O dissídio de Tony de Soirée 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376245 no cargo de Tony de Soirée.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 11.494,12
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Ceará
18 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Aquiraz - CE
R$ 3.531,50
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Aquiraz - CE
18 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 12.037,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Parques de Diversão e Parques Temáticos
18 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Palhaço realiza apresentações - sozinho ou em grupo - de números cômicos e pantomimas em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, confeccionando e preparando aparelhos e objetos usados nos números, produzindo o número circense – com definição de coreografia, música, guarda-roupa e maquilagem, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, realizando concentração e aquecimento vocal para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.
Pode ensinar arte e técnica circense relacionada ao ofício de palhaço Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Tony de Soirée
O Palhaço cria personagens para apresentações de números cômicos e pantomimas Inventa número, pesquisando a utilização de diferentes técnicas cênicas e circenses.
Pesquisa movimentos corporais, expressões faciais e formas de comunicação com o público.
Pesquisa dança e outras expressões artísticas para usar nas apresentações Pesquisa possibilidades no uso de elementos visuais, tais como cores, luzes, figurino e maquilagem.
Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.
Confecciona, monta e adapta aparelhos e objetos para o desenvolvimento do número - como caixotes de vidro, instrumentos musicais, bolas, argolas, entre outros -, realizando as adequações necessárias - conforme o seu biótipo e os biótipos dos artistas eventualmente participantes - e adaptações às condições do local das apresentações.
Usa noções básicas de diferentes técnicas artísticas circenses – como malabarismo, equilibrismo, acrobacia, entre outras - em seu número Pode fazer apresentações em que se manifesta só por gestos, expressões corporais ou fisionômicas para transmitir sentimentos, pensamentos e ideias.
Pode usar dança, canto e outras expressões artísticas.
Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música Cria guarda-roupa e maquiagem Seleciona equipamentos de segurança.
Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar arte e prática de apresentar ações e expressões faciais ou corporais para divertir ou comover o público, assimilar os tempos na realização de cada parte do número, e aprimorar a interação com demais artistas, quando atua com outros palhaços ou com coadjuvantes Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para desenvolvimento do espetáculo, alongando e aquecendo o corpo, realizando exercícios de concentração e fazendo aquecimento vocal.
Caracteriza-se como personagem excêntrico - pintando o rosto, colocando nariz vermelho e usando chapéu, roupas folgadas com colarinho e sapatos enormes -, mímico, vagabundo ou tipo de criação própria, paramentando-se e maquiando-se para a apresentação Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados ao ofício de palhaço, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional Motiva o aluno e estimula sua presença de palco e sua capacidade verbal, para interagir e estimular a participação da plateia.
Transmite a ética circense Conserva limpos e organizados aparelhos e objetos usados durante as apresentações Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança Pode prestar primeiros socorros.
Funções do Palhaço
O profissional Tony de Soirée deve apresentar o número, comunicar-se, produzir o número, inventar números, ensinar arte e técnica circense, vender o espetáculo ou número, ensaiar o número, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Atividades exercidas por um Palhaço
Um Palhaço deve fazer aquecimento, pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc), combinar códigos para informar imprevistos, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, obedecer os comandos dos tempos dos truques, investigar o valor do trabalho circense no mercado, colaborar na divulgação do espetáculo, dar entrevistas, sincronizar luz e som com a representação, assimilar os tempos na realização dos truques, intercambiar informações com escolas de circo, conquistar empatia do público, avaliar o potencial físico do aluno, estimular o desenvolvimento físico do aluno, pesquisar truques, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, aprender a profissão ensaiando, definir equipamentos de segurança, definir coreografia, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, divulgar o espetáculo ou número, frequentar cursos de atualização, confeccionar o aparelho, intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc), preparar material, aparelho e objetos para o número, preparar a entrada do artista, intercambiar informações com outras áreas artísticas, montar o aparelho, adquirir técnicas para cair, fazer concentração, trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos), desmontar o aparelho, providenciar material impresso para divulgação, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, pesquisar tecnologias, dominar técnicas circenses do seu número, estabelecer comunicação com o público, perceber as habilidades dos alunos, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, desenvolver consciência dos riscos profissionais, utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books), adequar o número ao biótipo e aparelho, fazer alongamento, selecionar música, misturar os números criando outros, errar truques para valorização do trabalho, repetir o número aperfeiçoando técnicas, criar maquiagem, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, criar guarda roupa, pesquisar movimentos corporais, motivar os alunos, avaliar custos para fazer preço do trabalho, transmitir ética circense, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, trabalhar em equipe, lidar com imprevistos de forma criativa, respeitar relações de trabalho, demonstrar determinação para aprender, adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço), pesquisar possibilidades de expressão artística, pesquisar materiais, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, criar aparelhos (materiais de trabalho), pesquisar aparelhos, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, observar o trabalho de outros profissionais do circo, respeitar o aparelho de outro artista, estabelecer comunicação com a cidade, frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, realizar números testes para divulgação ou contratação, incorporar diferentes linguagens artísticas, respeitar ética profissional, desenvolver disciplina.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Tony de Soirée ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tony de Soirée e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Artistas de circo (circenses) que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tony de Soirée em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tony de Soirée ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Artistas de circo (circenses) 2025
O salário de Tony de Soirée mostrado aqui é resultado do levantamento de 40 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Artistas de circo (circenses) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tony de Soirée com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: