O dissídio de Projetista Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Projetista Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Projetista Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Projetista Instrucional deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, comunicar-se, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, identificar público alvo, selecionar bibliografia, elaborar relatórios, acompanhar a produção dos alunos, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, construir instrumentos de avaliação, adequar linguagem textual e imagética, elaborar roteiro visual (storyboard), estimular o senso crítico, respeitar a alteridade, participar de cursos, seminários e congressos, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, participar das avaliações externas, valorizar experiências pedagógicas significativas, organizar grupos de estudos, mediar informações entre autor e equipe de produção, organizar encontro de educandos, administrar tempo, criar clima favorável de trabalho, compatibilizar carga horária por atividades, produzir material de apoio pedagógico, entrevistar, fornecer subsídios teóricos, estimular o respeito mútuo, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar conflitos, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, observar o desempenho das classes, auto avaliar-se, desenvolver a autoestima, construir sistema de avaliação, estimular a solidariedade, traçar objetivos educacionais, participar da avaliação proposta pela instituição, emitir pareceres, dimensionar os problemas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, roteirizar material, administrar recursos de trabalho, sugerir mudanças no projeto pedagógico, divulgar deliberações, avaliar a implementação de projetos educacionais, estimular a transparência na condução dos trabalhos, definir mídias, validar produto final, planejar ações de operacionalização, respeitar a autonomia do educador, intermediar conflitos entre a escola e a família, levantar necessidades educacionais e sociais, olhar com intencionalidade pedagógica, criar mecanismos de usabilidade, descrever atividades, demonstrar flexibilidade, formar-se continuamente, identificar contexto de aprendizagem, formar equipes de trabalho, validar material revisado, compreender o contexto, mapear conteúdo, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, respeitar as diversidades, estimular valores estéticos, orientar atividades interdisciplinares, demonstrar capacidade de observação, planejar reuniões com equipes de trabalho, respeitar a autoria do educador, criar mecanismos de participação/interação, atualizar-se continuamente, assessorar as escolas/instituições, propor estratégias de participação/interação, caracterizar o perfil dos alunos, promover trocas de experiências, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, pesquisar práticas educativas, demonstrar proatividade, interagir com os pais, demonstrar versatilidade, elaborar textos de orientação, selecionar referencial teórico, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), criar espaços para o exercício da diversidade, estudar continuamente, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, organizar reuniões com equipes de trabalho, dominar a língua portuguesa, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, traçar metas educacionais, estimular a criatividade, realizar controle de qualidade, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, garantir a integridade instrucional, definir processos de avaliação, estimular a cooperação, coordenar reuniões, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, divulgar resultados de avaliação, traçar cronograma de execução, acompanhar processo de revisão, promover estudos de caso, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, estimular a participação dos diferentes sujeitos, analisar resultados das avaliações, demonstrar criatividade, orientar equipe de produção, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, definir abordagem de comunicação, dimensionar carga horária, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, administrar a progressão da aprendizagem, propor mecanismos de acessibilidade, trabalhar em equipe, acompanhar equipe de produção, definir escopo, assessorar o trabalho docente, elaborar atividades, propor soluções para problemas educacionais detectados, mapear competências, socializar informações, criar espaços de participação/interação, detectar eventuais problemas educacionais, verificar o cumprimento das metas, estimular o senso de justiça, expressar-se com clareza, elaborar objetivos, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, avaliar o desempenho das classes/turmas, definir estratégias de ensino, participar da criação do projeto gráfico, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Projetista Instrucional ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Projetista Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Projetista Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Projetista Instrucional ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Projetista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Projetista Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Pedagogo
- Psicopedagogo
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Coordenador Pedagógico
- Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica
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- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
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