O dissídio de Operador de Transporte Multimodal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342110 no cargo de Operador de Transporte Multimodal.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 3.463,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
7.443 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Limeira - SP
R$ 4.342,16
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.845 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de transporte multimodal controla operações de transporte multimodal de mercadorias, supervisionando as condições de segurança do transporte e mantendo sob controle os recursos financeiros das operações Pesquisa o mercado para analisar oferta de novos serviços.
Define critérios de contratação de fornecedores de serviços dos vários modais Elabora, preenche e registra documentos Treina trabalhadores para as operações.
Segue normas de transporte internacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Operador de Transporte Multimodal
O Operador de transporte multimodal programa, controla e coordena operações de transportes em geral - em diferentes modais de transporte -, acompanhando as operações de embarque, transbordo e desembarque de carga junto ao regime de trânsito aduaneiro Supervisiona as condições de segurança e de manutenção dos meios de transportes e equipamentos utilizados.
Controla a eficiência operacional do armazenamento e do transporte da carga.
Remaneja equipamentos e veículos, quando necessário Controla recursos financeiros e insumos, elaborando planilhas de custos e receitas dos serviços prestados.
Pesquisa mercado, analisando a viabilidade de novos serviços, coletando dados de clientes e fornecedores potenciais e identificando rotas de transporte e respectiva estrutura de serviço Define parcerias e fornecedores de serviços com critérios técnicos, contratando serviços de transporte e negociando preços e prazos de pagamento.
Elabora ou auxilia na elaboração de documentação - como contratos, registros legais de transporte de cargas do comércio doméstico ou do exterior - necessária ao desembaraço de cargas.
Registra dados em sistemas e alimenta sistemas informacionais internos Atende clientes, classificando-os por demanda, identificando suas necessidades, elaborando propostas de preços e serviços, disponibilizando informações da carga e verificando a sua satisfação.
Treina e orienta funcionários e estagiários, avaliando os seus desempenhos e analisando as necessidades de treinamento da equipe.
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Funções do Operador de transporte multimodal
O profissional Operador de Transporte Multimodal deve verificar segurança dos meios de transporte, equipamentos e da carga, definir parcerias e fornecedores de serviços, pesquisar mercado, elaborar documentos, atender clientes, demonstrar competências pessoais, controlar operações de transporte, treinar funcionários e estagiários, controlar recursos financeiros e insumos.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em logística de transportes trabalham em empresas de transportes intermodais, predominantemente em empresas de transporte aéreo, aquaviário e terrestre. Os profissionais do transporte multimodal podem trabalhar de forma presencial e a distância, por rodízio de turnos. Geralmente, trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Para essas ocupações predomina o trabalho assalariado, com carteira assinada. Eventualmente, desempenham atividades que podem levar ao estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de transporte multimodal
Um Operador de transporte multimodal deve identificar rotas de transporte, elaborar propostas de preços e serviços, verificar satisfação de cliente, registrar dados de carga e transporte no sistema de comércio exterior (siscarga), acionar seguradora em casos de ocorrência com a carga, informar-se sobre produto a ser transportado, discriminar alíquotas de impostos de cada localidade e mercadoria, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, classificar clientes por demanda (região, tipo de produto, volume e outros), requisitar manutenção de equipamentos e veículos, avaliar incidência de falhas de equipamentos e veículos, consultar sistemas de informação especializados, órgãos governamentais e entidades, emitir relatórios de prestação de contas, acompanhar embarque e desembarque de carga, solicitar vistoria aduaneira de carga, conjugar modais de transporte, alimentar sistemas informacionais internos, conferir documentos, analisar necessidades de treinamento, etiquetar carga, identificar procedimentos operacionais da zona alfandegada (porto, aeroporto, fronteira, terminal), demonstrar criatividade, conferir faturas de pagamentos e recebimentos de serviços, disponibilizar informações de carga para cliente, negociar preços e prazos de pagamentos, demonstrar organização, auxiliar na elaboração de contratos, identificar preços e serviços de seus parceiros e concorrentes, demonstrar flexibilidade, definir critérios técnicos de prestação de serviços, coordenar armazenamento da carga, apresentar empresa e serviços, selecionar funcionários para curso, identificar necessidades do cliente, demonstrar objetividade, participar de eventos, informar ao setor financeiro preço e custos de serviços prestados, coordenar serviços de remoção de carga em regime de trânsito aduaneiro, selecionar material de treinamento, demonstrar confiabilidade, preencher formulários, demonstrar iniciativa, coletar dados de volume e demanda de carga, demonstrar proatividade, definir condições de armazenagem e transporte, arquivar documentos, coletar dados de fornecedores potenciais, remanejar equipamentos e veículos, demonstrar liderança, coordenar coleta e embarque de carga doméstica, programar transporte, embarque, transbordo e desembarque, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, acompanhar processo de desembaraço aduaneiro, avaliar desempenho de funcionários e estagiários, monitorar manutenção de equipamentos e veículos, providenciar carga e descarga, demonstrar responsabilidade, elaborar planilhas de custo e receita, coletar dados de clientes potenciais, analisar viabilidade de novos produtos e serviços, enviar confirmação de embarque e aviso de chegada, acompanhar vistoria aduaneira de carga, organizar documentos, demonstrar domínio em línguas estrangeiras, contratar serviços de transporte e de equipamentos, supervisionar eficiência operacional dos equipamentos e veículos, solicitar numerário do cliente, verificar acondicionamento de carga, coordenar ova (estufagem) e desova de contêiner, atualizar cadastro de fornecedores, redimensionar capacidades operacionais, encaminhar documentação para validação oficial, orientar sobre procedimentos técnicos, identificar estrutura de serviços na rota de transporte, armazenagem e distribuição, providenciar embalagem de carga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Transporte Multimodal ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Transporte Multimodal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em logística de transportes que ficou em 3.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Transporte Multimodal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Transporte Multimodal ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em logística de transportes 2024
O salário de Operador de Transporte Multimodal mostrado aqui é resultado do levantamento de 13811 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em logística de transportes que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Transporte Multimodal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Afretador
- Transitário de Cargas
- Corretor de Frete
- Tecnólogo em Logística de Transporte
- Técnico de Operações de Serviços de Máquinas e Veículos
- Analista de Transporte Multimodal
- Auxiliar de Exportação e Importação
- Agenciador de Cargas
- Assistente de Logística de Transporte
- Analista de Logística de Transporte
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Transporte Multimodal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.340,20 | 2.430,89 | 3.430,55 | 11,17 | 6.80% |
Rio de Janeiro | 44h | 1.669,34 | 1.734,03 | 2.447,12 | 7,95 | 6.00% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.882,78 | 1.955,75 | 2.760,01 | 8,91 | 6.30% |
Paraná | 44h | 2.289,49 | 2.378,22 | 3.356,22 | 10,84 | 5.70% |
Minas Gerais | 43h | 2.390,49 | 2.483,13 | 3.504,27 | 11,46 | 4.20% |
Santa Catarina | 43h | 2.417,77 | 2.511,48 | 3.544,27 | 11,66 | 7.00% |
Espírito Santo | 43h | 2.013,40 | 2.091,43 | 2.951,49 | 9,65 | 7.30% |
Mato Grosso | 44h | 2.636,74 | 2.738,93 | 3.865,26 | 12,48 | 5.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.224,79 | 2.311,02 | 3.261,38 | 10,66 | 5.30% |
Bahia | 44h | 2.124,93 | 2.207,28 | 3.114,99 | 10,10 | 5.20% |
Pará | 44h | 2.328,78 | 2.419,04 | 3.413,82 | 11,07 | 4.60% |
Pernambuco | 43h | 2.275,23 | 2.363,41 | 3.335,32 | 10,87 | 4.10% |
Goiás | 43h | 2.257,83 | 2.345,34 | 3.309,81 | 10,87 | 4.30% |
Ceará | 43h | 2.085,66 | 2.166,49 | 3.057,42 | 10,09 | 6.50% |
Distrito Federal | 42h | 2.435,96 | 2.530,37 | 3.570,94 | 12,12 | 7.80% |
Maranhão | 41h | 2.620,24 | 2.721,80 | 3.841,08 | 13,17 | 7.30% |
Amazonas | 43h | 3.292,61 | 3.420,22 | 4.826,71 | 15,80 | 6.30% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.832,07 | 1.903,08 | 2.685,68 | 8,77 | 4.80% |
Paraíba | 44h | 2.007,96 | 2.085,79 | 2.943,52 | 9,54 | 8.00% |
Sergipe | 42h | 2.014,91 | 2.093,00 | 2.953,70 | 10,03 | 7.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Transporte Multimodal. |
Dissídio de Operador de Transporte Multimodal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.061,47 | 2.141,37 | 3.021,96 | 9,83 | 5.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 1.595,41 | 1.657,24 | 2.338,75 | 7,60 | 7.80% |
Esteio, RS | 44 | 1.736,63 | 1.803,93 | 2.545,76 | 8,20 | 8.10% |
Barueri, SP | 44 | 3.012,61 | 3.129,37 | 4.416,26 | 14,23 | 6.70% |
Guarulhos, SP | 43 | 2.133,26 | 2.215,94 | 3.127,19 | 10,21 | 6.20% |
Curitiba, PR | 44 | 2.143,13 | 2.226,19 | 3.141,67 | 10,15 | 4.30% |
Resende, RJ | 44 | 1.441,13 | 1.496,98 | 2.112,58 | 6,80 | 5.70% |
Santos, SP | 42 | 2.677,68 | 2.781,46 | 3.925,28 | 13,37 | 7.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.388,26 | 2.480,82 | 3.501,01 | 11,30 | 7.40% |
Arujá, SP | 44 | 2.427,00 | 2.521,07 | 3.557,80 | 11,46 | 4.70% |
Taubaté, SP | 44 | 2.525,96 | 2.623,86 | 3.702,86 | 11,93 | 8.10% |
Jundiaí, SP | 44 | 2.729,10 | 2.834,87 | 4.000,66 | 12,90 | 6.50% |
Santo André, SP | 44 | 1.991,68 | 2.068,87 | 2.919,65 | 9,41 | 5.50% |
Mogi das Cruzes, SP | 36 | 1.496,97 | 1.554,99 | 2.194,45 | 8,58 | 6.90% |
Campinas, SP | 44 | 2.913,61 | 3.026,54 | 4.271,14 | 13,81 | 8.00% |
Osasco, SP | 44 | 2.470,49 | 2.566,23 | 3.621,55 | 11,71 | 6.80% |
Serra, ES | 44 | 1.913,57 | 1.987,73 | 2.805,15 | 9,05 | 7.40% |
Sorocaba, SP | 44 | 2.511,58 | 2.608,92 | 3.681,79 | 11,88 | 5.10% |
Diadema, SP | 44 | 2.097,91 | 2.179,22 | 3.075,38 | 9,98 | 5.50% |
Itajaí, SC | 44 | 2.515,74 | 2.613,24 | 3.687,88 | 11,90 | 6.10% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 2.057,77 | 2.137,52 | 3.016,53 | 9,85 | 7.10% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 3.000,36 | 3.116,65 | 4.398,31 | 14,55 | 4.50% |
Betim, MG | 44 | 3.111,04 | 3.231,62 | 4.560,56 | 14,69 | 5.00% |
Piracicaba, SP | 44 | 2.043,68 | 2.122,88 | 2.995,88 | 9,65 | 6.00% |
Joinville, SC | 44 | 2.285,60 | 2.374,18 | 3.350,51 | 10,80 | 7.60% |
Contagem, MG | 44 | 2.368,89 | 2.460,70 | 3.472,61 | 11,22 | 5.80% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.096,06 | 2.177,30 | 3.072,67 | 10,03 | 5.70% |
Cajamar, SP | 44 | 2.558,04 | 2.657,18 | 3.749,90 | 12,08 | 5.10% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 2.701,91 | 2.806,63 | 3.960,79 | 12,80 | 6.10% |
Campo Grande, MS | 44 | 1.852,70 | 1.924,51 | 2.715,92 | 8,75 | 7.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Transporte Multimodal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Transporte Multimodal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.318,76 | 2.408,63 | 3.399,13 | 4.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.214,35 | 2.300,17 | 3.246,07 | 6.90% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 1.453,51 | 1.509,84 | 2.130,73 | 7.70% | |
Estacionamento de veículos | 1.891,62 | 1.964,93 | 2.772,97 | 6.70% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 1.733,13 | 1.800,30 | 2.540,64 | 7.10% | |
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios | 1.748,11 | 1.815,87 | 2.562,60 | 4.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.170,42 | 2.254,54 | 3.181,68 | 5.90% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 2.055,79 | 2.135,46 | 3.013,63 | 5.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.567,31 | 2.666,81 | 3.763,48 | 6.60% | |
Organização logística do transporte de carga | 2.247,23 | 2.334,32 | 3.294,27 | 7.70% | |
Operações de terminais | 2.388,70 | 2.481,27 | 3.501,65 | 4.10% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.420,18 | 2.513,98 | 3.547,80 | 5.50% | |
Carga e descarga | 1.827,07 | 1.897,88 | 2.678,35 | 7.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.006,68 | 3.123,21 | 4.407,57 | 4.20% | |
Armazéns gerais - emissão de warrant | 2.545,54 | 2.644,20 | 3.731,57 | 7.60% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.596,04 | 2.696,66 | 3.805,60 | 8.30% | |
Comércio atacadista de ferragens e ferramentas | 1.800,32 | 1.870,09 | 2.639,13 | 6.10% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.948,56 | 2.024,08 | 2.856,44 | 4.80% | |
Locação de automóveis sem condutor | 1.533,57 | 1.593,01 | 2.248,10 | 7.50% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 3.804,72 | 3.952,18 | 5.577,44 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |