O dissídio de Produtor Cultural 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262105 no cargo de Produtor Cultural.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 4.291,76
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
988 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 3.788,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
925 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
R$ 6.649,14
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Organização de Feiras, Congressos, Exposições e Festas
450 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Produtor cultural Cria, produz, implementa e gerencia as etapas da produção cultural (artística, educativa, política, esportiva, turística, de negócio ou de divulgação científica), para eventos e espetáculos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas e artísticas, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Produtor Cultural
O Produtor cultural cria, planeja, organiza a produção, implementa e coordena os recursos técnicos, financeiros e humanos de uma ou mais produções culturais Concebe projetos cênicos, circenses, musicais, entre outras manifestações culturais, artísticas, educativas, políticas, esportivas, turísticas, de preservação do patrimônio histórico cultural, material, imaterial e ambiental, de negócio ou de divulgação científica, para eventos presenciais de diferentes portes ou em plataformas audiovisuais e multimídias.
Elabora roteiros baseados em pesquisa de tendências e temáticas, considerando os objetivos do projeto, do cliente, ou ainda do público-alvo.
Adequa o projeto às exigências legais e normativas (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc) e reúne documentação necessária para registro nos órgãos competentes locais, regionais, estaduais e nacionais.
Elabora estratégias de marketing, avaliando elementos como situação de mercado do projeto ou cliente, objetivos e metas, público-alvo, capacidade de investimento em infraestrutura e recursos humanos, perspectivas e orientações criativas, definindo indicadores de mensuração de desempenho e resultado Realiza pré-produção do projeto estudando e decupando tecnicamente o roteiro, identificando e sistematizando exigências e condições técnicas e materiais para execução.
Constrói mapa de produção e desenvolvimento, dimensionando recursos humanos e estruturais para execução da proposta, bem como aqueles ligados à distribuição ou veiculação do produto final, evidenciando e controlando eventuais problemas como gargalos de produção, atrasos com clientes e mau dimensionamento de tempo e espaço das instalações.
Sugere, define, seleciona e contrata equipes técnicas de pré-produção, produção e pós-produção (direção, vídeo, som, iluminação, maquiagem, figurino, etc), equipes artísticas (elenco, músicos e arranjadores, locutores, mestres de cerimônia, etc.
), bem como equipamentos, espaços/locações e serviços em geral (transporte, alimentação, hospedagem, seguros, etc.
) Em projetos culturais no âmbito educativo, de preservação e resgate patrimonial histórico, imaterial, ambiental, turístico, entre outros, também define, seleciona e contrata equipes técnicas (coordenadores pedagógicos, monitores, oficineiros, biólogos, ambientalistas, historiadores, etc).
Coordena, gerencia e monitora o desenvolvimento do projeto, desde a montagem da infraestrutura, realização dos ensaios, até a execução ou gravação do evento ou espetáculo, distribuindo tarefas e realizando a gestão técnica e financeira Elabora projetos e realiza captação de recursos, benefícios e apoios Estabelece orçamento de produção, em colaboração com os vários intervenientes do projeto, acompanha-o e o justifica.
Conduz a finalização da produção, supervisionando atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, quando necessário, atribuindo créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores Zela pela qualidade técnica e estética do produto final, registrando nos órgãos competentes e viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas para cinema, tv, rádio, teatro, música e internet.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Produtor cultural
O profissional Produtor Cultural deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, finalizar produção, gerir recursos financeiros do projeto, implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia, criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia, pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia.
Condições de trabalho da profissão
Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.
Atividades exercidas por um Produtor cultural
Um Produtor cultural deve definir identidade visual do projeto, orçar projeto, atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores, selecionar repertório, analisar qualidade do produto final, sugerir equipe artística em conformidade com o projeto, socializar as informações referentes à produção, demonstrar capacidade de articulação profissional, criar roteiro, contratar locações, adequar propostas aos recursos, demonstrar criatividade, administrar conflitos, elaborar projetos para a captação de recursos, levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto, participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc., demonstrar capacidade de propor soluções, elaborar estratégias de marketing, sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto, contratar músicos e arranjadores, identificar público-alvo, contratar equipamentos, dialogar com equipes artísticas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, dialogar com equipes técnicas, demonstrar capacidade de lidar com imprevistos, viabilizar distribuição dos produtos, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de atenção difusa, controlar execução financeira, registrar produto final nos órgãos competentes, distribuir tarefas, demonstrar capacidade de liderança, viabilizar condições de divulgação da obra, demonstrar proatividade, captar recursos, benefícios e apoios para a produção, prestar contas relativas ao projeto realizado, elaborar cronograma de desembolso de recursos, definir fluxograma financeiro, pesquisar tendências, definir temática, pesquisar temáticas, demonstrar capacidade de administrar o tempo, organizar ensaios, demonstrar capacidade de conciliação, estudar roteiro, contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores, acompanhar ensaios, coordenar atividades para captação de imagens e sons, construir mapa de produção, demonstrar sensibilidade artística, demonstrar flexibilidade, definir cronogramas, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de persuasão, definir meios de distribuição/veiculação, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, contratar equipe técnica, supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo, manter intercâmbio com profissionais da área, adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.), contratar elenco, saldar débitos, contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc, adequar conteúdo, contratar equipe e serviços de finalização, gerenciar cronograma, monitorar desenvolvimento do projeto, participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet, definir equipe técnica, decupar tecnicamente o roteiro, registrar projeto nos órgãos competentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Produtor Cultural ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Produtor Cultural e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Produtores artísticos e culturais que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Produtor Cultural em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Produtor Cultural ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Produtores artísticos e culturais 2025
O salário de Produtor Cultural mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.907 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Produtores artísticos e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Produtor Cultural com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: