O dissídio de Professor de Português 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234624 no cargo de Professor de Português.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 11.982,91
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
919 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.142,78
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
345 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Administração Pública em Geral
R$ 39.633,65
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
1.300 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Português
O Professor de língua portuguesa planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.
Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.
Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do Professor de língua portuguesa
O profissional Professor de Português deve organizar a produção do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar atividades de avaliação, prestar assessoria e consultoria, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de qualificação profissional.
Condições de trabalho da profissão
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa
Um Professor de língua portuguesa deve promover o estudo de textos, orientar dissertações de mestrado, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, desenvolver metodologias científicas de trabalho, elaborar glossários, participar de júri de premiação cultural, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, elaborar dissertação de mestrado, participar de discussões sobre a área, pela internet, escrever textos relacionados à pesquisa, realizar autoavaliação, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar revisão de textos e traduções, participar de colegiados, organizar edições críticas, elaborar relatórios e monografias, demonstrar capacidade de análise e síntese, analisar dados e materiais de pesquisa, realizar levantamento bibliográfico, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, orientar alunos na apresentação de trabalhos, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, realizar estudos interdisciplinares, selecionar textos para estudo, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., orientar trabalhos de monitoria, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, ministrar cursos de ensino à distância, prever recursos financeiros para pesquisa, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, trabalhar em equipe, prestar assessoria a instituições de ensino, demonstrar capacidade de reflexão, relacionar teoria e prática, avaliar grade curricular, estimular senso crítico dos alunos, elaborar livros didáticos de língua e literatura, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, publicar traduções de textos, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), traduzir textos, articular conhecimento de diferentes áreas, discutir resultados da produção discente, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, realizar atualização bibliográfica, participar da correção de exames, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, desenvolver atividades de pós-doutorado, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar antologias, elaborar pareceres para publicações científicas, supervisionar estágios, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, avaliar exame nacional de cursos, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, elaborar notas e resenhas sobre livros, orientar teses de doutorado, indicar bibliografia, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, publicar trabalhos, atualizar conteúdos programáticos, avaliar o projeto pedagógico do curso, realizar atividades de editoração, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, preparar instrumentos de avaliação, analisar princípios metodológicos da área, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., organizar horários, cronogramas, etc, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, divulgar a produção discente, preparar programas de cursos, organizar eventos científicos e culturais, realizar discussões teórico-metodológicas, programar atividades de laboratório de língua e informática, orientar trabalhos de especialização, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, realizar palestras, conferências, etc, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, organizar concursos literários, elaborar exames de proficiência em línguas, elaborar pareceres para editoras, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), elaborar e implementar projetos de extensão, avaliar as necessidades dos alunos, participar da elaboração de propostas curriculares, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, organizar edições didáticas de obras literárias, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, programar atividades de pesquisa, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), apresentar trabalhos em congressos científicos, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, discutir questões sociais e culturais, em classe, planejar e implementar grades curriculares, planejar orçamento, prestar assessoria a órgãos públicos, analisar processos de comunicação em instituições, elaborar projetos, atualizar-se na carreira acadêmica, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar material didático e paradidático, escrever verbetes, promover estudos inter e transdisciplinares, definir conteúdos programáticos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, orientar trabalhos de iniciação científica, representar os pares em comissões externas à instituição, elaborar tese de doutorado, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar a produção escrita de alunos, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, demonstrar capacidade de liderança, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, organizar e editar publicações científicas, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, elaborar dicionários, dar atendimento individual aos alunos, distribuir disciplinas, estruturar projetos pedagógicos na área, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, estabelecer critérios de avaliação, promover intercâmbios científicos e culturais, montar equipe de pesquisa, discutir propostas curriculares.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Português ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Português e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Português em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Português ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025
O salário de Professor de Português mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.845 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Português com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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