O dissídio de Modelo Publicitário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376415 no cargo de Modelo Publicitário.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.076,66

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Recife - PE

9 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Modelo publicitário atua como modelo em ações publicitárias, mostrando, divulgando e promovendo produto em fotos, comerciais, filmes e eventos Prepara-se para atuação na área publicitária, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, e fazendo testes.

Realiza trabalhos, participando de ensaios de marcações e coreografias, posando para fotógrafos mostrando produtos, e apresentando, divulgando e promovendo produtos em comerciais, filmes, feiras e eventos, conforme orientação artística de diretor e coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Modelo Publicitário

O Modelo publicitário prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo) Providencia maquiagem e penteados.

Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.

Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados) Mantém o material de apresentação atualizado.

Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet.

Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional.

Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar.

Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.

Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido Faz o teste para realização do trabalho, executando a ação proposta Entrega “book” e “composite” ao cliente.

Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste Ensaia produção de comerciais, filmes e fotos, provando roupas e acessórios para o trabalho, selecionando maquiagem e penteado, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias Testa produtos.

Atua como dublê de corpo Posa para fotógrafo, mostrando o produto e posicionando-se de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho.

Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados Apresenta, divulga e promove produto em comerciais, filmes e eventos, mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto.

Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor ou coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.

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Funções do Modelo publicitário

O profissional Modelo Publicitário deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles, posar para fotógrafos e artistas plásticos, preparar-se para o trabalho, mostrar produto em fotos, filmes e eventos, administrar aspectos comerciais da profissão, prestar seleção (testes) para trabalhos.

Condições de trabalho da profissão

Modelos os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Modelo publicitário

Um Modelo publicitário deve avaliar propostas recebidas, negociar preços de trabalho, testar iluminação, caracterizar-se conforme perfil do teste, disponibilizar-se para o trabalho, providenciar habilitação profissional junto ao drt, divulgar material autopromocional e curriculum, realizar o teste, condicionar forma física, contabilizar custos e remunerações, estabelecer limites de segurança e bem estar, provocar empatia, compreender o objetivo do trabalho, permanecer disponível para o teste, posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho, providenciar book, composite e vídeo-book, dar entrevistas em revistas e programas de tv, representar comportamentos e estilo de vida, improvisar quando necessário, demonstrar disciplina, atuar como dublê de corpo, desenvolver resistência muscular, gerenciar o tempo, criar posições conforme cenários diferenciados, ensaiar marcações e coreografias, transmitir imagem idônea, acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses, interagir com o fotógrafo ou artista plástico, exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho, modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo), demonstrar originalidade de estilo, participar de editoriais de moda e capas de revistas, imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado, controlar movimentos e uso do espaço, expressar-se verbalmente com clareza, demonstrar charme (ter charme), executar a ação proposta, entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente, demonstrar desinibição, manter contato com agência, agente ou contratante, analisar contratos de trabalho, apresentar o produto em feiras e eventos, utilizar telefone celular para contatos, demonstrar fotogenia, cultivar ética profissional, mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar, contratar assessoria de marketing, interpretar a expressão facial sugerida, atualizar material de apresentação, cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo, divulgar trabalho em página da internet, manter-se atualizado, testar maquiagem e penteado, definir um plano de carreira, testar produtos, provar as roupas e acessórios para o trabalho, cultivar a paciência, sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho, agir com naturalidade, buscar vínculo com uma agência, providenciar maquiagem e penteados, representar o tipo sugerido pelo produto, selecionar dieta para manter o peso desejado, permanecer disponível para o início do trabalho, após teste, posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´, demonstrar carisma.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Modelo Publicitário ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Modelo Publicitário e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Modelos que ficou em 7.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Modelo Publicitário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Modelo Publicitário ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Modelos 2024

O salário de Modelo Publicitário mostrado aqui é resultado do levantamento de 42 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Modelos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Modelo Publicitário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Modelo Publicitário CBO 376415 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Modelo Publicitário em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Modelo Publicitário por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.961,86 3.076,66 4.341,87 14,16 5.50%
Pernambuco 44h 1.735,15 1.802,40 2.543,60 8,27 7.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Modelo Publicitário.

Dissídio de Modelo Publicitário por cidade

Quanto ganha um Modelo Publicitário nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Modelo Publicitário na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Modelo Publicitário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Modelo Publicitário no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.603,39 1.665,53 2.350,45 8.10%
Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem 1.797,98 1.867,67 2.635,71 6.50%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 3.677,15 3.819,67 5.390,43 4.60%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 3.902,82 4.054,08 5.721,24 7.70%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.751,37 2.858,00 4.033,30 6.40%
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina 1.389,64 1.443,50 2.037,11 6.90%
Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas 1.270,75 1.320,00 1.862,82 5.60%
Fabricação de acessórios do vestuário, exceto para segurança e proteção 1.516,24 1.575,00 2.222,69 5.10%
Marketing direto 1.540,30 1.600,00 2.257,97 8.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.270,75 1.320,00 1.862,82 7.50%
Comércio varejista de calçados 1.742,47 1.810,00 2.554,33 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.