O dissídio de Psicopedagogo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239425 no cargo de Psicopedagogo.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 15.472,95

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

649 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 16.768,35

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

139 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo

R$ 5.303,18

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

391 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Psicopedagogo Planeja e implementa programas e ações para identificação, investigação e intervenção referentes às dificuldades dos alunos e às necessidades de adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para reduzir índices de insucesso escolar e solucionar problemas do processo educativo Analisa o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, como aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional.

Articula ações didático-pedagógicas com docentes e equipe de apoio ao ensino, considerando resultados obtidos e a proposição de medidas para superar dificuldades e transtornos de aprendizagem Elabora documentos administrativos e pedagógicos, materiais e recursos didáticos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Psicopedagogo

O Psicopedagogo diagnostica, planeja e implementa programas, ações e estratégias para identificar e intervir nas dificuldades e ou nos transtornos de aprendizagem individual dos alunos, investigando as causas, de acordo com a fase de desenvolvimento do educando Recomenda adequações no processo de ensino e aprendizagem, por meio de métodos e técnicas de psicopedagogia para redução dos índices de insucesso escolar.

Aplica técnicas e métodos de psicopedagogia e elabora instrumentos de avaliação para identificar transtornos e fatores intervenientes na aprendizagem dos alunos, como dislexia, discalculia, concentração, socialização, autoestima, comportamentos inadequados, relações familiares, sociais, problemas cognitivos, psicomotores e socioemocionais.

Avalia processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva dos educandos Auxilia a autonomia do sujeito por meio da estimulação de aspectos psicopedagógicos, conforme a faixa etária.

Pode realizar encaminhamento a especialistas da área de saúde.

Avalia o desempenho e o desenvolvimento dos alunos, investigando e analisando aspectos escolar, sociocultural e familiar, cognitivo, psicomotor, físico, social e emocional que possam estar impactando desfavoravelmente o processo de ensino e aprendizagem.

Faz interlocução com a equipe escolar e com a família Analisa o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e as práticas educativas promovidas na escola, no que se refere ao currículo, as estratégias de ensino e aprendizagem, as atividades propostas pelos docentes, ao projeto pedagógico, às práticas avaliativas, aos processos de recuperação da aprendizagem.

Define e implementa programas e ações para intervenção no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista reinserir os alunos com dificuldades numa aprendizagem saudável e satisfatória, considerando sua individualidade, suas reais capacidades cognitivas, psicomotoras, afetivas e sociais, suas aptidões e potencialidades, os tempos e condições para aprender, desenvolvendo atividades que o auxiliam na ordenação e coordenação de suas ideias, manifestações intelectuais e atitudes.

Atua em parcerias com docentes e equipe escolar, detectando dificuldades e definindo estratégias e ações, promovendo estudos de casos, tendo em vista a busca de soluções eficazes que possibilitem a superação de dificuldades de aprendizagem e o direcionamento e desenvolvimento de suas potencialidades Mantém informadas as famílias sobre as deficiências na aprendizagem dos alunos, orientando-os, buscando elementos na identificação de problemas e viabilizando propostas de resolução Implementa propostas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, promovendo orientações metodológicas e didático-psicopedagógicas, propondo ações e atividades para desenvolvimento de competências socioemocionais, realização de projetos sociais, discussão de temas emergentes.

Articula ação conjunta da escola com instituições de proteção à criança e ao adolescente Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos para sua atuação psicopedagógica.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, propondo princípios norteadores, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Comunica-se com assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, registros de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas Redige e cumpre as exigências de termos consentimento livre e esclarecido para pesquisa, quando for o caso Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Psicopedagogo

O profissional Psicopedagogo deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Psicopedagogo

Um Psicopedagogo deve fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, visitar rotineiramente as escolas, detectar eventuais problemas educacionais, promover estudos de caso, administrar tempo, planejar reuniões com equipes de trabalho, respeitar a autonomia do educador, olhar com intencionalidade pedagógica, estimular valores estéticos, fornecer subsídios teóricos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar versatilidade, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, planejar ações de operacionalização, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, respeitar as diversidades, reunir-se com conselhos de classe, formar-se continuamente, demonstrar criatividade, selecionar bibliografia, avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança, demonstrar flexibilidade, traçar objetivos educacionais, participar de cursos, seminários e congressos, valorizar experiências pedagógicas significativas, respeitar a autoria do educador, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, promover trocas de experiências, assessorar o trabalho docente, observar o processo de trabalho em salas de aula, estimular o senso crítico, intermediar conflitos entre a escola e a família, organizar encontros, congressos e seminários, pesquisar práticas educativas, criar espaços de participação/interação, auto avaliar-se, organizar reuniões com equipes de trabalho, publicar experiências pedagógicas, entrevistar, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar encontro de educandos, avaliar os planos diretores, contextualizar historicamente a escola, sugerir mudanças no projeto pedagógico, estimular a solidariedade, interagir com os pais, estimular a criatividade, propor ações que favoreçam a maturação da criança, orientar atividades interdisciplinares, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, demonstrar proatividade, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, articular a ação da escola com outras instituições, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, estimular o senso de justiça, atualizar-se continuamente, compreender o contexto, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, dimensionar os problemas, acompanhar a produção dos alunos, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, estimular a transparência na condução dos trabalhos, expressar-se com clareza, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, estimular a cooperação, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar, acompanhar a trajetória escolar do aluno, selecionar referencial teórico, elaborar textos de orientação, promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família, criar espaços para o exercício da diversidade, construir instrumentos de avaliação, divulgar experiências pedagógicas, propor soluções para problemas educacionais detectados, administrar a progressão da aprendizagem, dominar a língua portuguesa, emitir pareceres, desenvolver a autoestima, trabalhar em equipe, socializar informações, organizar grupos de estudos, elaborar relatórios, assessorar as escolas/instituições, demonstrar capacidade de observação, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, divulgar deliberações, avaliar o desempenho profissional dos educadores, criar clima favorável de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, estimular a participação dos diferentes sujeitos, administrar conflitos, coordenar reuniões, estimular o respeito mútuo, avaliar a instituição escolar, avaliar a implementação de projetos educacionais, criar mecanismos de participação/interação, estudar continuamente, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, respeitar a alteridade, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, divulgar resultados de avaliação, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Psicopedagogo ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicopedagogo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 6.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicopedagogo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicopedagogo ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Psicopedagogo mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.609 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicopedagogo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Psicopedagogo CBO 239425 salário