O dissídio de Piloto Agrícola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341120 no cargo de Piloto Agrícola.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 4.512,63
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Mato Grosso
318 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Chupinguaia - RO
R$ 3.685,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Luís Eduardo Magalhaes - BA
66 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Criação de Bovinos para Corte
R$ 6.969,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviço de Pulverização e Controle de Pragas Agrícolas
962 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Piloto agrícola atua como piloto agrícola, traçando plano operacional de voo, reconhecendo área de aplicação agrícola, obtendo autorização de voo e do local de pouso, inspecionando aeronave e equipamentos, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, decolando, operando aeronave durante o voo, interpretando regras de tráfego aéreo, realizando serviços especializados, conforme finalidade do voo, e pousando aeronave Pode atuar em casos de emergência ou anormalidade durante o voo.
Preenche documentação referente ao voo Supervisiona os serviços de manutenção preventiva, periódica e corretiva na aeronave Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Piloto Agrícola
O Piloto agrícola traça plano operacional de voo para operações aeroagrícolas, examinando condições operacionais do destino e alternativas, reconhecendo área de aplicação agrícola, analisando a região para manter distância de áreas densamente povoadas, de embarcações, de aglomerações de pessoas ao ar livre e de outras situações legalmente previstas, ao programar a pulverização com produtos químicos, e planejando rota e nível (altitude) Providencia adequação da aeronave ao tipo de serviço especializado a ser realizado, consultando manuais de aeronave, definindo potências do motor conforme tabelas, e determinando peso máximo de decolagem e pouso.
Analisa condições do voo, verificando condições meteorológicas, calculando quantidade de combustível, pesquisando pontos de abastecimento de combustível, determinando velocidade, verificando existência e condições de local para pouso, e calculando número de voos para pulverização.
Obtém autorização de voo e do local de pouso Inspeciona aeronave e equipamentos, conferindo documentação, manuais e pastas de navegação, realizando inspeção externa da aeronave, examinando quantidade, qualidade e tipo de combustível, checando sistemas operacionais da aeronave, e conferindo equipamentos de emergência e segurança.
Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso Prepara-se para o voo, conferindo execução das ações dos auxiliares de terra, e examinando motores, sistemas e instrumentos.
Opera aeronave, procedendo decolagem, efetuando voo a baixa altura, fazendo checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase da operação, monitorando rota, altitude e velocidade autorizadas, ajustando potência do motor, controlando velocidades de acordo com fases do voo, acompanhando navegação e consumo de combustível, controlando condições climáticas - como direção do vento e umidade, verificando e regulando sistemas que compõem a aeronave, operando descida, fazendo aproximação da pista, pousando aeronave, e desligando motores.
Interpreta regras de tráfego aéreo durante o voo, consultando publicações do Decea-Departamento de Controle do Espaço Aéreo, aplicando regras de voo visual e por instrumentos, e seguindo instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo Comunica-se durante o voo, mantendo contato com órgãos de controle e outras aeronaves.
Realiza serviço especializado, de acordo com a finalidade do voo.
Pode realizar aplicação em voo de fertilizantes, sementes, inseticidas, herbicidas e outros defensivos, combater incêndios em campos e florestas, combater insetos e vetores de doenças, ou executar outro serviço especializado Pode atuar em casos de emergência e anormalidade, reconhecendo e identificando a situação, gerenciando procedimentos, conforme checklist, combatendo causas da emergência ou anormalidade, desativando sistemas previstos e ativando sistemas alternativos, alijando carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Comunica emergência aos órgãos de controle.
Elabora documentação, preenchendo documentos de bordo e comunicado de segurança, e preparando notificação de voo Agenda manutenção preventiva, periódica e corretiva Notifica, à manutenção, ocorrências, anormalidades e restrições operacionais da aeronave.
Supervisiona os serviços de manutenção e a compra de componentes Segue normas ambientais para descarte de embalagens, sobras e resíduos, especialmente de defensivos e de outros produtos químicos.
Prepara-se para atuar com segurança, participando de treinamentos, inclusive com a prática dos procedimentos de emergência em simulador de voo Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Zela pela segurança no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual, providenciando descontaminação do sistema de pulverização, conferindo tipos de cargas e embalagens a bordo, e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis.
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Funções do Piloto agrícola
O profissional Piloto Agrícola deve interpretar regras de tráfego aéreo, agir em situações de emergência e anormalidade, traçar plano operacional, operar aeronaves, comunicar-se, realizar serviços especializados, demonstrar competências pessoais, inspecionar aeronave e equipamentos, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Piloto agrícola
Um Piloto agrícola deve monitorar rota e altitude autorizadas, taxiar aeronave, monitorar sistemas que compõem a aeronave, decolar aeronave, pousar aeronave, demonstrar raciocínio lógico, pesquisar pontos de abastecimento de combustível, determinar peso máximo de decolagem e pouso, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, operar aproximação, demonstrar paciência, examinar posicionamento e distribuição das cargas, preparar notificação de voo, regular sistemas que compõem a aeronave, demonstrar liderança, providenciar descontaminação do sistema de pulverização, desativar sistemas previstos, preencher comunicado de segurança, interpretar cartas e mapas, verificar condições operacionais do destino e alternativas, manusear extintores de incêndio, demonstrar autocontrole, ajustar potência do motor, efetuar procedimentos de abandono, obter autorização para local de pouso, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, checar sistemas operacionais da aeronave, manusear garrafas de oxigênio portáteis, verificar condições meteorológicas, calcular quantidade de combustível, calcular número de voos para pulverização, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço, efetuar voo a baixa altura, submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, obter autorização de voo, examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), conferir peso da carga, adaptar-se a diferentes climas e horários, combater causas da emergência, operar cruzeiro, conviver com diferenças, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), realizar inspeção externa da aeronave, operar subida, reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria), conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), usar equipamentos de proteção individual, reconfigurar performance da aeronave, seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo, mostrar-se apto fisicamente, adaptar-se à diversidade de culturas, combater incêndio, agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva, acompanhar navegação e consumo de combustível, comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, identificar a anormalidade ou emergência, consultar manuais da aeronave, determinar potências do motor conforme tabelas, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, trabalhar em equipe, conferir equipamentos de emergência e segurança, tomar decisões, manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves, planejar rota e nível de voo (altitude), preencher documentação de bordo, operar sistema de pulverização agrícola, "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira", administrar o estresse, operar descida, alijar (soltar) carga e ou combustível, consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), expressar-se verbalmente, desligar motores, supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes, acionar apoios de terra, determinar velocidade e posição de, proceder à partida e táxi, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, orientar-se espacialmente, aplicar regras de voo por instrumentos, aplicar regras de voo visual, examinar amarração das cargas, comunicar-se por sinais, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, ativar sistemas alternativos, participar de treinamentos de segurança, verificar existência e condições de local para pouso, gerenciar procedimentos, expressar-se em idioma estrangeiro (inglês).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Piloto Agrícola ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Piloto Agrícola e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Piloto Agrícola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Piloto Agrícola ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2025
O salário de Piloto Agrícola mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.412 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Piloto Agrícola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: