O dissídio de Papeleiro (comércio Varejista) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141410 no cargo de Papeleiro (comércio Varejista).

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 2.366,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

12.374 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.629,17

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.325 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Varejista de Bebidas

R$ 15.265,45

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Supermercados

4.774 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comerciante varejista Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Papeleiro (comércio Varejista)

O Comerciante varejista planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do Comerciante varejista

O profissional Papeleiro (comércio Varejista) deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), gerir recursos materiais e financeiros.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista

Um Comerciante varejista deve negociar preços e condições de pagamento, representar a empresa, exercitar a autonomia, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, realizar reuniões com a equipe, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, cooperar na definição de projetos, avaliar desempenho, contratar serviços, informar funcionários sobre seus desempenhos, identificar necessidade de contratação de pessoal, expressar-se gestualmente, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), definir perfil do consumidor final, remanejar leiaute, recepcionar mercadorias, planejar racionalização do uso de recursos, recomendar promoção de funcionários, autorizar pagamentos e recebimentos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), acompanhar a execução orçamentária, providenciar integração de funcionários, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, manter apresentação pessoal, coordenar inventário de mercadorias para balanço, colaborar na definição de epi e epc, gerir compras, prover ações de preservação ambiental, inspecionar as condições das mercadorias expostas, definir estratégias de terceirização, transferir numerário para o banco, elaborar normas e instruções, providenciar contratação e desligamento de funcionários, acompanhar rotinas administrativas, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), administrar conflitos entre funcionários, orientar clientes, estimular a motivação das equipes, averiguar comportamento dos concorrentes, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, implementar reciclagem de funcionários, avaliar nível de satisfação das equipes, agir com dinamismo, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, qualificar fornecedores, gerir custos, prestar assistência social aos funcionários, estabelecer escala de férias e de folgas, operar equipamentos de informática, otimizar o espaço físico da loja (modulação), expressar-se oralmente, propor compra de novos itens, planejar compras e locações, determinar perfis profissionais, argumentar com convicção (persuasão), pesquisar a satisfação dos clientes, gerenciar contratos de serviços, administrar horas trabalhadas, horas extras, buscar atualização profissional, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, examinar currículos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, formular incentivos de produtividade, medir resultados de treinamento, liberar mercadorias para entrega, atender agentes de fiscalização, instruir subordinados, gerir estoques, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, entrevistar candidatos, exercer liderança, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), zelar pela organização do local de trabalho, promover funcionários, divulgar mercadorias e serviços, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), opinar sobre condições e prioridades de projetos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), demonstrar motivação, implantar técnicas de vendas, apreciar inovações organizacionais, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, evidenciar equilíbrio emocional, promover programas prevencionistas, analisar tendências do mercado, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, gerir investimentos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, monitorar o andamento de projetos, cobrar resultados, elaborar plano de investimentos, mediar relação entre funcionário e empresa, controlar o cumprimento de normas, resolver reclamações de clientes, fazer orçamentos, captar recursos, administrar remanejamentos, designar equipe para projeto, participar de reuniões, delegar atribuições.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Papeleiro (comércio Varejista) ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Papeleiro (comércio Varejista) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 6.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Papeleiro (comércio Varejista) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Papeleiro (comércio Varejista) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Papeleiro (comércio Varejista) mostrado aqui é resultado do levantamento de 27.358 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Papeleiro (comércio Varejista) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Papeleiro (comércio Varejista) CBO 141410 salário