O dissídio de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262130 no cargo de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica.
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 2.174,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Goiás
14 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Pires do Rio - GO
10 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Supermercados
10 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Tecnólogo em produção fonográfica Cria, produz, implementa e gerencia as diferentes etapas de uma produção fonográfica, em plataformas analógicas e digitais, incluindo projetos de sonorização para cinema, rádio, televisão, internet, publicidade, circo, teatro, entre outros eventos Aplica conceitos e teorias de gravação de música, reforço de som ao vivo e design de som, técnicas de engenharia de áudio.
Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento da produção fonográfica, elaborando e executando o fluxograma financeiro do projeto Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica
O Tecnólogo em produção fonográfica conceitua, projeta e produz paisagens sonoras, manipulação de som e sequenciamento musical de projetos e roteiros fonográficos e de sonorização para produções em cinema, rádio, televisão, internet, circo, teatro, entre outros eventos, considerando público-alvo e objetivos da produção Atua em projetos de sonorização para cinema, TV ou internet, responsabilizando-se pela inclusão, programação e sincronização de músicas, trilhas (peças orquestrais, instrumentais ou corais), diálogos e efeitos sonoros.
Coordena transmissões ao vivo de programas, em diferentes mídias e plataformas, zelando pela qualidade do produto e dos processos.
Pesquisa tendências, concebe conceito do projeto fonográfico e verifica exigências legais e normativas da produção, considerando características das plataformas analógicas ou digitais de veiculação Seleciona e reúne documentação para registro do projeto nos órgãos competentes locais, estaduais e nacionais.
Conduz e realiza pré-produção de projetos fonográficos e de sonorização, empreendendo estudo e decupagem técnica do roteiro, bem como identificação de condições técnicas e materiais para execução do projeto Elabora e gerencia mapa de produção, cronograma de gastos e investimentos em infraestrutura e recursos humanos, plano de execução de etapas e atividades, bem como fluxograma financeiro (administração de estoque, aplicação de recursos, captação de recursos, comunicação financeira, controle do fluxo de caixa, controle patrimonial, demonstração de resultados e faturamento).
Distribui tarefas e monitora o desenvolvimento do projeto, sugerindo e coordenando equipes técnicas e artísticas, em conformidade com especificidades da produção.
Organiza ensaios e sugere adequações em conceito musical, escolha de repertório, edição, mixagem e processos de operação de estúdio, considerando meios de distribuição, veiculação e público-alvo da produção Contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (produção, direção, gravação/captação, edição, mixagem, montagem e finalização), equipes artísticas (músicos, arranjadores, locutores e atores/elenco), bem como equipamentos e espaços para captação/gravação de áudios (como estúdios, casas de espetáculos, teatros etc.
), além de outros serviços necessários ao desenvolvimento da produção (transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc.
) Realiza, contrata e ou supervisiona equipe e serviços de finalização e pós-finalização da produção fonográfica, coordenando atividades de edição, correção de áudio e efeitos, mixagem e montagem em diferentes mídias e para diferentes plataformas, analógicas ou digitais, conforme roteiro estabelecido Analisa qualidade e adequação técnica, artística e mercadológica da produção, conferindo a atribuição de créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, viabilizando condições de divulgação da obra e distribuição dos produtos.
Elabora e ou executa projetos para captação de recursos públicos e privados, empreendendo ações de captação de recursos, benefícios e apoios para produção, bem como prestando contas relativas ao projeto realizado Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Tecnólogo em produção fonográfica
O profissional Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica deve pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, gerir recursos financeiros do projeto, finalizar produção.
Condições de trabalho da profissão
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Atividades exercidas por um Tecnólogo em produção fonográfica
Um Tecnólogo em produção fonográfica deve identificar público-alvo, criar repertório, gerenciar cronograma, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, demonstrar criatividade, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc, pesquisar temáticas, dialogar com equipes artísticas, demonstrar flexibilidade, registrar projeto nos órgãos competentes, contratar músicos e arranjadores, demonstrar capacidade de administrar o tempo, registrar produto final nos órgãos competentes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, contratar locações, construir mapa de produção, controlar execução financeira, elaborar projetos para a captação de recursos, contratar equipe e serviços de finalização, socializar as informações referentes à produção, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, contratar equipe técnica, dialogar com equipes técnicas, decupar tecnicamente o roteiro, demonstrar paciência, prestar contas relativas ao projeto realizado, adequar propostas aos recursos, mixar áudio, demonstrar capacidade de articulação profissional, adequar conteúdo, masterizar áudio, coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas, manter intercâmbio com profissionais da área, contratar equipamentos, pesquisar tendências, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, definir equipe técnica, demonstrar sensibilidade artística, demonstrar capacidade de conciliação, elaborar relatórios, demonstrar proatividade, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., demonstrar capacidade de atenção difusa, selecionar repertório, editar áudio, elaborar cronograma de desembolso de recursos, definir identidade visual do projeto, distribuir tarefas, orçar projeto, criar roteiro, acompanhar ensaios, estudar roteiro, montar produto final em mídias, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de persuasão, definir cronogramas, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, definir meios de distribuição/veiculação, viabilizar distribuição dos produtos, demonstrar capacidade de liderança, definir fluxograma financeiro, analisar qualidade do produto final, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, viabilizar condições de divulgação da obra, organizar ensaios, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), monitorar desenvolvimento do projeto, coordenar atividades para captação de imagens e sons, definir temática, saldar débitos, elaborar estratégias de marketing, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2025
O salário de Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 30 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Tecnólogo em Produção de Música Eletrônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: