O dissídio de Professor de Literatura Brasileira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234628 no cargo de Professor de Literatura Brasileira.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 6.447,88
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 3.832,31
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brasília - DF
16 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Fundamental
R$ 5.455,61
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
70 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de literatura brasileira Ministra aulas, na formação de profissionais de nível superior para ensino de literatura brasileira, considerando-se o uso da linguagem em contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, estruturas linguísticas, gêneros textuais, gêneros e movimentos literários, por meio de teorias e práticas educacionais Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.
Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.
Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Literatura Brasileira
O Professor de literatura brasileira planeja e ministra aulas de literatura brasileira para análise, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, para o ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, considerando movimentos e gêneros literários, gêneros textuais, contextos históricos, sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais Define ações educacionais, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.
Propõe estudo literário linguístico-discursivo, elementos de interculturalidade, análise da produção literária brasileira em seus diversos gêneros e movimentos literários, características morfológicas, sintáticas e semânticas da língua portuguesa em contextos variados, tendo em vista a compreensão do mundo, aquisição de vocabulário e de conhecimento, e desenvolvimento da escrita.
Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para estudos.
Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.
Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.
Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.
Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da língua frente às demandas sociais e políticas.
Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e de literatura brasileira, elaborando projetos, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica trabalhos educacionais e científicos.
Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.
Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica.
Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos.
Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático.
Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Funções do Professor de literatura brasileira
O profissional Professor de Literatura Brasileira deve realizar atividades de avaliação, demonstrar competências pessoais, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades pedagógico-administrativas, orientar alunos, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de qualificação profissional, divulgar conhecimentos científicos, organizar a produção do conhecimento na Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Atividades exercidas por um Professor de literatura brasileira
Um Professor de literatura brasileira deve programar o uso de equipamentos de apoio, definir conteúdos programáticos, planejar orçamento, discutir propostas curriculares, discutir resultados da produção discente, elaborar dissertação de mestrado, avaliar grade curricular, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., divulgar a produção discente, apresentar trabalhos em congressos científicos, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, orientar trabalhos de iniciação científica, promover intercâmbios científicos e culturais, articular conhecimento de diferentes áreas, prestar assessoria a órgãos públicos, atualizar-se na carreira acadêmica, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, elaborar dicionários, elaborar notas e resenhas sobre livros, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, atualizar conteúdos programáticos, estimular senso crítico dos alunos, promover estudos inter e transdisciplinares, analisar dados e materiais de pesquisa, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, selecionar textos para estudo, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, supervisionar estágios, representar os pares em comissões externas à instituição, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, prestar assessoria a instituições de ensino, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, publicar traduções de textos, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar de colegiados, demonstrar capacidade de liderança, participar de discussões sobre a área, pela internet, programar atividades de pesquisa, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, elaborar pareceres para publicações científicas, traduzir textos, realizar atividades de editoração, demonstrar capacidade de análise e síntese, realizar estudos interdisciplinares, coletar dados e materiais para pesquisa, analisar princípios metodológicos da área, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, participar da correção de exames, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., elaborar projetos, realizar autoavaliação, elaborar glossários, participar da elaboração de propostas curriculares, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, elaborar tese de doutorado, discutir questões sociais e culturais, em classe, organizar e editar publicações científicas, avaliar o projeto pedagógico do curso, desenvolver metodologias científicas de trabalho, avaliar as necessidades dos alunos, orientar teses de doutorado, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar a produção escrita de alunos, dar atendimento individual aos alunos, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, elaborar relatórios e monografias, orientar trabalhos de especialização, realizar revisão de textos e traduções, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), prever recursos financeiros para pesquisa, demonstrar capacidade de reflexão, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, promover o estudo de textos, orientar dissertações de mestrado, publicar trabalhos, participar de júri de premiação acadêmica e científica, relacionar teoria e prática, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar livros didáticos de língua e literatura, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, orientar trabalhos de monitoria, escrever textos relacionados à pesquisa, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, avaliar exame nacional de cursos, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, organizar edições didáticas de obras literárias, montar equipe de pesquisa, realizar discussões teórico-metodológicas, planejar e implementar grades curriculares, elaborar críticas literárias, participar de júri de premiação cultural, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, estabelecer critérios de avaliação, distribuir disciplinas, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar levantamento bibliográfico, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), realizar atualização bibliográfica, elaborar pareceres para editoras, organizar concursos literários, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, estruturar projetos pedagógicos na área, elaborar e implementar projetos de extensão, preparar programas de cursos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, orientar alunos na apresentação de trabalhos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, organizar antologias, ministrar cursos de ensino à distância, elaborar material didático e paradidático, organizar horários, cronogramas, etc, indicar bibliografia, trabalhar em equipe, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, preparar instrumentos de avaliação, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, organizar eventos científicos e culturais, escrever verbetes, realizar palestras, conferências, etc.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Literatura Brasileira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Literatura Brasileira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Literatura Brasileira ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025
O salário de Professor de Literatura Brasileira mostrado aqui é resultado do levantamento de 135 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Literatura Brasileira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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