O dissídio de Técnico em Instrumentos de Sopro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 915210 no cargo de Técnico em Instrumentos de Sopro.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.068,84

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

25 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Osasco - SP

12 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Varejista Especializado de Instrumentos Musicais e Acessórios

R$ 1.976,53

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista Especializado de Instrumentos Musicais e Acessórios

36 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Reparador de instrumentos musicais repara instrumentos musicais - industrializados ou artesanais -, identificando problemas para definir estratégia de reparação, realizando desmontagem de instrumentos, confeccionando peças de reposição, substituindo peças e acessórios, soldando ou colando componentes, executando alinhamento e ajuste de partes, fazendo lubrificação, efetuando montagem dos instrumentos, e realizando reparos e/ou acabamento em superfícies Executa testes em instrumentos musicais e verifica sua afinação.

Planeja atividades, definindo etapas e sequência de trabalho Realiza atendimento a clientes Opera máquinas durante atividades de reparação.

Pode construir, ajustar e afiar ferramentas Executa manutenção básica em máquinas e equipamentos utilizados para reparação Cumpre normas técnicas, procedimentos da qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Técnico em Instrumentos de Sopro

O Reparador de instrumentos musicais planeja as atividades de reparação de instrumentos musicais, definindo as etapas e a sequência de trabalho Seleciona a técnica a ser aplicada, considerando o tipo e modelo do instrumento a ser reparado.

Interpreta desenhos, especificações, manuais técnicos e requisição de trabalho.

Verifica as condições operacionais dos recursos de trabalho Toca música com o instrumento a ser reparado, realiza inspeção e utiliza outros meios para identificar problemas - defeitos e falhas de funcionamento -, a fim de definir a estratégia de reparação.

Realiza a desmontagem do instrumento musical, desmembrando seus componentes e limpando-os Pode confeccionar peças de reposição, quando necessário.

Substitui peças e acessórios.

Solda ou cola componentes Realiza alinhamento e ajustagem das partes.

Faz a lubrificação.

Sapatilha instrumentos de sopro Monta parte elétrica e eletrônica do instrumento Monta o instrumento.

Realiza reparos e acabamento em superfície de instrumentos musicais, preparando a superfície Remove amassados e faz o polimento de instrumentos de metal Recupera rachaduras, enverniza e encera instrumentos da família de madeiras.

Pode aplicar banhos eletrostáticos e pintar instrumentos Limpa e lustra os instrumentos musicais.

Realiza testes em instrumentos musicais Testa parte mecânica, parte elétrica e parte eletroeletrônica de instrumentos Executa a regulagem dos instrumentos.

Verifica e elimina vazamento em instrumentos de sopro Checa medidas-padrão de instrumentos Afina os instrumentos musicais reparados.

Avalia a qualidade do processo de reparação, utilizando instrumentos e equipamentos e aplicando testes sensoriais e visuais Verifica e ajusta parâmetros dimensionais, geométricos, estruturais, funcionais e acústicos Confere o encaixe e a união das partes e componentes.

Examina o revestimento, o acabamento e a limpeza da superfície Embala o instrumento musical reparado, colocando etiquetas identificadoras Instala proteção contra agentes externos, tendo em vista manter a integridade física do instrumento Orienta cliente na conservação do instrumento Opera máquinas durante as atividades de reparação.

Prepara dispositivos e regula os parâmetros das máquinas Alimenta as máquinas com matérias-primas Inspeciona o funcionamento das máquinas Pode construir ferramentas, realizando seu controle dimensional Faz a ajustagem e a afiação das ferramentas Faz manutenção básica de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, conservando-os limpos, realizando lubrificação, e executando pequenos reparos Providencia manutenção corretiva, quando necessário Realiza atendimento a cliente, recebendo sua solicitação de serviço Elabora laudo técnico Faz orçamento do serviço Conserva o local de trabalho limpo e organizado Zela pela preservação, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Atua de acordo com diretrizes de preservação ambiental, selecionando sobras de materiais para reciclagem e descartando resíduos de acordo com normas ambientais.

Funções do Reparador de instrumentos musicais

O profissional Técnico em Instrumentos de Sopro deve demonstrar competências pessoais, atender clientes, realizar acabamento de superfície em instrumentos musicais, construir ferramentas, operar máquinas motrizes, desmontar e montar instrumentos musicais, trabalhar com segurança, testar instrumentos musicais.

Condições de trabalho da profissão

Restauradores de instrumentos musicais atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos instrumentos ou como autônomos - caso do luthier e do restaurador de instrumentos. Podem atuar também na fabricação de produtos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material eletrônico. Na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasional e em locais fechados. Como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e em horários irregulares. Eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfortáveis, materiais tóxicos e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparador de instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). Os profissionais desta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas, ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referências teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos e luthier).

Atividades exercidas por um Reparador de instrumentos musicais

Um Reparador de instrumentos musicais deve evidenciar dinamismo, confeccionar peças de reposição, regular instrumentos de cordas dedilhadas, orientar auxiliares quanto à segurança, regular instrumentos de percussão, testar parte mecânica de instrumentos de sopro, checar medidas-padrão de instrumentos musicais, inspecionar máquinas, testar parte mecânica de instrumentos de teclas, dar provas de acuidade auditiva (discriminar sons), elaborar orçamentos, polir instrumentos de sopro, pintar instrumentos, alimentar máquinas com matérias-primas, testar parte elétrica de instrumentos de cordas dedilhadas, testar parte mecânica de instrumentos de cordas dedilhadas, trocar peças e acessórios, realizar controle dimensional de ferramentas, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de intuição, manter limpos máquinas, equipamentos e ferramentas, ajustar instrumentos, manifestar paciência, regular instrumentos de teclas, afinar teclado acústico, orientar clientes na conservação dos instrumentos, limpar instrumentos, selecionar ferramentas, providenciar manutenção corretiva de máquinas, preparar superfícies de instrumentos, desmembrar componentes de instrumentos, aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos, verificar tocabilidade dos instrumentos, montar instrumentos de sopro - palheta dupla, utilizar equipamento de proteção individual (epi), organizar ambiente de trabalho, lubrificar máquinas, testar parte eletroeletrônica de instrumentos de teclas, regular parâmetros de máquinas, montar peças de instrumentos de cordas dedilhadas, montar instrumentos de percussão, montar instrumentos de teclas, desamassar instrumentos, testar parte mecânica de instrumentos de percussão, colar componentes de instrumentos, montar parte elétrica e eletrônica de instrumentos, evidenciar capacidade de comunicação, verificar vazamento em instrumentos de sopro, regular instrumentos de sopro, sapatilhar instrumentos de sopro, montar instrumentos de sopro - bocal, trabalhar em equipe, evidenciar criatividade, preparar dispositivos de máquinas, elaborar laudos técnicos, soldar componentes de instrumentos, envernizar instrumentos, alinhar instrumentos, demonstrar destreza manual, verificar afinação dos instrumentos, identificar problemas nos instrumentos musicais, ajustar ferramentas, lubrificar instrumentos, afiar ferramentas, trocar peças de máquinas, montar instrumentos de sopro - palheta simples, encerar instrumentos, limpar componentes de instrumentos, lustrar instrumentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico em Instrumentos de Sopro ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Instrumentos de Sopro e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Restauradores de instrumentos musicais que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Instrumentos de Sopro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Instrumentos de Sopro ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Restauradores de instrumentos musicais 2025

O salário de Técnico em Instrumentos de Sopro mostrado aqui é resultado do levantamento de 70 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Restauradores de instrumentos musicais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Instrumentos de Sopro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Instrumentos de Sopro CBO 915210 salário