O dissídio de Professor de Música no Ensino Superior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234915 no cargo de Professor de Música no Ensino Superior.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Norte
R$ 20.949,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
124 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio Branco - AC
R$ 2.631,54
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
41 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Infantil - Pré-Escola
R$ 6.005,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de música no ensino superior Planeja e realiza diferentes atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas em música instrumental e coral, como canto e arte lírica, composição, regência e formação de instrumentista, no âmbito do ensino superior Ministra aulas expositivas, aulas magistrais, aulas individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas.
Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas técnico-científicos na área de conhecimento da música, contribuindo para a divulgação de novos conceitos, de análises setoriais e estudos sobre produção e consumo arte-musical
O que faz um Professor de Música no Ensino Superior
O Professor de música no ensino superior prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior de música instrumental e coral, mobilizando aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino-aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções artístico-musicais, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.
Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação.
Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular, carga-horária, conteúdos e abordagens previstos no ementário, a existência de pré-requisitos e de infraestrutura específica, assim como o modelo e a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos e disciplinas, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos.
Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores de música, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.
Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa na área de conhecimento da música, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras.
Elabora e define desenhos metodológicos e projetos de pesquisa na área de música, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação e recepção Desenvolve produções acadêmicas e artístico-musicais, evidenciando análises resultados de pesquisa e novas abordagens artístico-científicas em textos teóricos, críticos e de divulgação, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.
Coordena publicações e participa de conselhos editoriais artístico-científicos no seu campo de conhecimento.
Divulga conhecimentos por meio de palestras e conferências, apresentação de trabalhos e produções artístico-científicas em seminários, colóquios e congressos, participando de debates e entrevistas em plataformas multimidias Programa e organiza atividades de extensão no campo de conhecimento da música, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, concertos, recitais, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-musicais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais.
Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental .
Funções do Professor de música no ensino superior
O profissional Professor de Música no Ensino Superior deve demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos específicos em artes, planejar cursos, exercer atividades acadêmico-administrativas, coordenar atividades de extensão em artes, atuar no ensino da arte, desenvolver pesquisa em artes, assessorar atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Atividades exercidas por um Professor de música no ensino superior
Um Professor de música no ensino superior deve coordenar grupos de estudo, programar espetáculos, participar de debates na mídia, assessorar instituições artístico-culturais, prestar consultoria, participar de seminários colóquios e congressos, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, difundir resultados de pesquisa, constituir equipes de trabalho, participar de comissões, definir grades curriculares, sistematizar conhecimentos em artes, assessorar agências financiadoras de pesquisa, demonstrar capacidade pedagógica, trabalhar de forma multidisciplinar, realizar curadoria, articular a arte com outras áreas do conhecimento, prestar atendimento a alunos, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, ministrar oficinas e minicursos, supervisionar produções de natureza artística, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, elaborar projetos de pesquisa, programar palestras e conferências, definir metodologias de pesquisa em artes, elaborar ementas, assessorar editoras, ministrar aulas teóricas e práticas, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, participar de conselhos editoriais, analisar arte, obra de arte e experiência estética, coordenar comissões, coordenar cursos, desenvolver novas abordagens de criação artística, elaborar relatórios, preparar aulas teóricas e práticas, demonstrar capacidade de criar soluções novas, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, definir programas de cursos, assessorar grupos artísticos, organizar festivais e mostras, identificar pré-requisitos, definir carga horária, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, participar de bancas de concurso, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, dimensionar infraestrutura de apoio, organizar concertos e recitais, supervisionar alunos em estágios, avaliar currículos, cursos e disciplinas, definir objetivos de cursos, analisar processos de criação artística, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, organizar seminários, colóquios e congressos, assessorar a mídia, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, dar palestras e conferências, assessorar entidades de ensino, organizar oficinas e minicursos, analisar processos de recepção artística, demonstrar percepção estética, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, organizar exposições, avaliar alunos, coordenar grupos de pesquisa, trabalhar em equipe, solicitar infraestrutura de apoio, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, dar entrevistas, emitir pareceres, demonstrar atitude crítica, participar da definição de políticas culturais, coordenar publicações.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Música no Ensino Superior ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Música no Ensino Superior e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de artes do ensino superior que ficou em 3.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Música no Ensino Superior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Música no Ensino Superior ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de artes do ensino superior 2025
O salário de Professor de Música no Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 508 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de artes do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Música no Ensino Superior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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