O dissídio de Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 312210 no cargo de Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 4.233,90

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.065 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 4.276,79

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.172 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Atendimento em Pronto-Socorro e Unidades Hospitalares para Atendimento a Urgências

R$ 8.024,05

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Construção de Redes de Abastecimento de água, Coleta de Esgoto e Construções Correlatas

556 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de saneamento elabora anteprojeto, participa do planejamento e controla a execução de obra de construção de estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto, sob supervisão do engenheiro responsável Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes.

Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade Pode realizar vistorias técnicas Pode atuar em obras de aterros sanitários e drenagem urbana.

Planeja e supervisiona a execução de campanhas educativas Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento

O Técnico de saneamento elabora anteprojeto de infraestrutura para construção de estações de tratamento de água e esgoto, realizando levantamento topográfico, demarcando áreas e detalhando memorial descritivo Solicita a contratação de serviços terceirizados para elaboração de projetos complementares, podendo fiscalizar a execução dos serviços e participar da sua avaliação final.

Pesquisa e analisa a incorporação no anteprojeto de novos materiais, de novas tecnologias e de ferramentas de gestão e controle, em especial da metodologia BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).

Submete o anteprojeto à aprovação do engenheiro responsável pela obra Planeja o trabalho para construção de estações de tratamento de água e esgoto, dimensionando recursos humanos, especificando materiais e selecionando máquinas e equipamentos.

Orça a obra, calculando custos diretos e indiretos Elabora cronograma físico-financeiro.

Contata e cadastra fornecedores, avaliando perfis.

Participa do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos Controla a execução da obra, verificando o cumprimento do cronograma, as condições técnicas do local, a adequação do tamanho das equipes e o uso de máquinas e equipamentos.

Registra no documento “como construído” (“as built”) - representações técnicas, tais como plantas, corte e fachadas - todas as modificações realizadas durante a construção, em relação ao projeto inicial.

Auxilia o engenheiro na supervisão de equipes durante a construção de estações de tratamento de água e esgoto, elaborando escalas de horários de trabalho, treinando equipes, acompanhando o cumprimento de tarefas e fiscalizando a aplicação de normas e regulamentos Realiza trabalhos em laboratório para controle de qualidade, coletando amostras e realizando ensaios Elabora planilhas dos ensaios realizados e emite relatórios.

Padroniza procedimentos e fixa parâmetros técnicos, participando da montagem e revisão de manuais técnicos e colaborando na elaboração e revisão das normas e procedimentos Pode elaborar planta cadastral da região e montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas Pode realizar vistorias técnicas, analisando origem da solicitação, identificando possíveis causas do problema, elaborando registro – croqui, fotografias, filmagens e medições -, propondo soluções para resolução do problema e emitindo parecer técnico.

Pode coordenar projetos e obras de aterros sanitários e fiscalizar ou supervisionar a execução de obras de drenagem urbana Controla os procedimentos de preservação do meio ambiente.

Propõe ações preventivas, supervisiona serviços de recuperação de áreas degradadas e participa da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais Pode implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas Efetua vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, coletando dados referentes à fauna e flora, identificando fontes de poluição e sugerindo formas de minimização de impactos ambientais.

Planeja e supervisiona a execução de campanha educativa para coleta de resíduos sólidos Emite relatório final da campanha Estrutura o serviço de coleta dos resíduos sólidos das obras.

Realiza diagnóstico da realidade local no entorno da construção de estações de tratamento de água e esgoto, identificando as características dos resíduos, elaborando roteiro de coleta e/ou varrição e acompanhando a coleta Destina adequadamente os resíduos coletados, reaproveitando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Acompanha a execução de serviços de manutenção de máquinas e equipamentos utilizados na obra.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes, supervisionando o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva e estruturando campanhas de prevenção e combate a incêndios.

Funções do Técnico de saneamento

O profissional Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento deve desenvolver projetos de infraestrutura, estruturar coleta de resíduos sólidos, realizar trabalhos em laboratório, preservar o meio ambiente, realizar vendas e compras de materiais e equipamentos, supervisionar obras, orçar obras, planejar o trabalho, supervisionar equipes, fazer levantamento e tabulação de dados, demonstrar competências pessoais, realizar vistorias técnicas, padronizar procedimentos técnicos.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dos cargos de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.

Atividades exercidas por um Técnico de saneamento

Um Técnico de saneamento deve treinar equipes, providenciar carteira de habilitação, instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente, elaborar croqui, implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas, montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas, identificar fontes de poluição, alterar projeto de acordo com imprevistos da obra, participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais, participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos, trabalhar em equipe, elaborar planilhas dos ensaios realizados, dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação, supervisionar o cumprimento de tarefas, coletar amostras, registrar dados para alimentar o projeto ´as built´, fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados, submeter o projeto à aprovação, elaborar escalas de horários de trabalho, participar do desenvolvimento das normas e procedimentos, elaborar planta cadastral da região, dominar normas técnicas e de procedimento, atuar com ousadia, aprovar roteiro de coleta, identificar as características dos resíduos, demonstrar capacidade de organização, demonstrar criatividade, propor ações preventivas, atender às metas preestabelecidas, fazer vistoria técnica, elaborar o projeto ´as built´, elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições), identificar possíveis causas do problema, preparar amostras de acordo com as especificações, verificar tipo de vistoria, requisitar materiais, realizar medições, calcular ensaios, elaborar cronograma, especificar materiais, preparar ensaios, avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes, elaborar relatórios, solicitar projetos complementares, elaborar planilhas de custos diretos e indiretos, comunicar-se em idioma estrangeiro, realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes, elaborar roteiro de coleta e, ou varrição, emitir relatório de viabilidade técnico-financeira, emitir ordem de compra, demonstrar conhecimento em informática básica, dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos), acompanhar a execução e o cronograma dos serviços, participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos, discutir o projeto, levantar dados quantitativos de projetos, fiscalizar aplicação de normas e regulamentos, realizar demonstração técnica do produto, atuar com liderança, supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas, atender às necessidades do cliente, gerenciar logística, elaborar propostas de venda, analisar origem das solicitações, agir com iniciativa, revisar os projetos, programar os serviços, participar da montagem e revisão de manuais técnicos, dominar softwares específicos, analisar contrato de obras, preparar o local de trabalho, gerenciar arquivo técnico, empregar normas técnicas, cadastrar fornecedores e, ou clientes, comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita, efetuar levantamento topográfico, elaborar memorial descritivo, especificar materiais e equipamentos, atuar com capacidade de gerenciar, fiscalizar obras, verificar condições técnicas do local, contatar fornecedores e, ou clientes, planejar a forma de obtenção dos dados, realizar ensaios, emitir relatório final, controlar parâmetros desejados, efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local, relatar anomalias aos superiores, trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, diagnosticar a realidade do local, elaborar anteprojeto, coletar dados referentes à fauna e flora, controlar a qualidade dos produtos e serviços, respeitar normas, leis e decretos ambientais, realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos, elaborar memória de cálculo, cotar insumos e serviços, ajustar modificações nos roteiros, fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca, elaborar cronograma físico-financeiro, demonstrar visão sistêmica, detalhar o projeto, programar a execução dos serviços, contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho, supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma, emitir parecer técnico, propor soluções para resolução de problemas, identificar procedimentos técnicos, compatibilizar possíveis interferências de projetos, demonstrar capacidade de autodesenvolvimento, estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios, instalar equipamentos para coleta de dados, estudar projetos, elaborar projetos de infraestrutura, codificar materiais e, ou equipamentos, demonstrar raciocínio lógico e abstrato, aplicar ações corretivas, implantar roteiros de coleta e, ou varrição, verificar a utilização de equipamentos de proteção, sugerir formas de minimização de impactos ambientais, planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos, fixar parâmetros técnicos, supervisionar campanha educativa, pesquisar novas tecnologias, negociar propostas, elaborar composições unitárias, registrar alterações de serviços, analisar dados coletados, verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas, verificar condições de uso dos equipamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que ficou em 4.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) 2025

O salário de Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.076 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Planejamento de Obras de Infra-estrutura de Saneamento CBO 312210 salário