O dissídio de Montador de Pontes Rolantes 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 725305 no cargo de Montador de Pontes Rolantes.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 2.950,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

268 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Caxias do Sul - RS

R$ 3.149,26

Cidade que mais contrata

Recife - PE

229 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Montador de equipamento de levantamento monta equipamentos de levantamento e movimentação de cargas – tais como pontes-rolantes, plataformas de descarga e outros equipamentos com finalidades similares, executando procedimentos de montagem mecânica, instalando motores, sistemas e dispositivos nos equipamentos, instalando sensores inteligentes e outros artefatos de tecnologia digital, e realizando ajustes em peças e componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos Planeja atividades, interpretando esquemas, modelos, desenhos técnicos, projetos e folhas de processo.

Realiza testes e outros procedimentos para comprovar o correto funcionamento dos sistemas que compõem os equipamentos Pode realizar a instalação dos equipamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Montador de Pontes Rolantes

O Montador de equipamento de levantamento planeja as atividades de montagem, consultando catálogos e manuais, impressos ou por meio informatizado Interpreta esquemas, modelos, desenhos técnicos, projetos e folhas de processo.

Interpreta cronogramas.

Requisita ferramentas, insumos e equipamentos de proteção individual Organiza o ambiente de trabalho, de acordo com boas práticas produtivas, levando em conta diversificados tipos de equipamentos de levantamento e movimentação de cargas a serem montados, a fim de atender requisitos de flexibilidade na produção.

Inspeciona peças e componentes dos equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, verificando suas dimensões e estado - por meio de calibres, paquímetros, micrômetros e outros instrumentos de medição -, para detectar possíveis defeitos, comprovar a exatidão de seus ajustes ou reduzir a necessidade de operações de ajuste no processo de montagem Dispõe, alinha, encaixa e fixa peças e componentes, seguindo o eixo de montagem, utilizando ferramentas, dispositivos de fixação, gabaritos e outros instrumentos.

Monta equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, fixando conjuntos mecânicos, montando bases e estruturas, e montando eixos de transmissão, redutores, rolamentos, sistema de embreagem, sistema de freios e sistema de direção dos equipamentos.

Instala motores elétricos, hidráulicos e pneumáticos, bombas hidráulicas, válvulas pneumáticas e hidráulicas, e sistemas elétricos e eletromecânicos Instala dispositivos eletrônicos de comando e controle, para automação elétrica, hidráulica e pneumática.

Instala sensores inteligentes, interfaces de rede e outros artefatos de tecnologia digital, a fim de completar a tarefa de montagem dos equipamentos de levantamento e movimentação de cargas.

Na montagem de pontes rolantes, avalia condições do local para instalação do equipamento e procede à montagem das diversas partes - caminho de rolamento, cabeceiras, vigas-caixão e carro transversal - do equipamento Na montagem de plataformas de descarga, alinha bases e rampas Executa a lubrificação dos equipamentos montados.

Ajusta peças e componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, utilizando instrumentos e ferramentas apropriadas Regula pressão, temperatura, vazão e velocidade Regula alinhamento de polias e engrenagens e regula fim de curso de equipamentos hidráulicos e pneumáticos.

Regula tensão de esteiras, correias e correntes Comprova o funcionamento correto dos diversos sistemas que compõem os equipamentos de levantamento e movimentação de cargas, por meio de testes e outros procedimentos.

Testa sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e eletroeletrônicos Testa sistemas de arrefecimento de motores Mede amplitude de ondas mecânicas em caixas vibratórias.

Testa os sistemas de movimentação de cargas do equipamento Controla nível de contaminação dos fluidos hidráulicos e do lubrificante e controla nível de emissão de ruídos Repara erros ou danos de montagem.

Pode testar o equipamento em condições reais de trabalho Pode realizar o comissionamento de equipamentos de levantamento e movimentação de cargas Preenche “checklist” (lista de verificação) de montagem e testes de componentes.

Preenche relatórios de não conformidade de componentes Pode operar equipamentos de levantamento e transporte, no processo de montagem, para a movimentação de peças pesadas Mantém o local de trabalho limpo e organizado Atua de acordo com normas e procedimentos de gestão ambiental Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e relatando atos e condições inseguras.

Elimina condições inseguras.

Funções do Montador de equipamento de levantamento

O profissional Montador de Pontes Rolantes deve montar equipamentos de extração e beneficiamento de minérios e rochas, comprovar o funcionamento correto dos diversos sistemas, montar máquinas agrícolas, de terraplanagem e perfuratrizes, ajustar componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, trabalhar com segurança, instalar equipamentos hidráulicos, pneumáticos, eletroeletrônicos, mecânicos e de ar condicionado, montar equipamentos de levantamento, movimentação e descarga, preparar a montagem de máquinas pesadas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas esses profissionais podem atuar em locais fechados, abertos ou em veículos nos horários irregulares. São absorvidos, no trabalho, pelas indústrias de fabricação de máquinas e ou equipamentos, extrativas minerais e outras atividades empresariais. Trabalham como assalariados com registro em carteira e normalmente estão organizados em equipes de duas ou mais pessoas, sob supervisão ocasional. As atividades são freqüentemente executadas em posições desconfortáveis, locais subterrâneos, confinados ou em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Montador de equipamento de levantamento

Um Montador de equipamento de levantamento deve testar sistema hidráulico, interpretar esquemas de montagem, demonstrar iniciativa, montar sistema de embreagem, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar controle emocional, alinhar base da rampa, montar eixos e transmissão, demonstrar orientação espacial, interpretar normas iso 14001, montar rampa de plataforma de descarga, medir amplitude de ondas mecânicas em caixas vibratórias, demonstrar capacidade de adaptação, instalar bombas hidráulicas, preencher checklist de montagem e testes de componentes, regular fim de curso de equipamentos hidráulicos-pneumáticos e hidráulicos, trabalhar em equipe, inspecionar peças, montar redutores, fixar peças e conjuntos mecânicos, instalar sistemas elétricos e eletromecânicos, ajustar peças e componentes, operar equipamentos de levantamento e transporte na movimentação de peças, requisitar ferramentas, insumos e equipamentos de proteção individual, lubrificar equipamentos, controlar nível de contaminação dos fluidos hidráulicos e do lubrificante, preencher relatórios de não conformidade de componentes, montar caminho de rolamento de pontes rolantes, demonstrar capacidade de resolver problemas, desenvolver criatividade, controlar nível de emissão de ruídos, testar sistemas de arrefecimento de motores, consultar catálogos, esquemas e manuais por meio informatizado e impresso, demonstrar capacidade de visualização, instalar válvulas pneumáticas e hidráulicas, montar sistema de freios, montar bases e estruturas, testar sistema de ar condicionado, testar sistemas pneumáticos, instalar motores elétricos, regular pressão, temperatura, vazão e velocidade, montar cabeceiras de pontes rolantes, regular alinhamento de polias e engrenagens, montar conjuntos de esteiras e rodas, reparar erros ou danos de montagem, demonstrar capacidade de atenção seletiva, demonstrar liderança, demonstrar relacionamento adequado com clientes e com colegas de trabalho, eliminar condições inseguras, testar sistema eletroeletrônico, relatar atos e condições inseguras, montar carro transversal de pontes rolantes, manter-se atualizado profissionalmente, montar bases de plataforma de descarga, avaliar condições do local para instalação, instalar motores hidráulicos e pneumáticos, realizar terraplanagem para instalação e montagem de máquinas, testar sistemas de movimentação de cargas, montar rolamentos, demonstrar rapidez de percepção, demonstrar destreza manual, manter organizado o local de trabalho, alinhar componentes, regular tensão de esteiras, correias e correntes, montar vigas-caixão de pontes rolantes, interpretar cronograma e folha de processo, montar sistema de direção, demonstrar zelo por ferramentas e equipamentos, testar sistema mecânico, interpretar desenhos e projetos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Montador de Pontes Rolantes ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Montador de Pontes Rolantes e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas que ficou em 6.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Montador de Pontes Rolantes em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Montador de Pontes Rolantes ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas 2024

O salário de Montador de Pontes Rolantes mostrado aqui é resultado do levantamento de 1381 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Montador de Pontes Rolantes com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Montador de Pontes Rolantes CBO 725305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Montador de Pontes Rolantes em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Montador de Pontes Rolantes por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 44h 2.093,48 2.174,62 3.068,89 9,93 4.80%
São Paulo 44h 2.170,10 2.254,20 3.181,20 10,28 5.50%
Pernambuco 44h 1.511,28 1.569,85 2.215,43 7,15 7.60%
Minas Gerais 44h 1.915,26 1.989,49 2.807,63 9,09 4.70%
Santa Catarina 44h 1.906,89 1.980,80 2.795,36 9,02 6.00%
Rio Grande do Sul 44h 2.352,35 2.443,52 3.448,37 11,15 7.20%
Goiás 44h 2.115,44 2.197,43 3.101,08 10,01 6.30%
Rio de Janeiro 43h 2.140,13 2.223,08 3.137,28 10,27 6.70%
Bahia 44h 1.987,73 2.064,77 2.913,86 9,39 6.10%
Ceará 44h 1.520,52 1.579,45 2.228,97 7,18 8.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Montador de Pontes Rolantes.

Dissídio de Montador de Pontes Rolantes por cidade

Quanto ganha um Montador de Pontes Rolantes nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Montador de Pontes Rolantes na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Recife, PE 44 1.494,43 1.552,34 2.190,72 7,07 5.40%
Maringá, PR 44 1.987,00 2.064,01 2.912,80 9,39 7.60%
Palhoça, SC 44 1.855,14 1.927,04 2.719,50 8,78 8.00%
Uberaba, MG 44 1.996,13 2.073,49 2.926,17 9,43 4.70%
Panambi, RS 44 2.204,77 2.290,23 3.232,03 10,41 6.90%
Londrina, PR 44 2.084,45 2.165,23 3.055,64 9,86 5.30%
Anápolis, GO 44 1.882,66 1.955,63 2.759,84 8,94 4.10%
Vespasiano, MG 44 1.385,62 1.439,32 2.031,22 6,54 6.40%
Nova Lima, MG 44 1.988,71 2.065,79 2.915,30 9,44 6.10%
São Paulo, SP 44 2.041,12 2.120,22 2.992,12 9,64 7.90%
Piracicaba, SP 43 2.708,28 2.813,24 3.970,13 13,02 5.90%
Caxias do Sul, RS 44 3.031,76 3.149,26 4.444,33 14,37 7.40%
São José dos Pinhais, PR 42 2.084,33 2.165,11 3.055,47 10,38 7.50%
Assis, SP 44 1.931,04 2.005,88 2.830,76 9,12 4.10%
Olímpia, SP 44 1.900,37 1.974,03 2.785,81 8,97 5.50%
Montes Claros, MG 44 2.599,26 2.700,00 3.810,32 12,27 4.30%
Porto Ferreira, SP 44 1.539,44 1.599,10 2.256,70 7,27 6.00%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.558,21 2.657,36 3.750,14 12,28 4.60%
Aparecida de Goiânia, GO 44 3.364,52 3.494,92 4.932,14 15,89 6.80%
Espirito Santo do Pinhal, SP 44 1.976,34 2.052,94 2.897,17 9,33 7.20%
Belo Horizonte, MG 43 2.085,51 2.166,33 3.057,19 10,08 5.80%
Santo André, SP 43 2.378,63 2.470,82 3.486,89 11,52 5.50%
Mineiros, GO 44 2.155,79 2.239,35 3.160,23 10,18 4.30%
Severinia, SP 44 2.838,01 2.948,00 4.160,31 13,40 6.80%
Potirendaba, SP 44 1.831,23 1.902,20 2.684,44 8,65 5.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Montador de Pontes Rolantes. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Montador de Pontes Rolantes no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo 1.494,33 1.552,24 2.190,57 6.20%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 1.945,47 2.020,87 2.851,91 5.90%
Aluguel de andaimes 1.844,09 1.915,56 2.703,29 6.40%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.041,93 2.121,07 2.993,32 5.60%
Fabricação de máquinas, equipamentos e aparelhos para transporte e elevação de cargas, peças e acessórios 2.893,87 3.006,03 4.242,20 6.00%
Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes 1.920,68 1.995,13 2.815,58 6.80%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 2.134,43 2.217,16 3.128,92 8.20%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária 1.954,03 2.029,77 2.864,47 7.20%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.020,79 2.099,11 2.962,33 6.70%
Fabricação de outras máquinas e equipamentos para uso na extração mineral, peças e acessórios, exceto na extração de petróleo 1.385,62 1.439,32 2.031,22 7.60%
Construção de edifícios 2.481,20 2.577,37 3.637,26 4.30%
Instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material 1.740,00 1.807,43 2.550,71 6.10%
Instalação, manutenção e reparação de elevadores, escadas e esteiras rolantes, exceto de fabricação própria 1.583,54 1.644,91 2.321,35 4.10%
Comércio varejista de materiais de construção 1.894,43 1.967,85 2.777,09 5.30%
Fabricação de tratores, peças e acessórios, exceto agrícolas 1.997,31 2.074,72 2.927,91 6.10%
Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 2.025,83 2.104,35 2.969,72 7.10%
Instalação e manutenção elétrica 2.567,17 2.666,67 3.763,28 4.30%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 2.342,40 2.433,19 3.433,79 4.80%
Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção 2.100,77 2.182,19 3.079,57 5.50%
Comércio varejista de outros produtos 2.621,81 2.723,43 3.843,38 6.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.