O dissídio de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 312210 no cargo de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento).
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 4.233,90
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.065 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 4.276,79
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.172 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Atendimento em Pronto-Socorro e Unidades Hospitalares para Atendimento a Urgências
R$ 8.024,05
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Construção de Redes de Abastecimento de água, Coleta de Esgoto e Construções Correlatas
556 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico de saneamento elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto, sob supervisão do engenheiro responsável Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes.
Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade Pode realizar vistorias técnicas Pode atuar em obras de aterros sanitários e drenagem urbana.
Planeja e supervisiona a execução de campanhas educativas Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Técnico em Sondagem (obras de Saneamento)
O Técnico de saneamento elabora anteprojeto de infraestrutura para construção de estações de tratamento de água e esgoto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita a contratação de serviços terceirizados para elaboração de projetos complementares, podendo fiscalizar a execução dos serviços e participar da sua avaliação final.
Pesquisa e analisa a incorporação no anteprojeto de novos materiais, de novas tecnologias e de ferramentas de gestão e controle, em especial da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra Planeja o trabalho para construção de estações de tratamento de água e esgoto, dimensionando recursos humanos, especificando materiais e selecionando máquinas e equipamentos.
Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.
Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.
Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Controla a execução da obra, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos.
Registra no documento “como construído” (“as built”) - representações técnicas, tais como plantas, corte e fachadas - todas as modificações realizadas durante a construção, em relação ao projeto inicial.
Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes durante a construção de estações de tratamento de água e esgoto, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.
Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico.
Pode coordenar projetos e obras de aterros sanitários e fiscalizar ou supervisionar a execução de obras de drenagem urbana Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente.
Propõe ações preventivas, supervisiona serviços de recuperação de áreas degradadas e participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais Pode implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas Efetua vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, coletando dados referentes à fauna e flora, identificando fontes de poluição e sugerindo formas de minimização de impactos ambientais.
Planeja e supervisiona a execução de campanha educativa para coleta de resíduos sólidos Emite relatório final da campanha Estrutura o serviço de coleta dos resíduos sólidos das obras.
Realiza diagnóstico da realidade local no entorno da construção de estações de tratamento de água e esgoto, identificando as características dos resíduos, elaborando roteiro de coleta e/ou varrição e acompanhando a coleta Destina adequadamente os resíduos coletados, reaproveitando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.
Funções do Técnico de saneamento
O profissional Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) deve planejar o trabalho, demonstrar competências pessoais, supervisionar equipes, desenvolver projetos de infraestrutura, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos, realizar trabalhos em laboratório, realizar vistorias técnicas, fazer levantamento e tabulação de dados, supervisionar obras, estruturar coleta de resíduos sólidos, padronizar procedimentos técnicos, orçar obras, preservar o meio ambiente.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.
Atividades exercidas por um Técnico de saneamento
Um Técnico de saneamento deve pesquisar novas tecnologias, registrar dados para alimentar o projeto ´as built´, sugerir formas de minimização de impactos ambientais, especificar materiais e equipamentos, controlar a qualidade dos produtos e serviços, elaborar croqui, elaborar cronograma, comunicar-se em idioma estrangeiro, relatar anomalias aos superiores, dominar normas técnicas e de procedimento, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, analisar contrato de obras, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, codificar materiais e, ou equipamentos, aprovar roteiro de coleta, discutir o projeto, elaborar relatórios, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação, providenciar carteira de habilitação, realizar medições, verificar condições de uso dos equipamentos, realizar ensaios, elaborar cronograma físico-financeiro, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, elaborar planta cadastral da região, alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, demonstrar capacidade de autodesenvolvimento, elaborar o projeto ´as built´, fiscalizar obras, demonstrar capacidade de organização, calcular ensaios, atuar com capacidade de gerenciar, emitir parecer técnico, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos, registrar alterações de serviços, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, aplicar ações corretivas, programar os serviços, atuar com liderança, verificar tipo de vistoria, elaborar escalas de horários de trabalho, controlar parâmetros desejados, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, trabalhar em equipe, solicitar projetos complementares, cotar insumos e serviços, verificar a utilização de equipamentos de proteção, verificar condições técnicas do local, elaborar planilhas dos ensaios realizados, preparar amostras de acordo com as especificações, empregar normas técnicas, respeitar normas, leis e decretos ambientais, instalar equipamentos para coleta de dados, realizar demonstração técnica do produto, agir com iniciativa, dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos), verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, treinar equipes, elaborar anteprojeto, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, compatibilizar possíveis interferências de projetos, fixar parâmetros técnicos, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, identificar as características dos resíduos, negociar propostas, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, diagnosticar a realidade do local, elaborar projetos de infraestrutura, implantar roteiros de coleta e, ou varrição, efetuar levantamento topográfico, coletar amostras, requisitar materiais, emitir ordem de compra, levantar dados quantitativos de projetos, submeter o projeto à aprovação, gerenciar logística, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, preparar o local de trabalho, estudar projetos, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, demonstrar visão sistêmica, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, elaborar memória de cálculo, identificar procedimentos técnicos, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, identificar fontes de poluição, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, elaborar roteiro de coleta e, ou varrição, demonstrar criatividade, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas, planejar a forma de obtenção dos dados, emitir relatório final, supervisionar o cumprimento de tarefas, acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, demonstrar conhecimento em informática básica, detalhar o projeto, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, especificar materiais, atender às metas preestabelecidas, analisar dados coletados, identificar possíveis causas do problema, ajustar modificações nos roteiros, propor ações preventivas, elaborar propostas de venda, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, elaborar memorial descritivo, efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, analisar origem das solicitações, contatar fornecedores e, ou clientes, gerenciar arquivo técnico, revisar os projetos, atuar com ousadia, programar a execução dos serviços, dominar softwares específicos, fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca, elaborar composições unitárias, fazer vistoria técnica, preparar ensaios, propor soluções para resolução de problemas, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios, cadastrar fornecedores e, ou clientes, supervisionar campanha educativa, atender às necessidades do cliente, elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições), coletar dados referentes à fauna e flora.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) 2025
O salário de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.076 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Auxiliar Técnico de Obras Saneamento
- Assistente Técnico de Engenharia (obras de Infra-estrutura de Estrada)
- Técnico de Redes de Água e Esgoto
- Técnico de Inspeção e Especificação de Materiais e Equipamentos de Obras de Saneamento
- Técnico de Transporte Ferroviário
- Técnico de Projetos e Obras de Infra-estrutura de Estradas
- Técnico em Hidrometria (obras de Saneamento)
- Técnico de Inspeção e Especificação de Materiais e Equipamentos de Construção de Estradas
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- Técnico em Construção Civil de Obras de Infra-estrutura de Estradas