O dissídio de Mecânico Reparador de Vagões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914305 no cargo de Mecânico Reparador de Vagões.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 2.731,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.150 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.900,07

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

611 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Metroviário

R$ 6.257,03

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Manutenção e Reparação de Veículos Ferroviários

523 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de veículos ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.

Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.

Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Mecânico Reparador de Vagões

O Mecânico de manutenção de veículos ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução.

Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.

Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos.

Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.

Repara acabamentos do interior de veículos.

Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.

Mede taxa de compressão e emissão de poluentes.

Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.

Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias.

Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.

Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.

Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.

Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.

Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.

Funções do Mecânico de manutenção de veículos ferroviários

O profissional Mecânico Reparador de Vagões deve manobrar equipamentos metro ferroviários, realizar manutenção em veículos metro ferroviários, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, inspecionar veículos metro ferroviários, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metro ferroviários, programar atividades de manutenção, reformar veículos metro ferroviários, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção metro ferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em mecânica. O desempenho total dessa ocupação ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários

Um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários deve interpretar plano de manutenção, torquear elementos de fixação, testar sistema de freio manual, determinar prioridades de execução, medir taxa de compressão, codificar serviços de manutenção em veículos e peças, interpretar dados e indicadores de análises, manter-se receptivo às novas ideias e inovações tecnológicas, agir com criatividade, selecionar resíduos para descarte e reciclagem, analisar compatibilidade entre componentes e equipamentos antes da substituição, definir substituição de componentes, propor estratégias para otimização de serviço (tempo, custo, processo), manter o local de trabalho limpo e organizado, comunicar-se de forma clara e objetiva, manter ferramentas e equipamentos em condições de uso, prestar atendimento externo de emergência, assumir responsabilidades, respeitar parâmetros operacionais do equipamento, acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros, verificar trincas estruturais em componentes, corrigir problemas de funcionamento, operar equipamentos de elevação e movimentação de cargas (peças), interpretar normas operacionais de tráfego, demonstrar comprometimento com o trabalho, propor modificações em peças e equipamentos, monitorar taxa de desgaste dos componentes, avaliar condições de operação de equipamentos, pintar áreas reparadas, organizar o local de trabalho, registrar resultados das análises de inspeção, relatar condições de riscos à cipa, testar equipamentos, avaliar informações do histórico de equipamentos, soldar componentes metálicos, resolver problemas, calibrar equipamentos de ação e medição, confeccionar peças, isolar áreas de trabalho, reparar componentes e conjuntos, medir dimensões do rodeiro do truque, coletar amostras de lubrificantes, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), interpretar desenhos e esquemas, medir emissão de poluentes, identificar problemas no veículo, cumprir requisitos de segurança para manobra do veículo, verificar condições de funcionamento, abastecer reservatórios com ar, combustível, lubrificantes e areia, testar estanqueidade, estimar tempo de execução, interpretar procedimentos e manuais técnicos, sinalizar equipamento e área de trabalho, controlar emissão de poluentes e resíduos, alinhar conjunto rotativo motriz, trabalhar em equipe, testar contaminação por água nos lubrificantes, identificar atos e condições inseguras, avaliar peças em teste, avaliar especificações de vibração e ruído, conduzir veículo em pátio de manobra da oficina, avaliar condições de tráfego de vias, medir peças e componentes para realização de testes de fadiga, liberar veículos em condições de tráfego, reter veículos sem condições de serviço, lubrificar componentes e conjuntos, inspecionar equipamentos visualmente, recuperar estrutura de veículos metro ferroviários, testar rendimento dos compressores, cortar peças metálicas e não metálicas, zelar pelo patrimônio da empresa, selecionar materiais e ferramentas, buscar percepção visual, tátil, auditiva e olfativa, nivelar caixa do veículo metro ferroviário, substituir peças e componentes, diagnosticar causas de problemas em veículos metro ferroviários, desmontar conjuntos e equipamentos, interpretar normas de segurança e de preservação ambiental, testar potência do sistema motriz, conferir parâmetros de funcionamento, demonstrar destreza manual, testar sistemas pneumáticos e hidráulicos, reparar acabamentos do interior de veículos metro ferroviários, avaliar a condição dos equipamentos e componentes, ajustar folgas entre componentes, buscar o autodesenvolvimento, acionar sistemas do equipamentos (veículo), realizar análise de riscos de atividades, interpretar resultados obtidos em testes, solicitar materiais e peças, montar equipamentos e conjuntos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico Reparador de Vagões ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Reparador de Vagões e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária que ficou em 7.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Reparador de Vagões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico Reparador de Vagões ficou em 5.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária 2025

O salário de Mecânico Reparador de Vagões mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.136 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção metro ferroviária que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Reparador de Vagões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico Reparador de Vagões CBO 914305 salário