O dissídio de Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341110 no cargo de Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 10.207,89

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

89 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio de Janeiro - RJ

R$ 7.713,63

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

84 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviço de Táxi Aéreo e Locação de Aeronaves com Tripulação

R$ 7.572,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviço de Táxi Aéreo e Locação de Aeronaves com Tripulação

118 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) atua como piloto comercial de helicóptero - exceto helicóptero de linha aérea -, traçando plano operacional de voo, obtendo autorização de voo e de pouso em heliponto, inspecionando helicóptero e equipamentos, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, decolando, operando helicóptero durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando helicóptero Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.

Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva no helicóptero Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas)

O Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) traça plano operacional de voo, examinando condições operacionais do destino e alternativas, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação do helicóptero ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de helicóptero, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.

Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e examinando dimensões do heliponto.

Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona helicóptero e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa do helicóptero, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais do helicóptero, conferindo artigos de comissariaria - alimentos, bebidas, lanternas e farmácia, e checando equipamentos de emergência e segurança.

Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.

Opera helicóptero, procedendo decolagem, efetuando voo pairado e a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, verificando e regulando sistemas que compõem o helicóptero, operando descida, fazendo aproximação do heliponto, pousando helicóptero, e desligando motores.

Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves, relatando ao comandante as restrições operacionais do helicóptero, e acionando apoios de terra.

Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.

Pode manejar guincho de içamento (carga externa), transportar passageiros sob demanda (táxi aéreo), realizar voo de inspeção em linhas de alta tensão, combater incêndio, executar operações de resgate e salvamento, lançar paraquedistas, ou outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance do helicóptero Comunica emergência aos órgãos de controle.

Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Zela pelas boas condições de funcionamento do helicóptero, agendando manutenção preventiva, periódica e corretiva Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes.

Atua na proteção ao meio ambiente, participando do combate a incêndios, e colaborando com órgãos de fiscalização ambiental, com ações de captura de imagens aéreas, de transporte e apoio às atividades das equipes terrestres, entre outras Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo.

Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis, entre outras ações.

Funções do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

O profissional Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) deve realizar serviços especializados, inspecionar aeronave e equipamentos, agir em situações de emergência e anormalidade, demonstrar competências pessoais, operar aeronaves, interpretar regras de tráfego aéreo, trabalhar com segurança, traçar plano operacional, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.

Atividades exercidas por um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) deve combater causas da emergência, manusear extintores de incêndio, controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, demonstrar autocontrole, checar sistemas operacionais da aeronave, desligar motores, conviver com diferenças, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, efetuar voo pairado, determinar velocidade e posição de, participar de treinamentos de segurança, realizar inspeção externa da aeronave, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, preencher documentação de bordo, mostrar-se apto fisicamente, interpretar cartas e mapas, demonstrar paciência, submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, obter autorização de voo, consultar manuais da aeronave, operar aproximação, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, administrar o estresse, identificar a anormalidade ou emergência, reconfigurar performance da aeronave, conferir equipamentos de emergência e segurança, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", demonstrar liderança, calcular quantidade de combustível, gerenciar procedimentos, efetuar voo a baixa altura, desativar sistemas previstos, planejar rota e nível de voo (altitude), usar equipamentos de proteção individual, monitorar sistemas que compõem a aeronave, analisar dimensões do heliponto, expressar-se verbalmente, operar descida, efetuar procedimentos de abandono, determinar potências do motor conforme tabelas, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, verificar condições operacionais do destino e alternativas, tomar decisões, decolar aeronave, combater incêndio, obter autorização para local de pouso, ajustar potência do motor, verificar condições meteorológicas, "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", monitorar rota e altitude autorizadas, verificar existência e condições de local para pouso, taxiar aeronave, comunicar-se por sinais, acionar apoios de terra, expressar-se em idioma estrangeiro (inglês), conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), operar subida, aplicar regras de voo visual, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, preparar notificação de voo, examinar posicionamento e distribuição das cargas, demonstrar uso de equipamentos de emergência, lançar paraquedistas, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, proceder à partida e táxi, regular sistemas que compõem a aeronave, examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), conferir peso da carga, orientar-se espacialmente, aplicar regras de voo por instrumentos, demonstrar raciocínio lógico, operar cruzeiro, realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão, consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, adaptar-se à diversidade de culturas, manusear garrafas de oxigênio portáteis, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, acompanhar navegação e consumo de combustível, trabalhar em equipe, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), alijar (soltar) carga e ou combustível, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, pousar aeronave, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, preencher comunicado de segurança, ativar sistemas alternativos, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, adaptar-se a diferentes climas e horários, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, realizar operações resgate e salvamento, determinar peso máximo de decolagem e pouso, examinar amarração das cargas, manejar guincho de içamento (carga externa).

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2025

O salário de Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) mostrado aqui é resultado do levantamento de 199 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Piloto Comercial de Helicóptero (exceto Linhas Aéreas) CBO 341110 salário