O dissídio de Superintendente de Marketing 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123310 no cargo de Superintendente de Marketing.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 33.881,04

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

739 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 38.648,10

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

538 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de marketing Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.

Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.

Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.

O que faz um Superintendente de Marketing

O Diretor de marketing estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas.

Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca.

Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.

Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing.

Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.

Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.

Funções do Diretor de marketing

O profissional Superintendente de Marketing deve atuar na definição do planejamento estratégico, gerir qualidade da venda, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, participar na definição de políticas de recursos humanos, executar plano de marketing e vendas, definir plano de marketing e vendas.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de marketing

Um Diretor de marketing deve demonstrar visão de futuro, promover campanhas internas de conscientização, disseminar plano de marketing, zelar pela apresentação pessoal, acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos), fazer exposições na mídia, instituir metodologia de trabalho, focalizar na busca de resultados, transformar dados em informação, trabalhar em equipe, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, aprovar normas e instruções, trabalhar com responsabilidade social, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, gerenciar custos e prazos logísticos, demonstrar capacidade de liderança, motivar equipe, avaliar exequibilidade de projetos, definir metas e padrões de qualidade, avaliar resultados (negócios e processos), redigir relatórios, atuar na definição de linhas de produto, realizar pesquisas (top of mind), demonstrar respeito a chefes e subordinados, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, mostrar versatilidade, dimensionar recursos, revisar plano de marketing e vendas, expor ideias em público, implementar planos de marketing e vendas, aproveitar oportunidades, elaborar plano de contingência, analisar viabilidade econômica, definir plano de investimento com grupo gestor, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, manipular tendência de mercado, prospectar formadores de opinião, aprovar contratação de terceiros, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, administrar conflitos, minimizar rupturas de vendas, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, delegar responsabilidades, promover rastreabilidade do produto, dialogar com públicos de interesse da empresa, promover inovação, estimular processo de comunicação, definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo), identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, mostrar coerência, contribuir na elaboração de descrição de cargos, avaliar desempenho da equipe, utilizar tecnologia da informação, orientar planejamento da produção, fixar metas de vendas (objetivos e prazos), avaliar nível de satisfação da equipe, tomar decisões, implantar novas metodologias de trabalho, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento), gerir pós-venda, monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores, mostrar otimismo, realizar ações preventivas e corretivas, analisar plano de marketing e vendas, validar métodos, trabalhar com ética, disseminar informações ao público de interesse da empresa, mostrar criatividade, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, definir perfil de qualificação do pessoal.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Superintendente de Marketing ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente de Marketing e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de comercialização e marketing que ficou em 6.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente de Marketing em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Superintendente de Marketing ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de comercialização e marketing 2024

O salário de Superintendente de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 1291 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de comercialização e marketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente de Marketing com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Superintendente de Marketing CBO 123310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Superintendente de Marketing em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Superintendente de Marketing por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 32.616,91 33.881,04 47.813,94 159,93 7.50%
Paraná 43h 8.550,00 8.881,38 12.533,67 41,42 7.60%
Rio de Janeiro 43h 24.369,98 25.314,49 35.724,57 118,21 4.40%
Minas Gerais 42h 10.434,16 10.838,56 15.295,70 51,45 6.60%
Santa Catarina 43h 11.276,69 11.713,74 16.530,78 54,48 5.00%
Rio Grande do Sul 40h 14.380,42 14.937,76 21.080,62 74,10 6.70%
Goiás 43h 6.631,42 6.888,43 9.721,16 31,94 4.10%
Ceará 43h 13.062,52 13.568,79 19.148,68 63,37 4.50%
Pernambuco 43h 7.680,37 7.978,04 11.258,85 36,80 6.50%
Bahia 43h 4.129,15 4.289,19 6.053,03 19,86 8.20%
Paraíba 42h 6.035,67 6.269,60 8.847,85 29,53 6.10%
Pará 43h 3.209,33 3.333,71 4.704,64 15,45 6.60%
Distrito Federal 42h 7.707,05 8.005,75 11.297,95 37,82 7.90%
Maranhão 44h 4.985,94 5.179,18 7.309,02 23,74 7.00%
Mato Grosso do Sul 44h 3.226,58 3.351,64 4.729,93 15,23 5.60%
Rondônia 42h 1.675,08 1.740,00 2.455,54 8,33 4.60%
Rio Grande do Norte 44h 2.973,36 3.088,60 4.358,72 14,04 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Superintendente de Marketing.

Dissídio de Superintendente de Marketing por cidade

Quanto ganha um Superintendente de Marketing nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Superintendente de Marketing na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 37.206,11 38.648,10 54.541,36 183,15 6.60%
Rio de Janeiro, RJ 43 26.304,01 27.323,48 38.559,71 127,66 6.80%
Barueri, SP 43 34.743,15 36.089,69 50.930,85 169,67 7.10%
Belo Horizonte, MG 42 13.757,54 14.290,74 20.167,52 67,99 4.30%
Curitiba, PR 43 13.810,81 14.346,08 20.245,62 66,91 6.20%
Goiânia, GO 43 5.009,80 5.203,96 7.343,98 24,09 6.30%
Porto Alegre, RS 42 19.377,12 20.128,12 28.405,41 95,85 5.00%
Maringá, PR 42 4.456,00 4.628,71 6.532,17 21,86 7.40%
Campinas, SP 43 30.675,99 31.864,90 44.968,70 148,44 6.00%
Brasília, DF 42 7.707,05 8.005,75 11.297,95 37,82 4.10%
Florianópolis, SC 43 19.930,55 20.703,00 29.216,69 97,05 7.30%
Foz do Iguaçu, PR 44 1.532,28 1.591,67 2.246,21 7,29 4.60%
Fortaleza, CE 43 13.083,47 13.590,55 19.179,39 62,81 6.60%
Recife, PE 43 11.553,06 12.000,82 16.935,91 55,94 5.20%
Ribeirão Preto, SP 44 14.334,92 14.890,50 21.013,92 68,31 6.50%
Osasco, SP 42 26.411,95 27.435,60 38.717,94 131,90 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Superintendente de Marketing. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Superintendente de Marketing no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 37.146,43 38.586,12 54.453,89 7.70%
Agências de publicidade 14.150,63 14.699,07 20.743,76 7.10%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 27.655,77 28.727,63 40.541,29 7.00%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 8.913,68 9.259,15 13.066,79 4.60%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 30.457,62 31.638,06 44.648,59 7.30%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 33.328,57 34.620,29 48.857,19 6.50%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 38.077,69 39.553,47 55.819,05 5.80%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 37.948,74 39.419,52 55.630,01 7.40%
Comércio atacadista de produtos de higiene pessoal 47.836,71 49.690,72 70.125,04 6.70%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.074,93 2.155,35 3.041,70 7.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 13.946,99 14.487,53 20.445,24 4.40%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 27.650,01 28.721,65 40.532,85 5.20%
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 31.325,90 32.540,00 45.921,42 7.60%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 31.743,59 32.973,88 46.533,72 4.80%
Restaurantes e similares 6.675,71 6.934,44 9.786,09 6.60%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 50.169,56 52.113,98 73.544,82 5.20%
Holdings de instituições não-financeiras 18.390,31 19.103,07 26.958,82 6.40%
Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano 41.746,32 43.364,29 61.196,98 7.00%
Atividades de condicionamento físico 12.558,50 13.045,23 18.409,82 4.10%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 20.158,79 20.940,08 29.551,27 4.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.