O dissídio de Professor de Língua Portuguesa 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234624 no cargo de Professor de Língua Portuguesa.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 11.982,91

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

919 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.142,78

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

345 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 39.633,65

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.300 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Língua Portuguesa

O Professor de língua portuguesa planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.

Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.

Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções do Professor de língua portuguesa

O profissional Professor de Língua Portuguesa deve ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de avaliação, realizar atividades de qualificação profissional, demonstrar competências pessoais, organizar a produção do conhecimento na Área, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria.

Condições de trabalho da profissão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa

Um Professor de língua portuguesa deve selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), demonstrar capacidade de interagir com os alunos, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar relatórios e monografias, participar da correção de exames, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, desenvolver atividades de pós-doutorado, avaliar exame nacional de cursos, atualizar-se na carreira acadêmica, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar o projeto pedagógico do curso, divulgar a produção discente, indicar bibliografia, promover estudos inter e transdisciplinares, discutir resultados da produção discente, preparar instrumentos de avaliação, avaliar a produção escrita de alunos, ministrar cursos de ensino à distância, elaborar pareceres para editoras, participar de colegiados, demonstrar capacidade de liderança, planejar e implementar grades curriculares, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, elaborar dicionários, analisar princípios metodológicos da área, orientar trabalhos de iniciação científica, realizar levantamento bibliográfico, elaborar e implementar projetos de extensão, organizar e editar publicações científicas, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, elaborar livros didáticos de língua e literatura, montar equipe de pesquisa, elaborar pareceres para publicações científicas, realizar discussões teórico-metodológicas, realizar atividades de editoração, participar de discussões sobre a área, pela internet, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, elaborar dissertação de mestrado, analisar processos de comunicação em instituições, participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), elaborar tese de doutorado, supervisionar estágios, estabelecer critérios de avaliação, preparar programas de cursos, orientar dissertações de mestrado, escrever verbetes, realizar palestras, conferências, etc, trabalhar em equipe, planejar orçamento, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., organizar concursos literários, selecionar textos para estudo, distribuir disciplinas, organizar antologias, apresentar trabalhos em congressos científicos, analisar dados e materiais de pesquisa, prestar assessoria a instituições de ensino, elaborar notas e resenhas sobre livros, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, participar da elaboração de propostas curriculares, participar da organização de bancas examinadoras, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, realizar atualização bibliográfica, atualizar conteúdos programáticos, dar atendimento individual aos alunos, elaborar glossários, discutir questões sociais e culturais, em classe, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., publicar trabalhos, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, programar o uso de equipamentos de apoio, realizar estudos interdisciplinares, participar de júri de premiação acadêmica e científica, articular conhecimento de diferentes áreas, programar atividades de pesquisa, relacionar teoria e prática, avaliar grade curricular, representar os pares em comissões externas à instituição, elaborar material didático e paradidático, prestar assessoria a órgãos públicos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, demonstrar capacidade de análise e síntese, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, estimular senso crítico dos alunos, discutir propostas curriculares, definir conteúdos programáticos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, demonstrar capacidade de reflexão, participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, estruturar projetos pedagógicos na área, realizar autoavaliação, organizar edições críticas, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, organizar eventos científicos e culturais, orientar trabalhos de especialização, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, publicar traduções de textos, realizar revisão de textos e traduções, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, prever recursos financeiros para pesquisa, promover intercâmbios científicos e culturais, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, orientar trabalhos de monitoria, elaborar projetos, programar atividades de laboratório de língua e informática, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, coletar dados e materiais para pesquisa, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, organizar edições didáticas de obras literárias, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, avaliar as necessidades dos alunos, traduzir textos, escrever textos relacionados à pesquisa, orientar teses de doutorado, promover o estudo de textos, avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar exames de proficiência em línguas, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de júri de premiação cultural, organizar horários, cronogramas, etc, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.).

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Portuguesa ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Portuguesa ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025

O salário de Professor de Língua Portuguesa mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.845 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Portuguesa CBO 234624 salário