O dissídio de Professor de Arquitetura 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234305 no cargo de Professor de Arquitetura.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 9.662,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
38 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 6.180,11
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
35 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 6.903,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
47 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de arquitetura Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da arquitetura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena cursos de arquitetura, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios.
Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Professor de Arquitetura
O Professor de arquitetura ministra aulas práticas e teóricas na área da arquitetura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pessoas, pesquisa de campo), ensinando a projetar espaços, ambientes, equipamentos e produtos, realizando visitas técnicas e promovendo seminários e discussões técnicas Prepara aulas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino das aulas teóricas, práticas e de campo, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios, criando página na internet para disponibilizar informações da disciplina.
Orienta alunos em atividades didáticas, elaborando plano de orientação, orientando trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica, orientando mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo.
Seleciona e orienta monitores Avalia alunos, elaborando e corrigindo provas, exercícios e projetos, avaliando seminários, relatórios e trabalhos técnicos e científicos.
Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Participa do processo de seleção e avaliação de docentes e funcionários de apoio aos cursos.
Pode participar da avaliação de cursos de arquitetura e de cursos de unidades congêneres, elaborando pareceres Atua no planejamento de cursos de graduação, pós-graduação e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, propondo novas disciplinas, participando da reestruturação de currículos e disciplinas.
Gerencia pesquisas, definindo linhas de pesquisa, elaborando projeto de pesquisa, buscando recursos financeiros junto a órgãos financiadores, coordenando projetos, montando estrutura de pesquisa, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais.
Executa pesquisas, criando metodologia de pesquisa, executando levantamento de campo, experimentos e observações, processando e analisando as informações coletadas, discutindo resultados em equipe, elaborando relatório de pesquisa Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode participar de exposições e mostras destinadas à divulgação de trabalhos, ensaios, projetos de edifícios, cidades e paisagens Pode conceder entrevistas Atua em atividades de extensão, elaborando e participando de projetos de interesse social e comunitário, realizando projetos de extensão, ministrando cursos de extensão, prestando consultoria, participando de corpo editorial de revistas, periódicos e anais de congressos.
Pode participar da organização de congressos e eventos, dirigir associações científicas e técnicas, representar a instituição em programas institucionais, assessorar e dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços e atender a comunidade em assuntos dentro da sua própria especialidade Participa de atividades administrativas, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se numa área específica da arquitetura Mantem-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do Professor de arquitetura
O profissional Professor de Arquitetura deve preparar aulas e recursos didáticos, participar de atividades administrativas, atuar em atividades de extensão, planejar cursos, divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos, gerenciar e executar pesquisas, realizar avaliações, orientar alunos, ensinar conteúdos específicos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de arquitetura
Um Professor de arquitetura deve participar de reestruturação de currículos, ter titulação na área ou em áreas afins, ter iniciativa de participar de intercâmbio científico, publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados, orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento, coordenar convênios, conhecer idiomas estrangeiros, divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital, preparar acervo técnico, realizar visitas técnicas, desenvolver métodos de ensino, dirigir centros e núcleos de pesquisa, capacitar recursos humanos para pesquisa, ministrar aulas práticas (de atelier), promover seminários e discussões, publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados, ministrar palestras, planejar aulas de campo, assessorar órgãos de administração superior da universidade, ministrar cursos de extensão, ministrar aulas de campo, promover intercâmbio entre universidades, discutir resultados em equipe, participar de projetos sociais e comunitários, coordenar ensino e curso de graduação, estimular processo de ensino-aprendizado, montar laboratórios de ensino, pesquisar através do projeto (espaços e ambientes), dominar o uso de recursos didáticos, ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos, orientar alunos para exames, concursos e competições, prestar consultoria, participar da avaliação de cursos, coordenar laboratórios, elaborar dossiê para obtenção de patente, gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, executar experimentos e observações, informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais, preparar textos, apostilas, elaborar projetos de interesse social, negociar direitos sobre patentes, participar de comissões, criar página na internet para disciplina, apoiar pesquisadores e professores visitantes, participar de bancas de concursos, representar a instituição em programas institucionais, participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo, participar em conselhos e órgãos reguladores, ensinar a projetar espaços e ambientes, participar de comissão de seleção de docentes, estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo, gerir órgãos de administração superior da universidade, corrigir provas, exercícios e projetos, participar da avaliação de cursos de unidades congêneres, elaborar projeto de pesquisa, participar de associações científicas e técnicas, assessorar entidades de apoio à pesquisa e serviços, ensinar utilização de ferramentas específicas (software e equipamentos), ministrar aulas expositivas, participar de processo de avaliação de docentes e funcionários, definir linhas de pesquisa, propor novas disciplinas, publicar trabalhos em anais de congressos, participar de entidades de classe, elaborar relatório de pesquisa, ministrar aulas práticas (em laboratório), preparar exercícios e provas, orientar estagiários, associar ensino e extensão, elaborar projetos institucionais, reestruturar disciplinas, coordenar programas de pós-graduação, escrever livros didáticos, ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos, participar de órgãos colegiados, buscar recursos financeiros, ensinar através do projeto, orientar monitores, traduzir textos científicos e técnicos, ministrar aulas para ensino a distância, preparar material audiovisual, coordenar seminários de avaliação, divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia, ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada, criar metodologia de pesquisa, manter-se atualizado no seu campo de atividade, participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos, associar ensino e pesquisa, participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc, divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens, dirigir unidades acadêmicas, institutos, participar da organização de congressos e eventos, avaliar teses, dissertações, monografias, dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços, elaborar plano de orientação, chefiar departamento, executar levantamento de campo, orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso, atender a comunidade em assuntos da própria especialidade, montar estrutura de pesquisa (equipe, laboratório, materiais), buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores, dirigir associações científicas e técnicas, participar de congressos, eventos etc, supervisionar estágios, preparar material multimeios, elaborar projetos de cursos (graduação, pós-graduação e especialização), divulgar trabalhos através da internet, coordenar cursos e programas de extensão, elaborar pareceres, processar as informações levantadas, estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética, atender alunos no apoio à atividade didática, disponibilizar informações na internet, participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos, participar de comissões de seleção de alunos, participar de exposições e mostras, ensinar alunos a buscar informações (biblioteca, internet, pessoas etc), preparar aula de laboratório, orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens, orientar alunos de graduação (tutoria), dar entrevistas, orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística, realizar projetos de extensão, avaliar trabalhos técnicos e científicos, coordenar projetos, trabalhar em equipe, analisar informações coletadas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Arquitetura ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Arquitetura e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que ficou em 3.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Arquitetura em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Arquitetura ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior 2025
O salário de Professor de Arquitetura mostrado aqui é resultado do levantamento de 120 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Arquitetura com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: