O dissídio de Programador de Transporte Multimodal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342110 no cargo de Programador de Transporte Multimodal.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 3.463,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
7.443 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Limeira - SP
R$ 4.342,16
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.845 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de transporte multimodal controla operações de transporte multimodal de mercadorias, supervisionando as condições de segurança do transporte e mantendo sob controle os recursos financeiros das operações Pesquisa o mercado para analisar oferta de novos serviços.
Define critérios de contratação de fornecedores de serviços dos vários modais Elabora, preenche e registra documentos Treina trabalhadores para as operações.
Segue normas de transporte internacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Programador de Transporte Multimodal
O Operador de transporte multimodal programa, controla e coordena operações de transportes em geral - em diferentes modais de transporte -, acompanhando as operações de embarque, transbordo e desembarque de carga junto ao regime de trânsito aduaneiro Supervisiona as condições de segurança e de manutenção dos meios de transportes e equipamentos utilizados.
Controla a eficiência operacional do armazenamento e do transporte da carga.
Remaneja equipamentos e veículos, quando necessário Controla recursos financeiros e insumos, elaborando planilhas de custos e receitas dos serviços prestados.
Pesquisa mercado, analisando a viabilidade de novos serviços, coletando dados de clientes e fornecedores potenciais e identificando rotas de transporte e respectiva estrutura de serviço Define parcerias e fornecedores de serviços com critérios técnicos, contratando serviços de transporte e negociando preços e prazos de pagamento.
Elabora ou auxilia na elaboração de documentação - como contratos, registros legais de transporte de cargas do comércio doméstico ou do exterior - necessária ao desembaraço de cargas.
Registra dados em sistemas e alimenta sistemas informacionais internos Atende clientes, classificando-os por demanda, identificando suas necessidades, elaborando propostas de preços e serviços, disponibilizando informações da carga e verificando a sua satisfação.
Treina e orienta funcionários e estagiários, avaliando os seus desempenhos e analisando as necessidades de treinamento da equipe.
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Funções do Operador de transporte multimodal
O profissional Programador de Transporte Multimodal deve controlar recursos financeiros e insumos, controlar operações de transporte, treinar funcionários e estagiários, pesquisar mercado, atender clientes, demonstrar competências pessoais, verificar segurança dos meios de transporte, equipamentos e da carga, elaborar documentos, definir parcerias e fornecedores de serviços.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em logística de transportes trabalham em empresas de transportes intermodais, predominantemente em empresas de transporte aéreo, aquaviário e terrestre. Os profissionais do transporte multimodal podem trabalhar de forma presencial e a distância, por rodízio de turnos. Geralmente, trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Para essas ocupações predomina o trabalho assalariado, com carteira assinada. Eventualmente, desempenham atividades que podem levar ao estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de transporte multimodal
Um Operador de transporte multimodal deve organizar documentos, demonstrar confiabilidade, redimensionar capacidades operacionais, definir critérios técnicos de prestação de serviços, discriminar alíquotas de impostos de cada localidade e mercadoria, acompanhar vistoria aduaneira de carga, demonstrar liderança, participar de eventos, disponibilizar informações de carga para cliente, monitorar manutenção de equipamentos e veículos, remanejar equipamentos e veículos, identificar estrutura de serviços na rota de transporte, armazenagem e distribuição, selecionar material de treinamento, auxiliar na elaboração de contratos, solicitar vistoria aduaneira de carga, coordenar serviços de remoção de carga em regime de trânsito aduaneiro, arquivar documentos, conferir documentos, elaborar planilhas de custo e receita, coordenar ova (estufagem) e desova de contêiner, providenciar carga e descarga, supervisionar eficiência operacional dos equipamentos e veículos, enviar confirmação de embarque e aviso de chegada, contratar serviços de transporte e de equipamentos, consultar sistemas de informação especializados, órgãos governamentais e entidades, alimentar sistemas informacionais internos, requisitar manutenção de equipamentos e veículos, etiquetar carga, orientar sobre procedimentos técnicos, demonstrar proatividade, coordenar coleta e embarque de carga doméstica, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, verificar acondicionamento de carga, solicitar numerário do cliente, selecionar funcionários para curso, providenciar embalagem de carga, demonstrar responsabilidade, demonstrar organização, demonstrar iniciativa, emitir relatórios de prestação de contas, conjugar modais de transporte, identificar rotas de transporte, acompanhar processo de desembaraço aduaneiro, avaliar incidência de falhas de equipamentos e veículos, analisar necessidades de treinamento, demonstrar domínio em línguas estrangeiras, identificar procedimentos operacionais da zona alfandegada (porto, aeroporto, fronteira, terminal), coordenar armazenamento da carga, elaborar propostas de preços e serviços, analisar viabilidade de novos produtos e serviços, demonstrar criatividade, demonstrar objetividade, coletar dados de fornecedores potenciais, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acionar seguradora em casos de ocorrência com a carga, preencher formulários, encaminhar documentação para validação oficial, negociar preços e prazos de pagamentos, registrar dados de carga e transporte no sistema de comércio exterior (siscarga), definir condições de armazenagem e transporte, informar ao setor financeiro preço e custos de serviços prestados, identificar preços e serviços de seus parceiros e concorrentes, avaliar desempenho de funcionários e estagiários, programar transporte, embarque, transbordo e desembarque, demonstrar flexibilidade, apresentar empresa e serviços, coletar dados de volume e demanda de carga, verificar satisfação de cliente, coletar dados de clientes potenciais, atualizar cadastro de fornecedores, classificar clientes por demanda (região, tipo de produto, volume e outros), acompanhar embarque e desembarque de carga, informar-se sobre produto a ser transportado, conferir faturas de pagamentos e recebimentos de serviços, identificar necessidades do cliente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Programador de Transporte Multimodal ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Programador de Transporte Multimodal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em logística de transportes que ficou em 7.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Programador de Transporte Multimodal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Programador de Transporte Multimodal ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em logística de transportes 2024
O salário de Programador de Transporte Multimodal mostrado aqui é resultado do levantamento de 13811 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em logística de transportes que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Programador de Transporte Multimodal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Programador de Transporte Multimodal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.340,20 | 2.430,89 | 3.430,55 | 11,17 | 6.40% |
Rio de Janeiro | 44h | 1.669,34 | 1.734,03 | 2.447,12 | 7,95 | 5.60% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.882,78 | 1.955,75 | 2.760,01 | 8,91 | 7.90% |
Paraná | 44h | 2.289,49 | 2.378,22 | 3.356,22 | 10,84 | 5.20% |
Minas Gerais | 43h | 2.390,49 | 2.483,13 | 3.504,27 | 11,46 | 4.10% |
Santa Catarina | 43h | 2.417,77 | 2.511,48 | 3.544,27 | 11,66 | 6.40% |
Espírito Santo | 43h | 2.013,40 | 2.091,43 | 2.951,49 | 9,65 | 5.40% |
Mato Grosso | 44h | 2.636,74 | 2.738,93 | 3.865,26 | 12,48 | 7.70% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.224,79 | 2.311,02 | 3.261,38 | 10,66 | 8.10% |
Bahia | 44h | 2.124,93 | 2.207,28 | 3.114,99 | 10,10 | 7.10% |
Pará | 44h | 2.328,78 | 2.419,04 | 3.413,82 | 11,07 | 8.00% |
Pernambuco | 43h | 2.275,23 | 2.363,41 | 3.335,32 | 10,87 | 4.80% |
Goiás | 43h | 2.257,83 | 2.345,34 | 3.309,81 | 10,87 | 4.50% |
Ceará | 43h | 2.085,66 | 2.166,49 | 3.057,42 | 10,09 | 4.90% |
Distrito Federal | 42h | 2.435,96 | 2.530,37 | 3.570,94 | 12,12 | 7.00% |
Maranhão | 41h | 2.620,24 | 2.721,80 | 3.841,08 | 13,17 | 6.30% |
Amazonas | 43h | 3.292,61 | 3.420,22 | 4.826,71 | 15,80 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.832,07 | 1.903,08 | 2.685,68 | 8,77 | 8.00% |
Paraíba | 44h | 2.007,96 | 2.085,79 | 2.943,52 | 9,54 | 7.90% |
Sergipe | 42h | 2.014,91 | 2.093,00 | 2.953,70 | 10,03 | 5.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Programador de Transporte Multimodal. |
Dissídio de Programador de Transporte Multimodal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.061,47 | 2.141,37 | 3.021,96 | 9,83 | 7.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 1.595,41 | 1.657,24 | 2.338,75 | 7,60 | 7.90% |
Esteio, RS | 44 | 1.736,63 | 1.803,93 | 2.545,76 | 8,20 | 5.30% |
Barueri, SP | 44 | 3.012,61 | 3.129,37 | 4.416,26 | 14,23 | 4.30% |
Guarulhos, SP | 43 | 2.133,26 | 2.215,94 | 3.127,19 | 10,21 | 5.60% |
Curitiba, PR | 44 | 2.143,13 | 2.226,19 | 3.141,67 | 10,15 | 6.60% |
Resende, RJ | 44 | 1.441,13 | 1.496,98 | 2.112,58 | 6,80 | 7.20% |
Santos, SP | 42 | 2.677,68 | 2.781,46 | 3.925,28 | 13,37 | 7.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.388,26 | 2.480,82 | 3.501,01 | 11,30 | 6.90% |
Arujá, SP | 44 | 2.427,00 | 2.521,07 | 3.557,80 | 11,46 | 5.40% |
Taubaté, SP | 44 | 2.525,96 | 2.623,86 | 3.702,86 | 11,93 | 5.70% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.729,10 | 2.834,87 | 4.000,66 | 12,90 | 4.20% |
Santo André, SP | 44 | 1.991,68 | 2.068,87 | 2.919,65 | 9,41 | 6.90% |
Mogi das Cruzes, SP | 36 | 1.496,97 | 1.554,99 | 2.194,45 | 8,58 | 7.80% |
Campinas, SP | 44 | 2.913,61 | 3.026,54 | 4.271,14 | 13,81 | 7.30% |
Osasco, SP | 44 | 2.470,49 | 2.566,23 | 3.621,55 | 11,71 | 7.00% |
Serra, ES | 44 | 1.913,57 | 1.987,73 | 2.805,15 | 9,05 | 5.70% |
Sorocaba, SP | 44 | 2.511,58 | 2.608,92 | 3.681,79 | 11,88 | 6.20% |
Diadema, SP | 44 | 2.097,91 | 2.179,22 | 3.075,38 | 9,98 | 6.00% |
Itajaí, SC | 44 | 2.515,74 | 2.613,24 | 3.687,88 | 11,90 | 7.10% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.057,77 | 2.137,52 | 3.016,53 | 9,85 | 5.60% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 3.000,36 | 3.116,65 | 4.398,31 | 14,55 | 7.20% |
Betim, MG | 44 | 3.111,04 | 3.231,62 | 4.560,56 | 14,69 | 4.40% |
Piracicaba, SP | 44 | 2.043,68 | 2.122,88 | 2.995,88 | 9,65 | 4.30% |
Joinville, SC | 44 | 2.285,60 | 2.374,18 | 3.350,51 | 10,80 | 7.10% |
Contagem, MG | 44 | 2.368,89 | 2.460,70 | 3.472,61 | 11,22 | 4.10% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.096,06 | 2.177,30 | 3.072,67 | 10,03 | 5.30% |
Cajamar, SP | 44 | 2.558,04 | 2.657,18 | 3.749,90 | 12,08 | 4.40% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.701,91 | 2.806,63 | 3.960,79 | 12,80 | 5.70% |
Campo Grande, MS | 44 | 1.852,70 | 1.924,51 | 2.715,92 | 8,75 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Programador de Transporte Multimodal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Programador de Transporte Multimodal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.318,76 | 2.408,63 | 3.399,13 | 4.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.214,35 | 2.300,17 | 3.246,07 | 7.50% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.453,51 | 1.509,84 | 2.130,73 | 5.00% | |
Estacionamento de veículos | 1.891,62 | 1.964,93 | 2.772,97 | 5.20% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 1.733,13 | 1.800,30 | 2.540,64 | 7.70% | |
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios | 1.748,11 | 1.815,87 | 2.562,60 | 6.40% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.170,42 | 2.254,54 | 3.181,68 | 7.60% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 2.055,79 | 2.135,46 | 3.013,63 | 6.90% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.567,31 | 2.666,81 | 3.763,48 | 8.30% | |
Organização logística do transporte de carga | 2.247,23 | 2.334,32 | 3.294,27 | 6.10% | |
Operações de terminais | 2.388,70 | 2.481,27 | 3.501,65 | 5.90% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.420,18 | 2.513,98 | 3.547,80 | 6.90% | |
Carga e descarga | 1.827,07 | 1.897,88 | 2.678,35 | 5.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.006,68 | 3.123,21 | 4.407,57 | 5.50% | |
Armazéns gerais - emissão de warrant | 2.545,54 | 2.644,20 | 3.731,57 | 5.40% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.596,04 | 2.696,66 | 3.805,60 | 8.20% | |
Comércio atacadista de ferragens e ferramentas | 1.800,32 | 1.870,09 | 2.639,13 | 5.40% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.948,56 | 2.024,08 | 2.856,44 | 4.40% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.533,57 | 1.593,01 | 2.248,10 | 5.30% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 3.804,72 | 3.952,18 | 5.577,44 | 7.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |