O dissídio de Supervisor de Ensino 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239430 no cargo de Supervisor de Ensino.

Estado com maior salário médio

Sergipe

R$ 8.526,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

972 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 4.625,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

467 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Cursos Preparatórios para Concursos

R$ 29.242,50

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

1.039 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de ensino Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Ensino

O Supervisor de ensino planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.

Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.

, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.

Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.

Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.

Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Supervisor de ensino

O profissional Supervisor de Ensino deve promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Supervisor de ensino

Um Supervisor de ensino deve aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, promover trocas de experiências, auto avaliar-se, elaborar textos de orientação, demonstrar proatividade, respeitar a autonomia do educador, olhar com intencionalidade pedagógica, desenvolver a autoestima, avaliar a instituição escolar, selecionar referencial teórico, construir instrumentos de avaliação, estimular a solidariedade, respeitar a alteridade, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar a implementação de projetos educacionais, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, fornecer subsídios teóricos, atualizar-se continuamente, participar das avaliações externas, dominar a língua portuguesa, pesquisar práticas educativas, divulgar resultados de avaliação, organizar grupos de estudos, demonstrar versatilidade, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, participar de cursos, seminários e congressos, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, intervir na aplicação de medidas disciplinares, estruturar os tempos pedagógicos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, elaborar relatórios, demonstrar criatividade, estimular o senso crítico, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, administrar recursos de trabalho, formar equipes de trabalho, verificar o cumprimento das metas, divulgar deliberações, administrar conflitos, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, sugerir mudanças no projeto pedagógico, compreender o contexto, socializar informações, estimular o senso de justiça, estimular a transparência na condução dos trabalhos, organizar encontros, congressos e seminários, criar espaços para o exercício da diversidade, visitar rotineiramente as escolas, valorizar experiências pedagógicas significativas, criar mecanismos de participação/interação, estimular a participação dos diferentes sujeitos, respeitar as diversidades, produzir material de apoio pedagógico, interagir com os pais, estudar continuamente, trabalhar em equipe, administrar a progressão da aprendizagem, organizar reuniões com equipes de trabalho, assessorar o trabalho docente, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, intermediar conflitos entre a escola e a família, estimular a cooperação, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, demonstrar capacidade de observação, criar clima favorável de trabalho, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, selecionar bibliografia, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, dimensionar os problemas, contextualizar historicamente a escola, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estimular a participação nas instituições associativas, equalizar informações, propor soluções para problemas educacionais detectados, administrar tempo, avaliar os planos diretores, administrar a demanda por vagas, construir sistema de avaliação, expressar-se com clareza, observar o desempenho das classes, divulgar experiências pedagógicas, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar o desempenho profissional dos educadores, assessorar as escolas/instituições, entrevistar, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, formar-se continuamente, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, estimular o respeito mútuo, coordenar reuniões, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, articular a ação da escola com outras instituições, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, publicar experiências pedagógicas, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, detectar eventuais problemas educacionais, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, identificar os princípios norteadores da escola/instituição, criar espaços de participação/interação, observar conselhos de classe e de escola, estimular valores estéticos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, emitir pareceres, respeitar a autoria do educador, acompanhar a produção dos alunos, estimular a criatividade, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, analisar o desempenho das classes, avaliar o desempenho das classes/turmas, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas, orientar atividades interdisciplinares, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar flexibilidade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Ensino ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Ensino e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Ensino em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Ensino ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Supervisor de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.957 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Ensino com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Ensino CBO 239430 salário