O dissídio de Vice-presidente Comercial 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123305 no cargo de Vice-presidente Comercial.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 34.981,85
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.555 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 39.609,46
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.652 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor comercial Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.
Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
O que faz um Vice-presidente Comercial
O Diretor comercial estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.
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Funções do Diretor comercial
O profissional Vice-presidente Comercial deve gerir qualidade da venda, demonstrar competências pessoais, participar na definição de políticas de recursos humanos, definir plano de marketing e vendas, executar plano de marketing e vendas, comunicar-se, atuar na definição do planejamento estratégico.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor comercial
Um Diretor comercial deve aproveitar oportunidades, avaliar exequibilidade de projetos, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), trabalhar com ética, demonstrar visão de futuro, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), disseminar informações ao público de interesse da empresa, redigir relatórios, implantar novas metodologias de trabalho, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, avaliar desempenho da equipe, demonstrar respeito a chefes e subordinados, mostrar criatividade, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, definir plano de investimento com grupo gestor, mostrar otimismo, dialogar com públicos de interesse da empresa, motivar equipe, analisar viabilidade econômica, avaliar nível de satisfação da equipe, demonstrar capacidade de liderança, promover rastreabilidade do produto, zelar pela apresentação pessoal, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, manipular tendência de mercado, definir perfil de qualificação do pessoal, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, delegar responsabilidades, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, prospectar formadores de opinião, promover campanhas internas de conscientização, definir metas e padrões de qualidade, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, instituir metodologia de trabalho, gerenciar custos e prazos logísticos, fazer exposições na mídia, aprovar contratação de terceiros, trabalhar com responsabilidade social, implementar planos de marketing e vendas, tomar decisões, mostrar coerência, administrar conflitos, mostrar versatilidade, promover inovação, trabalhar em equipe, avaliar resultados (negócios e processos), dimensionar recursos, estimular processo de comunicação, utilizar tecnologia da informação, validar métodos, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, focalizar na busca de resultados, elaborar plano de contingência, transformar dados em informação, minimizar rupturas de vendas, atuar na definição de linhas de produto, analisar plano de marketing e vendas, revisar plano de marketing e vendas, contribuir na elaboração de descrição de cargos, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), aprovar normas e instruções, gerir pós-venda, orientar planejamento da produção, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, expor ideias em público, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), monitorar rentabilidade de produtos e clientes, fazer cumprir política comercial da empresa, realizar ações preventivas e corretivas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Vice-presidente Comercial ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 4.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente Comercial em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Vice-presidente Comercial ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2024
O salário de Vice-presidente Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 4349 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente Comercial com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Vice-presidente Comercial em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 33.676,64 | 34.981,85 | 49.367,44 | 165,53 | 4.20% |
Minas Gerais | 42h | 12.935,82 | 13.437,18 | 18.962,95 | 64,17 | 6.10% |
Rio de Janeiro | 42h | 28.056,14 | 29.143,51 | 41.128,20 | 137,92 | 8.30% |
Paraná | 43h | 17.817,01 | 18.507,55 | 26.118,40 | 85,77 | 7.50% |
Santa Catarina | 43h | 15.445,52 | 16.044,15 | 22.641,98 | 75,19 | 6.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 18.162,11 | 18.866,02 | 26.624,29 | 88,38 | 7.90% |
Goiás | 43h | 10.443,15 | 10.847,89 | 15.308,87 | 50,19 | 5.00% |
Ceará | 43h | 14.274,29 | 14.827,52 | 20.925,04 | 69,30 | 4.10% |
Pernambuco | 43h | 10.867,73 | 11.288,93 | 15.931,27 | 53,09 | 6.80% |
Mato Grosso | 43h | 19.268,21 | 20.014,99 | 28.245,76 | 92,17 | 6.90% |
Distrito Federal | 43h | 16.925,84 | 17.581,84 | 24.812,02 | 82,59 | 5.60% |
Bahia | 43h | 13.505,41 | 14.028,84 | 19.797,92 | 65,30 | 4.30% |
Espírito Santo | 42h | 6.876,80 | 7.143,33 | 10.080,88 | 34,36 | 7.90% |
Pará | 43h | 10.549,34 | 10.958,20 | 15.464,54 | 51,18 | 6.90% |
Rio Grande do Norte | 43h | 4.341,91 | 4.510,19 | 6.364,91 | 20,84 | 6.00% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 7.427,10 | 7.714,95 | 10.887,57 | 35,07 | 4.80% |
Amazonas | 44h | 9.345,72 | 9.707,93 | 13.700,12 | 44,38 | 8.30% |
Paraíba | 43h | 3.773,86 | 3.920,13 | 5.532,20 | 18,23 | 4.70% |
Maranhão | 43h | 4.432,27 | 4.604,05 | 6.497,37 | 21,22 | 8.00% |
Alagoas | 44h | 13.221,47 | 13.733,90 | 19.381,69 | 63,10 | 4.60% |
Piauí | 43h | 6.709,45 | 6.969,49 | 9.835,56 | 32,52 | 8.00% |
Tocantins | 43h | 8.051,56 | 8.363,62 | 11.802,98 | 38,56 | 4.40% |
Sergipe | 43h | 13.425,51 | 13.945,85 | 19.680,80 | 64,29 | 5.20% |
Rondônia | 44h | 7.214,39 | 7.494,00 | 10.575,76 | 34,06 | 7.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Vice-presidente Comercial. |
Dissídio de Vice-presidente Comercial por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 38.131,59 | 39.609,46 | 55.898,06 | 188,78 | 7.00% |
Barueri, SP | 43 | 29.663,63 | 30.813,30 | 43.484,65 | 144,58 | 6.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 32.794,48 | 34.065,50 | 48.074,25 | 160,73 | 4.60% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 20.162,64 | 20.944,08 | 29.556,91 | 100,36 | 5.70% |
Campinas, SP | 42 | 33.785,47 | 35.094,89 | 49.526,97 | 165,74 | 6.40% |
Curitiba, PR | 43 | 28.200,69 | 29.293,67 | 41.340,10 | 137,85 | 4.70% |
Brasília, DF | 43 | 16.925,84 | 17.581,84 | 24.812,02 | 82,59 | 5.00% |
Monte Belo, MG | 40 | 2.455,80 | 2.550,98 | 3.600,02 | 12,75 | 4.80% |
Fortaleza, CE | 43 | 13.841,97 | 14.378,45 | 20.291,29 | 66,58 | 7.70% |
Porto Alegre, RS | 43 | 24.918,65 | 25.884,43 | 36.528,88 | 121,23 | 5.10% |
Recife, PE | 42 | 12.411,46 | 12.892,49 | 18.194,27 | 61,98 | 4.90% |
Goiânia, GO | 43 | 12.979,41 | 13.482,45 | 19.026,84 | 62,23 | 4.60% |
Sorocaba, SP | 43 | 32.439,15 | 33.696,40 | 47.553,37 | 158,45 | 8.30% |
Jundiaí, SP | 43 | 25.768,17 | 26.766,87 | 37.774,21 | 124,88 | 5.30% |
Guarulhos, SP | 43 | 19.819,56 | 20.587,71 | 29.054,00 | 94,77 | 5.70% |
Cuiabá, MT | 44 | 20.309,48 | 21.096,61 | 29.772,17 | 96,22 | 7.70% |
Osasco, SP | 42 | 30.114,67 | 31.281,82 | 44.145,85 | 147,88 | 8.10% |
Florianópolis, SC | 43 | 25.952,36 | 26.958,20 | 38.044,22 | 126,68 | 8.10% |
São Caetano do Sul, SP | 44 | 36.586,11 | 38.004,08 | 53.632,50 | 174,06 | 8.20% |
Manaus, AM | 44 | 9.584,63 | 9.956,10 | 14.050,35 | 45,52 | 6.90% |
Salvador, BA | 42 | 23.111,42 | 24.007,15 | 33.879,61 | 113,18 | 6.10% |
Belém, PA | 42 | 12.329,36 | 12.807,21 | 18.073,92 | 61,68 | 8.20% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 31.641,46 | 32.867,79 | 46.384,01 | 150,84 | 7.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 33.444,17 | 34.740,37 | 49.026,65 | 162,58 | 7.40% |
Uberlândia, MG | 43 | 20.173,44 | 20.955,30 | 29.572,75 | 96,97 | 7.20% |
Maringá, PR | 43 | 9.988,07 | 10.375,18 | 14.641,76 | 48,13 | 4.90% |
Blumenau, SC | 43 | 20.228,23 | 21.012,22 | 29.653,08 | 96,86 | 5.30% |
Cotia, SP | 42 | 35.476,10 | 36.851,05 | 52.005,31 | 175,97 | 4.50% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 5.205,46 | 5.407,21 | 7.630,81 | 24,88 | 4.90% |
Joinville, SC | 43 | 31.416,76 | 32.634,38 | 46.054,62 | 151,35 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Vice-presidente Comercial. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Vice-presidente Comercial no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 33.891,98 | 35.205,53 | 49.683,10 | 5.80% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 44.775,63 | 46.511,00 | 65.637,72 | 7.90% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 31.518,77 | 32.740,34 | 46.204,16 | 5.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 30.924,87 | 32.123,43 | 45.333,55 | 5.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 20.594,63 | 21.392,81 | 30.190,18 | 4.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 36.199,49 | 37.602,48 | 53.065,75 | 6.60% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 28.494,03 | 29.598,37 | 41.770,11 | 6.10% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 39.596,26 | 41.130,90 | 58.045,15 | 5.20% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 39.007,60 | 40.519,42 | 57.182,22 | 7.50% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 31.239,63 | 32.450,39 | 45.794,96 | 6.70% | |
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde | 32.239,41 | 33.488,91 | 47.260,56 | 7.70% | |
Seguros não-vida | 38.670,01 | 40.168,75 | 56.687,35 | 7.80% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 26.913,47 | 27.956,56 | 39.453,14 | 5.30% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 10.857,23 | 11.278,03 | 15.915,89 | 7.80% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 37.702,02 | 39.163,24 | 55.268,34 | 6.60% | |
Administração de cartões de crédito | 15.265,20 | 15.856,83 | 22.377,64 | 6.10% | |
Comércio varejista de outros produtos | 23.224,09 | 24.124,19 | 34.044,78 | 8.30% | |
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano | 48.505,57 | 50.385,51 | 71.105,54 | 7.10% | |
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano | 40.074,50 | 41.627,67 | 58.746,21 | 6.80% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 19.328,14 | 20.077,24 | 28.333,60 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |