O dissídio de Modelo Publicitário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376415 no cargo de Modelo Publicitário.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.076,66
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Recife - PE
9 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Modelo publicitário atua como modelo em ações publicitárias, mostrando, divulgando e promovendo produto em fotos, comerciais, filmes e eventos Prepara-se para atuação na área publicitária, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, e fazendo testes.
Realiza trabalhos, participando de ensaios de marcações e coreografias, posando para fotógrafos mostrando produtos, e apresentando, divulgando e promovendo produtos em comerciais, filmes, feiras e eventos, conforme orientação artística de diretor e coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Modelo Publicitário
O Modelo publicitário prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo) Providencia maquiagem e penteados.
Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.
Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados) Mantém o material de apresentação atualizado.
Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet.
Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional.
Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar.
Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.
Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido Faz o teste para realização do trabalho, executando a ação proposta Entrega “book” e “composite” ao cliente.
Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste Ensaia produção de comerciais, filmes e fotos, provando roupas e acessórios para o trabalho, selecionando maquiagem e penteado, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias Testa produtos.
Atua como dublê de corpo Posa para fotógrafo, mostrando o produto e posicionando-se de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho.
Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados Apresenta, divulga e promove produto em comerciais, filmes e eventos, mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto.
Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor ou coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.
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Funções do Modelo publicitário
O profissional Modelo Publicitário deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles, posar para fotógrafos e artistas plásticos, preparar-se para o trabalho, mostrar produto em fotos, filmes e eventos, administrar aspectos comerciais da profissão, prestar seleção (testes) para trabalhos.
Condições de trabalho da profissão
Modelos os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Modelo publicitário
Um Modelo publicitário deve avaliar propostas recebidas, negociar preços de trabalho, testar iluminação, caracterizar-se conforme perfil do teste, disponibilizar-se para o trabalho, providenciar habilitação profissional junto ao drt, divulgar material autopromocional e curriculum, realizar o teste, condicionar forma física, contabilizar custos e remunerações, estabelecer limites de segurança e bem estar, provocar empatia, compreender o objetivo do trabalho, permanecer disponível para o teste, posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho, providenciar book, composite e vídeo-book, dar entrevistas em revistas e programas de tv, representar comportamentos e estilo de vida, improvisar quando necessário, demonstrar disciplina, atuar como dublê de corpo, desenvolver resistência muscular, gerenciar o tempo, criar posições conforme cenários diferenciados, ensaiar marcações e coreografias, transmitir imagem idônea, acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses, interagir com o fotógrafo ou artista plástico, exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho, modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo), demonstrar originalidade de estilo, participar de editoriais de moda e capas de revistas, imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado, controlar movimentos e uso do espaço, expressar-se verbalmente com clareza, demonstrar charme (ter charme), executar a ação proposta, entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente, demonstrar desinibição, manter contato com agência, agente ou contratante, analisar contratos de trabalho, apresentar o produto em feiras e eventos, utilizar telefone celular para contatos, demonstrar fotogenia, cultivar ética profissional, mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar, contratar assessoria de marketing, interpretar a expressão facial sugerida, atualizar material de apresentação, cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo, divulgar trabalho em página da internet, manter-se atualizado, testar maquiagem e penteado, definir um plano de carreira, testar produtos, provar as roupas e acessórios para o trabalho, cultivar a paciência, sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho, agir com naturalidade, buscar vínculo com uma agência, providenciar maquiagem e penteados, representar o tipo sugerido pelo produto, selecionar dieta para manter o peso desejado, permanecer disponível para o início do trabalho, após teste, posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´, demonstrar carisma.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Modelo Publicitário ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Modelo Publicitário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Modelos que ficou em 7.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Modelo Publicitário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Modelo Publicitário ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Modelos 2024
O salário de Modelo Publicitário mostrado aqui é resultado do levantamento de 42 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Modelos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Modelo Publicitário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Modelo Publicitário em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
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São Paulo | 43h | 2.961,86 | 3.076,66 | 4.341,87 | 14,16 | 5.50% |
Pernambuco | 44h | 1.735,15 | 1.802,40 | 2.543,60 | 8,27 | 7.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Modelo Publicitário. |
Dissídio de Modelo Publicitário por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
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Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Modelo Publicitário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Modelo Publicitário no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.603,39 | 1.665,53 | 2.350,45 | 8.10% | |
Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem | 1.797,98 | 1.867,67 | 2.635,71 | 6.50% | |
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal | 3.677,15 | 3.819,67 | 5.390,43 | 4.60% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 3.902,82 | 4.054,08 | 5.721,24 | 7.70% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 2.751,37 | 2.858,00 | 4.033,30 | 6.40% | |
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina | 1.389,64 | 1.443,50 | 2.037,11 | 6.90% | |
Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas | 1.270,75 | 1.320,00 | 1.862,82 | 5.60% | |
Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção | 1.516,24 | 1.575,00 | 2.222,69 | 5.10% | |
Marketing direto | 1.540,30 | 1.600,00 | 2.257,97 | 8.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.270,75 | 1.320,00 | 1.862,82 | 7.50% | |
Comércio varejista de calçados | 1.742,47 | 1.810,00 | 2.554,33 | 4.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |