O dissídio de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 317210 no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.450,42
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
17.454 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Araraquara - SP
R$ 3.557,31
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
6.987 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.
Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário
O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.
Conduz a solicitação de suporte.
Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.
Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.
Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.
Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.
Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.
Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.
Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.
Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.
Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.
Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.
Funções do Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
O profissional Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário deve administrar processamento de dados, garantir segurança das informações, assegurar funcionamento do hardware e software, inspecionar ambiente físico de trabalho, atender cliente e usuário, demonstrar competências pessoais, monitorar sistemas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação
Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação deve ouvir atentamente, otimizar recursos disponíveis, sanar pequenas falhas de hardware, providenciar correção de erros de tarefas, disponibilizar recursos operacionais, conduzir solicitação de suporte, inicializar e desativar sistemas e aplicativos, realizar limpezas periódicas em equipamentos, executar checagem inicial de solicitação, controlar acesso de pessoas não autorizadas, planejar atendimento a cliente e usuário, demonstrar atenção difusa, monitorar desempenho de aplicativos, demonstrar disponibilidade, demonstrar organização, agir com objetividade, alimentar equipamentos com suprimentos, demonstrar auto- controle, sugerir mudanças na disposição de equipamentos, monitorar recursos de rede, demonstrar iniciativa, monitorar disponibilidade de aplicativos, requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software, interpretar leitura técnica, verificar acesso lógico do usuário, monitorar recursos de entrada e saída de dados, monitorar registros de erros, demonstrar fluência verbal, trabalhar em equipe, verificar temperatura e umidade local, orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software, configurar e reconfigurar hardware, adaptar linguagem para e do usuário, supervisionar linha de transmissão, administrar o tempo, identificar falhas em hardware e software, redigir.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em operação e monitoração de computadores que ficou em 4.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em operação e monitoração de computadores 2024
O salário de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário mostrado aqui é resultado do levantamento de 56443 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em operação e monitoração de computadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 41h | 2.328,03 | 2.418,26 | 3.412,72 | 11,70 | 4.80% |
Santa Catarina | 42h | 2.359,00 | 2.450,42 | 3.458,11 | 11,57 | 6.40% |
Minas Gerais | 42h | 2.129,91 | 2.212,46 | 3.122,29 | 10,50 | 6.50% |
Rio de Janeiro | 41h | 2.158,63 | 2.242,29 | 3.164,39 | 10,94 | 7.40% |
Rio Grande do Sul | 42h | 2.157,00 | 2.240,59 | 3.161,99 | 10,57 | 7.20% |
Paraná | 42h | 2.138,08 | 2.220,95 | 3.134,27 | 10,56 | 6.60% |
Distrito Federal | 41h | 2.103,56 | 2.185,08 | 3.083,66 | 10,78 | 6.80% |
Ceará | 42h | 1.965,54 | 2.041,72 | 2.881,34 | 9,62 | 7.50% |
Goiás | 43h | 1.906,00 | 1.979,87 | 2.794,05 | 9,18 | 8.00% |
Bahia | 42h | 1.751,39 | 1.819,27 | 2.567,41 | 8,68 | 5.40% |
Espírito Santo | 42h | 2.018,15 | 2.096,36 | 2.958,45 | 10,10 | 6.90% |
Pernambuco | 41h | 1.809,80 | 1.879,94 | 2.653,03 | 9,27 | 6.90% |
Mato Grosso | 43h | 2.143,97 | 2.227,07 | 3.142,91 | 10,24 | 7.10% |
Pará | 42h | 1.964,89 | 2.041,05 | 2.880,39 | 9,69 | 5.30% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.877,53 | 1.950,29 | 2.752,31 | 9,12 | 6.30% |
Amazonas | 43h | 1.832,93 | 1.903,97 | 2.686,94 | 8,81 | 7.40% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.870,36 | 1.942,85 | 2.741,81 | 9,02 | 4.30% |
Maranhão | 43h | 1.831,68 | 1.902,67 | 2.685,11 | 8,82 | 6.30% |
Paraíba | 43h | 1.705,37 | 1.771,46 | 2.499,94 | 8,28 | 5.80% |
Sergipe | 42h | 2.004,85 | 2.082,56 | 2.938,97 | 9,88 | 6.20% |
Rondônia | 44h | 1.690,79 | 1.756,32 | 2.478,57 | 8,04 | 7.70% |
Alagoas | 44h | 2.060,80 | 2.140,67 | 3.020,98 | 9,83 | 6.10% |
Piauí | 43h | 1.808,50 | 1.878,60 | 2.651,13 | 8,78 | 8.10% |
Tocantins | 43h | 1.811,40 | 1.881,60 | 2.655,38 | 8,69 | 4.60% |
Acre | 44h | 1.810,02 | 1.880,17 | 2.653,36 | 8,60 | 6.50% |
Amapá | 43h | 1.808,97 | 1.879,08 | 2.651,81 | 8,71 | 6.00% |
Roraima | 43h | 1.814,62 | 1.884,95 | 2.660,09 | 8,72 | 6.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário. |
Dissídio de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 41 | 2.453,87 | 2.548,97 | 3.597,18 | 12,32 | 6.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 2.308,89 | 2.398,37 | 3.384,66 | 11,71 | 8.20% |
Brasília, DF | 41 | 2.103,56 | 2.185,08 | 3.083,66 | 10,78 | 4.20% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.415,64 | 2.509,27 | 3.541,15 | 12,01 | 6.40% |
Porto Alegre, RS | 42 | 2.213,22 | 2.299,00 | 3.244,41 | 11,08 | 7.80% |
Fortaleza, CE | 42 | 2.043,63 | 2.122,84 | 2.995,81 | 10,06 | 7.30% |
Barueri, SP | 39 | 2.228,06 | 2.314,41 | 3.266,16 | 11,74 | 7.80% |
Curitiba, PR | 42 | 2.248,25 | 2.335,39 | 3.295,77 | 11,19 | 5.10% |
Florianópolis, SC | 42 | 2.967,76 | 3.082,79 | 4.350,52 | 14,78 | 5.90% |
Salvador, BA | 41 | 1.752,59 | 1.820,52 | 2.569,17 | 8,82 | 4.50% |
Goiânia, GO | 43 | 2.003,29 | 2.080,93 | 2.936,67 | 9,71 | 7.50% |
Campinas, SP | 41 | 2.392,58 | 2.485,31 | 3.507,34 | 12,20 | 7.20% |
Recife, PE | 39 | 1.838,61 | 1.909,87 | 2.695,26 | 9,68 | 5.50% |
Blumenau, SC | 42 | 2.477,01 | 2.573,01 | 3.631,12 | 12,21 | 4.80% |
Vitoria, ES | 41 | 2.023,74 | 2.102,17 | 2.966,65 | 10,36 | 5.30% |
Santana de Parnaíba, SP | 37 | 1.753,48 | 1.821,44 | 2.570,47 | 9,84 | 4.90% |
Londrina, PR | 41 | 1.800,62 | 1.870,41 | 2.639,57 | 9,06 | 4.10% |
Teresópolis, RJ | 41 | 1.788,19 | 1.857,49 | 2.621,35 | 9,17 | 5.10% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.264,78 | 2.352,56 | 3.320,00 | 10,85 | 7.80% |
Joinville, SC | 42 | 2.153,60 | 2.237,06 | 3.157,01 | 10,64 | 7.30% |
Uberlândia, MG | 41 | 2.155,17 | 2.238,70 | 3.159,32 | 11,02 | 6.50% |
Manaus, AM | 43 | 1.821,61 | 1.892,21 | 2.670,35 | 8,76 | 4.90% |
São Jose, SC | 41 | 2.337,55 | 2.428,14 | 3.426,67 | 11,97 | 5.20% |
Belém, PA | 41 | 2.204,11 | 2.289,53 | 3.231,06 | 11,19 | 7.10% |
Campo Grande, MS | 42 | 1.905,24 | 1.979,08 | 2.792,94 | 9,34 | 7.80% |
Jaguariúna, SP | 40 | 2.181,20 | 2.265,74 | 3.197,48 | 11,42 | 7.60% |
Natal, RN | 43 | 1.911,73 | 1.985,82 | 2.802,45 | 9,24 | 5.40% |
São José dos Campos, SP | 42 | 2.132,38 | 2.215,03 | 3.125,91 | 10,60 | 4.40% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.451,12 | 2.546,12 | 3.593,16 | 11,89 | 4.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 42 | 2.491,33 | 2.587,89 | 3.652,10 | 12,32 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 2.044,07 | 2.123,29 | 2.996,46 | 4.60% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 2.267,02 | 2.354,89 | 3.323,29 | 8.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 2.342,41 | 2.433,20 | 3.433,80 | 6.40% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 1.955,85 | 2.031,66 | 2.867,14 | 6.50% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.648,66 | 1.712,56 | 2.416,82 | 8.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 2.171,49 | 2.255,65 | 3.183,25 | 7.40% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 2.122,25 | 2.204,51 | 3.111,06 | 7.30% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 2.055,49 | 2.135,16 | 3.013,20 | 7.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.217,90 | 2.303,86 | 3.251,28 | 6.50% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.704,16 | 1.770,21 | 2.498,17 | 7.20% | |
Atividades de teleatendimento | 1.762,07 | 1.830,37 | 2.583,07 | 6.20% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 2.107,83 | 2.189,52 | 3.089,92 | 5.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.351,40 | 2.442,54 | 3.446,98 | 8.00% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.348,01 | 2.439,02 | 3.442,01 | 6.90% | |
Ensino fundamental | 2.161,22 | 2.244,98 | 3.168,18 | 5.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 1.936,60 | 2.011,65 | 2.838,91 | 5.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.295,19 | 2.384,14 | 3.364,57 | 7.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.102,62 | 2.184,11 | 3.082,28 | 6.10% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório | 2.080,09 | 2.160,71 | 3.049,25 | 5.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.940,58 | 2.015,79 | 2.844,74 | 4.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |