O dissídio de Produtor de Texto 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261130 no cargo de Produtor de Texto.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 8.929,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
331 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Taboão da Serra - SP
R$ 9.231,43
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
191 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Produtor de texto Redige, revisa, adapta e organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Elabora a notícia considerando as normas da língua e os diferentes gêneros jornalísticos, a partir de dados e fatos obtidos nas apurações ou reportagens.
Zela pela objetividade, veracidade e imparcialidade, e realiza adaptações textuais de acordo com a linha editorial e o veículo de divulgação Efetiva as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com jornalistas e editores Qualifica a informação, considerando princípios de linguagem jornalística e ética profissional.
Utiliza sistemas informatizados e digitais para elaborar narrativas e argumentações Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, e princípios de qualidade e cuidados com o meio ambiente
O que faz um Produtor de Texto
O Produtor de texto redige, revisa, adapta, prepara e produz textos a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, apura e analisa dados, fatos e informações, obtidos em apurações e em reportagens.
Elabora textos jornalísticos, que informam, esclarecem e ou opinam sobre assuntos de interesse público, com base em fatos verificados e apurados de forma ética e responsável, analisando, selecionando, padronizando e organizando as matérias, em meios de comunicação, de acordo com as normas da língua e os diferentes gêneros jornalísticos – notícias, editoriais e crônicas, zelando pela precisão, objetividade, veracidade e imparcialidade Preserva a estrutura própria de textos jornalísticos, composta por título, lide, informações secundárias e detalhes.
Pode elaborar textos para “e-mail marketing”, intranet, blogs, redes sociais, dentre outros Coordena e efetiva as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e editores, editando e avaliando o conteúdo da matéria, realizando adaptações textuais de acordo com o veículo de divulgação, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a precisão vocabular e gramatical da informação, o estilo da redação, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista informar com responsabilidade, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, verificando particularidades estruturais, temáticas e sociocomunicativas, realizando ajustes e adequações finais, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação, sugerindo cortes ou inclusões, ajustes gramaticais, alterações relativas a padronizações prévias Pode adaptar textos produzidos por veículos de comunicação para a linguagem online.
Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do Produtor de texto
O profissional Produtor de Texto deve iniciar o processo de informação, registrar informação, atualizar as informações, qualificar a informação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, informar ao público, coletar informação.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Produtor de texto
Um Produtor de texto deve analisar periodicamente o desempenho profissional, comunicar-se em outro idioma, contextualizar fatos, fotografar imagens jornalísticas, abastecer banco de dados, imagens e sons, confrontar dados, fatos e versões, exercitar a criatividade, admitir opiniões divergentes, gravar entrevistas jornalísticas, ler publicação especializada, manter-se bem informado, ler revista, assegurar o direito de resposta, elaborar pauta, seguir o código de ética dos jornalistas, utilizar os sistemas de comunicação interna, apurar informação, comunicar-se através de meios eletrônicos, interagir com a categoria profissional, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, interpretar a informação, cultivar a capacidade de observação, distribuir pauta, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, navegar na internet, acessar banco de dados, imagens e sons, ouvir rádio, gravar imagens jornalísticas, possuir sensibilidade social, formatar a matéria jornalística, ver televisão, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, ler jornal, zelar pela precisão e veracidade da informação, entrevistar fontes de informações, ler livros, exercer o senso crítico, dominar a língua portuguesa, definir fontes de informação, orientar a produção, interagir verbalmente com seu meio, elaborar notícias para divulgação, ilustrar matérias jornalísticas, revisar os registros da informação, avaliar o resultado do trabalho, adequar a linguagem ao veículo, desenvolver capacidade de improvisação, divulgar notícias com objetividade, desenvolver capacidade de organização, priorizar a atualidade da notícia, editar informação, participar de eventos profissionais, fazer reunião da pauta, manter imparcialidade ao informar, organizar matérias jornalísticas, executar pauta, conhecer informática, pesquisar informações, redigir textos jornalísticos, hierarquizar a informação, informar com responsabilidade, questionar informações, cultivar a curiosidade, processar a informação, manter postura ética, selecionar dados, honrar o compromisso ético com o interesse público, buscar fontes de informação, possuir espírito de equipe, trocar informações, ampliar a capacitação profissional.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Produtor de Texto ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Produtor de Texto e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais do jornalismo que ficou em 4.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Produtor de Texto em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Produtor de Texto ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais do jornalismo 2024
O salário de Produtor de Texto mostrado aqui é resultado do levantamento de 868 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais do jornalismo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Produtor de Texto com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Produtor de Texto em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 39h | 3.751,06 | 3.896,44 | 5.498,78 | 20,03 | 6.40% |
Rio de Janeiro | 33h | 3.384,07 | 3.515,22 | 4.960,79 | 20,99 | 6.50% |
Minas Gerais | 39h | 2.596,71 | 2.697,35 | 3.806,59 | 13,67 | 6.60% |
Paraná | 37h | 3.499,32 | 3.634,94 | 5.129,74 | 19,82 | 5.40% |
Bahia | 38h | 1.898,23 | 1.971,80 | 2.782,66 | 10,47 | 7.40% |
Distrito Federal | 33h | 3.784,85 | 3.931,54 | 5.548,31 | 23,93 | 5.50% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 2.092,76 | 2.173,87 | 3.067,82 | 10,69 | 7.50% |
Espírito Santo | 43h | 2.868,41 | 2.979,58 | 4.204,88 | 13,76 | 5.80% |
Goiás | 40h | 2.565,16 | 2.664,58 | 3.760,33 | 13,39 | 6.40% |
Rio Grande do Sul | 41h | 4.273,54 | 4.439,17 | 6.264,69 | 21,68 | 7.80% |
Santa Catarina | 41h | 2.923,18 | 3.036,47 | 4.285,16 | 14,79 | 7.50% |
Ceará | 42h | 2.370,63 | 2.462,51 | 3.475,17 | 11,76 | 5.80% |
Pará | 40h | 2.728,25 | 2.833,99 | 3.999,41 | 14,08 | 4.90% |
Rio Grande do Norte | 33h | 2.542,18 | 2.640,71 | 3.726,65 | 15,84 | 5.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Produtor de Texto. |
Dissídio de Produtor de Texto por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 38 | 3.706,00 | 3.849,63 | 5.432,72 | 20,06 | 5.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 33 | 3.463,85 | 3.598,09 | 5.077,74 | 21,59 | 4.60% |
Belo Horizonte, MG | 38 | 2.894,44 | 3.006,62 | 4.243,03 | 15,78 | 6.50% |
Brasília, DF | 33 | 3.784,85 | 3.931,54 | 5.548,31 | 23,93 | 6.20% |
Campo Grande, MS | 41 | 2.092,76 | 2.173,87 | 3.067,82 | 10,69 | 5.20% |
Salvador, BA | 37 | 1.845,87 | 1.917,41 | 2.705,91 | 10,50 | 8.10% |
Vitoria, ES | 43 | 2.916,09 | 3.029,11 | 4.274,77 | 14,00 | 4.90% |
Taboão da Serra, SP | 40 | 8.887,00 | 9.231,43 | 13.027,68 | 46,01 | 4.50% |
Curitiba, PR | 35 | 3.951,08 | 4.104,22 | 5.791,99 | 23,25 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 42 | 2.370,63 | 2.462,51 | 3.475,17 | 11,76 | 6.30% |
Goiânia, GO | 41 | 2.882,29 | 2.994,00 | 4.225,22 | 14,52 | 8.10% |
Campinas, SP | 41 | 4.853,63 | 5.041,74 | 7.115,06 | 24,54 | 4.20% |
Ribeirão Preto, SP | 39 | 3.090,33 | 3.210,10 | 4.530,19 | 16,50 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Produtor de Texto. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Produtor de Texto no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de televisão aberta | 3.508,45 | 3.644,43 | 5.143,13 | 7.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.958,89 | 4.112,33 | 5.803,44 | 8.30% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.175,38 | 2.259,69 | 3.188,94 | 5.60% | |
Agências de publicidade | 2.420,44 | 2.514,25 | 3.548,19 | 7.60% | |
Programadoras | 3.576,69 | 3.715,32 | 5.243,17 | 6.10% | |
Atividades de rádio | 2.301,55 | 2.390,75 | 3.373,90 | 6.20% | |
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente | 3.135,16 | 3.256,67 | 4.595,91 | 5.60% | |
Comércio varejista de livros | 3.028,23 | 3.145,60 | 4.439,17 | 4.70% | |
Edição de livros | 2.930,71 | 3.044,29 | 4.296,20 | 5.30% | |
Marketing direto | 2.157,23 | 2.240,83 | 3.162,33 | 7.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.628,06 | 2.729,92 | 3.852,54 | 7.10% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.098,80 | 5.296,42 | 7.474,46 | 6.10% | |
Educação superior - graduação | 3.238,49 | 3.364,00 | 4.747,38 | 4.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.620,25 | 2.721,80 | 3.841,09 | 6.80% | |
Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente | 3.919,36 | 4.071,27 | 5.745,49 | 7.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 4.434,68 | 4.606,56 | 6.500,91 | 6.60% | |
Agências de notícias | 2.186,48 | 2.271,22 | 3.205,22 | 7.20% | |
Consultoria em publicidade | 3.510,82 | 3.646,89 | 5.146,60 | 6.30% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 3.789,26 | 3.936,12 | 5.554,77 | 7.00% | |
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas | 4.404,30 | 4.575,00 | 6.456,38 | 4.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |