O dissídio de Modelo Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 376415 no cargo de Modelo Comercial.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.667,20
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10 admissões
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios
10 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Modelo publicitário atua como modelo em ações publicitárias, mostrando, divulgando e promovendo produto em fotos, comerciais, filmes e eventos Prepara-se para atuação na área publicitária, seguindo rotinas rígidas de dieta, sono e exercícios para manter a aparência, providenciando material para divulgação de seu trabalho, avaliando propostas de trabalho recebidas, e fazendo testes.
Realiza trabalhos, participando de ensaios de marcações e coreografias, posando para fotógrafos mostrando produtos, e apresentando, divulgando e promovendo produtos em comerciais, filmes, feiras e eventos, conforme orientação artística de diretor e coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Modelo Comercial
O Modelo publicitário prepara-se para o trabalho, estabelecendo tempo de sono diário, selecionando dieta para manter o peso desejado, condicionando forma física, e cuidando da apresentação pessoal (em especial pele, unhas, dentes e cabelo) Providencia maquiagem e penteados.
Exercita a concentração na linguagem corporal do trabalho.
Administra aspectos comerciais da profissão, providenciando material para divulgação de seu trabalho, tais como “book” (fotos impressas e encadernadas), “composite” (material preparado para sua apresentação, inclusive com algumas fotos selecionadas) e “vídeo-book” (vídeo em que apresenta sua experiência como modelo e trabalhos já realizados) Mantém o material de apresentação atualizado.
Para fazer divulgação do seu trabalho, contrata assessoria de marketing ou busca vínculo com agência de marketing e propaganda Divulga material autopromocional, inclusive em página de Internet.
Utiliza plataformas de redes sociais para promoção pessoal e profissional.
Dá entrevistas em programas de televisão, participa em editoriais de moda, e figura em capas de revistas Avalia propostas de trabalho recebidas, gerenciando o tempo de dedicação exigida para aceite de mais de uma delas, negociando remuneração, e analisando contratos de trabalho, para estabelecer limites de segurança e bem-estar.
Considera, ainda, as características do mercado de trabalho e suas próprias expectativas profissionais, para aceite de propostas.
Prepara-se para teste, selecionando vestimenta e providenciando maquiagem e penteado, de acordo com perfil definido Faz o teste para realização do trabalho, executando a ação proposta Entrega “book” e “composite” ao cliente.
Prepara-se para o início do trabalho, após aprovação em teste Ensaia produção de comerciais, filmes e fotos, provando roupas e acessórios para o trabalho, selecionando maquiagem e penteado, testando iluminação, e ensaiando marcações e coreografias Testa produtos.
Atua como dublê de corpo Posa para fotógrafo, mostrando o produto e posicionando-se de acordo com instruções recebidas (“briefing”) ou conforme interpretação própria do trabalho.
Interpreta a expressão facial sugerida e cria posições conforme cenários diferenciados Apresenta, divulga e promove produto em comerciais, filmes e eventos, mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar Representa o tipo de comportamento e estilo de vida sugerido pelo produto.
Modifica sua atuação conforme orientação artística de diretor ou coreógrafo Pode sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho Relata a conclusão do trabalho contratado à agência ou assessor de marketing, para obter informações sobre novas oportunidades.
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Funções do Modelo publicitário
O profissional Modelo Comercial deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles, administrar aspectos comerciais da profissão, prestar seleção (testes) para trabalhos, mostrar produto em fotos, filmes e eventos, preparar-se para o trabalho, posar para fotógrafos e artistas plásticos.
Condições de trabalho da profissão
Modelos os cargos dessa família CBO atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc.
Atividades exercidas por um Modelo publicitário
Um Modelo publicitário deve demonstrar fotogenia, manter-se atualizado, cultivar a paciência, acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses, realizar o teste, dar entrevistas em revistas e programas de tv, desenvolver resistência muscular, imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado, demonstrar carisma, negociar preços de trabalho, manter contato com agência, agente ou contratante, disponibilizar-se para o trabalho, selecionar dieta para manter o peso desejado, demonstrar desinibição, ensaiar marcações e coreografias, interagir com o fotógrafo ou artista plástico, provocar empatia, controlar movimentos e uso do espaço, contratar assessoria de marketing, gerenciar o tempo, demonstrar charme (ter charme), compreender o objetivo do trabalho, testar maquiagem e penteado, providenciar maquiagem e penteados, testar produtos, expressar-se verbalmente com clareza, testar iluminação, representar comportamentos e estilo de vida, demonstrar originalidade de estilo, criar posições conforme cenários diferenciados, executar a ação proposta, divulgar material autopromocional e curriculum, utilizar telefone celular para contatos, divulgar trabalho em página da internet, posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho, permanecer disponível para o teste, cultivar ética profissional, entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente, provar as roupas e acessórios para o trabalho, permanecer disponível para o início do trabalho, após teste, interpretar a expressão facial sugerida, improvisar quando necessário, avaliar propostas recebidas, estabelecer limites de segurança e bem estar, providenciar habilitação profissional junto ao drt, atuar como dublê de corpo, definir um plano de carreira, apresentar o produto em feiras e eventos, modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo), buscar vínculo com uma agência, agir com naturalidade, caracterizar-se conforme perfil do teste, contabilizar custos e remunerações, mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar, exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho, providenciar book, composite e vídeo-book, representar o tipo sugerido pelo produto, transmitir imagem idônea, atualizar material de apresentação, demonstrar disciplina, sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho, posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´, cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo, analisar contratos de trabalho, condicionar forma física, participar de editoriais de moda e capas de revistas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Modelo Comercial ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Modelo Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Modelos que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Modelo Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Modelo Comercial ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Modelos 2025
O salário de Modelo Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 29 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Modelos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Modelo Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: