O dissídio de Subchefe de Loja (operações Comerciais) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Subchefe de Loja (operações Comerciais).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.226,46

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

32.555 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.560,24

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

12.036 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo

R$ 9.703,66

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

13.314 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Subchefe de Loja (operações Comerciais)

O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.

Funções do Gerente de loja e supermercado

O profissional Subchefe de Loja (operações Comerciais) deve atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), estruturar equipes de trabalho, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado

Um Gerente de loja e supermercado deve estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, preparar relatórios para a diretoria, redigir comunicados e normas, planejar racionalização do uso de recursos, sugerir inovações, colaborar na definição de epi e epc, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, estabelecer escala de férias e de folgas, representar a empresa, orientar clientes, pesquisar a satisfação dos clientes, opinar sobre condições e prioridades de projetos, sugerir melhoria em mercadorias, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, formular incentivos de produtividade, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, apreciar inovações organizacionais, resolver reclamações de clientes, buscar atualização profissional, remanejar leiaute, administrar remanejamentos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, coordenar inventário de mercadorias para balanço, exercitar a autonomia, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, gerenciar contratos de serviços, avaliar desempenho, acompanhar rotinas administrativas, exercer liderança, acompanhar auditoria interna e externa, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, prover ações de preservação ambiental, recomendar promoção de funcionários, informar funcionários sobre seus desempenhos, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), delegar atribuições, promover programas prevencionistas, medir resultados de treinamento, designar equipe para projeto, recepcionar mercadorias, acompanhar a execução orçamentária, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), zelar pela organização do local de trabalho, analisar tendências do mercado, captar recursos, cobrar resultados, argumentar com convicção (persuasão), sugerir investimentos, administrar conflitos entre funcionários, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), estimular a motivação das equipes, gerir custos, expressar-se gestualmente, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), revisar manuais de procedimentos, contratar serviços, providenciar contratação e desligamento de funcionários, demonstrar motivação, realizar reuniões com a equipe, atender agentes de fiscalização, operar equipamentos de informática, cooperar na definição de projetos, controlar o cumprimento de normas, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), autorizar pagamentos e recebimentos, avaliar nível de satisfação das equipes, supervisionar os serviços de reparação e consertos, entrevistar candidatos, definir estratégias de terceirização, agir com dinamismo, expressar-se oralmente, providenciar integração de funcionários, participar de reuniões, monitorar o andamento de projetos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, qualificar fornecedores, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, identificar necessidade de contratação de pessoal, elaborar normas e instruções, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, negociar preços e condições de pagamento, determinar perfis profissionais, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, propor compra de novos itens, elaborar plano de investimentos, gerir compras, implantar técnicas de vendas, divulgar mercadorias e serviços, gerir estoques, definir perfil do consumidor final, mediar relação entre funcionário e empresa, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, fazer orçamentos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, administrar horas trabalhadas, horas extras, planejar compras e locações, otimizar o espaço físico da loja (modulação), manter apresentação pessoal, liberar mercadorias para entrega, examinar currículos, instruir subordinados, implementar reciclagem de funcionários, averiguar comportamento dos concorrentes, evidenciar equilíbrio emocional, transferir numerário para o banco.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Subchefe de Loja (operações Comerciais) ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Subchefe de Loja (operações Comerciais) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Subchefe de Loja (operações Comerciais) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Subchefe de Loja (operações Comerciais) ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Subchefe de Loja (operações Comerciais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Subchefe de Loja (operações Comerciais) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Subchefe de Loja (operações Comerciais) CBO 141415 salário