O dissídio de Psicólogo Organizacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 251540 no cargo de Psicólogo Organizacional.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.342,94

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

347 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.161,28

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

155 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Gestão de Saúde

R$ 6.586,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

199 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Psicólogo do trabalho Exerce atividades da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional Realiza análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organiza e aplica testes e provas.

Realiza entrevistas, sondagem de aptidões profissionais e acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas pessoal dotado das habilidades requeridas e, ao indivíduo, satisfação no trabalho Atua na relação entre gestores e trabalhadores, a fim de identificar e propor soluções para conflitos organizacionais Pode criar programas de desenvolvimento de pessoas e organizar treinamentos, coordenando equipes e atividades.

Realiza pesquisas e ações relacionadas à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional, seguindo princípios ético-profissionais, normas de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente

O que faz um Psicólogo Organizacional

O Psicólogo do trabalho analisa os fenômenos psicológicos relativos à relação do ser humano com o trabalho, as organizações, a gestão de pessoas, a prevenção e promoção da saúde no trabalho e o desenvolvimento de organizações, líderes, equipes de trabalhadores no âmbito laboral Avalia pessoas e grupos, realizando entrevistas, aplicando testes e instrumentos de avaliação de comportamentos psicológicos, levantando dados, observando pessoas e situações.

Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.

Elabora relatórios técnicos e faz a devolutiva aos participantes Orienta indivíduos, grupos e organizações, propondo intervenções psicológicas destinadas à otimização das relações de trabalho, ao aumento da produtividade e à realização pessoal dos indivíduos e grupos.

Intervém nos conflitos e estabelece estratégias organizacionais para estimular a criatividade, buscar melhor qualidade de vida no trabalho e para fortalecer vínculos interpessoais Acompanha a evolução e os resultados das intervenções realizadas.

Desenvolve técnicas de entrevista e escalas de avaliação, bem como testes para avaliar capacidades, habilidades, atitudes, conhecimentos e interesses como apoio à seleção de candidatos a novas vagas e a promoções.

Realiza processos de recrutamento, seleção e orientação de pessoas, análise ocupacional e profissiográfica, acompanhamento de avaliação de desempenho e de desenvolvimento pessoal da liderança e da força de trabalho da organização, levando em conta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional Auxilia nos processos de desligamento, demissão, preparação para aposentadoria de trabalhadores e seus novos projetos de vida.

Avalia as condições de trabalho, planeja e implementa ações para aprimorar as relações laborais, a produtividade, a realização individual e grupal em organizações.

Participa em equipes multidisciplinares na elaboração de programas de melhoria da saúde laboral, programas relacionados à segurança no trabalho e à ergonomia, a fim de proporcionar melhores condições laborais Desenvolve pesquisas experimentais e teóricas visando investigar a interação interpessoal, grupal e social, hierarquia, poder, motivação, criatividade, entre outros objetos de estudo Elabora o projeto de pesquisa, definindo os objetivos, bibliografia e metodologia, estabelece parâmetros de pesquisa, define instrumentos, padroniza testes, coleta, organiza e analisa dados, elabora conclusões e documenta a pesquisa.

Pode participar de programas de pesquisa, treinamento e desenvolvimento relacionados ao desenvolvimento profissional, à saúde, às condições laborais e ao clima organizacional Pode prestar consultoria organizacional e facilitar os processos grupais de intervenção psicossocial em diferentes níveis hierárquicos organizacionais Pode participar da elaboração, implementação e acompanhamento das políticas de desenvolvimento da força de trabalho, planos de carreira e sistemas de avaliação de desempenho de trabalhadores e de equipes.

Pode formar indivíduos e grupos com foco na psicologia do trabalho e organizacional, ministrando aulas, cursos e palestras, estudando e analisando casos Coordena grupos de estudo, visando à formação de especialistas da área, capacitando profissionais e desenvolvendo cursos para grupos específicos.

Supervisiona estagiários da área da psicologia do trabalho e áreas afins Coordena equipes e atividades, planejando e programando as atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.

Publica artigos, ensaios e notas técnicas Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, alimentando sistemas informatizados, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando relatórios e pareceres Segue princípios ético-profissionais, normas regulamentadoras e procedimentos organizacionais.

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Funções do Psicólogo do trabalho

O profissional Psicólogo Organizacional deve educar indivíduos, grupos e instituições, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, coordenar equipes e atividades, demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, orientar indivíduos, grupos e instituições, realizar tarefas administrativas, participar de atividades para divulgação profissional, avaliar comportamentos psíquicos.

Condições de trabalho da profissão

Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.

Atividades exercidas por um Psicólogo do trabalho

Um Psicólogo do trabalho deve elaborar diagnósticos, investigar pessoas, situações e problemas, organizar eventos, coordenar grupos de estudo, padronizar testes, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, fazer levantamentos estatísticos, programar atividades, prestar consultoria/assessoria, auxiliar na formulação de políticas públicas, demonstrar capacidade de observação, escolher o instrumento de avaliação, aconselhar pessoas, grupos e famílias, organizar prontuários, observar pessoas e situações, elucidar conflitos e questões, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, trabalhar a dinâmica da equipe, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, participar de entidades de classe, organizar dados, construir instrumentos de pesquisa, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, promover desenvolvimento das relações interpessoais, recrutar recursos humanos, publicar artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, avaliar a execução das ações, respeitar valores e crenças dos clientes, definir metodologias de ação, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, realizar orientação vocacional, prover suporte emocional, elaborar pareceres, laudos e perícias, fornecer subsídios à elaboração de legislação, desenvolver cursos para grupos específicos, preencher formulários e cadastro, realizar encaminhamento, participar de comissões técnicas, facilitar grupos, ministrar aulas, cursos e palestras, elaborar projetos, elaborar instrumentos de avaliação administrativa, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, participar de reuniões científicas (congressos, seminários e simpósios), orientar mudança de comportamento, planejar as atividades da equipe, acompanhar a evolução do caso, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, participar de plantão técnico, ouvir ativamente (saber ouvir), propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais (setting terapêutico), acompanhar impactos de intervenções, coletar dados, trabalhar em equipe, manter sigilo profissional, propor intervenções, providenciar aquisição de material técnico, acompanhar a evolução da intervenção, interpretar conflitos e questões, convocar pessoas, sistematizar informações, formar especialistas da área, elaborar manuais, supervisionar estagiários da área e áreas afins, selecionar recursos humanos, estabelecer parâmetros de pesquisa, mediar conflitos, avaliar propostas e projetos, elaborar processo de alta, desenvolver processos de recrutamento e seleção, dar devolutiva, orientar sobre plano de carreira, coordenar reuniões, pesquisar bibliografia, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, supervisionar profissionais da área e áreas afins, analisar dados, entrevistar pessoas, levantar dados pertinentes, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, agendar atendimentos, apresentar estudos de caso, distribuir tarefas à equipe, realizar acompanhamento terapêutico, visitar instituições e equipamentos sociais, acompanhar resultados de projetos, triar casos, promover desenvolvimento da percepção interna (insight), fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, estudar casos, avaliar resultados, definir problema e objetivos, investigar o psiquismo humano, demonstrar habilidade de questionar, identificar recursos da comunidade, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, capacitar profissionais, respeitar os limites de atuação, analisar resultados de instrumentos de avaliação, participar de palestras, debates e entrevistas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Psicólogo Organizacional ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Psicólogo Organizacional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Psicólogos e psicanalistas que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Psicólogo Organizacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Psicólogo Organizacional ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Psicólogos e psicanalistas 2025

O salário de Psicólogo Organizacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.028 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Psicólogos e psicanalistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Psicólogo Organizacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Psicólogo Organizacional CBO 251540 salário