O dissídio de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 312210 no cargo de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento).

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 4.233,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.065 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 4.276,79

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.172 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento em Pronto-Socorro e Unidades Hospitalares para Atendimento a Urgências

R$ 8.024,05

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Redes de Abastecimento de água, Coleta de Esgoto e Construções Correlatas

556 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de saneamento elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto, sob supervisão do engenheiro responsável Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes.

Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade Pode realizar vistorias técnicas Pode atuar em obras de aterros sanitários e drenagem urbana.

Planeja e supervisiona a execução de campanhas educativas Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Sondagem (obras de Saneamento)

O Técnico de saneamento elabora anteprojeto de infraestrutura para construção de estações de tratamento de água e esgoto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita a contratação de serviços terceirizados para elaboração de projetos complementares, podendo fiscalizar a execução dos serviços e participar da sua avaliação final.

Pesquisa e analisa a incorporação no anteprojeto de novos materiais, de novas tecnologias e de ferramentas de gestão e controle, em especial da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).

Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra Planeja o trabalho para construção de estações de tratamento de água e esgoto, dimensionando recursos humanos, especificando materiais e selecionando máquinas e equipamentos.

Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.

Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.

Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Controla a execução da obra, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos.

Registra no documento “como construído” (“as built”) - representações técnicas, tais como plantas, corte e fachadas - todas as modificações realizadas durante a construção, em relação ao projeto inicial.

Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes durante a construção de estações de tratamento de água e esgoto, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.

Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico.

Pode coordenar projetos e obras de aterros sanitários e fiscalizar ou supervisionar a execução de obras de drenagem urbana Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente.

Propõe ações preventivas, supervisiona serviços de recuperação de áreas degradadas e participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais Pode implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas Efetua vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, coletando dados referentes à fauna e flora, identificando fontes de poluição e sugerindo formas de minimização de impactos ambientais.

Planeja e supervisiona a execução de campanha educativa para coleta de resíduos sólidos Emite relatório final da campanha Estrutura o serviço de coleta dos resíduos sólidos das obras.

Realiza diagnóstico da realidade local no entorno da construção de estações de tratamento de água e esgoto, identificando as características dos resíduos, elaborando roteiro de coleta e/ou varrição e acompanhando a coleta Destina adequadamente os resíduos coletados, reaproveitando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.

Funções do Técnico de saneamento

O profissional Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) deve realizar vistorias técnicas, orçar obras, fazer levantamento e tabulação de dados, demonstrar competências pessoais, padronizar procedimentos técnicos, preservar o meio ambiente, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos, supervisionar obras, planejar o trabalho, desenvolver projetos de infraestrutura, realizar trabalhos em laboratório, estruturar coleta de resíduos sólidos, supervisionar equipes.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.

Atividades exercidas por um Técnico de saneamento

Um Técnico de saneamento deve elaborar projetos de infraestrutura, especificar materiais e equipamentos, verificar condições de uso dos equipamentos, detalhar o projeto, aprovar roteiro de coleta, dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação, elaborar composições unitárias, controlar a qualidade dos produtos e serviços, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, demonstrar criatividade, demonstrar conhecimento em informática básica, verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, elaborar memória de cálculo, preparar ensaios, elaborar planta cadastral da região, verificar tipo de vistoria, elaborar escalas de horários de trabalho, elaborar propostas de venda, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, preparar o local de trabalho, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, elaborar cronograma, atender às necessidades do cliente, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, demonstrar visão sistêmica, empregar normas técnicas, implantar roteiros de coleta e, ou varrição, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, agir com iniciativa, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, supervisionar campanha educativa, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, analisar dados coletados, programar os serviços, levantar dados quantitativos de projetos, fixar parâmetros técnicos, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, emitir ordem de compra, propor ações preventivas, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, demonstrar capacidade de autodesenvolvimento, calcular ensaios, atuar com ousadia, treinar equipes, dominar normas técnicas e de procedimento, alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, estudar projetos, identificar fontes de poluição, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, registrar dados para alimentar o projeto ´as built´, planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos, verificar condições técnicas do local, fiscalizar obras, submeter o projeto à aprovação, demonstrar capacidade de organização, coletar amostras, programar a execução dos serviços, elaborar cronograma físico-financeiro, analisar origem das solicitações, sugerir formas de minimização de impactos ambientais, verificar a utilização de equipamentos de proteção, comunicar-se em idioma estrangeiro, elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições), supervisionar o cumprimento de tarefas, efetuar levantamento topográfico, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, identificar procedimentos técnicos, discutir o projeto, elaborar o projeto ´as built´, atuar com liderança, compatibilizar possíveis interferências de projetos, identificar possíveis causas do problema, realizar medições, codificar materiais e, ou equipamentos, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, elaborar relatórios, controlar parâmetros desejados, fazer vistoria técnica, coletar dados referentes à fauna e flora, aplicar ações corretivas, realizar ensaios, cadastrar fornecedores e, ou clientes, fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca, instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente, diagnosticar a realidade do local, instalar equipamentos para coleta de dados, relatar anomalias aos superiores, respeitar normas, leis e decretos ambientais, gerenciar arquivo técnico, elaborar croqui, atender às metas preestabelecidas, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, pesquisar novas tecnologias, propor soluções para resolução de problemas, atuar com capacidade de gerenciar, contatar fornecedores e, ou clientes, especificar materiais, solicitar projetos complementares, dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos), requisitar materiais, elaborar roteiro de coleta e, ou varrição, planejar a forma de obtenção dos dados, revisar os projetos, registrar alterações de serviços, negociar propostas, realizar demonstração técnica do produto, dominar softwares específicos, trabalhar em equipe, analisar contrato de obras, ajustar modificações nos roteiros, emitir relatório final, elaborar anteprojeto, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, cotar insumos e serviços, elaborar memorial descritivo, elaborar planilhas dos ensaios realizados, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, preparar amostras de acordo com as especificações, providenciar carteira de habilitação, gerenciar logística, identificar as características dos resíduos, implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas, emitir parecer técnico, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) 2025

O salário de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.076 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Sondagem (obras de Saneamento) CBO 312210 salário