O dissídio de Técnico de Documentação e Informação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 371110 no cargo de Técnico de Documentação e Informação.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 4.871,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

46 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itaboraí - RJ

R$ 5.781,55

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

30 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Obras de Engenharia Civil

R$ 5.781,55

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Obras de Engenharia Civil

20 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico em biblioteconomia atua no tratamento, na recuperação, na atualização e na disseminação da informação, atendendo e orientando o usuário na pesquisa e na utilização dos acervos físico e digital da biblioteca - ou unidade de documentação e de informação -, sob a supervisão de Bibliotecário Mantém a ordem do acervo, de acordo com o sistema de classificação adotado.

Organiza ações socioculturais e de extensão Realiza atividades técnico-administrativas Participa da manutenção e da organização do ambiente.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Documentação e Informação

O Técnico em biblioteconomia atende o usuário nas formas presencial e a distância, informando-o sobre o funcionamento, o regulamento e os recursos da biblioteca ou unidade de documentação e de informação Cadastra o usuário, confeccionando seu cartão de identificação.

Atualiza periodicamente o cadastro de usuários.

Atende pedido do usuário, pesquisando o acervo para empréstimo de material Controla reserva, empréstimo, renovação e devolução de material.

Cobra devolução, após período de empréstimo, podendo aplicar sanções ao usuário Orienta o usuário na preservação do acervo.

Auxilia no trabalho escolar do usuário, orientando-o em pesquisa bibliográfica, mostrando as normas de apresentação de trabalhos acadêmicos e ajudando na editoração.

Auxilia nas atividades de ensino a distância e na organização de teleconferências Monitora visitas à biblioteca.

Participa do estudo das demandas existentes e potenciais.

Realiza empréstimos entre bibliotecas, pesquisando bases de dados e localizando material no acervo Faz levantamentos bibliográficos, reservando material Organiza ações socioculturais e de extensão, participando da elaboração de programas culturais em conjunto com a comunidade, auxiliando na busca de parcerias para viabilizar a realização das atividades, e fazendo contato com profissionais, lideranças e instituições.

Auxilia na organização, divulgação e realização de feiras do livro, campanhas de doação e exposições Controla a aquisição de documentos, desdobrando e arquivando fichas catalográficas, auxiliando na indexação e na elaboração de resumos Participa do processo de consistência e de alimentação da base de dados.

Elabora clipping Trata documentação, participando na aquisição, seleção, catalogação, classificação, cadastramento e tombamento de documentos, para incorporação no acervo.

Identifica publicações, participando da organização da hemeroteca Pode auxiliar na indexação de documentos no acervo digital Cadastra produção científica do corpo docente, arquivando-a, física ou digitalmente.

Realiza ou monitora a digitalização de materiais Realiza a manutenção do acervo, inventariando-o e mantendo-o de acordo com o sistema de classificação adotado Participa do remanejamento do acervo.

Controla permuta e acervo de duplicatas de documentos Substitui documentos Executa trabalho de reparação de documentos, selecionando-os para a encadernação e conferindo os documentos encadernados.

Realiza atividades técnico-administrativas, participando na gestão administrativa da biblioteca e em reuniões de planejamento e avaliação Participa na elaboração de projetos Coleta dados, preenche planilhas e elabora relatórios estatísticos Colabora na elaboração do regimento interno da biblioteca e na elaboração de manuais de procedimentos Auxilia na operação de sistemas de contratos eletrônicos.

Elabora correspondências Organiza arquivos administrativos Controla os estoques de material de consumo, auxiliando na aquisição Participa na aquisição de mobiliário e equipamentos Auxilia no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos Pode utilizar sistema de gestão de biblioteca para inserir e obter dados para o controle administrativo Pode realizar venda de publicações e materiais correlatos Reproduz documentos Participa na manutenção do ambiente, organizando a disposição do mobiliário e dos equipamentos Elabora a sinalização do ambiente Auxilia no controle do uso e da manutenção dos equipamentos Controla o fluxo de usuários Participa da aplicação de novos conceitos de organização dos espaços da biblioteca, tornando o ambiente mais interativo, informal e agradável, facilitando a pesquisa e o uso de sistemas de informação Controla as condições de higiene e limpeza do ambiente Auxilia no reaproveitamento de materiais e no descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais.

Funções do Técnico em biblioteconomia

O profissional Técnico de Documentação e Informação deve participar da organização e manutenção do ambiente, tratar informação e documentos, organizar atividades culturais e de extensão, participar do processo de disseminação da informação, atender o usuário nas formas presencial e À distância, demonstrar competências pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, realizar a manutenção do acervo.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Atividades exercidas por um Técnico em biblioteconomia

Um Técnico em biblioteconomia deve aplicar sanções ao usuário, controlar os estoques de material de consumo, tombar documentos para incorporação ao acervo, realizar permutas de material bibliográfico, executar serviços de digitação e datilografia, pesquisar bases de dados, elaborar cartazes, orientar o usuário na preservação do acervo, controlar aquisição de documentos, arquivar a produção acadêmica, magnetizar documentos do acervo, controlar acervo de duplicatas de documentos, participar de redes de discussão em diferentes meios, dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação, demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho, auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos, participar na elaboração e análise de critérios estatísticos, preencher planilhas de dados estatísticos, auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos, participar da organização da hemeroteca, escrever correspondências, auxiliar nas atividades de ensino à distância, auxiliar na indexação de documentos, participar da organização de concursos literários, apoiar ações da associação de amigos da biblioteca, cadastrar documentos, elaborar alertas bibliográficos, realizar a venda de publicações e materiais correlatos, desdobrar fichas catalográficas, fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura, auxiliar na elaboração de resumos, atualizar o cadastro de usuários, auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação, auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo, realizar atividades de leitura, escrita e oralidade, auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo, participar na realização de saraus culturais, substituir documentos, monitorar visitas à biblioteca, demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática, participar da elaboração de manuais de procedimentos, organizar arquivos administrativos, controlar o fluxo do usuário, participar do remanejamento do acervo, auxiliar na organização de exposições, elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade, auxiliar na classificação de documentos, prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação, trabalhar em equipe, divulgar materiais promocionais e eventos culturais, confeccionar o cartão de identificação do usuário, viabilizar a organização das atividades culturais, participar de reuniões de planejamento e avaliação, selecionar documentos para a encadernação, manter cadastro de endereços institucionais, preparar painel para exposição das novas aquisições, emprestar material do acervo, cadastrar o usuário, controlar doação de documentos, orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação, colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca, auxiliar na realização de feiras de livros, arquivar fichas catalográficas, digitalizar materiais, elaborar folhetos, expedir malotes e correios, auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos, elaborar clipping, localizar material no acervo, participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação, participar do estudo das demandas existentes e potenciais, participar na elaboração de publicações, pesquisar por solicitação do usuário, conferir documentos encadernados, manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente, participar do processo de consistência da base de dados, realizar serviços de comutação, auxiliar no descarte de documentos, inventariar o acervo, auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos, conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos, alimentar bases de dados, demonstrar desenvoltura no trato com o público, realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade, manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado, avaliar o uso e adequação do ambiente, elaborar relatórios estatísticos, controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente, realizar empréstimos entre bibliotecas, proceder com ética, coletar dados estatísticos, carimbar documentos, demonstrar iniciativa, reproduzir documentos, controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, auxiliar na realização da biblioteca itinerante, elaborar a sinalização do ambiente, organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente, demonstrar habilidade no trato com o público, operar equipamentos audiovisuais, etiquetar documentos, controlar permutas de documentos, fazer levantamentos bibliográficos, preparar documentos para encadernação, controlar arquivos administrativos, auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica, cadastrar a produção científica do corpo docente, auxiliar na catalogação de documentos, realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições, auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos, auxiliar na elaboração de projetos, qualificar-se, auxiliar na organização de teleconferências, orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação, realizar campanhas de doação, elaborar mural, demonstrar comprometimento com o trabalho, reservar material bibliográfico, controlar agenda de eventos e cursos, cobrar devolução de empréstimos, realizar trabalhos de reparação de documentos, orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos, demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros, atualizar-se, auxiliar na busca de parcerias.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico de Documentação e Informação ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Documentação e Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em biblioteconomia que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Documentação e Informação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Documentação e Informação ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em biblioteconomia 2025

O salário de Técnico de Documentação e Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 161 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em biblioteconomia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Documentação e Informação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Documentação e Informação CBO 371110 salário