O dissídio de Subgerente de Loja (operações Comerciais) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Subgerente de Loja (operações Comerciais).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.226,46
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
32.555 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.560,24
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
12.036 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo
R$ 9.703,66
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios
13.314 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Subgerente de Loja (operações Comerciais)
O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do Gerente de loja e supermercado
O profissional Subgerente de Loja (operações Comerciais) deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), gerir recursos materiais e financeiros, estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado
Um Gerente de loja e supermercado deve programar treinamento e desenvolvimento profissionais, planejar compras e locações, evidenciar equilíbrio emocional, informar funcionários sobre seus desempenhos, redigir comunicados e normas, remanejar leiaute, administrar conflitos entre funcionários, divulgar mercadorias e serviços, qualificar fornecedores, promover programas prevencionistas, providenciar contratação e desligamento de funcionários, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, apreciar inovações organizacionais, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, contratar serviços, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, captar recursos, operar equipamentos de informática, mediar relação entre funcionário e empresa, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, expressar-se gestualmente, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), cobrar resultados, colaborar na definição de epi e epc, designar equipe para projeto, elaborar normas e instruções, expressar-se oralmente, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), recomendar promoção de funcionários, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, atender agentes de fiscalização, negociar preços e condições de pagamento, implantar técnicas de vendas, medir resultados de treinamento, gerir compras, cooperar na definição de projetos, estimular a motivação das equipes, administrar horas trabalhadas, horas extras, supervisionar os serviços de reparação e consertos, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), prover ações de preservação ambiental, acompanhar auditoria interna e externa, realizar reuniões com a equipe, avaliar desempenho, preparar relatórios para a diretoria, formular incentivos de produtividade, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, estabelecer escala de férias e de folgas, zelar pela organização do local de trabalho, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, otimizar o espaço físico da loja (modulação), planejar racionalização do uso de recursos, examinar currículos, recepcionar mercadorias, avaliar nível de satisfação das equipes, liberar mercadorias para entrega, administrar remanejamentos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), buscar atualização profissional, sugerir investimentos, analisar tendências do mercado, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar plano de investimentos, acompanhar a execução orçamentária, definir estratégias de terceirização, fazer orçamentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, manter apresentação pessoal, definir perfil do consumidor final, controlar o cumprimento de normas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, delegar atribuições, providenciar integração de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, resolver reclamações de clientes, determinar perfis profissionais, autorizar pagamentos e recebimentos, sugerir melhoria em mercadorias, demonstrar motivação, propor compra de novos itens, argumentar com convicção (persuasão), agir com dinamismo, revisar manuais de procedimentos, orientar clientes, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, exercer liderança, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, averiguar comportamento dos concorrentes, implementar reciclagem de funcionários, instruir subordinados, gerenciar contratos de serviços, acompanhar rotinas administrativas, exercitar a autonomia, gerir estoques, entrevistar candidatos, monitorar o andamento de projetos, transferir numerário para o banco, participar de reuniões, representar a empresa, sugerir inovações, gerir custos, pesquisar a satisfação dos clientes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Subgerente de Loja (operações Comerciais) ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Subgerente de Loja (operações Comerciais) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 4.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Subgerente de Loja (operações Comerciais) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Subgerente de Loja (operações Comerciais) ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025
O salário de Subgerente de Loja (operações Comerciais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Subgerente de Loja (operações Comerciais) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: