O dissídio de Mecânico de Locomotivas e Vagões 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914305 no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 3.070,23
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.038 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 2.770,13
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
542 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de veículos ferroviários realiza manutenção em veículos ferroviários – tais como locomotivas, vagões e carros de passageiros -, utilizando técnicas de diagnóstico para identificar problemas e suas causas, reparando componentes e conjuntos, e fazendo medições e testes – inclusive de componentes de eletrônica embarcada e de automação, nos sistemas de transportes ferroviário e metroviário Planeja e programa as atividades, interpretando planos de manutenção.
Executa reforma de veículos ferroviários Faz inspeção em veículos ferroviários Manobra equipamentos ferroviários.
Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas em mecânica ferroviária Pode supervisionar equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
O que faz um Mecânico de Locomotivas e Vagões
O Mecânico de manutenção de veículos ferroviários planeja atividades de manutenção, interpretando procedimentos, manuais técnicos, desenhos e esquemas, de acordo com os diversos tipos de veículos ferroviários Programa atividades de manutenção, determinando prioridades de execução, selecionando materiais e ferramentas e estimando tempo de execução.
Faz uso de sistemas de informação de apoio à manutenção.
Utiliza técnicas de diagnóstico, identificando problemas nos veículos ferroviários e suas causas, para definir ações de manutenção Realiza manutenção em veículos ferroviários, lubrificando componentes e conjuntos.
Aplica e controla torque em elementos de fixação, ajusta folgas entre componentes, nivela caixa do veículo e alinha conjunto rotativo motriz Repara componentes e conjuntos e substitui peças e componentes, realizando operações de corte de peças metálicas e não metálicas e soldando componentes metálicos, entre outras operações.
Repara acabamentos do interior de veículos.
Realiza medições e testes em peças, componentes e veículos ferroviários, utilizando instrumentos específicos, comparando resultados com dados técnicos e interpretando resultados, a fim de garantir atendimento de especificações Mede peças e componentes para realização de testes de fadiga.
Mede taxa de compressão e emissão de poluentes.
Testa equipamentos, sistemas de freio manual e sistemas hidráulicos e pneumáticos Realiza testes de potência do sistema motriz e testes de estanqueidade Testa rendimento dos compressores, avalia especificações de vibração e ruído, monitora taxa de desgaste de componentes e verifica trincas estruturais em componentes.
Pode testar componentes de eletrônica embarcada e de automação – diretamente relacionados aos elementos mecânicos de máquinas dos veículos ferroviários, podendo removê-los, substituí-los ou instalá-los, a fim de restabelecer o pleno funcionamento das partes em manutenção Manobra equipamentos ferroviários, avaliando condições de operação de equipamentos e acionando sistemas do veículo Conduz veículos em pátios de manobra da oficina, cumprindo requisitos de segurança, para avaliar condições de tráfego de vias.
Reforma veículos ferroviários, desmontando conjuntos e equipamentos, avaliando condição de equipamentos e componentes e solicitando materiais e peças Define substituição de componentes.
Propõe modificações em peças e equipamentos e confecciona peças Substitui partes, analisando compatibilidade entre componentes e equipamentos Recupera estruturas.
Monta equipamentos e conjuntos Inspeciona veículos ferroviários, avaliando informações do histórico de equipamentos, verificando condições gerais, examinando parâmetros específicos de funcionamento e interpretando dados e indicadores de análises Inspeciona equipamentos visualmente.
Retém veículos sem condições de serviço e libera veículos em condições de tráfego Registra os resultados das análises de inspeção Mantém-se atualizado acerca das inovações tecnológicas da área de mecânica ferroviária, consultando fontes diversificadas de informação, interpretando e analisando informações técnicas de veículos ferroviários, para realizar os serviços de manutenção em elevados níveis de qualidade, eficiência e segurança.
Pode supervisionar equipe de trabalhadores de manutenção, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento Administra pessoal, participando de seleção de membros da equipe, atribuindo tarefas e acompanhando registros de faltas e atrasos Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Atua na preservação do meio ambiente, selecionando resíduos para reciclagem e realizando descarte dos demais, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Orienta e monitora o uso de EPI pela equipe Sinaliza e isola áreas de trabalho Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los.
