O dissídio de Psicopedagogo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239425 no cargo de Psicopedagogo.
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 15.472,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
649 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 16.768,35
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
139 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo
R$ 5.303,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
391 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Psicopedagogo Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.
Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Psicopedagogo
O Psicopedagogo diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.
Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.
Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.
Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.
Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.
Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.
Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.
Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.
Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Psicopedagogo
O profissional Psicopedagogo deve coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Psicopedagogo
Um Psicopedagogo deve emitir pareceres, demonstrar proatividade, olhar com intencionalidade pedagógica, administrar tempo, estimular o senso de justiça, organizar encontros, congressos e seminários, sugerir mudanças no projeto pedagógico, organizar reuniões com equipes de trabalho, assessorar as escolas/instituições, avaliar a implementação de projetos educacionais, respeitar a autonomia do educador, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, publicar experiências pedagógicas, acompanhar a produção dos alunos, interagir com os pais, detectar eventuais problemas educacionais, criar clima favorável de trabalho, entrevistar, criar espaços para o exercício da diversidade, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, coordenar reuniões, elaborar textos de orientação, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, formar-se continuamente, reunir-se com conselhos de classe, estudar continuamente, estimular a participação dos diferentes sujeitos, articular a ação da escola com outras instituições, organizar grupos de estudos, socializar informações, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, atualizar-se continuamente, construir instrumentos de avaliação, promover trocas de experiências, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, divulgar resultados de avaliação, estimular a cooperação, valorizar experiências pedagógicas significativas, traçar objetivos educacionais, propor ações que favoreçam a maturação da criança, criar mecanismos de participação/interação, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, demonstrar capacidade de observação, administrar conflitos, contextualizar historicamente a escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, visitar rotineiramente as escolas, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar os planos diretores, respeitar as diversidades, selecionar referencial teórico, avaliar o desempenho profissional dos educadores, criar espaços de participação/interação, administrar a progressão da aprendizagem, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, demonstrar criatividade, estimular a criatividade, dominar a língua portuguesa, intermediar conflitos entre a escola e a família, estimular valores estéticos, acompanhar a trajetória escolar do aluno, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, organizar encontro de educandos, promover estudos de caso, expressar-se com clareza, estimular o respeito mútuo, propor soluções para problemas educacionais detectados, observar o processo de trabalho em salas de aula, orientar atividades interdisciplinares, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, divulgar experiências pedagógicas, avaliar a instituição escolar, participar da avaliação proposta pela instituição, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, dimensionar os problemas, demonstrar flexibilidade, demonstrar versatilidade, divulgar deliberações, respeitar a alteridade, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança, auto avaliar-se, fornecer subsídios teóricos, desenvolver a autoestima, planejar ações de operacionalização, estimular o senso crítico, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, assessorar o trabalho docente, participar de cursos, seminários e congressos, pesquisar práticas educativas, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, estimular a solidariedade, compreender o contexto, estimular a transparência na condução dos trabalhos, respeitar a autoria do educador, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, selecionar bibliografia.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Psicopedagogo ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicopedagogo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicopedagogo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicopedagogo ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Psicopedagogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.609 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicopedagogo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor Pedagógico
- Coordenador de Disciplina e Área de Estudo
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Orientador Profissional
- Coordenador Escolar
- Auxiliar de Orientação Educacional
- Designer Educacional
- Supervisor Educacional
- Orientador Vocacional e Profissional