O dissídio de Mestre de Bateria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262615 no cargo de Mestre de Bateria.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.481,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
65 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Boa Vista - RR
R$ 3.563,08
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Paranavaí - PR
36 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Organizações Religiosas
R$ 3.941,42
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
100 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Músico regente Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical.
Presta consultoria musical Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
O que faz um Mestre de Bateria
O Músico regente rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais.
Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.
Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais.
Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.
Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.
Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.
Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais.
Pode utilizar software específico para o ensino de regência Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.
Presta consultoria musical, realizando perícia técnica Assessora programas de meios de comunicação de massa.
Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.
Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.
Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.
Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical Pode utilizar software específico de editoração musical Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do Músico regente
O profissional Mestre de Bateria deve elaborar textos sobre música, prestar consultoria musical, reger grupos vocais e/ou instrumentais, estudar música, pesquisar na Área musical, demonstrar competências pessoais, ensinar música, arranjar músicas, editorar música, realizar direção musical.
Condições de trabalho da profissão
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Músico regente
Um Músico regente deve aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, participar de bancas acadêmicas, pesquisar gêneros e estilos musicais, coordenar processo de gravação, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, selecionar músicos instrumentistas, aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba), adaptar obras musicais, propor soluções musicais a demandas específicas, reger e dirigir ensaios gerais, elaborar pareceres, conceber dramaturgia musical, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, participar de eventos culturais e congressos, planejar o evento musical, conceber o evento musical, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, redigir notas de programa, trabalhar em equipe, orientar projetos de pesquisa em música, estabelecer cronograma conforme repertório selecionado, estudar instrumentos musicais, definir proposta interpretativa, participar de comissões de seleção de músicos, elaborar edições práticas, correpetir instrumentistas, editorar partituras musicais, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, elaborar resenhas e artigos de livros, elaborar críticas, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, transcrever músicas, elaborar projetos musicais, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., realizar ensaio com o grupo todo, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, redigir roteiros, copiar partituras musicais, demonstrar capacidade de liderança, elaborar harmonização vocal para coral, definir critérios para seleção de premiação de músicos, realizar revisão de partituras, estudar novos recursos tecnológicos, selecionar músicos solistas, coordenar atividades musicais em televisão, definir o padrão de editoração da obra musical, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, conhecer outras línguas, participar de júri, criar material pedagógico, reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, supervisionar a produção musical, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais), elaborar projetos de pesquisa, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, demonstrar capacidade de administrar, revisar trabalho de copistas, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, elaborar comunicações para congressos, escolher edição da partitura da obra a ser executada, estudar repertório, reger e dirigir espetáculo musical ao vivo, pesquisar e selecionar repertório para o evento, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, participar de comissões de seleção de obras musicais, reger e dirigir espetáculo musical em gravação, estudar repertório, prestar consultoria em edições musicais, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, correpetir cantores, desenvolver material pedagógico, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, realizar perícia técnica na área musical, elaborar verbetes para dicionário, selecionar músicos cantores, ensinar regência, coordenar atividades musicais em rádio.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mestre de Bateria ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mestre de Bateria e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que ficou em 7.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mestre de Bateria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mestre de Bateria ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos 2025
O salário de Mestre de Bateria mostrado aqui é resultado do levantamento de 365 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mestre de Bateria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: