O dissídio de Técnico em Documentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 371110 no cargo de Técnico em Documentação.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 4.871,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

46 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaboraí - RJ

R$ 5.781,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

30 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Obras de Engenharia Civil

R$ 5.781,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Obras de Engenharia Civil

20 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico em biblioteconomia atua no tratamento, na recuperação, na atualização e na disseminação da informação, atendendo e orientando o usuário na pesquisa e na utilização dos acervos físico e digital da biblioteca - ou unidade de documentação e de informação -, sob a supervisão de Bibliotecário Mantém a ordem do acervo, de acordo com o sistema de classificação adotado.

Organiza ações socioculturais e de extensão Realiza atividades técnico-administrativas Participa da manutenção e da organização do ambiente.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

O que faz um Técnico em Documentação

O Técnico em biblioteconomia atende o usuário nas formas presencial e a distância, informando-o sobre o funcionamento, o regulamento e os recursos da biblioteca ou unidade de documentação e de informação Cadastra o usuário, confeccionando seu cartão de identificação.

Atualiza periodicamente o cadastro de usuários.

Atende pedido do usuário, pesquisando o acervo para empréstimo de material Controla reserva, empréstimo, renovação e devolução de material.

Cobra devolução, após período de empréstimo, podendo aplicar sanções ao usuário Orienta o usuário na preservação do acervo.

Auxilia no trabalho escolar do usuário, orientando-o em pesquisa bibliográfica, mostrando as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos e ajudando na editoração.

Auxilia nas atividades de ensino a distância e na organização de teleconferências Monitora visitas à biblioteca.

Participa do estudo das demandas existentes e potenciais.

Realiza empréstimos entre bibliotecas, pesquisando bases de dados e localizando material no acervo Faz levantamentos bibliográficos, reservando material Organiza ações socioculturais e de extensão, participando da elaboração de programas culturais em conjunto com a comunidade, auxiliando na busca de parcerias para viabilizar a realização das atividades, e fazendo contato com profissionais, lideranças e instituições.

Auxilia na organização, divulgação e realização de feiras do livro, campanhas de doação e exposições Controla a aquisição de documentos, desdobrando e arquivando fichas catalográficas, auxiliando na indexação e na elaboração de resumos Participa do processo de consistência e de alimentação da base de dados.

Elabora clipping Trata documentação, participando na aquisição, seleção, catalogação, classificação, cadastramento e tombamento de documentos, para incorporação no acervo.

Identifica publicações, participando da organização da hemeroteca Pode auxiliar na indexação de documentos no acervo digital Cadastra produção científica do corpo docente, arquivando-a, física ou digitalmente.

Realiza ou monitora a digitalização de materiais Realiza a manutenção do acervo, inventariando-o e mantendo-o de acordo com o sistema de classificação adotado Participa do remanejamento do acervo.

Controla permuta e acervo de duplicatas de documentos Substitui documentos Executa trabalho de reparação de documentos, selecionando-os para a encadernação e conferindo os documentos encadernados.

Realiza atividades técnico-administrativas, participando na gestão administrativa da biblioteca e em reuniões de planejamento e avaliação Participa na elaboração de projetos Coleta dados, preenche planilhas e elabora relatórios estatísticos Colabora na elaboração do regimento interno da biblioteca e na elaboração de manuais de procedimentos Auxilia na operação de sistemas de contratos eletrônicos.

Elabora correspondências Organiza arquivos administrativos Controla os estoques de material de consumo, auxiliando na aquisição Participa na aquisição de mobiliário e equipamentos Auxilia no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos Pode utilizar sistema de gestão de biblioteca para inserir e obter dados para o controle administrativo Pode realizar venda de publicações e materiais correlatos Reproduz documentos Participa na manutenção do ambiente, organizando a disposição do mobiliário e dos equipamentos Elabora a sinalização do ambiente Auxilia no controle do uso e da manutenção dos equipamentos Controla o fluxo de usuários Participa da aplicação de novos conceitos de organização dos espaços da biblioteca, tornando o ambiente mais interativo, informal e agradável, facilitando a pesquisa e o uso de sistemas de informação Controla as condições de higiene e limpeza do ambiente Auxilia no reaproveitamento de materiais e no descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais.

Funções do Técnico em biblioteconomia

O profissional Técnico em Documentação deve participar do processo de disseminação da informação, organizar atividades culturais e de extensão, realizar atividades técnico-administrativas, participar da organização e manutenção do ambiente, demonstrar competências pessoais, realizar a manutenção do acervo, tratar informação e documentos, atender o usuário nas formas presencial e À distância.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Atividades exercidas por um Técnico em biblioteconomia

Um Técnico em biblioteconomia deve manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado, realizar trabalhos de reparação de documentos, expedir malotes e correios, realizar a venda de publicações e materiais correlatos, demonstrar desenvoltura no trato com o público, controlar doação de documentos, auxiliar no descarte de documentos, auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos, controlar agenda de eventos e cursos, organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente, auxiliar nas atividades de ensino à distância, orientar o usuário na preservação do acervo, elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade, trabalhar em equipe, participar de redes de discussão em diferentes meios, auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos, prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação, elaborar mural, escrever correspondências, auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo, operar equipamentos audiovisuais, manter cadastro de endereços institucionais, cadastrar a produção científica do corpo docente, desdobrar fichas catalográficas, realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade, auxiliar na busca de parcerias, manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente, etiquetar documentos, realizar atividades de leitura, escrita e oralidade, participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação, demonstrar iniciativa, auxiliar na catalogação de documentos, realizar empréstimos entre bibliotecas, apoiar ações da associação de amigos da biblioteca, auxiliar na indexação de documentos, atualizar o cadastro de usuários, pesquisar por solicitação do usuário, participar do estudo das demandas existentes e potenciais, elaborar relatórios estatísticos, demonstrar comprometimento com o trabalho, preencher planilhas de dados estatísticos, participar na elaboração e análise de critérios estatísticos, selecionar documentos para a encadernação, auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação, aplicar sanções ao usuário, orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação, atualizar-se, organizar arquivos administrativos, auxiliar na organização de teleconferências, alimentar bases de dados, auxiliar na realização da biblioteca itinerante, realizar permutas de material bibliográfico, auxiliar na organização de exposições, pesquisar bases de dados, preparar documentos para encadernação, participar de reuniões de planejamento e avaliação, realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições, auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos, realizar serviços de comutação, conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos, participar da organização da hemeroteca, controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material, proceder com ética, avaliar o uso e adequação do ambiente, arquivar a produção acadêmica, arquivar fichas catalográficas, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, auxiliar na elaboração de resumos, demonstrar habilidade no trato com o público, orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos, fazer levantamentos bibliográficos, demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros, participar na elaboração de publicações, auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos, digitalizar materiais, magnetizar documentos do acervo, participar da elaboração de manuais de procedimentos, dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação, controlar arquivos administrativos, inventariar o acervo, emprestar material do acervo, cadastrar documentos, cadastrar o usuário, elaborar alertas bibliográficos, qualificar-se, participar do processo de consistência da base de dados, orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação, conferir documentos encadernados, demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho, preparar painel para exposição das novas aquisições, elaborar a sinalização do ambiente, reservar material bibliográfico, participar na realização de saraus culturais, cobrar devolução de empréstimos, fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura, realizar campanhas de doação, elaborar cartazes, controlar acervo de duplicatas de documentos, controlar permutas de documentos, auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo, tombar documentos para incorporação ao acervo, participar da organização de concursos literários, auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos, coletar dados estatísticos, auxiliar na realização de feiras de livros, elaborar clipping, colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca, reproduzir documentos, viabilizar a organização das atividades culturais, controlar os estoques de material de consumo, monitorar visitas à biblioteca, confeccionar o cartão de identificação do usuário, auxiliar na classificação de documentos, participar do remanejamento do acervo, controlar o fluxo do usuário, executar serviços de digitação e datilografia, controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente, demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática, controlar aquisição de documentos, substituir documentos, carimbar documentos, localizar material no acervo, auxiliar na elaboração de projetos, auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica, elaborar folhetos, divulgar materiais promocionais e eventos culturais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico em Documentação ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico em Documentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em biblioteconomia que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico em Documentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico em Documentação ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em biblioteconomia 2025

O salário de Técnico em Documentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 161 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em biblioteconomia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico em Documentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico em Documentação CBO 371110 salário