O dissídio de Professor de Língua Portuguesa 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234624 no cargo de Professor de Língua Portuguesa.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 11.982,91

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

919 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.142,78

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

345 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Administração Pública em Geral

R$ 39.633,65

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.300 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua portuguesa Ministra aulas de português, na formação de profissionais de nível superior para ensino de língua e literatura, considerando-se o uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades da língua, estruturas linguísticas, por meio de teorias e práticas educacionais de normas da língua Realiza pesquisas, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional.

Orienta e supervisiona alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e ações de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode prestar assessoria e consultoria.

Atua de acordo com a legislação educacional, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Língua Portuguesa

O Professor de língua portuguesa planeja e ministra aulas de língua portuguesa para recepção e produção oral e escrita, na formação de profissionais de nível superior, considerando ensino de língua e literatura, linguística, intelecção e elaboração de textos, uso da linguagem em contextos sociais, políticos, culturais, profissionais, variedades regionais, atividades de pesquisa Define ações, conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo linguístico-discursivo, considerando-se a oralidade e a escrita, enfocando elementos de interculturalidade e práticas de língua portuguesa em contextos variados, por meio de textos de diversos gêneros.

Aplica metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação para os campos de linguística e literatura Define projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas e atividades para estudos.

Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, considerando atuação no ensino de língua e literatura, crítica literária, pesquisa, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos.

Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta alunos para trabalhos de conclusão de curso, monitoria, iniciação científica, cursos de especialização, dissertações e teses, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos, acompanhando o planejamento e avaliando o trabalho elaborado.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, uso da língua frente às demandas econômicas, sociais e políticas, estudo da língua na prática profissional.

Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, ao currículo, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático, à grade curricular, aos exames nacionais de cursos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas científicas nas áreas de linguística e literatura, referentes à língua portuguesa, elaborando projetos, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios Publica e apresenta trabalhos em congressos educacionais e científicos.

Analisa a aplicação de princípios metodológicos e de novas tecnologias de apoio para a área Realiza atividades pedagógico-administrativas, participando de colegiados, de organização de bancas examinadoras, de atualização de acervo bibliográfico da área, da elaboração de propostas curriculares Elabora e implementa projetos de extensão.

Avalia novas tecnologias de apoio à pesquisa Organiza e divulga a produção de conhecimentos científicos da área.

Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas e a produção científica Divulga a produção discente, promove cursos de extensão para instituições e entidades Presta assessoria e consultoria, realizando preparação e revisão de textos, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa vigente.

Participa de comissões para definição de critérios de avaliação para concursos Elabora exames e provas para processos de seleção e para exames de avaliações de cursos, programas e desempenho dos alunos em níveis estadual e federal Comunica-se com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Elabora textos e documentos, como relatórios, teses, artigos científicos, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático, entre outros Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Funções do Professor de língua portuguesa

O profissional Professor de Língua Portuguesa deve orientar alunos, realizar atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura, realizar atividades de qualificação profissional, divulgar conhecimentos científicos, organizar a produção do conhecimento na Área, prestar assessoria e consultoria.

Condições de trabalho da profissão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa

Um Professor de língua portuguesa deve participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais, realizar revisão de textos e traduções, sugerir traduções, publicações, etc., para editoras, selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc), avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar e implementar projetos de extensão, dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área, estruturar projetos pedagógicos na área, escrever textos relacionados à pesquisa, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, orientar trabalhos de monitoria, indicar bibliografia, demonstrar capacidade de liderança, avaliar a produção escrita de alunos, organizar edições didáticas para o ensino de línguas, exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão, discutir propostas curriculares, organizar eventos científicos e culturais, planejar orçamento, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa, promover estudos inter e transdisciplinares, realizar atualização bibliográfica, participar da elaboração de propostas curriculares, publicar trabalhos, elaborar relatórios e monografias, orientar alunos na apresentação de trabalhos, demonstrar capacidade de análise e síntese, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, discutir resultados da produção discente, realizar atividades de editoração, avaliar exame nacional de cursos, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.), elaborar exames de proficiência em línguas, discutir questões sociais e culturais, em classe, estudar novas tecnologias de apoio ao ensino, prestar assessoria a órgãos públicos, divulgar a produção discente, programar atividades de laboratório de língua e informática, orientar trabalhos de iniciação científica, participar de discussões sobre a área, pela internet, demonstrar capacidade de interagir com os alunos, promover intercâmbios científicos e culturais, supervisionar estágios, elaborar dissertação de mestrado, organizar edições críticas, relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais, definir conteúdos programáticos, elaborar material didático e paradidático, elaborar notas e resenhas sobre livros, demonstrar capacidade de reflexão, participar da organização de bancas examinadoras, elaborar dicionários, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar estudos interdisciplinares, orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, preparar programas de cursos, avaliar as necessidades dos alunos, realizar palestras, conferências, etc, elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa, organizar horários, cronogramas, etc, promover o estudo de textos, prever recursos financeiros para pesquisa, orientar trabalhos de especialização, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, programar atividades de pesquisa, montar equipe de pesquisa, preparar instrumentos de avaliação, elaborar glossários, articular conhecimento de diferentes áreas, orientar teses de doutorado, estabelecer critérios de avaliação, atualizar-se na carreira acadêmica, promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais, participar de colegiados, realizar levantamento bibliográfico, organizar concursos literários, elaborar pareceres para publicações científicas, elaborar livros didáticos de língua e literatura, analisar processos de comunicação em instituições, desenvolver atividades de pós-doutorado, realizar autoavaliação, elaborar projetos, participar da correção de exames, distribuir disciplinas, analisar dados e materiais de pesquisa, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, prestar assessoria a instituições de ensino, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, avaliar o desenvolvimento de alunos no curso, ministrar cursos de ensino à distância, participar de júri de premiação acadêmica e científica, proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais, promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, participar de júri de premiação cultural, dar atendimento individual aos alunos, estimular senso crítico dos alunos, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.), participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, atualizar conteúdos programáticos, apresentar trabalhos em congressos científicos, analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, planejar e implementar grades curriculares, realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas, relacionar teoria e prática, organizar e editar publicações científicas, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, representar os pares em comissões externas à instituição, orientar dissertações de mestrado, elaborar tese de doutorado, trabalhar em equipe, avaliar o projeto pedagógico do curso, demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza, selecionar textos para estudo, prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa, traduzir textos, avaliar grade curricular, publicar traduções de textos, organizar antologias, disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais, escrever verbetes, elaborar pareceres para editoras, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., analisar princípios metodológicos da área.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Portuguesa ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Portuguesa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Portuguesa em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Portuguesa ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior 2025

O salário de Professor de Língua Portuguesa mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.845 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Portuguesa com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Portuguesa CBO 234624 salário