O dissídio de Projetista Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Projetista Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Projetista Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Projetista Instrucional deve implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, elaborar projeto instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve estimular a cooperação, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, administrar a progressão da aprendizagem, planejar ações de operacionalização, administrar recursos de trabalho, compatibilizar carga horária por atividades, demonstrar criatividade, respeitar as diversidades, planejar reuniões com equipes de trabalho, propor soluções para problemas educacionais detectados, estimular a criatividade, assessorar o trabalho docente, respeitar a autoria do educador, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, definir estratégias de ensino, organizar reuniões com equipes de trabalho, definir escopo, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, construir sistema de avaliação, administrar conflitos, participar da avaliação proposta pela instituição, definir abordagem de comunicação, criar clima favorável de trabalho, elaborar objetivos, demonstrar flexibilidade, definir mídias, estimular a participação dos diferentes sujeitos, orientar atividades interdisciplinares, criar mecanismos de usabilidade, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar de cursos, seminários e congressos, estimular o senso de justiça, observar o desempenho das classes, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, elaborar textos de orientação, orientar equipe de produção, criar espaços para o exercício da diversidade, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, estimular a solidariedade, selecionar referencial teórico, acompanhar processo de revisão, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, traçar objetivos educacionais, estimular o respeito mútuo, propor estratégias de participação/interação, validar material revisado, elaborar atividades, traçar cronograma de execução, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, divulgar deliberações, desenvolver a autoestima, realizar controle de qualidade, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, assessorar as escolas/instituições, participar da criação do projeto gráfico, organizar encontro de educandos, participar das avaliações externas, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, estimular a transparência na condução dos trabalhos, auto avaliar-se, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, coordenar reuniões, criar mecanismos de participação/interação, promover trocas de experiências, entrevistar, analisar resultados das avaliações, fornecer subsídios teóricos, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, administrar tempo, selecionar bibliografia, sugerir mudanças no projeto pedagógico, dominar a língua portuguesa, produzir material de apoio pedagógico, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, acompanhar equipe de produção, intermediar conflitos entre a escola e a família, dimensionar os problemas, atualizar-se continuamente, olhar com intencionalidade pedagógica, definir processos de avaliação, validar produto final, dimensionar carga horária, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, socializar informações, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, pesquisar práticas educativas, propor mecanismos de acessibilidade, identificar público alvo, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), estimular valores estéticos, mapear conteúdo, roteirizar material, descrever atividades, levantar necessidades educacionais e sociais, verificar o cumprimento das metas, interagir com os pais, elaborar relatórios, estudar continuamente, divulgar resultados de avaliação, avaliar o desempenho das classes/turmas, respeitar a autonomia do educador, valorizar experiências pedagógicas significativas, elaborar roteiro visual (storyboard), criar espaços de participação/interação, compreender o contexto, demonstrar versatilidade, adequar linguagem textual e imagética, avaliar a implementação de projetos educacionais, formar equipes de trabalho, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, identificar contexto de aprendizagem, promover estudos de caso, formar-se continuamente, garantir a integridade instrucional, expressar-se com clareza, caracterizar o perfil dos alunos, estruturar os tempos pedagógicos, estimular o senso crítico, demonstrar proatividade, traçar metas educacionais, construir instrumentos de avaliação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, acompanhar a produção dos alunos, mediar informações entre autor e equipe de produção, respeitar a alteridade, trabalhar em equipe, organizar grupos de estudos, detectar eventuais problemas educacionais, mapear competências, emitir pareceres, demonstrar capacidade de observação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Projetista Instrucional ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Projetista Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 3.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Projetista Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Projetista Instrucional ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Projetista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Projetista Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Supervisor Educacional
- Orientador Profissional
- Coordenador de Ensino
- Psicopedagogo
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Coordenador Escolar
- Professor de Orientação Educacional
- Designer Educacional