O dissídio de Projetista Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Projetista Instrucional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.138,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

399 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.984,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

271 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 8.163,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

82 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Projetista Instrucional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Projetista Instrucional deve demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, elaborar projeto instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve demonstrar capacidade de observação, planejar reuniões com equipes de trabalho, elaborar atividades, analisar resultados das avaliações, identificar público alvo, garantir a integridade instrucional, identificar contexto de aprendizagem, coordenar reuniões, mapear competências, detectar eventuais problemas educacionais, estimular valores estéticos, participar das avaliações externas, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar versatilidade, observar o desempenho das classes, assessorar o trabalho docente, orientar equipe de produção, compatibilizar carga horária por atividades, participar de cursos, seminários e congressos, validar produto final, elaborar relatórios, mapear conteúdo, definir processos de avaliação, criar clima favorável de trabalho, administrar tempo, promover estudos de caso, estimular a cooperação, elaborar roteiro visual (storyboard), assessorar as escolas/instituições, intermediar conflitos entre a escola e a família, emitir pareceres, divulgar deliberações, estruturar os tempos pedagógicos, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, organizar reuniões com equipes de trabalho, dimensionar carga horária, acompanhar a produção dos alunos, divulgar resultados de avaliação, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, compreender o contexto, descrever atividades, administrar recursos de trabalho, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, orientar atividades interdisciplinares, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, expressar-se com clareza, construir instrumentos de avaliação, elaborar objetivos, estimular o respeito mútuo, respeitar a autoria do educador, traçar cronograma de execução, levantar necessidades educacionais e sociais, olhar com intencionalidade pedagógica, roteirizar material, selecionar referencial teórico, avaliar a implementação de projetos educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, propor estratégias de participação/interação, estimular a transparência na condução dos trabalhos, realizar controle de qualidade, definir escopo, elaborar textos de orientação, respeitar a alteridade, estudar continuamente, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, estimular a criatividade, criar espaços de participação/interação, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, mediar informações entre autor e equipe de produção, demonstrar flexibilidade, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, traçar metas educacionais, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, propor mecanismos de acessibilidade, organizar grupos de estudos, sugerir mudanças no projeto pedagógico, auto avaliar-se, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), caracterizar o perfil dos alunos, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, desenvolver a autoestima, participar da avaliação proposta pela instituição, respeitar as diversidades, construir sistema de avaliação, definir estratégias de ensino, criar mecanismos de participação/interação, verificar o cumprimento das metas, criar mecanismos de usabilidade, validar material revisado, avaliar o desempenho das classes/turmas, estimular a participação dos diferentes sujeitos, fornecer subsídios teóricos, promover trocas de experiências, criar espaços para o exercício da diversidade, produzir material de apoio pedagógico, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, administrar conflitos, respeitar a autonomia do educador, adequar linguagem textual e imagética, dimensionar os problemas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, formar-se continuamente, estimular o senso de justiça, dominar a língua portuguesa, definir mídias, entrevistar, pesquisar práticas educativas, traçar objetivos educacionais, interagir com os pais, socializar informações, definir abordagem de comunicação, atualizar-se continuamente, administrar a progressão da aprendizagem, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, selecionar bibliografia, demonstrar criatividade, formar equipes de trabalho, demonstrar proatividade, acompanhar processo de revisão, planejar ações de operacionalização, participar da criação do projeto gráfico, acompanhar equipe de produção, trabalhar em equipe, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estimular a solidariedade, valorizar experiências pedagógicas significativas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, estimular o senso crítico, organizar encontro de educandos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Projetista Instrucional ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Projetista Instrucional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Projetista Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Projetista Instrucional ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Projetista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Projetista Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Projetista Instrucional CBO 239435 salário