Funções do Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
O profissional Mecânico de Locomotivas e Vagões deve demonstrar competências pessoais, reformar veículos metro ferroviários, manobrar equipamentos metro ferroviários, inspecionar veículos metro ferroviários, realizar as atividades segundo normas de segurança e preservação ambiental, programar atividades de manutenção, realizar manutenção em veículos metro ferroviários, realizar medições e testes em peças, componentes e veículos metro ferroviários.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção metro ferroviária profissionais nessa família CBO, exercem o cargo em empresas de transporte metroferroviário e em departamentos de infra-estrutura de empresas mineradoras e siderúrgicas, bem como na fabricação de equipamentos de transporte. São empregados assalariados, com carteira assinada, e trabalham em rodízio de turnos, sob supervisão ocasional. Supervisionam diretamente uma equipe de trabalhadores de manutenção, em locais fechados, subterrâneos ou em grandes alturas, permanecendo em posições desconfortáveis por longos períodos, em algumas atividades, estão sujeitos ao trabalho sob pressão, à exposição de materiais tóxicos, ruídos, altas temperaturas, umidade e intempéries, fatores ocasionadores de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários
Um Mecânico de manutenção de veículos ferroviários deve selecionar materiais e ferramentas, identificar problemas no veículo, testar contaminação por água nos lubrificantes, avaliar condições de operação de equipamentos, interpretar procedimentos e manuais técnicos, testar potência do sistema motriz, utilizar equipamentos de proteção individual (epi), testar estanqueidade, avaliar condições de tráfego de vias, comunicar-se de forma clara e objetiva, recuperar estrutura de veículos metro ferroviários, respeitar parâmetros operacionais do equipamento, zelar pelo patrimônio da empresa, assumir responsabilidades, inspecionar equipamentos visualmente, relatar condições de riscos à cipa, nivelar caixa do veículo metro ferroviário, liberar veículos em condições de tráfego, agir com criatividade, codificar serviços de manutenção em veículos e peças, cumprir requisitos de segurança para manobra do veículo, avaliar especificações de vibração e ruído, propor estratégias para otimização de serviço (tempo, custo, processo), interpretar desenhos e esquemas, isolar áreas de trabalho, manter ferramentas e equipamentos em condições de uso, conferir parâmetros de funcionamento, resolver problemas, reparar componentes e conjuntos, analisar compatibilidade entre componentes e equipamentos antes da substituição, realizar análise de riscos de atividades, definir substituição de componentes, verificar trincas estruturais em componentes, solicitar materiais e peças, estimar tempo de execução, ajustar folgas entre componentes, acompanhar a execução de serviços realizados por terceiros, interpretar plano de manutenção, selecionar resíduos para descarte e reciclagem, medir emissão de poluentes, interpretar resultados obtidos em testes, soldar componentes metálicos, avaliar a condição dos equipamentos e componentes, interpretar normas operacionais de tráfego, alinhar conjunto rotativo motriz, controlar emissão de poluentes e resíduos, avaliar peças em teste, coletar amostras de lubrificantes, medir taxa de compressão, propor modificações em peças e equipamentos, identificar atos e condições inseguras, testar sistemas pneumáticos e hidráulicos, medir dimensões do rodeiro do truque, substituir peças e componentes, manter-se receptivo às novas ideias e inovações tecnológicas, conduzir veículo em pátio de manobra da oficina, trabalhar em equipe, interpretar normas de segurança e de preservação ambiental, registrar resultados das análises de inspeção, operar equipamentos de elevação e movimentação de cargas (peças), calibrar equipamentos de ação e medição, reter veículos sem condições de serviço, testar sistema de freio manual, cortar peças metálicas e não metálicas, buscar o autodesenvolvimento, confeccionar peças, diagnosticar causas de problemas em veículos metro ferroviários, manter o local de trabalho limpo e organizado, demonstrar destreza manual, sinalizar equipamento e área de trabalho, medir peças e componentes para realização de testes de fadiga, testar rendimento dos compressores, monitorar taxa de desgaste dos componentes, torquear elementos de fixação, verificar condições de funcionamento, prestar atendimento externo de emergência, montar equipamentos e conjuntos, reparar acabamentos do interior de veículos metro ferroviários, lubrificar componentes e conjuntos, interpretar dados e indicadores de análises, abastecer reservatórios com ar, combustível, lubrificantes e areia, buscar percepção visual, tátil, auditiva e olfativa, testar equipamentos, determinar prioridades de execução, demonstrar comprometimento com o trabalho, corrigir problemas de funcionamento, desmontar conjuntos e equipamentos, acionar sistemas do equipamentos (veículo), organizar o local de trabalho, avaliar informações do histórico de equipamentos, pintar áreas reparadas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Locomotivas e Vagões e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária que ficou em 5.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Locomotivas e Vagões em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico de Locomotivas e Vagões ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção metro ferroviária 2025
O salário de Mecânico de Locomotivas e Vagões mostrado aqui é resultado do levantamento de 2896 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção metro ferroviária que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Locomotivas e Vagões com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Mecânico de Locomotivas e Vagões em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.214,91 | 2.300,76 | 3.246,90 | 10,59 | 5.80% |
Amazonas | 43h | 1.800,27 | 1.870,04 | 2.639,06 | 8,68 | 7.30% |
Minas Gerais | 43h | 2.168,06 | 2.252,09 | 3.178,21 | 10,53 | 5.60% |
Bahia | 43h | 2.006,17 | 2.083,92 | 2.940,89 | 9,68 | 4.40% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.341,48 | 2.432,23 | 3.432,44 | 11,54 | 7.70% |
Paraná | 44h | 1.876,73 | 1.949,47 | 2.751,15 | 8,92 | 6.10% |
Ceará | 44h | 1.742,08 | 1.809,59 | 2.553,75 | 8,23 | 5.10% |
Espírito Santo | 42h | 1.753,49 | 1.821,45 | 2.570,49 | 8,65 | 4.60% |
Pernambuco | 43h | 1.823,36 | 1.894,03 | 2.672,91 | 8,87 | 7.50% |
Distrito Federal | 44h | 2.651,38 | 2.754,14 | 3.886,72 | 12,59 | 6.90% |
Pará | 43h | 2.269,39 | 2.357,34 | 3.326,75 | 10,86 | 7.30% |
Maranhão | 44h | 1.966,74 | 2.042,97 | 2.883,10 | 9,29 | 5.90% |
Rondônia | 44h | 1.924,92 | 1.999,52 | 2.821,78 | 9,09 | 8.10% |
Goiás | 44h | 1.528,43 | 1.587,67 | 2.240,56 | 7,22 | 6.00% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.682,31 | 2.786,27 | 3.932,06 | 12,66 | 6.10% |
Alagoas | 44h | 1.645,51 | 1.709,29 | 2.412,20 | 7,82 | 4.20% |
Mato Grosso | 44h | 2.408,37 | 2.501,71 | 3.530,49 | 11,37 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.955,68 | 3.070,23 | 4.332,80 | 14,36 | 8.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Locomotivas e Vagões. |
Dissídio de Mecânico de Locomotivas e Vagões por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 2.242,20 | 2.329,10 | 3.286,90 | 10,80 | 7.60% |
Manaus, AM | 43 | 1.801,76 | 1.871,59 | 2.641,24 | 8,68 | 8.00% |
Paulínia, SP | 44 | 2.069,42 | 2.149,62 | 3.033,61 | 9,82 | 7.60% |
Juiz de Fora, MG | 42 | 1.866,44 | 1.938,78 | 2.736,06 | 9,27 | 6.90% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.730,68 | 1.797,75 | 2.537,04 | 8,17 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.437,85 | 2.532,33 | 3.573,70 | 12,11 | 4.70% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.666,78 | 2.770,13 | 3.909,30 | 12,70 | 7.20% |
Salvador, BA | 43 | 1.918,96 | 1.993,33 | 2.813,05 | 9,33 | 6.90% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 1.565,80 | 1.626,48 | 2.295,34 | 7,39 | 7.10% |
Lauro de Freitas, BA | 43 | 1.994,15 | 2.071,44 | 2.923,27 | 9,56 | 5.30% |
Curitiba, PR | 44 | 2.186,47 | 2.271,21 | 3.205,21 | 10,41 | 6.30% |
Embu, SP | 44 | 2.098,80 | 2.180,15 | 3.076,69 | 9,91 | 4.70% |
Brasília, DF | 44 | 2.651,38 | 2.754,14 | 3.886,72 | 12,59 | 4.40% |
Recife, PE | 42 | 1.930,46 | 2.005,28 | 2.829,92 | 9,55 | 4.20% |
Campinas, SP | 43 | 2.161,36 | 2.245,13 | 3.168,39 | 10,35 | 6.10% |
Vila Velha, ES | 43 | 1.629,51 | 1.692,67 | 2.388,74 | 7,92 | 4.30% |
Cachoeira Paulista, SP | 44 | 1.979,01 | 2.055,71 | 2.901,08 | 9,34 | 7.20% |
São Luís, MA | 44 | 1.930,35 | 2.005,17 | 2.829,75 | 9,11 | 7.20% |
Santo André, SP | 44 | 2.397,43 | 2.490,35 | 3.514,45 | 11,32 | 5.10% |
Serra, ES | 44 | 1.738,71 | 1.806,09 | 2.548,81 | 8,30 | 7.60% |
Porto Velho, RO | 44 | 1.893,15 | 1.966,52 | 2.775,21 | 8,94 | 4.70% |
Hortolândia, SP | 42 | 2.415,52 | 2.509,14 | 3.540,97 | 11,95 | 7.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 3.595,35 | 3.734,70 | 5.270,52 | 16,98 | 8.20% |
Vitoria, ES | 40 | 1.934,38 | 2.009,35 | 2.835,66 | 9,99 | 7.70% |
Rio Claro, SP | 44 | 2.825,73 | 2.935,25 | 4.142,31 | 13,34 | 5.70% |
Camaçari, BA | 44 | 2.131,36 | 2.213,96 | 3.124,41 | 10,06 | 6.70% |
Ipatinga, MG | 44 | 1.458,47 | 1.515,00 | 2.138,01 | 6,89 | 6.10% |
São Mateus, ES | 40 | 1.642,21 | 1.705,86 | 2.407,36 | 8,53 | 8.30% |
Maceió, AL | 44 | 1.658,27 | 1.722,54 | 2.430,90 | 7,83 | 4.80% |
Bauru, SP | 44 | 1.870,28 | 1.942,76 | 2.741,69 | 8,83 | 7.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Locomotivas e Vagões. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Locomotivas e Vagões no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Manutenção e reparação de veículos ferroviários | 1.974,37 | 2.050,89 | 2.894,28 | 4.10% | |
Transporte ferroviário de carga | 1.930,77 | 2.005,60 | 2.830,37 | 6.80% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.841,88 | 1.913,27 | 2.700,06 | 6.50% | |
Instalação e manutenção elétrica | 2.070,80 | 2.151,06 | 3.035,64 | 7.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.905,61 | 1.979,47 | 2.793,49 | 8.20% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 2.667,26 | 2.770,63 | 3.910,00 | 6.70% | |
Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes | 2.069,94 | 2.150,16 | 3.034,38 | 7.70% | |
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente | 1.979,02 | 2.055,72 | 2.901,10 | 5.40% | |
Construção de edifícios | 2.045,52 | 2.124,80 | 2.998,58 | 4.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.910,96 | 1.985,02 | 2.801,32 | 7.00% | |
Produção de artefatos estampados de metal | 1.455,98 | 1.512,41 | 2.134,36 | 5.90% | |
Serviços de engenharia | 2.305,75 | 2.395,11 | 3.380,05 | 5.10% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.665,95 | 1.730,52 | 2.442,16 | 8.20% | |
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 2.873,95 | 2.985,33 | 4.212,99 | 5.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.397,51 | 3.529,19 | 4.980,50 | 4.20% | |
Comércio atacadista de gás liqüefeito de petróleo (glp) | 2.524,62 | 2.622,47 | 3.700,91 | 4.70% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.946,54 | 2.021,98 | 2.853,48 | 8.30% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.163,96 | 2.247,83 | 3.172,21 | 6.80% | |
Carga e descarga | 1.568,82 | 1.629,62 | 2.299,77 | 5.10% | |
Transporte metroviário | 5.182,54 | 5.383,40 | 7.597,21 | 4.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |