O dissídio de Professor de Literatura Brasileira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234628 no cargo de Professor de Literatura Brasileira.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 6.447,88
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 3.832,31
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brasília - DF
16 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 5.455,61
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
70 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de literatura brasileira Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Literatura Brasileira
O Professor de literatura brasileira planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do Professor de literatura brasileira
O profissional Professor de Literatura Brasileira deve organizar a produção do conhecimento na Área, divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades de avaliação, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de qualificação profissional, orientar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira
Um Professor de literatura brasileira deve participar de colegiados, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, realizar atualização bibliográfica, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, relacionar teoria e prática, elaborar material didático e paradidático, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, traduzir textos, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, selecionar textos para estudo, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, planejar orçamento, avaliar grade curricular, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, prestar assessoria a instituições de ensino, atualizar-se na carreira acadêmica, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, supervisionar estágios, organizar e editar publicações científicas, ministrar cursos de ensino à distância, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, elaborar pareceres para editoras, planejar e implementar grades curriculares, orientar dissertações de mestrado, demonstrar capacidade de liderança, discutir resultados da produção discente, orientar alunos na apresentação de trabalhos, promover intercâmbios científicos e culturais, estimular senso crítico dos alunos, representar os pares em comissões externas à instituição, realizar levantamento bibliográfico, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, elaborar notas e resenhas sobre livros, elaborar relatórios e monografias, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), participar da elaboração de propostas curriculares, estabelecer critérios de avaliação, indicar bibliografia, escrever verbetes, elaborar projetos, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, analisar princípios metodológicos da área, programar atividades de pesquisa, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, elaborar críticas literárias, coletar dados e materiais para pesquisa, organizar eventos científicos e culturais, estruturar projetos pedagógicos na área, promover o estudo de textos, elaborar tese de doutorado, discutir questões sociais e culturais, em classe, realizar palestras, conferências, etc, analisar dados e materiais de pesquisa, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, orientar trabalhos de iniciação científica, orientar teses de doutorado, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, escrever textos relacionados à pesquisa, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., definir conteúdos programáticos, dar atendimento individual aos alunos, apresentar trabalhos em congressos científicos, desenvolver atividades de pós-doutorado, montar equipe de pesquisa, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de discussões sobre a área, pela internet, realizar revisão de textos e traduções, participar de júri de premiação cultural, avaliar exame nacional de cursos, prever recursos financeiros para pesquisa, programar o uso de equipamentos de apoio, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar glossários, avaliar as necessidades dos alunos, organizar antologias, participar da correção de exames, avaliar o projeto pedagógico do curso, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., demonstrar capacidade de análise e síntese, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, participar de júri de premiação acadêmica e científica, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, organizar horários, cronogramas, etc, preparar instrumentos de avaliação, articular conhecimento de diferentes áreas, orientar trabalhos de monitoria, distribuir disciplinas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, avaliar a produção escrita de alunos, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar dicionários, atualizar conteúdos programáticos, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar estudos interdisciplinares, elaborar dissertação de mestrado, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, elaborar pareceres para publicações científicas, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar livros didáticos de língua e literatura, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), promover estudos inter e transdisciplinares, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, publicar traduções de textos, organizar concursos literários, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, trabalhar em equipe, organizar edições didáticas de obras literárias, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, publicar trabalhos, orientar trabalhos de especialização, discutir propostas curriculares, realizar discussões teórico-metodológicas, elaborar e implementar projetos de extensão, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, realizar autoavaliação, preparar programas de cursos, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), realizar atividades de editoração, divulgar a produção discente, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Literatura Brasileira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Literatura Brasileira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025
O salário de Professor de Literatura Brasileira mostrado aqui é resultado do levantamento de 135 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Literatura Brasileira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: