O dissídio de Professor de Arquitetura 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234305 no cargo de Professor de Arquitetura.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 9.662,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

38 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belo Horizonte - MG

R$ 6.180,11

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

35 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 6.903,73

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

47 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de arquitetura Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da arquitetura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena cursos de arquitetura, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios.

Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Arquitetura

O Professor de arquitetura ministra aulas práticas e teóricas na área da arquitetura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pessoas, pesquisa de campo), ensinando a projetar espaços, ambientes, equipamentos e produtos, realizando visitas técnicas e promovendo seminários e discussões técnicas Prepara aulas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino das aulas teóricas, práticas e de campo, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios, criando página na internet para disponibilizar informações da disciplina.

Orienta alunos em atividades didáticas, elaborando plano de orientação, orientando trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica, orientando mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo.

Seleciona e orienta monitores Avalia alunos, elaborando e corrigindo provas, exercícios e projetos, avaliando seminários, relatórios e trabalhos técnicos e científicos.

Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Participa do processo de seleção e avaliação de docentes e funcionários de apoio aos cursos.

Pode participar da avaliação de cursos de arquitetura e de cursos de unidades congêneres, elaborando pareceres Atua no planejamento de cursos de graduação, pós-graduação e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, propondo novas disciplinas, participando da reestruturação de currículos e disciplinas.

Gerencia pesquisas, definindo linhas de pesquisa, elaborando projeto de pesquisa, buscando recursos financeiros junto a órgãos financiadores, coordenando projetos, montando estrutura de pesquisa, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais.

Executa pesquisas, criando metodologia de pesquisa, executando levantamento de campo, experimentos e observações, processando e analisando as informações coletadas, discutindo resultados em equipe, elaborando relatório de pesquisa Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.

Pode participar de exposições e mostras destinadas à divulgação de trabalhos, ensaios, projetos de edifícios, cidades e paisagens Pode conceder entrevistas Atua em atividades de extensão, elaborando e participando de projetos de interesse social e comunitário, realizando projetos de extensão, ministrando cursos de extensão, prestando consultoria, participando de corpo editorial de revistas, periódicos e anais de congressos.

Pode participar da organização de congressos e eventos, dirigir associações científicas e técnicas, representar a instituição em programas institucionais, assessorar e dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços e atender a comunidade em assuntos dentro da sua própria especialidade Participa de atividades administrativas, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se numa área específica da arquitetura Mantem-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de arquitetura

O profissional Professor de Arquitetura deve realizar avaliações, atuar em atividades de extensão, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, gerenciar e executar pesquisas, preparar aulas e recursos didáticos, planejar cursos, ensinar conteúdos específicos, divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de arquitetura

Um Professor de arquitetura deve elaborar dossiê para obtenção de patente, participar da avaliação de cursos de unidades congêneres, orientar monitores, ministrar aulas de campo, associar ensino e pesquisa, divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens, orientar alunos de graduação (tutoria), elaborar projeto de pesquisa, participar de exposições e mostras, assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços, representar a instituição em programas institucionais, divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia, gerir órgãos de administração superior da universidade, participar em conselhos e órgãos reguladores, estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética, participar de congressos, eventos etc, criar página na internet para disciplina, realizar projetos de extensão, atender a comunidade em assuntos da própria especialidade, orientar alunos para exames, concursos e competições, montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais), participar de comissões de seleção de alunos, informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais, buscar recursos financeiros, chefiar departamento, ministrar aulas expositivas, avaliar trabalhos técnicos e científicos, analisar informações coletadas, preparar material audiovisual, planejar aulas de campo, assessorar órgãos de administração superior da universidade, participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos, capacitar recursos humanos para pesquisa, elaborar plano de orientação, ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos), gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, definir linhas de pesquisa, supervisionar estágios, preparar acervo técnico, estimular processo de ensino-aprendizado, trabalhar em equipe, orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens, ministrar aulas práticas (de atelier), pesquisar através do projeto (espaços e ambientes), participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc, associar ensino e extensão, atender alunos no apoio à atividade didática, participar de entidades de classe, participar de comissões, elaborar relatório de pesquisa, executar levantamento de campo, participar de órgãos colegiados, divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital, participar de comissão de seleção de docentes, coordenar convênios, coordenar seminários de avaliação, ensinar através do projeto, publicar trabalhos em anais de congressos, preparar textos, apostilas, participar de processo de avaliação de docentes e funcionários, ter iniciativa de participar de intercâmbio científico, realizar visitas técnicas, manter-se atualizado no seu campo de atividade, ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos, coordenar programas de pós-graduação, negociar direitos sobre patentes, avaliar teses, dissertações, monografias, dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços, coordenar projetos, dirigir unidades acadêmicas, institutos, buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores, publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados, dirigir associações científicas e técnicas, escrever livros didáticos, discutir resultados em equipe, montar laboratórios de ensino, dirigir centros e núcleos de pesquisa, preparar material multimeios, orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso, ensinar a projetar espaços e ambientes, coordenar cursos e programas de extensão, coordenar laboratórios, corrigir provas, exercícios e projetos, ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc), participar de bancas de concursos, orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística, divulgar trabalhos através da internet, participar de reestruturação de currículos, estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo, desenvolver métodos de ensino, promover seminários e discussões, ministrar aulas práticas (em laboratório), participar da avaliação de cursos, disponibilizar informações na internet, participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos, dar entrevistas, ministrar palestras, preparar exercícios e provas, traduzir textos científicos e técnicos, dominar o uso de recursos didáticos, participar de associações científicas e técnicas, ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos, elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização), participar de projetos sociais e comunitários, propor novas disciplinas, orientar estagiários, prestar consultoria, processar as informações levantadas, elaborar projetos de interesse social, ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada, promover intercâmbio entre universidades, publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados, participar da organização de congressos e eventos, coordenar ensino e curso de graduação, executar experimentos e observações, orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento, ministrar cursos de extensão, reestruturar disciplinas, elaborar pareceres, elaborar projetos institucionais, preparar aula de laboratório, ter titulação na área ou em áreas afins, conhecer idiomas estrangeiros, participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo, apoiar pesquisadores e professores visitantes, ministrar aulas para ensino a distância, criar metodologia de pesquisa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Arquitetura ficou em 6.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Arquitetura e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que ficou em 6.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Arquitetura em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Arquitetura ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior 2025

O salário de Professor de Arquitetura mostrado aqui é resultado do levantamento de 120 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Arquitetura com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Arquitetura CBO 234305 salário