O dissídio de Ombudsman 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142340 no cargo de Ombudsman.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 10.029,94
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
525 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Luís - MA
R$ 7.488,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
309 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Seguros Não-Vida
R$ 8.133,18
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Teleatendimento
187 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Ouvidor Planeja, coordena e avalia processos de ouvidoria, nas esferas pública e privada Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria.
Define, coordena e avalia atividades e procedimentos para recebimento e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, considerando formas de atendimento, meios de comunicação para acesso, armazenamento de dados Documenta e analisa manifestações, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos da organização, para implementar melhoria de processos, produtos e serviços Monitora etapas de resposta e de soluções, considerando demanda e prazos estabelecidos.
Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação Assegura a conformidade legal dos processos.
Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental e preservação de dados pessoais
O que faz um Ombudsman
O Ouvidor planeja, coordena, organiza, controla e avalia processos de ouvidoria, em empresas, organizações, instituições, estabelecimentos, nas esferas pública e privada, sob a direção de um diretor ou gerente geral Atua integradamente com equipes de relações públicas, marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.
Pode, em casos de atuação especializada na apuração de determinadas irregularidades, apoiar-se em órgãos de controle interno, tais como controladoria, corregedoria e auditoria.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação e de mediação de conflitos entre as partes envolvidas em manifestações Define, coordena, controla e avalia atividades e procedimentos para recebimento, análise e tratamento de manifestações de clientes de serviços públicos e privados, e identifica as áreas responsáveis por resolver os problemas.
Elabora planos e fluxogramas de processos de ouvidoria, considerando as formas e estratégias de atendimento, os canais e meios de comunicação para acesso, virtuais ou físicos, o armazenamento e preservação de dados pessoais e sigilosos Identifica disfunções e necessidades de correção ou redirecionamento nos processos organizacionais, podendo sugerir ações que possam melhorar processos, produtos ou serviços.
Recebe, documenta e analisa manifestações de elogio, denúncia, solicitação, reclamação ou sugestão, encaminhando-as a instâncias superiores ou departamentos internos da organização, tendo em vista a implementação de providências e estratégias para melhoria dos processos, produtos e serviços.
Avalia a atuação dos diversos setores e áreas da organização, identificando a incidência e importância das manifestações, notificações e dificuldades detectadas Monitora as etapas de resposta e de apresentação de soluções, considerando a demanda expressa na manifestação, os prazos estabelecidos e a ordem cronológica do recebimento.
Consolida a resposta aos clientes de serviços públicos e privados, enviando-a por meio virtual ou físico, zelando pelos princípios de acessibilidade, utilizando canais de comunicação adequados ao público atendido, considerando as necessidades de idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Define estratégias de relacionamento com o público Analisa dados e resultados de pesquisas Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet.
Avalia a qualidade e efetividade do processo de ouvidoria, no que se refere a estratégias de comunicação com o público, cumprimento de prazos estabelecidos, confiabilidade e credibilidade, suficiência da informação, segurança e sigilo dos dados pessoais, clareza e objetividade nas instruções de utilização dos serviços e nas respostas fornecidas, proposição e apresentação de soluções, resultados gerados Assessora diretoria e setores da organização Aplica técnicas de comunicação.
Elabora relatórios gerenciais e estatísticos, formulários e registros de manifestações, manuais de normas e procedimentos Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, avaliando alternativas de controle e de solução.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos de saúde e segurança, qualidade, conservação ambiental, preservação e sigilo de dados .
Funções do Ouvidor
O profissional Ombudsman deve assessorar diretoria e setores da organização, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Ouvidor
Um Ouvidor deve formular plano de incentivos, planejar racionalização do uso de recursos, delegar atribuições, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, realizar escuta ativa, monitorar metas e indicadores de desempenho, avaliar nível de satisfação da equipe, liderar pessoas, saber ouvir, identificar necessidade de recursos, negociar com partes interessadas, identificar necessidade de contratação de pessoal, representar empresa publicamente, demonstrar flexibilidade, autorizar pagamentos, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, monitorar mídias, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), pensar estrategicamente, demonstrar criatividade, analisar contexto, revisar planos, analisar tendências do mercado, examinar currículos, demonstrar capacidade de abstração, listar atividades de cargos / funções, demonstrar visão sistêmica, implementar serviços de atendimento a clientes, participar de programas e ações de fidelização dos clientes, elaborar relatórios, analisar demanda reclamatória, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar capacidade de síntese, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), demonstrar capacidade de organização, gerir nível de satisfação do cliente, estabelecer diálogo, administrar conflitos entre partes, definir perfis profissionais, cobrar resultados da equipe, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, entrevistar candidatos, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, avaliar desempenho, checar informações para divulgação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, estabelecer metas e indicadores de desempenho, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), agir com empatia, otimizar custos e recursos, administrar orçamentos, dar retorno aos públicos (feedback), trabalhar em equipe, coordenar serviços de atendimento a clientes, mediar conflitos, detectar expectativas e necessidades, planejar ações para promoção da imagem institucional, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, gerenciar remanejamentos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, elaborar recomendações de ações e soluções, elaborar orçamentos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, tomar decisões, avaliar alternativas de soluções, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de negociação, cobrar ações, encaminhar solicitações aos responsáveis, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, gerenciar equipes, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, demonstrar habilidades comunicativas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Ombudsman ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Ombudsman e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Ombudsman em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Ombudsman ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Ombudsman mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.270 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Ombudsman com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: