O dissídio de Mecânico de Vôo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341115 no cargo de Mecânico de Vôo.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 4.710,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
12 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de voo atua como parte integrante da tripulação de voo, operando e controlando sistemas da aeronave, acompanhando navegação e consumo de combustível, regulando sistemas, ajustando potência do motor, entre outras atividades necessárias para manter a aeronave em boas condições de funcionamento Identifica ocorrências de emergência e anormalidade e toma medidas para eliminar suas causas.
Realiza preparação técnica da aeronave antes do voo, examinando funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, e verificando quantidade, qualidade e tipo do combustível para abastecimento da aeronave Preenche documentação e relata ocorrências Cumpre RBAC-Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, normas reguladoras do espaço aéreo nacional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Mecânico de Vôo
O Mecânico de voo realiza preparação técnica da aeronave para o voo, examinando tipo, qualidade e quantidade de combustível para abastecimento, verificando funcionamento de equipamentos de comunicação, e determinando peso máximo de decolagem e pouso Verifica as condições da pista para pouso, analisando cumprimento, tipo de piso e altitude.
Observa condições meteorológicas.
Inspeciona aeronave e equipamentos antes do voo, examinando o funcionamento de motores, sistemas e instrumentos, conferindo equipamentos de emergência e segurança, e realizando inspeção externa da aeronave Verifica posicionamento e distribuição das cargas, examina sua amarração e confere seu peso.
Durante o voo, auxilia o comandante e assessora os demais membros da tripulação, operando e controlando os sistemas da aeronave Efetua checklist - com lista predefinida de itens - em cada fase do voo.
Ajusta potência do motor.
Acompanha navegação e consumo de combustível Controla potências e velocidades de acordo com fases do voo.
Regula sistemas que compõem a aeronave.
Comunica ao comandante as restrições operacionais da aeronave, as falhas técnicas de funcionamento de sistemas, e as medidas tomadas para solucionar os problemas Identifica casos de emergência e anormalidade e comunica sua ocorrência aos órgãos de controle Gerencia procedimentos de emergência e anormalidade conforme checklist.
Combate causas da emergência, desativando sistemas previstos, ativando sistemas alternativos, propondo o alijamento de carga e/ou combustível, e reconfigurando performance da aeronave Pode demonstrar uso de equipamentos de emergência Após o voo, preenche documentação sobre o desempenho dos sistemas e instrumentos da aeronave, registrando defeitos (panes), e relatando emergências.
Informa o consumo de combustível da aeronave Conserva ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados e acondicionados.
Submete-se à revalidação de exames de capacidade física e habilitação técnica Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual e manuseando extintores de incêndio e garrafas de oxigênio portáteis Pode providenciar degelo na aeronave, quando necessário.
Participa de treinamentos de segurança, praticando procedimentos de emergência em simulador de voo.
Funções do Mecânico de voo
O profissional Mecânico de Vôo deve agir em situações de emergência e anormalidade, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, interpretar regras de tráfego aéreo, trabalhar com segurança, inspecionar aeronave e equipamentos, operar aeronaves, traçar plano operacional.
Condições de trabalho da profissão
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas.
Atividades exercidas por um Mecânico de voo
Um Mecânico de voo deve conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia), controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo, efetuar procedimentos de abandono, usar equipamentos de proteção individual, determinar velocidade e posição de, "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""", consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo), expressar-se em idioma estrangeiro (inglês), trabalhar em equipe, proceder à partida e táxi, conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra, demonstrar autocontrole, preencher comunicado de segurança, efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem, consultar manuais da aeronave, manusear extintores de incêndio, comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção, combater causas da emergência, participar de treinamentos de segurança, determinar potências do motor conforme tabelas, conviver com diferenças, checar sistemas operacionais da aeronave, verificar condições operacionais do destino e alternativas, "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)", comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos, conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação, mostrar-se apto fisicamente, interpretar cartas e mapas, analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura), conferir equipamentos de emergência e segurança, conferir tipos de cargas e embalagens a bordo, comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave, acompanhar navegação e consumo de combustível, verificar condições meteorológicas, ajustar potência do motor, administrar o estresse, providenciar degelo na aeronave (operação inverno), orientar-se espacialmente, manusear garrafas de oxigênio portáteis, identificar a anormalidade ou emergência, adaptar-se à diversidade de culturas, examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo), demonstrar liderança, calcular quantidade de combustível, examinar amarração das cargas, reconfigurar performance da aeronave, determinar peso máximo de decolagem e pouso, tomar decisões, demonstrar paciência, comunicar-se por sinais, alijar (soltar) carga e ou combustível, adaptar-se a diferentes climas e horários, preencher documentação de bordo, monitorar sistemas que compõem a aeronave, desligar motores, expressar-se verbalmente, verificar existência e condições de local para pouso, demonstrar raciocínio lógico, submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas, acionar apoios de terra, demonstrar uso de equipamentos de emergência, ativar sistemas alternativos, regular sistemas que compõem a aeronave, treinar procedimentos de emergência em simulador de voo, conferir peso da carga, gerenciar procedimentos, examinar posicionamento e distribuição das cargas, dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos, realizar inspeção externa da aeronave, desativar sistemas previstos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Vôo ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Vôo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Vôo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Vôo ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo 2025
O salário de Mecânico de Vôo mostrado aqui é resultado do levantamento de 26 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Vôo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: