O dissídio de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 317120 no cargo de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 6.643,59
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
624 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Recife - PE
R$ 7.364,13
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
398 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Desenvolvedor de multimídia desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações de multimídia Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho.
Projeta os sistemas e as aplicações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento
O Desenvolvedor de multimídia desenvolve sistemas e aplicações de multimídia, elaborando a interface gráfica e aplicando critérios ergonômicos de navegação Monta a estrutura do banco de dados e codifica os programas e aplicativos, aplicando sistemas de rotinas de segurança.
Compila os programas.
Testa aplicativos e programas, elaborando casos de testes Gera aplicativos para instalação e gerenciamento dos sistemas.
Documenta sistemas e aplicações e avalia o desempenho dos produtos desenvolvidos Implanta sistemas e aplicações de multimídia, instalando os programas, adaptando o conteúdo para mídias interativas e configurando os equipamentos em que a aplicação será executada.
Homologa sistemas e aplicações desenvolvidos, avaliando e validando os resultados da implantação.
Elabora material para capacitação de usuários Avalia os objetivos e as metas de projetos de sistemas e aplicações, tendo em vista os resultados obtidos na fase de implantação.
Publica o código final no servidor de sistemas e aplicações.
Realiza a manutenção de sistemas e aplicações de multimídia, atualizando informações gráficas, textuais e audiovisuais Implementa alterações em sistemas e aplicações e em suas estruturas de armazenamento de dados, adequando-os aos sistemas e ambientes operacionais Monitora a performance de sistemas e aplicações, utilizando ferramentas de software, para obter subsídios à atividade de manutenção.
Atualiza a documentação de sistemas e aplicações, em função das intervenções de manutenção Fornece suporte técnico para o cliente interno Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento, especificando máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos.
Participa da seleção das linguagens de programação e metodologias Seleciona ferramentas de desenvolvimento.
Participa da definição da nomenclatura padrão Colabora no planejamento das etapas e ações de trabalho, participando das definições de atividades, tarefas e cronograma Participa de reuniões com a equipe de trabalho ou com o cliente.
Participa das definições de padronizações Projeta sistemas e aplicações de multimídia, identificando a demanda do cliente, coletando dados e desenvolvendo o leiaute de telas e relatórios Elabora o pré-projeto e os projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico dos sistemas e aplicações, definindo os requisitos de projeto.
Participa das definições dos critérios ergonômicos de navegação e da interface de comunicação e interatividade Dimensiona a vida útil dos sistemas e aplicações.
Funções do Desenvolvedor de multimídia
O profissional Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento deve implantar sistemas e aplicações, projetar sistemas e aplicações, planejar etapas e ações de trabalho, selecionar recursos de trabalho, realizar manutenção de sistemas e aplicações, desenvolver sistemas e aplicações, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações trabalham em atividades de informática e conexas, presentes em todas as atividades econômicas. O programador de máquinas- ferramenta com controle númérico se faz presente na indústria. O programador de sistema de informação e o prgramador de maquinas- ferramenta com controle numérico são, predominantemente, empregados com carteira assinada, ao passo que o programador de multimídia trabalha também como autônomo. As atividades são realizadas no horário diurno, exceto o programador de sistemas de informação, que realiza suas atividades no horário noturno, e o programador de internet, que trabalha em horários irregulares. Todas as atividades se desenvolvem em ambiente fechado. Trabalham individualmente e com supervisão ocasional, exceto o programador de internet, o programador de multimídia e o programador de sistemas de informação, que podem, eventualmente, trabalhar em equipe. Em algumas ocupações, é possível o trabalho a distância. No exercício das atividades, podem permanecer em posições
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Desenvolvedor de multimídia
Um Desenvolvedor de multimídia deve selecionar metodologias de desenvolvimento de sistemas, elaborar anteprojeto, projetos conceitual, lógico, estrutural, físico e gráfico, instalar programas, demonstrar iniciativa, alterar sistemas e aplicações, manter sigilo, compor equipe técnica, testar programas, demonstrar receptividade, monitorar desempenho e performance de sistemas e aplicações, converter sistemas e aplicações para outras linguagens ou plataformas, definir interface de comunicação e interatividade, desenvolver interface gráfica, especificar configurações de máquinas e equipamentos (hardware), selecionar linguagem de programação, especificar atividades e tarefas, demonstrar raciocínio lógico, definir padronizações de sistemas e aplicações, demonstrar flexibilidade, gerar aplicativos para instalação e gerenciamento de sistemas, codificar programas, atualizar informações gráficas e textuais, aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações, homologar sistemas e aplicações junto a clientes, dimensionar vida útil de sistema e aplicações, solicitar consultoria técnica, fornecer suporte técnico, adaptar conteúdo para mídias interativas, definir critérios ergonômicos e de navegação em sistemas e aplicações, manter-se atualizado tecnicamente, agir com paciência, avaliar objetivos e metas de projetos de sistemas e aplicações, compilar programas, prover sistemas de rotinas de segurança, especificar máquinas, ferramentas, acessórios e suprimentos, selecionar ferramentas de desenvolvimento, reunir-se com equipe de trabalho ou cliente, montar estrutura de banco de dados, especificar recursos e estratégias de comunicação e comercialização, alterar estrutura de armazenamento de dados, distribuir tarefas, demonstrar criatividade, definir cronograma de trabalho, trabalhar em equipe, expressar-se oralmente, atualizar documentações de sistemas e aplicações, expressar-se por escrita, coletar dados, desenvolver leiaute de telas e relatórios, modelar estrutura de banco de dados, documentar sistemas e aplicações, verificar resultados obtidos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações 2024
O salário de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento mostrado aqui é resultado do levantamento de 1430 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Programador de Internet
- Programador de Multimídia
- Programador de Cd-rom
- Programador de Sistemas de Computador
- Técnico em Programação de Computador
- Programador de Sistemas de Informação
- Programador de Máquinas - Ferramenta Com Comando Numérico
- Programador de Processamento de Dados
- Técnico de Aplicação (computação)
- Programador de Computador
Valor do salário na CCT 2024 de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 41h | 5.550,21 | 5.765,32 | 8.136,19 | 27,97 | 6.70% |
Santa Catarina | 42h | 3.969,89 | 4.123,76 | 5.819,57 | 19,46 | 5.00% |
Minas Gerais | 42h | 4.015,25 | 4.170,87 | 5.886,06 | 19,88 | 6.70% |
Rio de Janeiro | 41h | 3.927,26 | 4.079,47 | 5.757,07 | 19,98 | 4.20% |
Rio Grande do Sul | 42h | 3.977,24 | 4.131,39 | 5.830,34 | 19,54 | 7.30% |
Paraná | 42h | 4.659,29 | 4.839,87 | 6.830,17 | 23,17 | 7.80% |
Ceará | 43h | 4.017,38 | 4.173,08 | 5.889,18 | 19,40 | 6.60% |
Pernambuco | 40h | 6.395,72 | 6.643,59 | 9.375,64 | 33,06 | 7.00% |
Pará | 43h | 1.908,77 | 1.982,75 | 2.798,12 | 9,20 | 5.40% |
Goiás | 42h | 2.436,83 | 2.531,28 | 3.572,21 | 12,05 | 7.70% |
Tocantins | 34h | 5.023,85 | 5.218,56 | 7.364,59 | 31,06 | 6.30% |
Bahia | 43h | 2.641,93 | 2.744,32 | 3.872,87 | 12,62 | 7.20% |
Distrito Federal | 43h | 3.249,64 | 3.375,59 | 4.763,74 | 15,73 | 4.80% |
Alagoas | 40h | 3.028,71 | 3.146,10 | 4.439,86 | 15,84 | 6.10% |
Mato Grosso | 43h | 1.921,94 | 1.996,43 | 2.817,42 | 9,25 | 4.70% |
Sergipe | 39h | 3.123,23 | 3.244,27 | 4.578,42 | 16,45 | 6.60% |
Rio Grande do Norte | 42h | 2.659,04 | 2.762,10 | 3.897,96 | 13,22 | 6.20% |
Amazonas | 44h | 2.725,19 | 2.830,81 | 3.994,93 | 12,87 | 7.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento. |
Dissídio de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 6.692,08 | 6.951,45 | 9.810,09 | 34,29 | 5.00% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.789,06 | 4.974,67 | 7.020,40 | 24,35 | 8.30% |
Rio do Sul, SC | 44 | 3.579,49 | 3.718,22 | 5.247,26 | 17,08 | 4.40% |
Porto Alegre, RS | 42 | 3.823,39 | 3.971,57 | 5.604,80 | 18,84 | 4.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 4.610,14 | 4.788,82 | 6.758,12 | 23,67 | 5.00% |
Barueri, SP | 41 | 6.818,23 | 7.082,49 | 9.995,02 | 34,79 | 4.10% |
Fortaleza, CE | 43 | 4.132,51 | 4.292,68 | 6.057,95 | 19,98 | 5.00% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 6.209,67 | 6.450,34 | 9.102,91 | 29,96 | 7.40% |
Recife, PE | 41 | 7.089,37 | 7.364,13 | 10.392,49 | 36,34 | 8.00% |
Curitiba, PR | 42 | 5.324,84 | 5.531,21 | 7.805,81 | 26,39 | 5.00% |
Brasília, DF | 43 | 3.249,64 | 3.375,59 | 4.763,74 | 15,73 | 7.90% |
Palmas, TO | 32 | 5.378,11 | 5.586,55 | 7.883,90 | 34,72 | 6.10% |
Maceió, AL | 40 | 3.028,71 | 3.146,10 | 4.439,86 | 15,84 | 8.20% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.747,88 | 2.854,38 | 4.028,18 | 13,35 | 5.20% |
Itajaí, SC | 43 | 4.073,65 | 4.231,53 | 5.971,67 | 19,77 | 4.50% |
Goiânia, GO | 44 | 2.895,88 | 3.008,11 | 4.245,14 | 13,76 | 4.60% |
Salvador, BA | 43 | 2.744,70 | 2.851,08 | 4.023,53 | 13,24 | 7.50% |
Belém, PA | 43 | 2.329,34 | 2.419,62 | 3.414,63 | 11,25 | 7.20% |
Chapeco, SC | 44 | 3.672,58 | 3.814,92 | 5.383,72 | 17,34 | 7.80% |
Maringá, PR | 44 | 2.718,15 | 2.823,50 | 3.984,61 | 12,96 | 4.80% |
Aracaju, SE | 39 | 3.123,23 | 3.244,27 | 4.578,42 | 16,45 | 6.60% |
Manaus, AM | 44 | 2.725,19 | 2.830,81 | 3.994,93 | 12,87 | 5.40% |
Santarém, PA | 44 | 1.555,42 | 1.615,70 | 2.280,12 | 7,34 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Programador de Aplicativos Educacionais e de Entretenimento no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.515,80 | 5.729,58 | 8.085,76 | 6.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 7.457,53 | 7.746,56 | 10.932,18 | 5.20% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 4.346,42 | 4.514,87 | 6.371,53 | 4.10% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.646,29 | 3.787,61 | 5.345,19 | 8.00% | |
Agências de publicidade | 4.566,25 | 4.743,23 | 6.693,79 | 6.90% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 4.910,92 | 5.101,25 | 7.199,04 | 5.40% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.265,23 | 4.430,53 | 6.252,50 | 5.80% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 3.110,38 | 3.230,93 | 4.559,58 | 6.00% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.643,96 | 3.785,19 | 5.341,77 | 4.70% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 4.031,87 | 4.188,13 | 5.910,41 | 8.20% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 3.630,84 | 3.771,57 | 5.322,55 | 5.70% | |
Comércio atacadista de equipamentos de informática | 5.381,26 | 5.589,82 | 7.888,52 | 7.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 4.744,29 | 4.928,17 | 6.954,78 | 5.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 4.833,18 | 5.020,50 | 7.085,08 | 7.90% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 11.629,89 | 12.080,63 | 17.048,55 | 5.70% | |
Marketing direto | 3.995,79 | 4.150,66 | 5.857,53 | 5.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 2.280,98 | 2.369,38 | 3.343,75 | 5.80% | |
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente | 4.209,55 | 4.372,69 | 6.170,88 | 6.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.770,59 | 2.877,97 | 4.061,48 | 6.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.523,37 | 2.621,17 | 3.699,08 | 6.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |