O dissídio de Professor de Português 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234624 no cargo de Professor de Português.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 11.982,91
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
919 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.142,78
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
345 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Administração Pública em Geral
R$ 39.633,65
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
1.300 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Português
O Professor de língua portuguesa planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.
Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do Professor de língua portuguesa
O profissional Professor de Português deve demonstrar competências pessoais, realizar atividades de qualificação profissional, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades pedagógico-administrativas, orientar alunos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, prestar assessoria e consultoria, organizar a produção do conhecimento na Área, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de avaliação.
Condições de trabalho da profissão
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa
Um Professor de língua portuguesa deve elaborar dissertação de mestrado, trabalhar em equipe, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, elaborar relatórios e monografias, planejar e implementar grades curriculares, desenvolver metodologias científicas de trabalho, supervisionar estágios, distribuir disciplinas, elaborar glossários, realizar palestras, conferências, etc, realizar levantamento bibliográfico, publicar trabalhos, avaliar o projeto pedagógico do curso, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de júri de premiação acadêmica e científica, prestar assessoria a órgãos públicos, representar os pares em comissões externas à instituição, organizar eventos científicos e culturais, demonstrar capacidade de análise e síntese, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), demonstrar capacidade de liderança, montar equipe de pesquisa, avaliar grade curricular, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, avaliar exame nacional de cursos, participar da elaboração de propostas curriculares, realizar revisão de textos e traduções, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar notas e resenhas sobre livros, orientar trabalhos de iniciação científica, participar da organização de bancas examinadoras, organizar edições didáticas de obras literárias, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., participar da correção de exames, elaborar pareceres para publicações científicas, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, publicar traduções de textos, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, avaliar a produção escrita de alunos, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, traduzir textos, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, prestar assessoria a instituições de ensino, divulgar a produção discente, estimular senso crítico dos alunos, orientar dissertações de mestrado, articular conhecimento de diferentes áreas, elaborar e implementar projetos de extensão, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, analisar processos de comunicação em instituições, orientar teses de doutorado, promover estudos inter e transdisciplinares, atualizar conteúdos programáticos, programar o uso de equipamentos de apoio, ministrar cursos de ensino à distância, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar material didático e paradidático, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, organizar antologias, discutir resultados da produção discente, organizar concursos literários, participar de discussões sobre a área, pela internet, atualizar-se na carreira acadêmica, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar tese de doutorado, promover o estudo de textos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, realizar atualização bibliográfica, realizar discussões teórico-metodológicas, escrever verbetes, prever recursos financeiros para pesquisa, elaborar dicionários, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, programar atividades de pesquisa, planejar orçamento, preparar programas de cursos, participar de colegiados, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, dar atendimento individual aos alunos, organizar horários, cronogramas, etc, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, preparar instrumentos de avaliação, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, organizar e editar publicações científicas, apresentar trabalhos em congressos científicos, elaborar exames de proficiência em línguas, escrever textos relacionados à pesquisa, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar atividades de editoração, elaborar livros didáticos de língua e literatura, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, elaborar pareceres para editoras, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, orientar trabalhos de especialização, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, estruturar projetos pedagógicos na área, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, analisar princípios metodológicos da área, coletar dados e materiais para pesquisa, promover intercâmbios científicos e culturais, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, definir conteúdos programáticos, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar edições críticas, orientar alunos na apresentação de trabalhos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar projetos, selecionar textos para estudo, demonstrar capacidade de reflexão, realizar estudos interdisciplinares, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, estabelecer critérios de avaliação, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), avaliar as necessidades dos alunos, indicar bibliografia, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, relacionar teoria e prática, orientar trabalhos de monitoria, discutir propostas curriculares, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, participar de júri de premiação cultural, realizar autoavaliação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Português ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Português e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 6.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Português em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Português ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025
O salário de Professor de Português mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.845 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Português com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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