 19.179,39 | 62,81 | 7.00% |
Recife, PE | 43 | 11.553,06 | 12.000,82 | 16.935,91 | 55,94 | 4.60% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 14.334,92 | 14.890,50 | 21.013,92 | 68,31 | 6.20% |
Osasco, SP | 42 | 26.411,95 | 27.435,60 | 38.717,94 | 131,90 | 5.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Vice-presidente de Marketing. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Vice-presidente de Marketing no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 37.146,43 | 38.586,12 | 54.453,89 | 5.50% | |
Agências de publicidade | 14.150,63 | 14.699,07 | 20.743,76 | 6.60% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 27.655,77 | 28.727,63 | 40.541,29 | 6.90% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 8.913,68 | 9.259,15 | 13.066,79 | 8.20% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 30.457,62 | 31.638,06 | 44.648,59 | 6.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 33.328,57 | 34.620,29 | 48.857,19 | 8.30% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 38.077,69 | 39.553,47 | 55.819,05 | 8.00% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 37.948,74 | 39.419,52 | 55.630,01 | 5.80% | |
Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal | 47.836,71 | 49.690,72 | 70.125,04 | 7.60% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 2.074,93 | 2.155,35 | 3.041,70 | 6.60% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 13.946,99 | 14.487,53 | 20.445,24 | 5.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 27.650,01 | 28.721,65 | 40.532,85 | 6.70% | |
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria | 31.325,90 | 32.540,00 | 45.921,42 | 4.10% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 31.743,59 | 32.973,88 | 46.533,72 | 4.50% | |
Restaurantes e similares | 6.675,71 | 6.934,44 | 9.786,09 | 5.40% | |
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano | 50.169,56 | 52.113,98 | 73.544,82 | 7.20% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 18.390,31 | 19.103,07 | 26.958,82 | 6.30% | |
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano | 41.746,32 | 43.364,29 | 61.196,98 | 4.40% | |
Atividades de condicionamento físico | 12.558,50 | 13.045,23 | 18.409,82 | 5.50% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 20.158,79 | 20.940,08 | 29.551,27 | 7.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |