O dissídio de Tecnólogo em Produção Multimídia 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262135 no cargo de Tecnólogo em Produção Multimídia.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 6.051,84

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

549 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 20.500,73

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

380 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Tecnólogo em produção audiovisual Cria, produz, implementa e gerencia produções audiovisuais e multimídia para fins artísticos, técnicos, comerciais e documentais, considerando roteiros, públicos-alvo e especificidades mercadológicas, educacionais e científicas do projeto Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção audiovisual, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Tecnólogo em Produção Multimídia

O Tecnólogo em produção audiovisual cria roteiros e propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, concebendo o conceito e verificando as exigências legais e normativas características da produção Pesquisa tendências e temáticas, e define o escopo e as estratégias de identidade visual do projeto, considerando o público-alvo e os objetivos mercadológicos da produção.

Seleciona e reúne a documentação necessária para realização de registro do projeto nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.

Conduz e realiza a pré-produção de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como a identificação das condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora mapa de produção e cronograma de execução das etapas e atividades do projeto, sugerindo equipes técnicas e artísticas em conformidade com as especificidades da produção.

Organiza ensaios e sugere adequações no conteúdo, considerando os meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Implementa projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, definindo e contratando os profissionais envolvidos no projeto, como equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, fotografia, arte e som) e equipes artísticas (músicos e arranjadores, atores/elenco, figurinistas, cabeleireiros e maquiadores etc.

).

Realiza a contratação de equipamentos e locações, conforme roteiro e especificidades do projeto, assim como outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc).

Gerencia o cronograma, distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, acompanhando e coordenando o ensaio e as atividades para captação de imagens e sons.

Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção audiovisual, coordenando as atividades de correção de cor, luz, áudio, efeitos, animações e texto, bem como edição e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa a qualidade e a adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos Coordena as atividades para a transmissão ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos desenvolvidos.

Realiza a gestão financeira do projeto, desde a elaboração do orçamento e do cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos até a execução do fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento) Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para a produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, bem como produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.

, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Tecnólogo em produção audiovisual

O profissional Tecnólogo em Produção Multimídia deve finalizar produção, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, gerir recursos financeiros do projeto, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia.

Condições de trabalho da profissão

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção audiovisual

Um Tecnólogo em produção audiovisual deve pesquisar tendências, decupar tecnicamente o roteiro, contratar locações, organizar ensaios, demonstrar criatividade, registrar projeto nos órgãos competentes, contratar equipamentos, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, controlar execução financeira, viabilizar distribuição dos produtos, registrar produto final nos órgãos competentes, acompanhar ensaios, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, monitorar desenvolvimento do projeto, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, demonstrar paciência, manter intercâmbio com profissionais da área, definir equipe técnica, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, gerenciar cronograma, adequar conteúdo, elaborar cronograma de desembolso de recursos, pesquisar temáticas, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, distribuir tarefas, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar capacidade de administrar o tempo, elaborar relatórios, definir temática, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, gerar animações, socializar as informações referentes à produção, viabilizar condições de divulgação da obra, contratar equipe e serviços de finalização, adequar propostas aos recursos, demonstrar proatividade, estudar roteiro, contratar elenco, contratar músicos e arranjadores, demonstrar capacidade de articulação profissional, criar roteiro, pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto), orçar projeto, definir identidade visual do projeto, coordenar atividades para captação de imagens e sons, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc, demonstrar capacidade de atenção difusa, elaborar projetos para a captação de recursos, editar vídeo, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), definir meios de distribuição/veiculação, definir cronogramas, construir mapa de produção, demonstrar capacidade de conciliação, saldar débitos, analisar qualidade do produto final, contratar equipe técnica, dialogar com equipes técnicas, identificar público-alvo, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar sensibilidade artística, editar áudio, demonstrar flexibilidade, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, prestar contas relativas ao projeto realizado, definir fluxograma financeiro, montar produto final em mídias, demonstrar capacidade de persuasão, dialogar com equipes artísticas, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, elaborar estratégias de marketing.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Tecnólogo em Produção Multimídia ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Produção Multimídia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Produção Multimídia em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Tecnólogo em Produção Multimídia ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2024

O salário de Tecnólogo em Produção Multimídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 1023 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Produção Multimídia com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Tecnólogo em Produção Multimídia CBO 262135 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Tecnólogo em Produção Multimídia em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Tecnólogo em Produção Multimídia por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 4.516,34 4.691,38 6.620,62 22,43 7.30%
Minas Gerais 41h 3.143,84 3.265,68 4.608,63 15,90 6.10%
Paraná 40h 2.841,21 2.951,32 4.165,00 14,75 7.80%
Rio de Janeiro 41h 2.817,67 2.926,88 4.130,50 14,44 6.00%
Pernambuco 43h 2.816,83 2.926,00 4.129,26 13,75 4.40%
Santa Catarina 42h 2.699,63 2.804,26 3.957,46 13,49 6.60%
Distrito Federal 32h 5.826,04 6.051,84 8.540,54 37,60 5.80%
Rio Grande do Sul 42h 3.342,16 3.471,69 4.899,35 16,36 6.30%
Bahia 43h 2.123,65 2.205,96 3.113,12 10,35 4.10%
Ceará 43h 2.784,17 2.892,08 4.081,39 13,35 4.20%
Mato Grosso 44h 1.746,28 1.813,96 2.559,91 8,33 4.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Tecnólogo em Produção Multimídia.

Dissídio de Tecnólogo em Produção Multimídia por cidade

Quanto ganha um Tecnólogo em Produção Multimídia nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Tecnólogo em Produção Multimídia na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 4.240,34 4.404,68 6.216,02 20,99 6.30%
São Bernardo do Campo, SP 40 3.957,18 4.110,55 5.800,94 20,47 4.40%
Rio de Janeiro, RJ 41 2.946,21 3.060,40 4.318,93 15,08 5.90%
Belo Horizonte, MG 40 3.432,91 3.565,96 5.032,38 17,64 7.00%
Curitiba, PR 39 2.961,36 3.076,13 4.341,13 15,85 7.90%
Brasília, DF 32 5.826,04 6.051,84 8.540,54 37,60 7.80%
Recife, PE 42 2.679,58 2.783,43 3.928,06 13,13 6.90%
Barueri, SP 42 19.735,82 20.500,73 28.931,24 97,40 4.80%
Fortaleza, CE 43 2.938,13 3.052,00 4.307,07 14,13 5.60%
Bauru, SP 43 1.986,28 2.063,26 2.911,74 9,58 6.70%
Porto Alegre, RS 42 3.473,16 3.607,76 5.091,39 17,08 4.10%
Cuiabá, MT 43 1.863,71 1.935,94 2.732,05 8,94 5.20%
Ribeirão Preto, SP 40 2.599,13 2.699,87 3.810,13 13,59 4.90%
Florianópolis, SC 40 3.352,08 3.482,00 4.913,90 17,24 5.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Tecnólogo em Produção Multimídia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Tecnólogo em Produção Multimídia no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 4.176,10 4.337,96 6.121,86 4.40%
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 8.230,45 8.549,43 12.065,22 8.10%
Agências de publicidade 5.509,03 5.722,54 8.075,82 4.20%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.892,88 1.966,25 2.774,82 6.70%
Educação superior - graduação e pós-graduação 2.629,67 2.731,59 3.854,90 4.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.142,58 4.303,13 6.072,71 5.40%
Estúdios cinematográficos 2.416,54 2.510,20 3.542,47 8.20%
Cursos preparatórios para concursos 2.980,18 3.095,68 4.368,72 7.60%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.350,66 3.480,52 4.911,82 4.10%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.444,22 2.538,95 3.583,05 5.30%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 5.809,32 6.034,48 8.516,03 5.90%
Educação superior - graduação 2.079,00 2.159,58 3.047,66 4.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.783,03 2.890,89 4.079,72 4.70%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 2.730,44 2.836,26 4.002,62 4.20%
Edição de livros 3.316,09 3.444,61 4.861,14 4.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.275,23 3.402,17 4.801,24 5.60%
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente 3.118,21 3.239,06 4.571,06 7.60%
Produção de filmes para publicidade 2.042,94 2.122,12 2.994,80 6.10%
Atividades de organizações religiosas 3.639,02 3.780,06 5.334,53 6.50%
Atividades de rádio 3.234,88 3.360,25 4.742,09 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.