O dissídio de Vice-presidente Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123305 no cargo de Vice-presidente Comercial.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 35.970,54
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.701 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 8.817,50
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.770 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Atacadista de Outros Produtos Químicos e Petroquímicos
R$ 58.092,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
265 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor comercial Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.
Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
O que faz um Vice-presidente Comercial
O Diretor comercial estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.
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Funções do Diretor comercial
O profissional Vice-presidente Comercial deve definir plano de marketing e vendas, comunicar-se, participar na definição de políticas de recursos humanos, executar plano de marketing e vendas, gerir qualidade da venda, atuar na definição do planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor comercial
Um Diretor comercial deve realizar ações preventivas e corretivas, analisar plano de marketing e vendas, monitorar rentabilidade de produtos e clientes, elaborar plano de contingência, tomar decisões, manipular tendência de mercado, prospectar formadores de opinião, promover rastreabilidade do produto, trabalhar com ética, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, transformar dados em informação, implementar planos de marketing e vendas, mostrar criatividade, definir perfil de qualificação do pessoal, avaliar resultados (negócios e processos), desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, gerir pós-venda, avaliar desempenho da equipe, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, fazer cumprir política comercial da empresa, demonstrar visão de futuro, delegar responsabilidades, validar métodos, promover inovação, zelar pela apresentação pessoal, definir metas e padrões de qualidade, analisar viabilidade econômica, fazer exposições na mídia, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, mostrar otimismo, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, dimensionar recursos, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), verificar cumprimento dos prazos de cobrança, definir plano de investimento com grupo gestor, disseminar informações ao público de interesse da empresa, aprovar normas e instruções, mostrar coerência, atuar na definição de linhas de produto, implantar novas metodologias de trabalho, trabalhar com responsabilidade social, gerenciar custos e prazos logísticos, revisar plano de marketing e vendas, mostrar versatilidade, trabalhar em equipe, administrar conflitos, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, contribuir na elaboração de descrição de cargos, redigir relatórios, aproveitar oportunidades, avaliar nível de satisfação da equipe, minimizar rupturas de vendas, motivar equipe, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, avaliar exequibilidade de projetos, demonstrar capacidade de liderança, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), expor ideias em público, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, instituir metodologia de trabalho, focalizar na busca de resultados, estimular processo de comunicação, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, promover campanhas internas de conscientização, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), utilizar tecnologia da informação, demonstrar respeito a chefes e subordinados, orientar planejamento da produção, dialogar com públicos de interesse da empresa, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), aprovar contratação de terceiros.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Vice-presidente Comercial ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-presidente Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 5.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-presidente Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vice-presidente Comercial ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2025
O salário de Vice-presidente Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.517 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-presidente Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: